INTRODUÇÃO
Ter quatro ou cinco anos significa ver
e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome,
descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas
de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios
e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de
tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de
equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro
dente… e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no
uniforme.Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de
relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos
desafios
na convivência entre iguais.Descobre plantas e animais. Experimenta sensações,
cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores,
melodias, personagens e significados.
Justificativa
Tendo em vista
os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz
necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de
seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e
capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os
semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.
Objetivo Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto
conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito
cooperativo e amizade.
Oferecer
oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor,
afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
1. Formação Pessoal e Social
Com base nos dados levantados na avaliação
diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que
as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto
confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando
superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e
solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências
com outras crianças e adultos.
1.Conteúdos Conceitos, Fatos e
Princípios
·
Adaptação , Identidade , Autonomia , Identificação , Interação
·
Nome ,Socialização ,Cuidados Pessoais , Imagem
·
Respeito e
diversidade
Procedimentos
·
Participar de
brincadeiras de escolha;
·
Compartilhar a
história individual da vida de cada um e de seu nome;
·
Ouvir o outro;
·
Adquirir habilidades
sociais;
·
Realizar atividades
com independência;
·
Participar de
brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
·
Reconhecer o corpo e
suas características;
·
Identificar e
enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os
outros;
·
Vivenciar situações
de higiene e boa alimentação.
·
Participar e
interessar-se por situações que envolve a relação com o outro;
·
Respeitar as regras
simples do convívio social;
·
Participar de
brincadeiras diversas;
·
Realizar ações de
cuidados pessoais com e sem auxílio.
Atitudes, Normas e Valores
·
Familiarização com
professores, colegas e escola;
·
Reconhecimento e
valorização dos espaços da escola;
·
Valorização de ações
de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
·
Respeito consigo
mesmo e com o outro;
·
Auto-estima;
·
Organização do tempo;
·
Imagem positiva de
si;
·
Valorização do
diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
·
Valorização da
limpeza e aparência pessoal;
·
Valorização dos
cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
·
Conhecimento,
respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
·
Respeito e
valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
·
Realizar ações de
forma independente.
Atividades
·
Roda da conversa; Passeio pela escola;
·
Brincadeira de
faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
·
Pesquisas;
·
Rotina;
·
Cantigas de roda;
·
Histórias;
·
Calendário;
·
Confecção de crachás;
·
Jogos com o nome;
·
Uso do espelho;
·
Jogos e brincadeiras
com regras;
·
Passeio pela escola;
·
Guardar materiais;
·
Organizar a sala.
1.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Fazer roda da
conversa e de combinados;
·
Elaborar crachás e
jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
·
Propor a pesquisa da
história do nome para ser consciente de sua história;
·
Proporcionar
situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus
limites;
·
Propor atividades em
que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
·
Elaborar etiquetas
para identificar materiais individuais;
·
Utilização do espelho
para reconhecimento do próprio corpo;
·
Propor situações em
que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e
descobertas;
·
Orientar as crianças
quanto a higiene pessoal;
·
Proporcionar e
estimular a capacidade da criança aprender;
·
Oferecer situações
variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação
pessoal e social;
·
Incentivar a livre
iniciativa das crianças;
·
Proporcionar jogos e
brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
·
Incentivar a
participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
·
Sugerir atividades ao
grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
·
Proporcionar e
estimular a capacidade da criança aprender;
·
Valorizar mais o
fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
1.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação
será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro
e observação do grupo.
2. Movimento
Com base nos dados levantados na avaliação
diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos:
Que as crianças adquiram expressão própria
pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades
expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem
gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em
diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do
movimento (força, velocidade ,resistência e flexibilidade).
2.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
·
Expressividade
·
Desenvolvimento
pessoal
·
Atividades rítmicas
·
Equilíbrio e
coordenação
·
Jogos
·
Brincadeiras
Procedimentos :
Dominar o próprio corpo;
·
Expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Apropriar-se
progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus
elementos;
·
Desenvolver cada vez
mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·
Improvisar e criar
seqüências de movimentos;
·
Comunicar-se através
de gestos e movimentos;
·
Perceber a mudança do
ritmo, a resistência do próprio corpo durante a
movimentação;
·
Expressar sensações e
ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
·
Utilizar a
motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está
inserido e com as pessoas que o compõem;
·
Participar em
brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar,
etc;
·
Conhecer as regras do
jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
·
Conhecer e controlar
o próprio corpo;
·
Participar de
atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
·
Organizar jogos onde
o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
·
Discutir jogos
coletivos com regras;
·
Participar de
brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro
tipo presente no cotidiano.
Atitudes, Normas e Valores
·
Desenvolvimento
corporal harmônico;
·
Reconhecimento da
capacidade e da possibilidade individual;
·
Apropriação da
cultura corporal;
·
Percepção do próprio
desenvolvimento físico;
·
Reconhecimento do
corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos
·
Liberdade para
expressar-se;
·
Valorização e
apreciação das manifestações expressivas;
·
Interação e respeito
com o grupo;
·
Utilização do próprio
corpo como meio de comunicação e expressão;
·
Criatividade;
·
Percepção e
identificação de diferentes ritmos;
·
Combinação de
movimentos;
·
Coordenação
Psicomotora
·
Integração com o
mundo;
·
Expressão livre
respeitando o espaço e o grupo;
·
Valorização e
respeito às diferenças individuais;
·
Participação autônoma
em atividades de lazer;
·
Valorização das
conquistas pessoais;
·
Respeito às regras dos
jogos, não discriminando os colegas;
·
Valorização e
desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do
grupo;
·
Valorização das
atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar
os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.
Atividades
·
Escolha livre de
brinquedo;
·
Imitação;
·
Brincadeiras com
bola;
·
Estátua;
·
Cordas;
·
Expressão corporal
através do som de música;
·
Brincadeiras de
perseguir, procurar e pegar;
·
Brincadeiras
cantadas;
·
Brincadeiras de roda;
·
Mímica;
·
Fórmulas de escolhas;
·
Jogos de
Faz-de-conta;
·
Jogos de
representações;
·
Jogos de adivinhas;
·
Danças;
·
Jogos de agilidade,
destreza e força;
·
Recreação;
·
Jogos com brinquedos
construídos;
·
Jogos com adivinhas;
·
Jogos de atirar;
·
Atividades rítmicas;
·
Jogos de correr e
pular;
·
Dança;
·
Teatro.
2.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Proporcionar momentos
onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular,
saltar, brincar, etc.
·
Sugerir aos alunos
situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
·
Propor diversos
movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e
outras práticas sociais.
·
Organizar gincanas,
circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da
sala, e as outras crianças de outras salas.
·
Propor atividades de
imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
·
Fazer o uso de
diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de
equilíbrio e coordenação.
·
Pesquisar diferentes
danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às
crianças;
·
Utilizar atividades
lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
·
Propor atividades que
favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da
auto-estima e autoconfiança.
·
Desenvolver
atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
·
Trabalhar com jogos e
atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades
de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos
Procedimentos de Avaliação
A avaliação
será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro
e observação do grupo.
3. Música
Com
base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos
os seguintes objetivos:
Que as crianças adquiram expressão própria no
canto, desenvolvam a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo,
espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva,
percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de
improvisações, composições e interpretações musicais.
3.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
·
Apreciação musical
·
Fazer musical
Procedimentos
·
Ouvir obras de
diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
·
Participar de jogos e
brincadeiras que envolvam danças;
·
Criar músicas e rimas
em jogos cantados;
·
Escutar atentamente;
·
Descobrir
possibilidades sonoras com todo material acessível;
·
Expressar-se através
da música;
·
Desenvolver memória
musical;
·
Descobrir vários
ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB,
etc.);
·
Participar de jogos e
brincadeiras que envolvam danças;
·
Expressar-se através
da música e conhecer diferentes sons;
·
Apreciar som e
silêncio.
Atitudes, Normas e Valores
·
Interesse por vários
estilos musicais;
·
Gosto e atenção em
ouvir música;
·
Escuta atenta;
·
Criatividade musical;
·
Expressão própria no
canto;
·
Discriminação de som,
ritmo, espaço, tempo, harmonia;
·
Acuidade auditiva;
·
Exploração do som e
suas qualidades (altura, duração);
·
Interação e
participação no grupo;
·
Gosto e atenção em
ouvir, cantar e criar músicas;
·
Exploração do som e
suas qualidades;
Atividades
·
Cantigas de roda;
·
Ouvir Clássicos;
·
Ouvir e dançar com
MPB;
·
Brincar com cantigas
folclóricas;
·
Apreciar o estilo
Sertanejo;
·
Fazer pseudoleitura
das letras de música;
·
Brincar com rimas e
cantigas inventadas;
·
Acompanhamento de
canções;
·
Dramatizações
espontâneas;
·
Danças livres ao som
de música;
·
Canções de folclore;
·
Brinquedos de roda;
·
Brinquedos cantados;
·
Coral;
·
Criar rimas;
·
Imitar sons;
·
Ouvir músicas Gospel
·
Compor pequenas
canções;
·
Interpretar de
canções.
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Propor roda de música
onde a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu
grupo;
·
Trabalhar músicas de
diferentes gêneros;
·
Criar momentos em que
se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
·
Oferecer-lhe música
que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo
tempo.
·
Trabalhar com danças
folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa
cultura;
·
Montar e ensaiar um
coral na escola.
·
Criar projetos de
trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas,
escuta de diversas músicas;
·
Apresentar repertório
musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e
culturas.
3.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
4. Artes Visuais
Com base nos
dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo,
priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações
entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores,
formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras
crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte,
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da
construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de
produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e
procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor,
forma, dimensão, espaço e harmonia.
4.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
·
O fazer artístico
·
Apreciação
·
Reflexão
·
Apreciação
Procedimentos
·
Observar e reproduzir
fotos e paisagens;
·
Criar desenhos,
pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
·
Conhecer e utilizar
vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
·
Explorar espaços
variados;
·
Expressar-se
livremente;
·
Desenhar
espontaneamente;
·
Expressar vivências;
·
Criar desenhos e
expressões;
·
Utilizar os elementos
da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço,
textura, etc.);
·
Dominar técnicas,
instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
·
Reconhecer e
expressar-se usando formas geométricas;
·
Adquirir hábitos de
observação, limpeza e ordem;
·
Interessar-se pelas
próprias produções;
·
Criar desenhos,
pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
·
Representar através
de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
·
Conhecer diferentes
produções artísticas;
·
Apreciar suas
produções e a dos colegas;
·
Organizar e cuidar do
espaço físico da sala;
·
Criar desenhos,
pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da
utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma,
espaço, textura, etc.);
·
Explorar e aprofundar
as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer
artístico;
·
Reconhecer a
importância das artes visuais na sociedade e na vida;
·
Valorizar e apreciar
a produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
·
Forma pessoal de
expressão;
·
Criatividade;
·
Observação e atenção;
·
Concentração no
trabalho;
·
Valorização da
própria produção e da produção dos outros;
·
Organização e cuidado
com materiais;
·
Cooperação e
iniciativa;
·
Valorização da
produção de arte em geral;
·
Respeito pelas
diferenças individuais e habilidades de cada um;
·
Respeito pelo próprio
trabalho e pelos dos outros;
·
Interesse por
apreciar obras de arte presentes na sociedade;
·
Conhecimento da
diversidade de produções;
·
Apreciação das artes
visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
·
Respeito e cuidado
com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
·
Observação dos
elementos constituintes da linguagem visual;
·
Apreciação e leitura
de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e
interpretação de imagens e objetos.
Atividades
·
Desenhar;
·
Pintar;
·
Construir com sucata;
·
Modelar;
·
Manipulação de
diferentes instrumentos de pintura e desenho;
·
Recortes e colagem;
·
Desenho de
interferência;
·
Jogos de construção;
·
Manipulação de
diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
·
Impressão;
·
Reprodução de
desenho;
·
Desenho de
observação;
·
Desenho de
interferência;
·
Desenhar a partir de
uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma
colagem de uma parte do corpo humano;
·
Desenho e pintura com
várias técnicas e diferentes suportes;
·
Apreciação de obras
de arte diversas.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Oferecer oportunidade
para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
·
Proporcionar contato,
uso e exploração de diferentes materiais;
·
Criar possibilidades
para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas
vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
·
Intervir na
reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
·
Trabalhar com as
expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando
diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).
4.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
5. Linguagem Oral e Escrita
5.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral
Linguagem oral
·
Diálogo , Argumentação
Linguagem escrita
·
Escrita como
representação da fala
·
Organização na
escrita do nome
·
Reescrita a partir de
suas hipóteses
·
Produção e
interpretação de pequenos textos
·
Função social da
escrita
Procedimentos
·
Usar a linguagem oral
para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de
interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
·
Conhecer e produzir
pequenos textos, oralmente;
·
Ouvir histórias;
·
Usar o diálogo para
resolver conflitos;
·
Participar da
elaboração das regras do grupo;
·
Ouvir com atenção;
·
Pronunciar as
palavras com clareza;
·
Reconhecer o nome;
·
Usar a linguagem oral
para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações
cotidianas;
·
Conhecer e reproduzir
oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
·
Ouvir, comentar,
reconhecer e recontar histórias;
·
Defender seu ponto de
vista respeitando os demais;
·
Usar corretamente a
língua;
·
Preparar a fala para
uma exposição oral;
·
Participar em
situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
·
Saber escrever o
próprio nome;
·
Reconhecer as letras
do alfabeto;
·
Conhecer os
diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
·
Levantar hipóteses
sobre o tema a partir do título;
·
Selecionar material
para ler;
·
Compreender o
funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
·
Produzir textos mesmo
que não convencionalmente;
·
Interessar-se por
escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
·
Interpretar,
reescrever e produzir pequenos textos;
·
Recontar histórias
conhecidas com aproximação às características da história original no que se
refere à descrição de personagens;
·
Explorar diferentes
tipos de textos;
·
Interpretar,
reescrever e produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
·
Percepção e
reconhecimento da função social da comunicação;
·
Respeito diante das
colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de
falar;
·
Enriquecimento do
vocabulário;
·
Preocupação em ser
entendido e entender os outros;
·
Reconhecimento do
próprio nome.
·
Escrita atenta;
·
Facilidade de
expressão;
·
Clareza de dicção;
·
Compreensão dos
diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
·
Preocupação em ser
entendido e entender os outros;
·
Valorizar a leitura;
·
Valorização da
escrita como forma de registro;
·
Manuseio, com
cuidado, de livros e materiais escritos;
·
Gosto pela leitura.
·
Interesse por ler e
ouvir a leitura;
·
Zelo com os livros e
materiais;
·
Respeito pela
produção própria e alheia;
·
Curiosidade e
interesse pela escrita;
·
Exigência de
qualidade em suas próprias produções de texto;
·
Interesse por
escrever;
·
Reconhecimento da
função social da escrita;
·
Valorização da
leitura como fonte de prazer e entretenimento;
·
Não ter medo de
colocar suas hipóteses e suposições;
·
Participação em
situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Atividades
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
Jogos com
nome;
-
Memória;
- Dominó.
·
Crachá;
- Leitura
de Histórias;
-
Caça-palavras;
-
Cantinho da leitura;
-
Palavras-cruzadas;
- Bingo
de letras e palavras;
-
Alfabeto Móvel;
-
Quebra-cabeça.
-
Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;
-
Transmissão de recados;
- Leitura
de textos diversos;
- Mímica
e gestos;
- Leitura
do nome;
-
Produção de pequenos textos;
- Palavra
cruzada;
- Texto com
lacunas para completar;
-
Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
-
Entrevistas;
-
Pesquisas;
-
Atividade de escrita de diferentes textos;
- Jogos
de escrita;
·
Faz-de-conta (mercadinho,
cantinhos, receitas, etc.).
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Participação na roda de
conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos,
trocando experiências;
·
Proporcionar a hora do
conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
·
Criar um clima de
segurança, respeito e afeto;
·
Propor jogos onde se
nomeiam letras;
·
Criar situações em que seja
necessário a escrita do nome;
·
Escutar a criança, dar
atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
·
Dar significado a fala da
criança;
·
Ajudar as crianças a
explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em
suas falas;
·
Desenvolver a escrita com
produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e
que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);
·
Propor a participação das
crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade
e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
·
Utilizar diferentes textos
como os que circulam na vida real;
·
Trabalhar a leitura de
muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;
·
Propor e elaborar projetos
de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de
instruções de jogos e receitas;
·
Estimular os alunos a
escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos
definidos;
·
Propor que os alunos
reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre
a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras,
cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
5.3. Procedimentos
de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
6.
Natureza e Sociedade
Com base
nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo,
priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações
entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que
estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali
se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e
para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade
pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando
perguntas e confrontando idéias.
6.1.
Conteúdos Conceitos, Fatos e
Princípios
·
Esquema corporal
·
Órgão dos sentidos
·
Os lugares e as paisagens
·
Meio Ambiente
·
Fenômenos da Natureza
·
Meio de comunicação
·
Meio de transporte
·
Tipos de moradia
·
Modo de ser, viver e
trabalhar
·
Saúde
·
Plantas
·
Seres vivos
Procedimentos
·
Ter conhecimento do próprio
corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e
perceptivas;
·
Utilizar os diversos órgãos
dos sentidos e membros do corpo;
·
Construir conhecimentos
através do contato com a natureza;
·
Perceber que as idéias
físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
·
Perceber, compreender e
utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
·
Reconhecer as modificações
feitas pelo homem;
·
Perceber os cuidados
necessários à preservação da vida e do ambiente;
·
Utilizar normas de higiene
para prevenir doenças;
·
Valorizar atitudes
relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
·
Estabelecer relações entre
os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas,
etc.);
·
Participar de diferentes
atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
·
Conhecer as diferentes
fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros;
·
Reconhecer relações de
mudanças e permanência dos costumes;
·
Pesquisar e conhecer os
diferentes meios de comunicação da sociedade;
·
Utilizar normas de higiene
para prevenir doenças;
·
Conhecer a importância de
uma boa alimentação para a saúde;
·
Observar e conhecer os
diferentes tipos de plantas;
·
Identificar os seres vivos;
·
Conhecer os modos de ser ,
viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores
·
Respeito e cuidado com o
próprio corpo;
·
Conhecimento do nome de
cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
·
Interesse espontâneo em
relação a natureza;
·
Utilização dos
conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
·
Observação da paisagem
local;
·
Conservação do meio
ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
·
Conscientização sobre a
importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar
larvas do mosquito da dengue;
·
Observação e compreensão
dos fenômenos naturais;
·
Valorização dos recursos
naturais;
·
Valorização e atitude
crítica em relação aos recursos tecnológicos;
·
Respeito aos diferentes
modos de vida de diferentes grupos sociais;
·
Valorização do patrimônio
social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer
diferentes formas de expressão cultural;
·
Valorização evitando
atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
·
Leitura e interpretação de
registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
·
Formulação de conclusões e
explicações sobre o tema em questão;
·
Identificação de alguns
papéis sociais;
·
Valorização de atitudes
relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
·
Roda de perguntas;
·
Espelho;
·
Quadrinhas;
·
Recorte e colagem;
·
Interferência;
·
Pintura;
·
Histórias;
·
Pesquisas;
·
Experiências;
·
Cartazes informativos ( uso
e confecção);
·
Atividades em grupo e
individuais;
·
Leitura, escrita, desenho e
coletas de dados;
·
Busca e divulgação sobre a
Dengue;
·
Brincadeiras;
·
Música;
·
Filmes;
·
Passeios;
·
Conversas;
·
Jogos;
·
Atividade de observação.
6.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Formular perguntas para o
desenvolvimento dos conteúdos;
·
Proporcionar brincadeiras,
canções para reflexão do seu próprio corpo;
·
Fazer o levantamento dos
conhecimentos prévios;
·
Dar espaços para as
crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e
experiências a resposta;
·
Selecionar textos sobre
assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
·
Oferecer oportunidades para
que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
·
Elaborar projetos,
pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
·
Proporcionar atividades que
envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
·
Propiciar o acesso das
crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da
instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de
transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola,
etc.);
·
Fazer o levantamento dos
conhecimentos prévios;
·
Permitir que a criança
construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os
conteúdos;
·
Promover passeios para
observação da diversidade de seres vivos;
·
Eleger temas que
possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
6.3.
Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
7.
Matemática
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
7.1.
Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios
·
Escrita numérica
·
Seqüência numérica
·
Número e quantidade
·
Seriação
·
Simbolização
·
Espaço e forma
·
Grandezas e medidas
·
Classificação e ordenação
·
Situação-problema
·
Cálculo mental
Procedimentos
·
Associar símbolos às
quantidades correspondentes;
·
Agrupar de diferentes
maneiras uma mesma quantidade;
·
Seriar diferentes
materiais;
·
Verbalizar numa série dada,
o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
·
Fazer comparações entre
números e quantidades;
·
Ler, escrever, comparar e
ordenar números;
·
Participar de brincadeiras
e jogos onde se faz uso da contagem;
·
Manipular os elementos do
seu ambiente;
·
Classificar elementos
segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
·
Relacionar tamanhos, formas
e medidas;
·
Resolver
situações-problemas;
·
Observar formas
geométricas;
·
Verbalizar em diferentes
situações a seqüência numérica;
·
Separar e generalizar
materiais diversos;
·
Colecionar materiais de
acordo o interesse do grupo;
·
Analisar e avaliar as suas
conquistas;
·
Seriar, comparar e
verbalizar números e quantidades;
·
Saber tomar decisões a
partir dos desafios da rotina diária;
·
Utilização de noções
simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
·
Comparar as distâncias,
medidas e tamanho;
·
Identificação de números
nos diferentes contextos em que se encontram;
·
Registrar números em
diferentes situações;
·
Manusear cédulas xerocadas
em brincadeiras de faz-de-conta;
·
Ter confiança em suas
próprias estratégias;
·
Comparar receitas
(culinária, tintas, etc.);
·
Comparação de escritas
numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
·
Observação e conhecimento
dos números existentes no ambiente que nos cerca;
·
Capacidade de identificar e
comparar quantidades e números;
·
Valorização de trocas de
experiências a partir de situações reais;
·
Desenvolvimento de
capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
·
Desenvolvimento da notação
numérica;
·
Observação do espaço em que
vive;
·
Curiosidade;
·
Observação e uso dos
números em seus diferentes contextos;
·
Segurança na resolução e
formulação de hipóteses em desafios;
·
Identificação de diferentes
materiais sobre o mesmo assunto;
·
Descrição e representação
de pequenos percursos e trajetos;
·
Compreensão e uso de
diferentes instrumentos de medida;
·
Uso da linguagem
matemática;
·
Exploração e identificação
de propriedades geométricas;
·
Resolução de problemas
elaborados pelos alunos e pelos professores;
·
Análise e avaliação de suas
conquistas.
Atividades
·
Observar números que fazem
parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
·
Bingo e ditado de números;
·
Trabalho com sequência
numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico,
calendário;
·
Músicas;
·
Histórias (valorizando a
seqüência dos fatos);
·
Jornais de mercado;
·
Jogos de encaixe; Jogos numéricos;
·
Uso do calendário;
·
Pesquisa; Jogos de Faz-de-conta; Histórias;
·
Exploração de numerais em
diferentes materiais;
·
Músicas;
·
Registro de jogos (posição,
pontuação);
·
Listas; Modelagem;
·
Recorte e colagem;
·
Observar e explorar o
ambiente que o cerca;
·
Manipular os elementos do
seu ambiente;
·
Classificar materiais
manipulando e levando em consideração seus atributos;
·
Brincar com rótulos e
embalagens em diversas situações;
·
Jogos de contagem;
·
Situações problema
envolvendo o cotidiano escolar.
·
Ditado de números;
·
Bingo; Manipular e utilizar
blocos e figuras geométricos;
·
Jogos variados; Participar
do feitiu e registro de receitas.
7.2. Ações de Enriquecimento Curricular
·
Fazer uso do calendário
durante todo o ano letivo;
·
Despertar a criança para a
presença dos números em diferentes contextos;
·
Propor, no cotidiano,
situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em
atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada,
etc.;
·
Questionar as crianças para
que reflitam e formulem hipóteses;
·
Propor dramatizações de
situações-problema;
·
Realizar trabalhos com
formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e
artesanato;
·
Utilização dos números
durante as atividades seqüenciadas;
·
Fazer uso de contagem
através da tabela numérica;
·
Propor momentos com
oficinas de jogos;
·
Dar oportunidade aos alunos
de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando,
contando, medindo, etc.
·
Organizar atividades
diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais,
onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
·
Propor situações em que as
crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
·
Aproveitar situações reais
para propor novos desafios;
·
Elaborar situações
didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
7.3.
Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
BIBLIOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO DO
REAL NA CRIANÇA , Jean Piaget, 392 , págs., Ed. Ática
OS FAZERES NA
EDUCAÇÃO INFANTIL, Maria Rosseti e outros, 208 págs., Ed. Cortez.
MANUAL DE EDUCAÇÃO
INFANTIL , Anna Bondioli e Suzanna Mantovani, 356 págs., Ed. Artmede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário