PROJETO LEITURA
Justificativa:
Recentes pesquisas apontam, com propriedade, que uma das principais deficiências de nossos alunos, está na competência leitora. Estudantes chegam ao Ensino Médio, sem saber compreender; interpretar; relacionar; analisar; resumir; abstrair; aferir; criticar; entre outros e essas são habilidades necessárias para um leitor competente.
Para atender esse público, se faz necessário criar um ambiente propício que possa favorecer conhecimentos e desenvolver habilidades suficientes que os torne um leitor competente. Sabe-se que a leitura e escrita são processos complexos e devem ser bem estruturados, pois a partir deles serão alicerçado as demais aquisições do conhecimento.
Outro fator de relevância é detectar distúrbios de leitura, como a dislexia (adquirida, do desenvolvimento, disfonética, estrutura...), a hiperlexia, disgrafia fonológica, dislalia, enfim, são distúrbios de leitura que podem ser, através de avaliação precoce, diagnosticado e o tratamento, desta forma, nos trazer alternativas de prevenção para evitar futuros transtornos acumulativas.
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não só pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. Friso, finalmente, a importância de despertar o gosto pela leitura. A leitura que nos transmite conhecimentos e nos faz viajar pela cultura mundial.
“Uma prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica eficiente” (Alberto Manguel)
Objetivo:
O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura. E ainda:
Ø Promover a imaginação criativa Ø Permitir a troca entre os participantes
Ø Desenvolver um olhar atento, curioso e interessado Ø Estabelecer códigos comuns entre professor e aluno Ø Tornar a aula de leitura algo que quebre a rotina diáriaØ Injetar conteúdos desconhecidos, novidades.
Ações:1 – Leitura solidária 2 – Parada leitora 3 – Dia do aluno leitor 4 – Sarau de leitura
5 – Visita sala de leitura 6 – Visita a uma biblioteca pública
7 – A história para continuar
8 – Atividade textos pátio
9 – Leitura dirigida
10 – Visita a um Sebo
11 - Soletrando
5 – Visita sala de leitura 6 – Visita a uma biblioteca pública
7 – A história para continuar
8 – Atividade textos pátio
9 – Leitura dirigida
10 – Visita a um Sebo
11 - Soletrando
Nenhum comentário:
Postar um comentário