Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 1 de maio de 2011

SUGESTÕES DE DINÂMICAS


                             SUGESTÕES  DE  DINÂMICAS
01 - DINÂMICA: CRISTO NO IRMÃO
Objetivo: Ver no próximo a pessoa de Jesus Cristo.
Ação: Com no máximo 10 (dez) pessoas, forma-se uma fila, lado, a lado. Depois, com um crucifixo de tamanho médio (1mt + ou - de altura), diz o seguinte para que cada um faça: Dar um beijo na imagem de Jesus Cristo, na parte em que mais te toca no coração! Feito isso, mandar o primeiro da fila dar um beijo, no mesmo local que deu na imagem, na pessoa do seu lado direito, seguindo adiante com o segundo beijando o terceiro, e assim por diante, ate completar todos. Finalizado esta ação, passar uma mensagem envolvendo estas palavras: humildade: amor ao próximo; ou pedir para que alguém, que participou da dinâmica, transmitir o que aprendeu.
02 - DINÂMICA DAS VARINHAS
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas. 1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente). 2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil). 3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo. 4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram. 5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
03. RODA VIVA
Objetivos: 1- Debater um tema e desenvolvê-lo de forma participativa. 2-Envolver a todos do grupo no debate. 3-Falar sobre o que cada um sabe a respeito de um assunto. 4-Saber expor e ouvir.
Passos: 1- Fazer dois círculos, um de frente para o outro, de pé. 2- O círculo de dentro fica parado no lugar inicial e o círculo de fora gira para a esquerda, a cada sinal dado pelo animador ou coordenador do grupo. 3- Cada dupla fala sobre o assunto colocado para reflexão, durante dois minutos, sendo um minuto para cada pessoa. 4- O Círculo de Fora vai girando até chegar ao par inicial. 5- Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias. 6- Complementação do assunto pelo coordenador.
Observações: 1- O assunto deve ser preparado pelo coordenador, com antecedência. 2- Os participantes do grupo devem pesquisar e fazer leituras prévias sobre o assunto.Avaliação:- O que descobrimos sobre o assunto? ; - Como nos sentimos durante a dinâmica? ; - O que foi positivo? ; - Que ensinamentos podem tirar para o grupo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário