quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pelo prazer de ler:

Pelo prazer de ler:p. 23
"O extraordinário", A bruxa de abril e outros contos, de Ray Bradbury. São Paulo, Edições SM, 2004. 127p.
  • O extraordinário
    Imagine que, neste livro, uma jovem com poderes sobre-humanos se apossa dos pensamentos de uma garota para provar da paixão; dois homens que trabalham num farol descobrem a existência de um milenar monstro marinho; duas crianças que possuem um quarto de recreação super-ultra-hiper-moderno e tecnológico tramam a captura dos pais; os negros, refugiados em Marte, estão prestes a receber um homem branco, para vingaremse do passado de desigualdades sociais - tudo isso está reunido num mesmo lugar. Mas para aproveitar ao máximo cada um dos quatro contos do livro, é preciso estar livre para mergulhar nas propostas do escritor. Suas aventuras misturam suspense, terror e ciência.
    O grande barato deste livro é perceber como o autor usa a criatividade para inventar tramas bem encadeadas e coerentes e explorar a psicologia dos personagens, projetando as histórias para o futuro ou usando argumentos lógicos e científicos.
    Ah, mas preste atenção no traçado poético do texto. O autor faz ficção científica com poesia! E explora as sensações e os efeitos de forma brilhante. É muito bom perceber como o mistério e a tensão vão tomando conta do leitor e da história. As soluções apontam sempre para o humanismo: as relações, os conflitos, a vida cotidiana são modos de questionar as atitudes do ser humano.
    Vale a pena correr atrás dos filmes para tevê e cinema, baseados em obras de Ray Bradbury. Nascido em 1920, nos Estados Unidos, ainda continua escrevendo belos contos e romances.


    Celso Sisto,
    escritor, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e doutor em Teoria da Literatura.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário