Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de maio de 2011

PROJETO LEITURA

                                               PROJETO LEITURA


Justificativa:
       Recentes pesquisas apontam, com propriedade, que uma das principais deficiências de nossos alunos, está na competência leitora. Estudantes chegam ao Ensino Médio, sem saber compreender; interpretar; relacionar; analisar; resumir; abstrair; aferir; criticar; entre outros e essas são habilidades necessárias para um leitor competente.
          Para atender esse público, se faz necessário criar um ambiente propício que possa favorecer conhecimentos e desenvolver habilidades suficientes que os torne um leitor competente. Sabe-se que a leitura e escrita são processos complexos e devem ser bem estruturados, pois a partir deles serão alicerçado as demais aquisições do conhecimento.
         Outro fator de relevância é detectar distúrbios de leitura, como a dislexia (adquirida, do desenvolvimento, disfonética, estrutura...), a hiperlexia, disgrafia fonológica, dislalia, enfim, são distúrbios de leitura que podem ser, através de avaliação precoce, diagnosticado e o tratamento, desta forma, nos trazer alternativas de prevenção para evitar futuros transtornos acumulativas.
       Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não só pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. Friso, finalmente, a importância de despertar o gosto pela leitura. A leitura que nos transmite conhecimentos e nos faz viajar pela cultura mundial.

Uma prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica eficiente    (Alberto Manguel)

Objetivo:
O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura. E ainda:

Ø  Promover a imaginação criativa   Ø  Permitir a troca entre os participantes
Ø  Desenvolver um olhar atento, curioso e interessado Ø  Estabelecer códigos comuns entre professor e aluno Ø  Tornar a aula de leitura algo que quebre a rotina diáriaØ  Injetar conteúdos desconhecidos, novidades.


Ações:1 – Leitura solidária   2 – Parada leitora    3 – Dia do aluno leitor         4 – Sarau de leitura
5 – Visita sala de leitura  6 – Visita a uma biblioteca pública
7 – A história para continuar
8 – Atividade textos pátio
9 – Leitura dirigida
10 – Visita a um Sebo
11 - Soletrando

Nenhum comentário:

Postar um comentário