Educar é Semear

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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Planejamento 5º ano

                                                LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Compreender o sentido contido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário, saber atribuir-lhes significado, desenvolvendo, gradativamente, a sensibilidade para reconhecer a intencionalidade do autor elaborando suas próprias conclusões;
 Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, identificando aqueles que respondem as suas necessidades imediatas;
Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, interpretando e considerando os de outras pessoas respeitando os diferentes modos de falar,
Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações que requeiram o domínio de registros formas, o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa de pontos de vista e na apresentação de argumentos;
 Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados;
Escrever textos com domínio da separação em palavras, da estabilidade de palavras, com ortografia regular mais freqüentes na escrita, utilizando os recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases;
Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrita para o momento;
Através da leitura e interpretação de diversos tipos de textos, adquira a competência de leitor para obter informações, recrear-se, recriar, observar e comparar.

CONTEÚDOS:
Gêneros Discursivos:
a) Adequados para o trabalho com a linguagem oral;
b) Adequados para o trabalho com a linguagem escrita;


Língua Oral: usos e formas.
Linguagem escrita:
a) Prática de leitura; b) Prática de produção de textos.

Aspectos notacionais:
 Divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação e reunião destas em parágrafos;
Separação no texto do discurso direto e indireto;
Estabelecimento progressivo da regularidade ortográfica;
 Utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas;
 Utilização de estratégias de escritas: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar, etc;
 Controle de legibilidade do escrito;

Aspectos discursivos:
 Organização idéias em acordo com as características textuais de cada gênero;
 Utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marquem temporalidade e casualidade, etc;Emprego da regência verbal e concordância verbal e nominal;Utilização da escrita como recurso de estudo: tomar notas, fazer resumos, etc.

Análise e reflexão sobre a língua: Análise da qualidade da produção oral e escrita alheia e própria;Comparação entre diferentes registros; Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais; Revisão do próprio texto durante o processo e ao final deste, observando coerência e coesão, pontuação e ortografia; Análise de textos bem escritos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 Leitura silenciosa e oral de textos diversos;
 Interpretação e análise individual e coletiva de textos (trabalho oral e escrito);
Produção de texto e poesias;
Produção de histórias em quadrinhos;
Dramatização de textos lidos e produzidos por eles próprios; Ilustração dos trabalhos produzidos;
 Debates, relatos;Produção de bilhetes, convites, cartas, etc;
Reprodução oral e escrita de textos;Consulta e uso do material didático e pedagógico do apoio (dicionário, Atlas, livros didáticos, fantoches, etc...);Atividades de leitura e afins, sempre que possível, serão desenvolvidas na sala de leitura ou em ambiente adequado aos estabelecidos;
Uso dos recursos e da sala de informática em diversas produções escritas neste e em outros componentes curriculares.

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação far-se-á ao longo do processo mediante observação diária de aspectos à participação, cooperação, realização e organização nas atividades propostas; também provas orais e escritas.
MATEMÁTICA

OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:

• Ampliar o significado natural pelo uso em situações-problema;
• Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal;
• Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais;
• Ampliar procedimentos do cálculo (mental, escrito, exato, aproximado) pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação dos resultados;
• Refletir sobre procedimentos de cálculo que levem à ampliação do significado dos números e das operações, utilizando a calculadora como estratégia de verificação de resultados;
• Utilizar as operações fundamentais para a resolução de problemas da vida prática, trabalhando com números naturais;
• Compreender o conceito de múltiplo e divisor de um número natural qualquer,
• Compreender o conceito de número primo;
• Construir o significado de número racional e de sua apresentação (fracionária e decimal) a partir de seus diferentes usos no contexto social;
• Efetuar adição e subtração de números racionais, sob a apresentação fracionária, no caso de denominadores iguais;
• Efetuar com compreensão operações com números racionais, na forma decimal;
• Resolver problemas práticos que impliquem no uso de cálculo de porcentagem;
• Construir o significado de unidade de medidas a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social (capacidade, massa e superfície);
• Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais, selecionando o mais adequado em função da situação;
• Representar resultados de medições utilizando terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas;

• Desenvolver o conceito de área de uma superfície plana;
• Resolver problemas que envolvam áreas e perímetros;
• Desenvolver o conceito de superfície e delimitadas por figuras planas variadas;
• Componha figuras planas, a partir de outras figuras planas, percebendo as relações entre elas;
• Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples,gráficos de colunas, tabelas de duplas entrada e gráficos de barras;
• Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linha e setor;
• Construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos,científicos ou outros;
• Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabiliza-las por meio de estratégias pessoais;
• Utilizar a noção de probabilidade em situações-problema simples;
• Vivenciar processos de resolução de problemas percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor, executar um plano de solução, verificar e comunicar a respostas;

CONTEÚDOS:

Números naturais. Sistemas de numeração decimal e números racionais:

• Reconhecimento de números naturais no contexto diário;
• Compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação de números naturais até a terceira classe;
• Analise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo operações fundamentais, isoladas ou combinadas;
• Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle do resultado pelo uso de cálculo mental e escrito e da calculadora;
• Consolidação das técnicas operatórias das operações fundamentais;
• Cálculo mental;
• Múltiplos e divisores;
• Conceito de números primos;

• Critérios de divisibilidade por 5 e 10;
• Números racionais absolutos: forma fracionária e decimal;
• Retomada do conceito de frações equivalentes;
• Adição e subtração de frações baseadas no conceito da equivalência;
• Multiplicação de números naturais por fração;
• Forma decimal: divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento de vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
• Adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais na forma decimal;
• Pequenos cálculos de porcentagem.

Medidas:

• Unidade de capacidade e de massa;
• Conceito de área de uma massa superfície;
• Medidas de superfície (padronizadas ou não);
• Metro quadrado;
• Equivalente de área;
• Área do quadrado, retângulo e triângulo;
• Problemas envolvendo área e perímetro.

Geometria:

• Superfície conceito;
• Superfície delimitada por figuras planas variadas;
• Composição e decomposição de figuras.

Tratamento de informação


• Leitura e discussão sobre dados relacionados a saúde, educação, cultura, lazer,alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre outros organizados em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) que aparecem em jornais, revistas, rádio, TV, internet.
• Organização de pesquisas relacionadas a assuntos diversos: desenvolvimento físico aniversário dos alunos, programas de TV preferidos, animais que mais gostam, entre outros.
• Preparação e simulação de um jornal ou de reportagem feitas pelos alunos, comunicando através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles.
• Resolução de situações de problemas simples que ajudem os alunos a formularem previsões a respeito do sucesso ou não de um evento, por exemplo:um jogo envolvendo números pares ou impares ,o lançamento de um dado.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Exercícios orais e escritos;
• Apresentações de situações-problema para serem resolvidos individualmente ou em grupos;
• Pesquisas de preços e outros conteúdos para subsidiar organização e montagem de situações-problema;
• Utilização do computador para fixação de conteúdo ou aplicação e exploração deste;
• Organização de quadros, gráficos e tabelas;
• Análise desses gráficos e quadros;
• Utilização de material concreto;
• Recortes, dobraduras, montagens;
• Utilização de material didático: livros, tabelas, gráficos;
• Desenhos, cartazes, fichas;
• Trabalho em grupo;
• Representação de situações-problema;

AVALIAÇÃO

A avaliação em matemática será constante, contínua durante todo o processo pedagógico, direcionado aos objetivos propostos, mediante observação diária de aspectos ligados à participação, cooperação, realização e organização do aluno, bem como orais e escritas.




HISTÓRIA

OBJETIVOS

O aluno deverá ser capaz de:

• Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
• Estabelecer relações entre o presente e o passado, próximo e remoto e as influências deste no momento atual;
• Analisar e estudar dados históricos com relativo grau de espírito crítico;
• Reconhecer algumas reações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece com outras localidades no presente ou no passado;
• Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem a sua localidade quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião, contextuando e deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
• Identificar relações de poderes estabelecidos entre a sua localidade e os demais centros políticos, culturais, econômicos e culturais em diferentes tempos;
• Utilizar diferentes fontes de informações para leituras críticas; Valorizar ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida da localidade;

CONTEÚDOS

Família:
• Procedência geográfica e cultural da família, dos alunos e das histórias envolvidas no deslocamento e nos processos de fixação.

Município:
• Origem e História;
• Aspectos culturais (valorização da cultura local).



Brasil:
• Primeiros povos;
• Colonização;
• Trabalho, sociedade, produção e economia em diferentes momentos históricos;
• Imigração e migração;
• Acontecimentos históricos (datas comemorativas).

Mundo:
• Acontecimentos da atualidade.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

• Leitura e consulta de material informativo (livros, revistas, jornais, vídeos, etc) para análise e consulta do conteúdo destes;
• Debates, relatos;
• Organização de relatórios, questionários, textos e ilustrações;
• Trabalho de pesquisa, entrevistas;
• Comparação de informações;
• Registro em textos, mapas, etc;
• Construção de linhas de tempo;
• Estudo de calendário e medições de tempo.

AVALIAÇÃO

A avaliação será resultado da observação constante do aluno em função de participação, produção, organização, subsidiadas, também pela realização de trabalho em grupo, provas orais e escritas, etc.

GEOGRAFIA

OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:

• Reconhecer e comparar o papel da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais;
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida na cidade e no campo relativos ao trabalho, as construções e moradias, aos hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;
• Reconhecer, no lugar onde se encontram inseridos, as relações entre o mundo urbano e rural;
• Conhecer e compreender algumas das conseqüências relativas da natureza causadas pela ação humana, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais;
• Reconhecer o papel das tecnologias, da informação da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais na vida em sociedade;
• Saber usar procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação na coleta e tratamento da informação;
• Valorizar o uso refletido da tecnologia em prol da conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
• Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente.

CONTEÚDOS

A Terra:
• A forma e os movimentos da Terra;
• Oceanos e continentes;
• A representação da Terra.

Paisagem natural e modificada:
• Relevo;
• Hidrografia;
• Clima;
• Vegetação.

Município:
• Aspectos geográficos;
• Atividades econômicas;

Brasil:
• Espaço geográfico e político;
• Estados e regiões;
• Atividades econômicas (trabalho e tecnologia).

Transporte e comunicação:
• Origem, evolução e utilização.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

• Observação direta ou indireta do ambiente;
• Leitura e análise de material informativo (livros, revistas, jornais, vídeos, etc);
• Debate, relatos, entrevistas, etc;
• Pesquisas;
• Organização de relatórios, questionários;
• Recortes, colagens;
• Trabalhos com mapas, etc.

AVALIAÇÃO

Será realizada através da observação direta da atividade desenvolvida pelo aluno e também da realização de provas orais e escritas.







CIÊNCIAS

OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:

• O aluno deverá ser capaz de ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio de identificação fenômenos e outros componentes ambientais, interação com destaque para o papel do homem;
• Reconhecer algumas características e propriedades dos componentes ambientais estudados;
• Caracterizar causas e conseqüências da poluição da água, do ar e do solo e medidas adequadas a serem tomadas a fim de evitar ou minimizá-la;
• Compreender que a preservação e o uso racional dos recursos naturais é condição básica para manutenção da vida na terra;
• Identificar os processos de captação, armazenamento a distribuição da água e o modo doméstico de tratamento desta relacionando-os a condições necessárias à preservação da saúde;
• Compreender que a preservação da saúde está relacionada a comportamentos individuais e coletivos adequados, bem como a existência e manutenção de serviços públicos essenciais de saneamento básico;
• Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de matérias contidos no lixo;
• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo passado adotar e manter comportamentos adequados à manutenção desta;
• Estabelecer relações entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças do homem;
• Compreender a alimentação como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do organismo;
• Compreender como se processam atividades orgânicas como digestão, respiração;
• Entender o sistema nervoso como controlar as funções do corpo;
• Caracterizar o aparelho reprodutor masculino e feminino e as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade;
• Adotar comportamentos adequados relativos a cuidados com o espaço que habita;
• Valorizar a vida em sua diversidade e preservação dos ambientes.

CONTEÚDOS
Sistema solar:
• Planetas;
• Movimentos da Terra no Sistema Solar.

Água:
• Importância e uso;
• Ciclo na natureza;
• Reconhecimento das formas de captação e tratamento;
• Doenças transmitidas pela água.

Seres Vivos:
• Vegetais e Animais:
1. Reprodução;
2. Cadeia alimentar;

• Corpo humano:
1. Higiene física e mental;
2. Sistema nervoso;
3. Nutrição, respiração, circulação e locomoção;
4. Defesas naturais e vacinas;
5. Sistema reprodutor:
a. Puberdade
b. Prevenção de DST’s;

Meio ambiente:
• Conservação;
• Preservação.




PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

• Leitura de didáticos, jornais, revistas textos informativos;
• Produção e análise de relatórios;
• Exploração do ambiente mediante observação sistemática;
• Realização de pequenos experimentos sob observação do professor,
• Uso dos recursos da informática.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada ao longo do processo de observação direta e diária de aspectos inerentes à participação, cooperação, realização e organização do aluno.

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