quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL


                    PLANO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

                                                    INTRODUÇÃO


        Ter quatro ou cinco anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente… e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos  desafios  na convivência entre iguais.Descobre plantas e animais.  Experimenta     sensações, cores, formas.  Em seu    universo cultural são acrescentados sabores, melodias,  personagens e significados.

Justificativa

Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.

Objetivo Geral

Proporcionar  condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
1. Formação Pessoal e Social

Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
1.Conteúdos    Conceitos, Fatos e Princípios
·         Adaptação  , Identidade , Autonomia , Identificação  ,  Interação
·         Nome   ,Socialização ,Cuidados Pessoais ,  Imagem
·         Respeito e diversidade

Procedimentos

·         Participar de brincadeiras de escolha;
·         Compartilhar a história individual da vida de cada um e de seu nome;
·         Ouvir o outro;
·         Adquirir habilidades sociais;
·         Realizar atividades com independência;
·         Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
·         Reconhecer o corpo e suas características;
·         Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
·         Vivenciar situações de higiene e boa alimentação.
·         Participar e interessar-se por situações que envolve a relação com o outro;
·         Respeitar as regras simples do convívio social;
·         Participar de brincadeiras diversas;
·         Realizar ações de cuidados pessoais com e  sem auxílio.

Atitudes, Normas e Valores

·         Familiarização com professores, colegas e escola;
·         Reconhecimento e valorização dos espaços da escola;
·         Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
·         Respeito consigo mesmo e com o outro;
·         Auto-estima;
·         Organização do tempo;
·         Imagem positiva de si;
·         Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
·         Valorização da limpeza e aparência pessoal;
·         Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
·         Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
·         Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
·         Realizar ações de forma independente.

Atividades

·         Roda da conversa;  Passeio pela escola;
·         Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou  grupo, envolvendo o cotidiano;
·         Pesquisas;
·         Rotina;
·         Cantigas de roda;
·         Histórias;
·         Calendário;
·         Confecção de crachás;
·         Jogos com o nome;
·         Uso do espelho;
·         Jogos e brincadeiras com regras;
·         Passeio pela escola;
·         Guardar materiais;
·         Organizar a sala.

1.2. Ações de Enriquecimento Curricular

·         Fazer roda da conversa e de combinados;
·         Elaborar crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
·         Propor a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;
·         Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
·         Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
·         Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais;
·         Utilização do espelho para reconhecimento do próprio corpo;
·         Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;
·         Orientar as crianças quanto a higiene pessoal;
·         Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
·         Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social;
·         Incentivar a livre iniciativa das crianças;
·         Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
·         Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
·         Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
·         Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
·         Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
1.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
2. Movimento
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos:
  Que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando  e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade ,resistência e flexibilidade).

2.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
·         Expressividade
·         Desenvolvimento pessoal
·         Atividades rítmicas
·         Equilíbrio e coordenação
·         Jogos
·         Brincadeiras

Procedimentos    :

Dominar o próprio corpo;

·         Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos;
·         Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·         Improvisar e criar seqüências de movimentos;
·         Comunicar-se através de gestos e movimentos;
·         Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a  movimentação;
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
·         Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;
·         Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
·         Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
·         Conhecer e controlar o próprio corpo;
·         Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
·         Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
·         Discutir jogos coletivos com regras;
·         Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano.

Atitudes, Normas e Valores

·         Desenvolvimento corporal harmônico;
·         Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual;
·         Apropriação da cultura corporal;
·         Percepção do próprio desenvolvimento físico;
·         Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos
·         Liberdade para expressar-se;
·         Valorização e apreciação das manifestações expressivas;
·         Interação e respeito com o grupo;
·         Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;
·         Criatividade;
·         Percepção e identificação de diferentes ritmos;
·         Combinação de movimentos;
·         Coordenação Psicomotora
·         Integração com o mundo;
·         Expressão livre respeitando o espaço e o grupo;
·         Valorização e respeito às diferenças individuais;
·         Participação autônoma em atividades de lazer;
·         Valorização das conquistas pessoais;
·         Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas;
·         Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;
·         Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.

Atividades

·         Escolha livre de brinquedo;
·         Imitação;
·         Brincadeiras com bola;
·         Estátua;
·         Cordas;
·         Expressão corporal através do som de música;
·         Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar;
·         Brincadeiras cantadas;
·         Brincadeiras de roda;
·         Mímica;
·         Fórmulas de escolhas;
·         Jogos de Faz-de-conta;
·         Jogos de representações;
·         Jogos de adivinhas;
·         Danças;
·         Jogos de agilidade, destreza e força;
·         Recreação;
·         Jogos com brinquedos construídos;
·         Jogos com adivinhas;
·         Jogos de atirar;
·         Atividades rítmicas;
·         Jogos de correr e pular;
·         Dança;
·         Teatro.

2.2. Ações de Enriquecimento Curricular

·         Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc.
·         Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
·         Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais.
·         Organizar gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas.
·         Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
·         Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação.
·         Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;
·         Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
·         Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.
·         Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
·         Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos

Procedimentos de Avaliação

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
3. Música
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos:
 Que as crianças adquiram expressão própria no canto, desenvolvam a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

3.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios

·         Apreciação musical
·         Fazer musical
Procedimentos
·         Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
·         Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
·         Criar músicas e rimas em jogos cantados;
·         Escutar atentamente;
·         Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;
·         Expressar-se através da música;
·         Desenvolver memória musical;
·         Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
·         Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
·         Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;
·         Apreciar som e silêncio.

Atitudes, Normas e Valores

·         Interesse por vários estilos musicais;
·         Gosto e atenção em ouvir música;
·         Escuta atenta;
·         Criatividade musical;
·         Expressão própria no canto;
·         Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;
·         Acuidade auditiva;
·         Exploração do som e suas qualidades (altura, duração);
·         Interação e participação no grupo;
·         Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;
·         Exploração do som e suas qualidades;

Atividades

·         Cantigas de roda;
·         Ouvir Clássicos;
·         Ouvir e dançar com MPB;
·         Brincar com cantigas folclóricas;
·         Apreciar o estilo Sertanejo;
·         Fazer pseudoleitura das letras de música;
·         Brincar com rimas e cantigas inventadas;
·         Acompanhamento de canções;
·         Dramatizações espontâneas;
·         Danças livres ao som de música;
·         Canções de folclore;
·         Brinquedos de roda;
·         Brinquedos cantados;
·         Coral;
·         Criar rimas;
·         Imitar sons;
·         Ouvir músicas Gospel
·         Compor pequenas canções;
·         Interpretar de canções.
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·         Propor roda de música onde  a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;
·         Trabalhar músicas de diferentes gêneros;
·         Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
·         Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo.
·         Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;
·         Montar e ensaiar um coral na escola.
·         Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;
·         Apresentar repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e culturas.
3.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
4. Artes Visuais
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

4.1. Conteúdos   Conceitos, Fatos e Princípios
·         O fazer artístico
·         Apreciação
·         Reflexão
·         Apreciação
Procedimentos
·         Observar e reproduzir fotos e paisagens;
·         Criar  desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
·         Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
·         Explorar espaços variados;
·         Expressar-se livremente;
·         Desenhar espontaneamente;
·         Expressar vivências;
·         Criar desenhos e expressões;
·         Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
·         Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
·         Reconhecer e expressar-se usando formas geométricas;
·         Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;
·         Interessar-se pelas próprias produções;
·         Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
·         Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
·         Conhecer diferentes produções artísticas;
·         Apreciar suas produções e a dos colegas;
·         Organizar e cuidar do espaço físico da sala;
·         Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
·         Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;
·         Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
·         Valorizar e apreciar a produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
·         Forma pessoal de expressão;
·         Criatividade;
·         Observação e atenção;
·         Concentração no trabalho;
·         Valorização da própria produção e da produção dos outros;
·         Organização e cuidado com materiais;
·         Cooperação e iniciativa;
·         Valorização da produção de arte em geral;
·         Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;
·         Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros;
·         Interesse por apreciar obras de arte presentes na sociedade;
·         Conhecimento da diversidade de produções;
·         Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
·         Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
·         Observação dos elementos constituintes da linguagem visual;
·         Apreciação e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de imagens e objetos.
Atividades
·         Desenhar;
·         Pintar;
·         Construir com sucata;
·         Modelar;
·         Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
·         Recortes e colagem;
·         Desenho de interferência;
·         Jogos de construção;
·         Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
·         Impressão;
·         Reprodução de desenho;
·         Desenho de observação;
·         Desenho de interferência;
·         Desenhar a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
·         Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
·         Apreciação de obras de arte diversas.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·         Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
·         Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;
·         Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
·         Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
·         Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).
4.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
5. Linguagem Oral e Escrita

5.1. Conteúdos   Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral
·         Diálogo  ,   Argumentação

 

Linguagem escrita

·         Escrita como representação da fala
·         Organização na escrita do nome
·         Reescrita a partir de suas hipóteses
·         Produção e interpretação de pequenos textos
·         Função social da escrita
Procedimentos
·         Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
·         Conhecer e produzir pequenos textos, oralmente;
·         Ouvir histórias;
·         Usar o diálogo para resolver conflitos;
·         Participar da elaboração das regras do grupo;
·         Ouvir com atenção;
·         Pronunciar as palavras com clareza;
·         Reconhecer o nome;
·         Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas;
·         Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
·         Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias;
·         Defender seu ponto de vista respeitando os demais;
·         Usar corretamente a língua;
·         Preparar a fala para uma exposição oral;
·         Participar em situações cotidianas  nas quais se faz uso da escrita;
·         Saber escrever o próprio nome;
·         Reconhecer as letras do alfabeto;
·         Conhecer os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
·         Levantar hipóteses sobre o tema a partir do título;
·         Selecionar material para ler;
·         Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
·         Produzir textos mesmo que não convencionalmente;
·         Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
·         Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
·         Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens;
·         Explorar diferentes tipos de textos;
·         Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
·         Percepção e reconhecimento da função social da comunicação;
·         Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
·         Enriquecimento do vocabulário;
·         Preocupação em ser entendido e entender os outros;
·         Reconhecimento do próprio nome.
·         Escrita atenta;
·         Facilidade de expressão;
·         Clareza de dicção;
·         Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
·         Preocupação em ser entendido e entender os outros;
·         Valorizar a leitura;
·         Valorização da escrita como forma de registro;
·         Manuseio, com cuidado, de livros e materiais escritos;
·         Gosto pela leitura.
·         Interesse por ler e ouvir a leitura;
·         Zelo com os livros e materiais;
·         Respeito pela produção própria e alheia;
·         Curiosidade e interesse pela escrita;
·         Exigência de qualidade em suas próprias produções de texto;
·         Interesse por escrever;
·         Reconhecimento da função social da escrita;
·         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
·         Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;
·         Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Atividades
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas;  Músicas;  Parlendas; Texto informativo;  Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
·         Crachá;
- Leitura de Histórias;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra-cabeça.
- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para completar;
- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de diferentes textos;
- Jogos de escrita;
·         Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·         Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;
·         Proporcionar a hora do conto com  leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
·         Criar um clima de segurança, respeito e afeto;
·         Propor jogos onde se nomeiam letras;
·         Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;
·         Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
·         Dar significado a fala da criança;
·         Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;
·         Desenvolver a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);
·         Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
·         Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;
·         Trabalhar a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;
·         Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;
·         Estimular os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos definidos;
·         Propor que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
5.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
6. Natureza e Sociedade

Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
6.1. Conteúdos    Conceitos, Fatos e Princípios
·         Esquema corporal
·         Órgão dos sentidos
·         Os lugares e as paisagens
·         Meio Ambiente
·         Fenômenos da Natureza
·         Meio de comunicação
·         Meio de transporte
·         Tipos de moradia
·         Modo de ser, viver e trabalhar
·         Saúde
·         Plantas
·         Seres vivos
Procedimentos
·         Ter conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
·         Utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
·         Construir conhecimentos através do contato com a natureza;
·         Perceber que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
·         Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
·         Reconhecer as modificações feitas pelo homem;
·         Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
·         Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
·         Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
·         Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.);
·         Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
·         Conhecer as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros;
·         Reconhecer relações de mudanças e permanência dos costumes;
·         Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
·         Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
·         Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde;
·         Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas;
·         Identificar os seres vivos;
·         Conhecer os modos de ser , viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores
·         Respeito e cuidado com o próprio corpo;
·         Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
·         Interesse espontâneo em relação a natureza;
·         Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
·         Observação da paisagem local;
·         Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
·         Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue;
·         Observação e compreensão dos fenômenos naturais;
·         Valorização dos recursos naturais;
·         Valorização e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos;
·         Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;
·         Valorização do patrimônio social, cultural e natural  do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·         Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
·         Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
·         Formulação de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
·         Identificação de alguns papéis sociais;
·         Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
·         Roda de perguntas;
·         Espelho;
·         Quadrinhas;
·         Recorte e colagem;
·         Interferência;
·         Pintura;
·         Histórias;
·         Pesquisas;
·         Experiências;
·         Cartazes informativos ( uso e confecção);
·         Atividades em grupo e individuais;
·         Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
·         Busca e divulgação sobre a Dengue;
·         Brincadeiras;
·         Música;
·         Filmes;
·         Passeios;
·         Conversas;
·         Jogos;
·         Atividade de observação.
6.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·         Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
·         Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
·         Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
·         Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
·         Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
·         Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
·         Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
·         Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
·         Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);
·         Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
·         Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
·         Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
·         Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
6.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
7. Matemática
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.

7.1. Conteúdos   Conceitos, Fatos e Princípios
·         Escrita numérica
·         Seqüência numérica
·         Número e quantidade
·         Seriação
·         Simbolização
·         Espaço e forma
·         Grandezas e medidas
·         Classificação e ordenação
·         Situação-problema
·         Cálculo mental
Procedimentos
·         Associar símbolos às quantidades correspondentes;
·         Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
·         Seriar diferentes materiais;
·         Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
·         Fazer comparações entre números e quantidades;
·         Ler, escrever, comparar e ordenar números;
·         Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
·         Manipular os elementos do seu ambiente;
·         Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
·         Relacionar tamanhos, formas e medidas;
·         Resolver situações-problemas;
·         Observar formas geométricas;
·         Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
·         Separar e generalizar materiais diversos;
·         Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;
·         Analisar e avaliar as suas conquistas;
·         Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;
·         Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
·         Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
·         Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
·         Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Registrar números em diferentes situações;
·         Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
·         Ter confiança em suas próprias estratégias;
·         Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);
·         Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
·         Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
·         Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;
·         Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;
·         Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
·         Desenvolvimento da notação numérica;
·         Observação do espaço em que vive;
·         Curiosidade;
·         Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;
·         Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
·         Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
·         Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
·         Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;
·         Uso da linguagem matemática;
·         Exploração e identificação de propriedades geométricas;
·         Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
·         Análise e avaliação de suas conquistas.
Atividades
·         Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
·         Bingo e ditado de números;
·         Trabalho com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;
·         Músicas;
·         Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
·         Jornais de mercado;
·         Jogos de encaixe;  Jogos numéricos;
·         Uso do calendário;
·         Pesquisa;  Jogos de Faz-de-conta; Histórias;
·         Exploração de numerais em diferentes materiais;
·         Músicas;
·         Registro de jogos (posição, pontuação);
·         Listas; Modelagem;
·         Recorte e colagem;
·         Observar e explorar o ambiente que o cerca;
·         Manipular os elementos do seu ambiente;
·         Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
·         Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
·         Jogos de contagem;
·         Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
·         Ditado de números;
·         Bingo; Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
·         Jogos variados; Participar do feitiu e registro de receitas.
7.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·         Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
·         Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
·         Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
·         Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
·         Propor dramatizações de situações-problema;
·         Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
·         Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
·         Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
·         Propor momentos com oficinas de jogos;
·         Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
·         Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
·         Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
·         Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
·         Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
7.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
                                                    BIBLIOGRAFIA

A CONSTRUÇÃO DO REAL NA CRIANÇA , Jean Piaget, 392 , págs., Ed. Ática

OS FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Maria Rosseti e outros, 208 págs., Ed. Cortez.

MANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL , Anna Bondioli e Suzanna Mantovani, 356 págs., Ed. Artmede.
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