Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 1 de maio de 2011

Higiene Bucal

                        Trabalhando  Higiene  Bucal
                                        MÚSICAS
 MEUS DENTINHOS (MELODIA: OS DEDINHOS)

Meus dentinhos, meus dentinhos.
Vou escovar, vou escovar.
Pra ficar limpinhos, pra limpinhos.
E branquinhos e branquinhos.

PARÓDIA DA MÚSICA “AQUARELA” DE TOQUINHO
Numa boca qualquer eu percebo um dentinho amarelo  
E com cinco ou seis cáries é fácil saber o mistério  .
Chocolates e doces na mão, a escova no armário.
E se sinto doer, vou correndo chamar Dr. Mário.
Se um  pinguinho de açúcar cai no meu dentinho branco igual papel 
     Num instante imagino um montão de bichinhos morando no céu...
    Da minha   boca, vai furando, cariando todos os dentes  .
    Vai doendo  Enfeiando a minha boca, ao sorrir.
   Culpa minha, eu não cuidei de ti, faltou carinho pra te preservar.
   O dentista É meu amigo Só tem ele pra me ajudar
   Eu prometo Pra mim mesmo Vou cuidar dos dentes Não, vou chorar.
  Culpa minha, eu não cuidei de ti, prometo agora te preservar.
  Te preservar .


                

            10 MANDAMENTOS DA SAÚDE BUCAL

1- Escovar corretamente os dentes, após cada refeição e principalmente antes de dormir;
2- Escove a língua para evitar o mau hábito;
3- Use regularmente o fio dental para limpeza entre os dentes;
4- Use periodicamente o flúor para fortalecimento dos dentes;
5- Use creme dental com flúor;
6- Evite o consumo frequente de açúcar;
7- Visite periodicamente o seu dentista (de 6 em 6 meses)
8- Lave sempre a sua escova após o uso;
9- Utilize escova com cerdas macias e pontas arredondadas;
10- Troque periodicamente a sua escova (aproximadamente a cada 4 meses);
BENEFÍCIO DA DENTIÇÃO SAUDÁVEL
1- Boa saúde
2- Boa aparência
3- Boa pronuncia
4- Bom hálito
5- Boa digestão
6- Favorece o relacionamento social
7- Favorece a vida profissional
8- Sorriso saudável gera um bem estar geral

                                     ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

- Fita de vídeo (Higiene Bucal e Volta ao Mundo com o Dr. Dentuço);
- Desenho relacionado ao filme (Higiene Bucal);
- Criação de histórias;
- Alimentos saudáveis para os dentes (salada de frutas);
- Teatro;
- Palestras;
- Função de cada dente;
- Confecção de cartazes;
- Confecção de fantasias dos personagens (amigos e inimigos dos dentes);
- Confecção da escova, da boca, do creme dental, e da caixa de fio dental;
- Leitura e interpretação de textos sobre a higiene bucal;
- Colagem das embalagens dos cremes dentais, escova, fio dental e figurinhas de como escovar os dentes corretamente;
- Cantar as músicas do projeto;
- Dramatização de como escovar os dentes corretamente;
- Exposição dos trabalhos confeccionados;
   Fonte  :  Revista Recreio, nº 78. A



                   Paródia da música: “Mamãe eu quero”
Mamãe eu quero   /   Mamãe eu quero  /  Mamãe eu quero escovar
Me dá o creme, me dá escova / E o fio dental que também vai ajudar.

Mamãe eu quero / Mamãe eu quero / Mamãe eu quero escovar
Já tenho o creme, que tem o flúor e o meu dentinho bem mais forte vai ficar.

Mamãe eu quero / Mamãe eu quero  / Mamãe eu quero sorrir
Com dentes fortes e bem limpinhos, e sem doenças para eu ser mais feliz.

Cuide filhinho da sua dentição  / Cuide do dentinho e se livre do bichão
Escove bem os dentes / Tenha uma boa educação
Escove bem os dentes/Tenha uma boa educação.

                 Paródia da música “Requebra” do Olodum
Escova, escova, escova sim /  Pode escovar  / Pode rir de mim
Em cima, em cima, em cima, em cima ô, ô, ô, ô.
Em baixo, em baixo, em baixo, em baixo ô, ô, ô, ô.
Pode circular, vai e vem pra cá.
Pode circular, vai e vem pra cá.
Escova!!!
Com a boca marrom, não posso ficar. / Por isso eu tenho escova e creme para usar
Eu já falei dor de dente na boca jamais vai existir
Pois sorriso não existe se esse costume não se adquirir
Pode escovar / Pode escovar

              Minha querida escovinha: Paródia da música Samba-lê-lê
Minha querida escovinha  /Vai pela boca escovando / Vai aos dentinhos levando
Uma gostosa pastinha.

Refrão: Escova, escova, escova, escovinha
Limpa, limpa, limpa, pastinha

Com fluoreto sódio /Vou bem feliz bocejando/E assim cáries maldosas
A gente vai evitando

Refrão: Escova, escova, escova, escovinha /
Limpa, limpa, limpa, pastinha

E sempre à noitinha /Devo escovar os meus dentes
Com a boquinha bem limpa
Acordarei sorridente.

2- TEXTOS:

- QUEM É QUEM DENTRO DA BOCA

     Os adultos têm 32 dentes na boca.Quando eles caem não nascem outros. As crianças têm 20, que começam a serem trocados por volta dos sete anos.Os dentes da frente são os incisivos.Eles são oito e cortam os alimentos. Os caninos servem para rasgar a comida. Eles parecem dentes de cachorro. Todo mundo tem quatro caninos.
    Os pré-molares são os dentes do meio. As crianças não têm dentes pré-molares. Os adultos têm oito.Os molares servem para “amassar” o alimento.As crianças têm oito dentes molares e os adultos, 12.

- A SAÚDE DOS DENTES

Cuidar dos dentes é um hábito pessoal muito importante para a saúde. Uma boa dentição auxilia na mastigação dos alimentos.Escovar os dentes ao levantar, após as refeições e antes de dormir.

- A SAÚDE DE SEU SORRISO

Existem três coisas muito importantes para se ter uma boca saudável: boa alimentação. Higiene e acompanhamento do dentista.
- Alimentação:
    A placa bacteriana é uma massa esbranquiçada que aparece nos dentes depois que comemos. Ela é formada por restos de comida, principalmente os açucares, que quando fermentam, provocam cáries e inflamações na gengiva.Portanto, não como doces demais. Isso pode estragar os dentes e não alimentar direito .Comer apenas nas refeições também é muito importante.Nada de beliscar a toda hora.Prefira alimentos naturais, como frutas e sucos, que tem menos açúcar e são mais saudáveis.

- Higiene
Escovar os dentes depois de comer é o melhor jeito de impedir doenças na boca.
Quem come entre as refeições precisa escovar os dentes mais vezes. Se comer somente no café, almoço e jantar terão de escová-los três vezes. Bem melhor, né?
Use escovas de cerdas macias e de cabeça pequena.
Quando as cerdas começarem a ficarem curvas, já não limpam mais os dentes. Aí é hora de trocar de escova.
Escove todos os lados dos dentes.
Limpe dois de cada vez, com calma e sem usar muita força. A gengiva tem uma parte solta do dente que junta restos de comida e deve ser bem escovada. Escove também a língua, ou ela ficará branca e suja.Você sabia que a saliva e a língua limpam os dentes? Quando a gente dorme, a saliva diminui e a língua fica parada. É aí que as bactérias fazem a festa com os restos de comida que ficam na boca. Por isso a escovação antes de dormir é a mais importante. É por isso também que os bebês não devem tomar mamadeira a noite: os restos de leite causam a cárie de mamadeira.Outro grande inimigo na limpeza bucal é o fio dental. Pelo menos uma vez por dia, de preferência na ultima escovação, antes de dormir, passe o fio dental entre os dentes.

- Acompanhamento do dentista
Se você for sempre ao dentista, ele irá ajudá-lo a fazer uma higiene correta, aplicando flúor para proteger os dentes e ensinar vários cuidados especial. Ele poderá até mesmo descobrir problemas que só no futuro começarão a incomodar.Tudo isso é prevenção, cuidados que devemos tomar para evitar doenças bucais e manter um sorriso bonito com dentes brancos e fortes.





- BOCA SAUDÁVEL, SORRISO FELIZ!

Algumas pessoas acham que se usarem antisséptico bucal (aquele liquido para fazer bochechos), não precisarão escovar os dentes. O bochecho consegue apenas limitar o crescimento das placas bacterianas acumular-se em seus dentes, ela acaba endurecendo. E aí vira tártaro, uma camada dura e amarelada que somente o dentista consegue tirar.  (Revista Educativa do Sesinho, Ano 3, nº 32)

- CURIOSIDADES!?!?

O ser humano tem 32 dentes. Se você acha que dá trabalho escovar, isso tudo, está na hora de conhecer os:“Dentuços” do Mundo Animal .Quem pensa que os crocodilos são os campeões, está enganado. Apesar do bocão, nenhum deles chega a ter 100 dentes.
     Nesse assunto, os peixes é que dão um show. O tubarão–baleia, por exemplo, tem apenas 20 cm de comprimento e mais de 4500 dentes! Mais incrível ainda é o peixe-gato, que mede no máximo 30 cm de comprimento, mas 9280 dentes, mais do que o dobro do tubarão-baleia.

Revista Educativa do Sesinho, Ano 3, nº 32

- MÁQUINA DO TEMPO: A MAIOR DAS INVENÇÕES

     Imagine como seria viver sem escova e pasta de dentes. Além do mau hálito, as pessoas acabariam desdentadas! Por isso, os homens sempre se preocuparam com a higiene bucal.Os antigos egípcios há milhares de anos, já usavam um tipo de pasta para limpar os dentes.
     Era uma mistura esquisita em que entrava até cinza de ossos de boi. Talvez limpasse os dentes, mas eles não deviam  ficar muito brancos.
    Os índios brasileiros também se cuidavam, antes mesmo dos portugueses chegarem aqui.  Havia uma tribo do Mato Grosso, chamada Kuikuro, que usava resina de jatobá (uma árvore) para preencher buracos nos dentes.
Cada povo tinha seu jeito de tratar do assunto. Alguns criaram dentaduras, que também não resolviam o problema.
    É que muitas eram feitas de madeira e outros materiais que, com o tempo, estragavam e até apodreciam dentro da boca. Eca! No final do século XV, surgiu uma grande novidade: os chineses criaram a escova de dente. Feitas com pelos de porco, foi um sucesso na Europa. Mas como custava caro, às vezes se comprava uma para toda família.No século XVIII, quando os ingleses inventaram a pasta de dente, a situação mudou muito: quem tinha pouco dinheiro passava o creme no dedo mesmo.Já pensou se hoje fosse assim? Ainda bem que as coisas melhoraram bastante de lá para cá. Não é a toa que uma pesquisa feita nos Estados Unidos escolheu a escova de dente como a maior das invenções. Mais importante até do que o carro e o celular. Afinal, há muitas maneiras de viajar e se comunicar. Mas não existe um jeito melhor de limpar os dentes do que com uma boa escovada.        (Revista Educativa do Sesinho, Ano 3, nº 32)

- A PASTA DE DENTE

A pasta de dente é uma mistura de muitos ingredientes, cujos principais são: um tipo de detergente para limpar os dentes e uma substancia chamado flúor, que serve para deixá-los mais forte   Existem também corantes e açucares que dão gosto e cor a pasta. O creme entra no tubo pela parte de baixo, oposta ao bico com tampa. Depois uma maquina prensa a parte por onde a pasta entrou, selando o tubo.

Revista Recreio, nº 78. Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário