TÓPICO I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA ( 9º ANO )
D1 –
Localizar informações explícitas em um texto.
A habilidade que pode ser avaliada por este
descritor, relaciona-se à localização pelo aluno de uma informação solicitada,
que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de
uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.
A assembléia dos ratos
Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal
destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das
tocas, estavam a ponto de morrer de fome.
Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembléia para
o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava
aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.
— Acho – disse
um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime,
o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo. Palmas e bravos saudaram a
luminosa idéia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato
casmurro, que pediu a palavra e disse:— Está tudo muito direito. Mas quem vai
amarrar o guizo no pescoço de Faro- Fino? Silêncio geral. Um desculpou-se por
não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem.
E a assembléia dissolveu-se no meio de geral consternação. Dizer é fácil -
fazer é que são elas!
LOBATO, Monteiro. in Livro das Virtudes –
William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1995. p. 308.
Na
assembléia dos ratos, o projeto para atar um guizo ao pescoço do gato foi
(A) aprovado com um voto contrário. (B) aprovado pela metade dos
participantes.
(C)
negado por toda a assembléia. (D)
negado pela maioria dos presentes.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
O Pavão
E considerei a glória de um pavão
ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo
livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há
pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d´água em que a luz se fragmenta,
como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o
luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos.
De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que
assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece
e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me
cobre de glórias e me faz magnífico.
(BRAGA,
Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)
No
2º parágrafo do texto, a expressão ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES significa o
artista
(A)
fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.
(B)
conseguir o maior número de tonalidades.
(C)
fazer com que o pavão ostente suas cores.
(D) fragmentar a luz nas bolhas d’água.
Estudo de texto
D4 – Inferir uma informação implícita em um
texto.
As informações implícitas no texto são aquelas que não estão presentes
claramente na base textual, mas podem ser construídas pelo leitor por meio da
realização de inferências que as marcas do texto permitem. Alem das informações
explicitamente enunciadas, há outras que podem ser pressupostas e,
conseqüentemente, inferidas pelo leitor
O IMPÉRIO DA VAIDADE
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais
defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas
e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém
fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um
pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá dinheiro para os
negociantes, mas dá prazer para os participantes.
O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar,
tomar milk-shake,
sentir o sol na pele, carregar o filho
no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os
melhores prazeres são de graça - a
conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de
madrugada - , e a humanidade sempre
gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com
os amigos, tomar uma caipirinha no
sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de
prazer é compensar muitos momentos de
desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se,
desligar-se da competição, da áspera
luta pela vida - isso é prazer.
Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema.
O prazer
gratuito, espontâneo, está cada vez
mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se
compra e se exibe, o que não deixa de
ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a
uma cultura atroz, que quer fazer-nos
infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser
Xuxas, as namoradas precisam ser
modelos que desfilam em Paris, os homens não podem
assumir sua idade.
Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da
indústria e do
comércio. Querem que sintamos culpa
quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não
porque querem que sejamos mais
saudáveis - mas porque, se não ficarmos angustiados, não
faremos mais regimes, não compraremos
mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza,
nem roupas e mais roupas. Precisam da
nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa
angústia.O único valor coerente que
essa cultura apresenta é o narcisismo.
(LEITE, Paulo Moreira. O
império da vaidade. Veja, 23 ago. 1995. p. 79.)
O autor pretende influenciar os
leitores para que eles
(A) evitem todos os prazeres cuja
obtenção depende de dinheiro.
(B) excluam de sua vida todas as
atividade incentivadas pela mídia.
(C) fiquem mais em casa e voltem a
fazer os programas de antigamente.
(D) sejam mais críticos em relação ao
incentivo do consumo pela mídia.
TRABALHANDO TEXTO
D6 – IDENTIFICAR O TEMA DE UM TEXTO.
Essa
habilidade é avaliada por meio de um texto para o qual é solicitado, de forma
direta, que o aluno identifique o tema ou o assunto principal do texto.
A
PARANÓIA DO CORPO
Em geral, a melhor maneira de resolver
a insatisfação com o físico é cuidar da parte emocional.
LETÍCIA DE CASTRO
Não é fácil parecer com Katie Holmes, a musa do seriado preferido dos
teens, Dawson's Creek ou com os galãs musculosos do seriado Malhação.
Mas os jovens bem que tentam. Nunca se cuidou tanto do corpo nessa faixa
etária como hoje. A Runner, uma grande rede de academias de ginástica, com 23
000 alunos espalhados em nove unidades na cidade de São Paulo, viu o público
adolescente crescer mais que o adulto nos últimos cinco anos. “Acho que a
academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca para a geração dos anos
70”, acredita José Otávio Marfará, sócio de outra academia paulistana, a Reebok
Sports Club. "É o lugar de confraternização, de diversão."
É saudável preocupar-se com o físico. Na adolescência, no entanto, essa
preocupação costuma ser excessiva. É a chamada paranóia do corpo. Alguns
exemplos. Nunca houve uma oferta tão grande de produtos de beleza destinados a
adolescentes. Hoje em dia é possível resolver a maior parte dos problemas de
estrias, celulite eespinhas com a ajuda da ciência. Por isso, a tentação de exagerar
nos medicamentos é grande. "A garota tem a mania de recorrer aos remédios
que os amigos estão usando, e muitas vezes eles não são indicados para seu tipo
de pele”, diz a dermatologista Iara Yoshinaga, de São Paulo, que atende
adolescentes em seu consultório. São cada vez mais freqüentes os casos de
meninas que procuram um cirurgião plástico em busca da solução de problemas que
poderiam ser resolvidos facilmente com ginástica, cremes ou mesmo com o crescimento normal. Nunca houve
também tantos casos de anorexia e bulimia. "Há dez anos essas doenças eram
consideradas raríssimas. Hoje constituem
quase um caso de saúde pública”,
avalia o psiquiatra Táki Cordás, da Universidade de
São Paulo. É claro que existem
variedades de calvície, obesidade ou doenças de pele que
realmente precisam de tratamento
continuado. Na maioria das vezes, no entanto, a paranóia do corpo é apenas
isso: paranóia. Para curá-la, a melhor maneira é tratar da mente. Nesse
processo, a auto-estima é fundamental. “É preciso fazer uma análise objetiva e
descobrir seus pontos fortes. Todo mundo tem uma parte do corpo que acha mais
bonita”, sugere a psicóloga paulista Ceres Alves de Araújo, especialista em
crescimento. Um dia, o teen acorda e percebe que aqueles problemas físicos que
pareciam insolúveis desapareceram como num passe de mágica. Em geral, não foi o
corpo que mudou. Foi a cabeça. Quando começa a se aceitar e resolve as
questões emocionais básicas, o
adolescente dá o primeiro passo para se tornar um adulto. CASTRO, Letícia de.
Veja Jovens. Setembro/2001 p. 56.
A idéia CENTRAL do texto é
(A)
a preocupação do jovem com o físico.
(B)
as doenças raras que atacam os jovens.
(C)
os diversos produtos de beleza para jovens.
(D)
o uso exagerado de remédios pelos jovens.
TRABALHANDO TEXTO
D14
DISTINGUIR UM FATO DA OPINIÃO RELATIVA A ESSE FATO. (9º ANO)
O leitor deve ser
capaz de perceber a diferença entre o que é fato narrado ou discutido e o que é
opinião sobre ele. Essa diferença pode ser ou bem marcada no texto ou exigir do
leitor que ele perceba essa diferença integrando informações de diversas partes
do texto e/ou inferindo-as, o que tornaria a tarefa mais difícil.
No mundo dos sinais
Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem,
cheios de espinhos. Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e
retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos. Sinais de seca brava,
terrível!Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e
o gado.Toque de saída. Toque de estrada. Lá vão eles, deixando no estradão as
marcas de sua passagem.TV Cultura, Jornal do Telecurso.
A opinião do autor em
relação ao fato comentado está em
(A) “os mandacarus se
erguem” (B) “aroeiras expõem
seus galhos”
(C) “Sinais de seca
brava, terrível!!” (D) “Toque de saída.
Toque de entrada”.
TÓPICO VI – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Este tópico refere-se às inúmeras
manifestações e possibilidades da fala. No domínio do lar, as pessoas exercem
papéis sociais de pai, mãe, filho, avó, tio. Quando observamos um diálogo entre
mãe e filho, por exemplo, verificamos características lingüísticas que marcam
ambos os papéis. As diferenças mais marcantes são intergeracionais (geração
mais velha/geração mais nova).
D13 – Identificar as
marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Por meio deste
descritor pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar quem fala no
texto e a quem ele se destina, essencialmente, por meio da presença de marcas
lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto, etc.), evidenciando, também, a
importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa
sociedade.
Pressa
Só tenho tempo pras manchetes no metrô e o que acontece na novela alguém me conta no corredor escolho os filmes
que eu não vejo no elevador pelas estrelas que eu encontro na crítica do leitor
.Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.Eu me
concentro em apostilas coisa tão normal .Leio os roteiros de viagem enquanto
rola o comercial conheço quase o mundo inteiro por cartão-postal .Eu sei de
quase tudo um pouco e quase tudo mal eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim Bruno & Leoni Fortunato. Greatest
Hits’80. WEA.
Identifica-se termo
da linguagem informal em
(A) “Leio os roteiros
de viagem enquanto rola o comercial.” (v. 14-15)
(B) “Conheço quase o
mundo inteiro por cartão postal!” (v. 16-17)
(C) “Eu sei de quase
tudo um pouco e quase tudo mal.” (v. 18-19)
(D) “Eu tenho pressa
e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.” (v. 20-21)
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