Desafios do gestor escolar
Luiz Fernando Paiva
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Muito já falamos sobre os comportamentos que um gestor escolar precisa ter no competitivo ambiente de trabalho de hoje. Porém, esse é um assunto complexo e extenso, que não se esgota rapidamente, ainda mais com as dúvidas que recebo continuamente de leitores e que contribuem para a troca de experiências. O gestor escolar, além de trabalhar com as pessoas de dentro da organização, como já dissemos, é também a “cara” da sua escola. Suas atitudes, decisões, sua postura perante problemas e pessoas, seu asseio, cuidado e sua atenção com os detalhes de manutenção e conservação da escola, sua intensidade de relacionamento e cordialidade são apenas alguns dos fatores que todo gestor deve considerar em seu trabalho, pois ele é, sim, o cartão de visitas de sua escola, a referência que funcionários, pais e alunos têm da cultura escolar, e é por essa referência que todos irão pautar suas próprias atitudes. Aqui, a máxima que diz que devemos dar o exemplo nunca foi tão verdadeira. Na manutenção da escola, pensemos em: • Manter as paredes pintadas, limpas, sem buracos; a mesma coisa com pisos e calçadas. • Nada de vidros quebrados — além de perigoso, causa uma péssima impressão. • Lâmpadas funcionando, luminárias limpas e inteiras, forro completo e pintado são itens de segurança e demonstram cuidado e atenção aos detalhes. • Móveis inteiros, sofás sem rasgos e com tecido limpo, lousas, mesas e carteiras em boas condições de uso. Quebrou? Substitua imediatamente. • Água, luz e outros insumos: podem-se organizar programas de conscientização e educação que, além de gerar coparticipação de pais e alunos, educam e demonstram uma preocupação real com o mundo — ação social e de marketing que fará a diferença, no bolso e no relacionamento. • Nada substitui a limpeza. Salas de aula, corredores, jardim devem estar sempre limpos, varridos, sem lixo. Um cuidado especial deve-se ter com os banheiros e a cozinha. Especificamente na cozinha, cuidados com limpeza diária de panelas, fornos, geladeiras e dispensas são mais que essenciais. E, nos banheiros, nada de descolonizadores ambientais. Eles mascaram o cheiro, jogando apenas um perfume no ambiente. Nada substitui o cheiro de limpeza feita com pano, água e detergente. O cheiro bom é sempre o da limpeza, e não o do perfume. Não arrisque nunca. No atendimento, temos: • Cordialidade, educação, português correto, respostas claras, concisas e objetivas, dados confiáveis e sempre à mão e atendimento telefônico correto e atencioso fazem desse item de gestão um foco constante de melhoria contínua. Sempre há o que melhorar. • Informações devem circular e ser sempre baseadas em um calendário escolar atualizado, disponível em local visível, divulgado pelo correio e/ou pela Internet. Na postura pessoal, o gestor deve, sempre que possível: • Manter contato pessoal com pais e alunos, conhecê-los pelo nome, saber de suas necessidades e procurar atendê- -los com frequência, mostrando um diferencial. • Receber os alunos e seus pais todos os dias no início do turno: além de educação, o gesto mostra preocupação e interesse, passando segurança a todos. Faça deste um momento social, e não um momento de entregar aquela carta de cobrança de atrasos ou repreender a criança na frente de seu pai. • Vestir-se, comportar-se, relacionar-se com educação, polidez, respeito, limpeza, de modo atencioso e respeitável, sem ser arrogante. Sua postura é avaliada por todos: pais, alunos, funcionários, comunidade. Então, você é a referência. Use isso a seu favor, sempre. O gestor deve ter sempre em mente que tudo que ele faz em sua escola representa, em última instância, melhores negócios, pois contribui para a formação de opinião sobre cada aspecto do trabalho que está sendo conduzido. Tenho certeza de que adotar regras simples como essas, que não custam nada além de boa vontade e atenção aos detalhes, mostra, acima de tudo, cumprimento, qualidade e paixão pelo que você faz. Caso precisem de mais informações sobre como planejar manutenção, atendimento ou qualquer outra dúvida, não deixem de escrever. Terei prazer em ajudá-los. Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil. Ano 7, n. 82, nov., 2009. Luiz Fernando Paiva é professor, palestrante, consultor de gestão e coach de executivo. Endereços eletrônicos: coaching.observatorium@gmail.com e http://coachingementoring.blogspot.com. |
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Desafios do gestor escolar
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