1- Apresentação
2- Público Alvo
3- Duração
4- Objetivos
5- Metodologias
6- Estratégias
1- Apresentação
A
Educação Ambiental nunca teve uma política
bem definida aqui no Brasil, embora
a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica,
política, cultural e histórica do país.
Observando
a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por
acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de
pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse
projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.
2- Público Alvo
Este
projeto é destinado a criança de 6 a 7 anos alfabetizadas cursando a 1o
série do ensino fundamental.
3- Duração
Este
tem projeto tem a duração de 12 dias, constando de 12 aulas, tendo cada aula 04
horas diária.
4- Objetivos
Ø
Conscientizar as
crianças sobre a importância do meio
ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø
Estimular para que
perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem
causado à natureza;
Ø
Desenvolver e
estimular na criança a criatividade;
Ø
Estimular a leitura e
a escrita;
Ø
Desenvolver os
conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
Ø
Desenvolver a
oralidade, a socialização;
Ø
Proporcionar o contato
e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e
também ao processo de preservação do meio ambiente.
5- Metodologia
A
metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em
sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos,
software educativo.
6- Estratégias
1o
AULA:
Ø
História infantil que
trate da questão do meio ambiente;
Ø
Conversa dirigida a
respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio
ambiente; a situação atual deste meio;
Ø
Pedir para que os
alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
Ø
Explanação dos seus
trabalhos.
2o
AULA:
Ø
Exposição de fotos de
demonstrem a degradação do meio ambiente;
Ø
A partir das fotos,
pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que
descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø
Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio
ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do
site.
3o
AULA:
Ø
Apresentação de um
vídeo educativo infantil, que trate da
questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da
reciclagem;
Ø
Comentários sobre o
vídeos;
Ø
Criar juntamente com
os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
4o
AULA:
Reciclando
e Brincando com a Matemática.
Ø
Confecção de um
boliche com garrafas de “pet”;
Ø
Cada aluno deverá
levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção
do boliche;
Ø
Cada um irá pintar sua
garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
Ø
Construir junto como
eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu
respectivo número;
Ø
Inicia o jogo;
Ø
Neste jogo pode ser trabalhada adição,
subtração, quantidade.
5o
AULA:
Aula
Passeio.
Ø
Proporcionar a turma
um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão
orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas
proximidades;
Ø
Após o retorno pedir
para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para
ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção.
(obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações
encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
Ø
Como atividade de
casa uma pesquisa em livros, sites,
revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo
trabalhado por eles;6O AULA:
Ø
Socialização das
construções e das pesquisas;
Ø
Agora eles irão
construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que
foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Ø
Propor aos alunos a
confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de
textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis
soluções para esses problemas; ( obs: a confecção desta cartilha será feita no
software KidPix. Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);
Ø
Apresentar a turma o
software KidPix e permitir que eles manusear e conheçam.
7o
AULA:
Trabalhando
com Música.
Ø
Apresentar a eles o
texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o
autor;
Ø
Fazer uma leitura
individual e coletiva do texto musical;
Ø
Ouvir e cantar a música;
Ø
Interpretação da
música (conversas dirigidas pelo professor)
Ø
Ditado de palavras
retiradas do texto.
8o
AULA:
Ø
Iniciar a construção
da cartilha;
Ø
Em dupla, e com o
auxilio do professor, os alunos deverão arrumar os textos, aquele que foi
produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema
de degradação constatado por eles, e transforma-los em apenas um texto para ser
digitado no KidPix. ( obs: o professor deve arrumar a dupla de acordo com os textos
produzidos onde os dois alunos tratem do mesmo problema.);
Ø
Digitação dos textos.
9o
AULA:
Reciclando
Papel
Ø
No primeiro momento
desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será
utilizado papel reciclado;
Ø
O professor apresenta
alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os
alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
Ø
Com os materiais, já
previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de
reciclagem de papel;
Ø
Digitação do trabalho.10o
AULA:
Ø
Depois de seco, papel
reciclado, será usado para pinturas e
desenhos;
Ø
Ilustração da cartilha
(o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo
com o seu texto).
11o
AULA:
Ø
Está aula será dedicada
aos preparativos para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar
e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos
trabalhos construídos a partir de reciclagens.
12o
AULA:
Ø
Exposição da Feira do
meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário