Educar é Semear

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domingo, 1 de maio de 2011

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEB

 MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEB
LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICO E SEUS DESCRITORES

I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratem do mesmo
tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e dos elementos que constroem a narrativa.
D8 Estabelecer relações de causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
D14 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

VI – VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
D10 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEB
LÍNGUA PORTUGUESA - 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICO E SEUS DESCRITORES

I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratem do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar a tese de um texto.
D8 Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a  narrativa.
D11 Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
VI – VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
D13 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEB
LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO
TÓPICO E SEUS DESCRITORES

I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em, um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 Interpretar um texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem  para a continuidade de um texto.
D7 Identificar a tese de um texto.
D8 Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relação lógico/discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

VI – VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
D13 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.





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