quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PROJETO: LEITURA DE POESIAS



IDENTIFICAÇÃO:

4° ano B -22 alunos
Escola: EMEIF “Prefeito Ézio Paccola”
Professora: Helen Cristina dos Santos Riquetti
Duração: Durante o ano letivo

JUSTIFICATIVA:

Esse projeto tem como intenção maior que os alunos vivenciem o papel de leitores e que se familiarizem com a forma, aspectos sonoros da linguagem, com o ritmo, além das questões culturais envolvidas nesse tipo de texto.
Em geral as crianças se sentem bastante atraídas por esse tipo de texto e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, parlendas e outros textos da tradição oral que têm predomínio da linguagem poética.
E por esse motivo creio que esse projeto se faz importante durante o ano letivo.

OBJETIVOS:

Introduzir o hábito da leitura, formando leitores competentes e criteriosos na escolha de suas leituras.

CONTEÚDOS:

Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos.
Valorização da leitura como fonte de prazer.
Características e recursos do texto poético. 

PROCEDIMENTO:

Apresentar o projeto e a situação comunicativa que finalizará o projeto: um sarau para uma outra turma da escola.
Oferecer vários livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas.
Organizar com as crianças a biblioteca da sala com estes livros para ficarem expostos.
Realizar leituras de poemas em que os alunos tenham os textos impressos e possa acompanhar a leitura.
Propiciar momentos para ilustração dos poemas lidos.
Selecionar com as crianças as poesias de que mais gostaram para xerocar e organizar uma coletânea das preferidas.
Mostrar a coletânea das poesias escolhidas e aquelas que foram produzindo oralmente ao longo do projeto.
Promover um sarau para outra turma da escola.

PRODUTO FINAL:

Um sarau para outra turma da escola.

AVALIAÇÃO:

Participação e comprometimento na hora das leituras.
Participação na organização da coletânea de poesias, nas ilustrações e no dia do sarau.


fonte: blog Partilhando ideias e ideais

Nenhum comentário:

Postar um comentário