Folclore
Justificativa:Folclore
[do inglês folk-lore] – Conhecimento do povo, saber popular; tradições e
crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes. O folclore
é portanto, uma manifestação humana, que se propaga ao longo do tempo, sendo
passado de geração a geração, através da cultura popular. Sendo assim, é um
tema rico em oportunidades de aprendizado.
Objetivos: Desenvolver
o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas;
· Estimular a
expressão artística e corporal;
· Vivenciar as
lendas através de hora do conto e dramatização;
· Reconhecer os
ditados populares, lendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas;
· Valorizar
brinquedos folclóricos através da confecção e manuseio dos mesmos;
· Vivenciar o
folclore através de jogos e brincadeiras folclóricas.
Sugestões de atividades
Sugestões de atividades
Hora do conto com
lendas;
Dramatizações;
Rodas cantadas;
Pesquisa e
confecção de brinquedos folclóricos;
Exposição e
manuseio de brinquedos folclóricos;
Dobraduras com
lendas folclóricas;
Recitar
trava-língua e parlendas;
Preparar chá e
remédios caseiros;
Culinária com
comidinhas regionais;
Boliche do
folclore, com personagens das lendas;
Boitatá com meia
calça e jornal;
Exposição de
literatura de cordel;
Confecção do Saci
com caixa de leite.
TEMPO ESTIMADO
2 semanas
OBJETIVO GERAL
Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira
Reconhecer a
importância do folclore.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Incentivar a
pesquisa
Identificar o que
é folclore
Estimular a
criatividade e a imaginação
Levar o aluno a
ter respeito pela cultura e pelos costumes
Produzir e digitar
textos
DESENVOLVIMENTO
As atividades
serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professoras
e alunos.
Pesquisar na
internet as manifestações da cultura popular, analisando cada uma delas, em
especial lendas, adivinhas, trava-línguas, parlendas.
Organizar fichas
de leitura com os trava-línguas (levar para ler em casa)
Organizar um
campeonato de trava-línguas, adivinhas e parlendas com a turma
Organizar um
“Passa e Repassa” com adivinhas
Socializar as
lendas na sala de aula por meio de recontos.
Ler uma lenda por
dia (professora) usando diferentes estratégias.
Escolher por meio
de votação as lendas preferidas dos alunos.
Elaborar um
gráfico com o resultado (trabalhar situações problemas).
Reescrever algumas
lendas ( em duplas) usando o editor de textos.
Ornamentar o mural
da escola com seus textos e desenhos. ( fotos em anexo)
Expor os trabalhos
na “Mostra de Trabalhos da Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário