SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO N º 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA
1º
ano
·
Fazer intercâmbio oral, ouvindo com
atenção e formulando perguntas.
·
Ouvir com atenção textos lidos.
·
Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas e canções.
·
Conhecer e recontar repertório variado
de textos literários.
·
Escrever texto de memória de acordo com
sua hipótese de escrita.
·
Escrever o próprio nome e utilizá-lo
como referência para a escrita.
·
Conhecer as representações das letras
maiúsculas do alfabeto de imprensa.
·
Localizar palavras em textos.
·
Escrever usando a hipótese silábica, com
ou sem valor sonoro convencional.
·
Re-escrever ditando textos conhecidos.
·
Revisar textos coletivamente, apoiado em
leitura em voz alta feita pelo professor.
2º ano
·
Participar de intercâmbio oral, ouvindo,
perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.
·
Recontar histórias conhecidas,
recuperando características da linguagem do texto original.
·
Apreciar textos literários.
·
Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
·
Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
·
Entender o sistema alfabético, mesmo
escrevendo com erros ortográficos.
·
Escrever alfabeticamente textos que
conhece de memória.
·
Re-escrever histórias conhecidas,
ditando-as ou de próprio punho. Produzir textos simples de autoria.
3º ano
·
Participar de situações de intercâmbio
oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e
compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
·
Apreciar e ler textos literários.
·
Ler, com ajuda, textos para estudar
(textos de sites, revistas etc.).
·
Re-escrever de próprio punho histórias
conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
·
Produzir textos de autoria utilizando os
recursos da linguagem escrita.
·
Revisar textos coletivamente com a ajuda
do professor ou em parceria com colegas.
4º ano
·
Participar de situações de intercâmbio
oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado,
formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender
explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as
anteriores.
·
Apreciar textos literários.
·
Selecionar, em parceria, textos em
diferentes fontes para a busca de informações.
·
Localizar, em parceria,
informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e
negritos, e selecionar as que são relevantes.
·
Ajustar a leitura ao propósito e ao
gênero.
·
Re-escrever e/ou produzir textos de
autoria com apoio do professor.
·
Revisar textos coletivamente com a ajuda
do professor, prestando atenção nos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
5º ano
·
Participar de situações de intercâmbio
oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e
responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender
explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
·
Participar de situações de uso da
linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
·
Apreciar textos literários.
·
Selecionar textos de acordo com os
propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a
modalidade de leitura mais adequada.
·
Utilizar recursos para compreender ou
superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
·
Re-escrever e produzir textos utilizando
procedimentos de escritor.
·
Revisar textos, próprios e dos outros,
em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambigüidades e
erros ortográficos e gramaticais.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA
1º ano
·
Ampliar o conhecimento dos números e
contar oral e mentalmente objetos.
·
Usar estratégias pessoais para resolver
problemas com as quatro operações.
·
Indicar o número certo quando houver
poucos objetos.
·
Ler mapas e plantas baixas simples.
·
Identificar e representar semelhanças e
diferenças entre formas geométricas.
·
Montar e desmontar embalagens
tridimensionais.
·
Usar o calendário.
·
Comparar, identificar e estimar
grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de
instrumentos de medidas.
·
Começar a usar e a fazer tabelas
simples.
2º
ano
·
Realizar contagem oral.
·
Saber regras do sistema numérico.
·
Ler e produzir escritas numéricas.
·
Ampliar o uso de estratégias pessoais
nas quatro operações.
·
Saber resultados de memória.
·
Usar diversas estratégias de cálculo.
·
Localizar-se em espaços menos conhecidos
e mais amplos.
·
Identificar e representar diferentes
formas geométricas.
·
Realizar organização temporal com uso do
calendário.
·
Utilizar sistemas de medidas
convencionais.
·
Ampliar o conhecimento de grandezas e o
uso de instrumentos de medidas.
·
Fazer tabelas e gráficos de colunas.
3º
ano
·
Utilizar o sistema numérico em sua forma
convencional.
·
Articular melhor os números em
estratégias de cálculo mental.
·
Usar técnicas convencionais de adição e
subtração.
·
Começar a sistematizar algoritmos (conta
armada).
·
Ampliação do uso das operações de
adição, subtração, multiplicação e divisão.
·
Interpretar representações do espaço.
·
Aprimorar o uso da linguagem específica
para figuras e formas.
·
Saber ver as horas.
·
Utilizar o sistema métrico (convencional
ou não) com mais precisão.
·
Aprimorar o uso de tabelas simples e
usar gráficos com colunas e barras.
4º
ano
·
Realizar contagens crescentes e
decrescentes com números naturais.
·
Realizar cálculos aproximados.
·
Reconhecer, usar, comparar e ordenar
números racionais.
·
Explorar os significados das frações.
·
Saber resultados de contas de
multiplicação de memória.
·
Fazer operações de números naturais com
estratégias pessoais e operações convencionais.
·
Identificar posição e movimentação em
malha quadriculada.
·
Reconhecer semelhanças e diferenças
entre figuras geométricas.
·
Reconhecer planificações e identificar
formas planas de figura tridimensional.
·
Compreender e calcular o perímetro.
·
Reconhecer e usar unidades de medida.
·
Utilizar o sistema monetário brasileiro.
·
Interpretar dados de tabelas simples e
de dupla entrada e de gráficos de colunas, barras e linhas.
5º
ano
·
Compreender e usar as regras do sistema
de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números
naturais.
·
Explorar diferentes significados das
frações.
·
Escrever, ler, comparar e ordenar
números racionais.
·
Resolver problemas nas quatro operações,
usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.
·
Usar porcentagens.
·
Explorar a idéia de probabilidade.
·
Descrever, interpretar e representar a
localização e a movimentação de uma pessoa ou um objeto.
·
Reconhecer poliedros e identificar
relações entre faces, vértices e arestas.
·
Utilizar unidades comuns de medida em
situações problema.
·
Calcular perímetros e áreas.
·
Usar unidades de medidas de área.
·
Interpretar e construir tabelas simples,
de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.
BIBLIOGRAFIA
Planejamento Sim e Não: Um Modo de Agir num
Mundo em Permanente Mudança, Francisco Whitaker, 158 págs., Ed. Paz e Terra,
tel. (11) 3337-8399, 31 reais
INTERNET
A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento, fascículo 3 da coleção Pró-Letramento, do Ministério da Educação.
INTERNET
A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento, fascículo 3 da coleção Pró-Letramento, do Ministério da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário