Professores
inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar
os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes
gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os
alunos a seguirem os procedimentos. A sala de aula tem de ter
procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o professor desejar
que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de
procedimentos para a realização da tarefa.
Alguns dos procedimentos que logo de início todo professor deve ensinar aos
alunos incluem:
- Entrada na sala de aula: Será em fila?
Sozinhos ou acompanhados do Professor? Professor estará aguardando na
porta para recebê-los? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia?
Cada um escolhe o lugar que quiser para sentar ?
- Saída no término da aula: 10 minutos
antes do sinal todos devem começar a guardar o material e arrumar as
carteiras? só depois que der o sinal é que será permitido começar a
arrumar os materiais? Alunos saem em fila ou não ? Saem primeiro os
meninos e depois as meninas? Saem todos juntos com o professor? Saem
apenas quando a sala de aula estiver em ordem?
- Retorno do intervalo: Podem entrar
ainda comendo o lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que
todos já estiverem na sala? Qual a tolerância permitida para retornar do
intervalo? Podem mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas
de água para a sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula
no horário estipulado?
- Atraso e faltas: Qual a
tolerância para o atraso? Após o prazo tolerado qual será a consequência?
Quem a aplica? Em caso de falta como o aluno ficará a par das tarefas
dadas? Qual o prazo será dado para que o aluno coloque em ordem o caderno?
- Mantendo o silêncio na sala: Para que os
alunos se acalmem e prestem atenção no professor é preciso criar um sinal
para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que
você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente
do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou
ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0.
- Como a aula será iniciada: Será com uma
roda de conversa? Uma oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito
no quadro negro?
- Esclarecimento de dúvidas: O aluno
deverá levantar a mão durante a explicação? Após a explicação? Deverá ir
até a mesa do professor após a explicação? O professor irá até a carteira
do aluno esclarecer? Haverá um plantão de dúvidas após a aula?
- Trabalhos/Tarefas entregues
fora do prazo:
Serão aceitos ou não? A pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os
trabalhos devem ser entregues: digitados ou manuscritos?
- Trabalhos em grupos: Os grupos
serão sorteados pelo professor ou os alunos poderão escolher quem quiser?
Os grupos serão de quantos alunos? Caso um dos integrantes não esteja se
empenhando? No caso de plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por
outra pessoa que não o aluno?
- Bullying: Os alunos que
estiverem sofrendo intimidações dos colegas podem recorrer a quem? Quando
? Onde? Qual será a abordagem adotada para com o aluno agressor e o
agredido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário