terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO N º 57
 DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO     
                 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA
1º ano
·         Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
·         Ouvir com atenção textos lidos.
·         Ler textos conhecidos, como  parlendas, adivinhas e canções.
·         Conhecer e recontar repertório variado de textos literários.
·         Escrever texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.
·         Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.
·         Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa.
·         Localizar palavras em textos.
·         Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.
·         Re-escrever ditando textos conhecidos.
·         Revisar textos coletivamente, apoiado em leitura em voz alta feita pelo professor. 
2º ano
·         Participar de intercâmbio oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.
·         Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
·         Apreciar textos literários.
·         Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
·         Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
·         Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.
·         Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.
·         Re-escrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho. Produzir textos simples de autoria.
3º ano
·         Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
·         Apreciar e ler textos literários.
·         Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).
·         Re-escrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
·         Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
·         Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
4º ano
·         Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores.
·         Apreciar textos literários.
·         Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações.
·         Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.
·         Ajustar a leitura ao propósito e ao gênero.
·         Re-escrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
·         Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção nos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
5º ano
·         Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
·         Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
·         Apreciar textos literários.
·         Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.
·         Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
·         Re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
·         Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambigüidades e erros ortográficos e gramaticais.
                       EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
1º ano
·         Ampliar o conhecimento dos números e contar oral e mentalmente objetos.
·         Usar estratégias pessoais para resolver problemas com as quatro operações. 
·         Indicar o número certo quando houver poucos objetos.
·         Ler mapas e plantas baixas simples.
·         Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.
·         Montar e desmontar embalagens tridimensionais.
·         Usar o calendário.
·         Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas.
·         Começar a usar e a fazer tabelas simples.
2º ano
·         Realizar contagem oral.
·         Saber regras do sistema numérico.
·         Ler e produzir escritas numéricas.
·         Ampliar o uso de estratégias pessoais nas quatro operações.
·         Saber resultados de memória.
·         Usar diversas estratégias de cálculo.
·         Localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos.
·         Identificar e representar diferentes formas geométricas.
·         Realizar organização temporal com uso do calendário.
·         Utilizar sistemas de medidas convencionais.
·         Ampliar o conhecimento de grandezas e o uso de instrumentos de medidas.
·         Fazer tabelas e gráficos de colunas.
3º ano
·         Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional.
·         Articular melhor os números em estratégias de cálculo mental.
·         Usar técnicas convencionais de adição e subtração.
·         Começar a sistematizar algoritmos (conta armada).
·         Ampliação do uso das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
·         Interpretar representações do espaço.
·         Aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas.
·         Saber ver as horas.
·         Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com mais precisão.
·         Aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
4º ano
·         Realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais.
·         Realizar cálculos aproximados.
·         Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais.
·         Explorar os significados das frações.
·         Saber resultados de contas de multiplicação de memória.
·         Fazer operações de números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.
·         Identificar posição e movimentação em malha quadriculada.
·         Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras geométricas.
·         Reconhecer planificações e identificar formas planas de figura tridimensional.
·         Compreender e calcular o perímetro.
·         Reconhecer e usar unidades de medida.
·         Utilizar o sistema monetário brasileiro.
·         Interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada e de gráficos de colunas, barras e linhas.
5º ano
·         Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
·         Explorar diferentes significados das frações.
·         Escrever, ler, comparar e ordenar números racionais.
·         Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.
·         Usar porcentagens.
·         Explorar a idéia de probabilidade.
·         Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou um objeto.
·         Reconhecer poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas.
·         Utilizar unidades comuns de medida em situações problema.
·         Calcular perímetros e áreas.
·         Usar unidades de medidas de área.
·         Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.
                                                         BIBLIOGRAFIA
   Planejamento Sim e Não: Um Modo de Agir num Mundo em Permanente Mudança, Francisco Whitaker, 158 págs., Ed. Paz e Terra, tel. (11) 3337-8399, 31 reais
   INTERNET
 
A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento, fascículo 3 da coleção Pró-Letramento,  do Ministério da Educação.


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