Analisando textos
Tópico
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Habilidade:_________________________________________________
D3 – Inferir o sentido de
uma palavra ou expressão. Todo ponto de vista é a vista de um ponto
Ler significa reler e compreender,
interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os
pés pisam.Todo ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é
necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da
leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam.
Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer:
como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que
desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o
animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. BOFF, Leonardo. A
águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999
A expressão “com os olhos
que tem” (? .1), no texto, tem o sentido de
(A) enfatizar a leitura.
(B) incentivar a leitura.
(C) individualizar a leitura
(D) priorizar a leitura.
(E) valorizar a leitura.
D4 – Inferir uma
informação implícita em um texto.
As informações implícitas no texto são
aquelas que não estão presentes claramente na base textual, mas podem ser
construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do
texto permitem. Alem das informações explicitamente enunciadas, há outras que
podem ser pressupostas e, conseqüentemente, inferidas pelo leitor. Por meio
deste descritor,
Canguru
Todo mundo sabe
(será?) que canguru vem de uma língua nativa australiana e quer dizer “Eu Não
Sei”. Segundo a lenda, o Capitão Cook, explorador da Austrália, ao ver aquele
estranho animal dando saltos de mais de dois metros de altura, perguntou a um
nativo como se chamava o dito. O nativo respondeu guugu yimidhirr, em língua
local, Gan-guruu, “Eu não sei”. Desconfiado que sou dessas divertidas origens,
pesquisei em alguns dicionários etimológicos. Em nenhum dicionário se fala
nisso. Só no Aurélio, nossa pequena Bíblia – numa outra versão. dicionário se
fala nisso. Só no Aurélio, nossa pequena Bíblia – numa outra versão. Definição
precisa encontrei, como quase sempre, em Partridge: Kangarroo; wallabyAs
palavras kanga e walla, significando saltar e pular, são
acompanhadas pelos sufixos rôo e by, dois sons aborígines da
Austrália, significando quadrúpedes.
Portanto
quadrúpedes puladores e quadrúpedes saltadores.Quando comuniquei a descoberta a
Paulo Rónai, notável lingüista e grande amigo de Aurélio Buarque de Holanda,
Paulo gostou de saber da origem “real” do nome canguru. Mas acrescentou: “Que
pena. A outra versão é muito mais bonitinha”. Também acho.
Millôr Fernandes, 26/02/1999, In
http://www.gravata.com/millor.
Pode-se inferir do texto que
(A) as descobertas científicas têm de ser
comunicadas aos lingüistas.
(B) os dicionários etimológicos guardam a
origem das palavras
(C) os cangurus são quadrúpedes de dois tipos:
puladores e saltadores.
(D) o dicionário Aurélio apresenta tendência
religiosa.
(E) os nativos desconheciam o significado de canguru.
Analisando texto
D6 – Identificar o
tema de um texto.
O tema é o eixo sobre o qual o texto se
estrutura. A percepção do tema responde a uma questão essencial para a leitura:
“O texto trata de quê?” Em muitos textos, o tema não vem explicitamente marcado,
mas deve ser percebido pelo leitor quando identifica a função dos recursos
utilizados, como o uso de figuras de linguagem, de exemplos, de uma determinada
organização argumentativa, entre outros A habilidade que pode ser avaliada por
meio deste descritor refere-se ao reconhecimento pelo aluno do assunto
principal do texto, ou seja, à identificação do que trata o texto. Para que o
aluno identifique o tema, é necessário que relacione as diferentes informações
para construir o sentido global do texto. Essa habilidade é avaliada por meio
de um texto para o qual é solicitado, de forma direta, que o aluno identifique
o tema ou o assunto principal do texto.
Exemplo de item do
descritor D6:
RETRATO
Eu não tinha este rosto
de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão
vazios,nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e
frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por
esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil:— Em que espelho ficou perdida a
minha face? Cecília Meireles: poesia, por Darcy Damasceno. Rio de Janeiro:
Agir, 1974. p. 19-20.
O tema do texto é
(A) a consciência súbita
sobre o envelhecimento.
(B) a decepção por
encontrar-se já fragilizada.
(C) a falta de
alternativa face ao envelhecimento.
(D) a recordação de uma
época de juventude.
(E) a revolta diante do
espelho.
Tópico
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Habilidade_______________________________________________
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa
a esse fato.
O leitor deve ser capaz de perceber a diferença entre o que
é fato narrado ou discutido e o que é opinião sobre ele. Essa diferença pode
ser ou bem marcada no texto ou exigir do leitor que ele perceba essa diferença
integrando informações de diversas partes do texto e/ou inferindo-as, o que
tornaria a tarefa mais difícil. Por meio deste descritor pode-se avaliar a
habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo
do comentário que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse
fato. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o aluno é
solicitado a distinguir partes do texto que são referentes a um fato e partes
que se referem a uma opinião relacionada ao fato apresentado, expressa pelo
autor, narrador ou por algum outro personagem. Há itens que solicitam, por
exemplo, que o aluno identifique um trecho que expresse um fato ou uma opinião,
ou então, dá-se a expressão e pede-se que ele reconheça se é um fato ou uma
opinião.
Exemplo de item do descritor D14:
Senhora (Fragmento)
Aurélia passava agora as noites solitárias.Raras
vezes aparecia Fernando, que arranjava uma desculpa qualquer para justificar
sua ausência. A menina que não pensava em interrogá-lo, também não contestava
esses fúteis inventos. Ao contrário buscava afastar da conversa o tema desagradável.
Conhecia a moça que Seixas retirava-lhe seu amor; mas a altivez de coração não
lhe consentia queixar-se. Além de que, ela tinha sobre o amor idéias
singulares,talvez inspiradas pela posição especial em que se achara ao fazer-se
moça.
Pensava ela que não tinha nenhum direito a
ser amada por Seixas; e pois toda
a afeição que lhe
tivesse, muita ou pouca, era graça que dele recebia. Quando se
lembrava que esse amor a
poupara à degradação de um casamento de
conveniência, nome com
que se decora o mercado matrimonial, tinha impulsos de
adorar a Seixas, como seu
Deus e redentor.
Parecerá estranha essa paixão veemente,
rica de heróica dedicação, que
entretanto assiste calma,
quase impassível, ao declínio do afeto com que lhe
retribuía o homem amado,
e se deixa abandonar, sem proferir um queixume, nem
fazer um esforço para
reter a ventura que foge.
Esse fenômeno devia ter uma razão
psicológica, de cuja investigação nos
abstemos; porque o
coração, e ainda mais o da mulher que é toda ela, representa o
caos do mundo moral.
Ninguém sabe que maravilhas ou que monstros vão surgir
nesses limbos.
ALENCAR, José de.
Capítulo VI. In: __. Senhora. São Paulo: FTD, 1993. p. 107-8.
O narrador revela uma
opinião no trecho
(A) “Aurélia passava
agora as noites solitárias.” (l . 1)
(B) “...buscava afastar
da conversa o tema desagradável.”(l . 4-5)
(C) “...tinha impulsos de
adorar a Seixas, como seu Deus...” (l . 12-13)
(D) “...e se deixa
abandonar, sem proferir um queixume,...” (l. 16)
(E) “Esse fenômeno devia ter uma razão
psicológica,...” (l . 18)
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