quarta-feira, 4 de julho de 2012

Folclore



Folclore
   Justificativa:Folclore [do inglês folk-lore] – Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes. O folclore é portanto, uma manifestação humana, que se propaga ao longo do tempo, sendo passado de geração a geração, através da cultura popular. Sendo assim, é um tema rico em oportunidades de aprendizado.
   Objetivos: Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas;
· Estimular a expressão artística e corporal;
· Vivenciar as lendas através de hora do conto e dramatização;
· Reconhecer os ditados populares, lendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas;
· Valorizar brinquedos folclóricos através da confecção e manuseio dos mesmos;
· Vivenciar o folclore através de jogos e brincadeiras folclóricas. 

 Sugestões de atividades 
Hora do conto com lendas;
Dramatizações;
Rodas cantadas;
Pesquisa e confecção de brinquedos folclóricos;
Exposição e manuseio de brinquedos folclóricos;
Dobraduras com lendas folclóricas;
Recitar trava-língua e parlendas;
Preparar chá e remédios caseiros;
Culinária com comidinhas regionais;
Boliche do folclore, com personagens das lendas;
Boitatá com meia calça e jornal;
Exposição de literatura de cordel;
Confecção do Saci com caixa de leite.
TEMPO ESTIMADO
2 semanas
OBJETIVO GERAL
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira
Reconhecer a importância do folclore.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar a pesquisa
Identificar o que é folclore
Estimular a criatividade e a imaginação
Levar o aluno a ter respeito pela cultura e pelos costumes
Produzir e digitar textos
  DESENVOLVIMENTO
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professoras e alunos.
Pesquisar na internet as manifestações da cultura popular, analisando cada uma delas, em especial lendas, adivinhas, trava-línguas, parlendas.
Organizar fichas de leitura com os trava-línguas (levar para ler em casa)
Organizar um campeonato de trava-línguas, adivinhas e parlendas com a turma
Organizar um “Passa e Repassa” com adivinhas
Socializar as lendas na sala de aula por meio de recontos.
Ler uma lenda por dia (professora) usando diferentes estratégias.
Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos.
Elaborar um gráfico com o resultado  (trabalhar situações problemas).
Reescrever algumas lendas ( em duplas) usando o editor de textos.
Ornamentar o mural da escola com seus textos e desenhos. ( fotos em anexo)
Expor os trabalhos na “Mostra de Trabalhos da Escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário