Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada

quarta-feira, 22 de março de 2017

Sugestão de atividade a partir de Notícias DE JORNAL.

A vaca foi para Porto Alegre, mas em que lugar??


Sugestão de atividade a partir de Notícias DE JORNAL.

1 OBJETIVO: possibilitar a vivência de situações concretas de aprendizagem , através da utilização de noticias atuais de jornal para montagem de situação didática a ser aplicada com alunos e alunas das series iniciais do EF.

2 METODOLOGIA: a metodologia a ser desenvolvida será de oficinas pedagógicas com vivências de situações concretas e aprendizagem

Atividade: A vaca foi pra Porto Alegre, mas em que lugar?

Série escolhida: 3ª

Atividade: Pesquisa sobre locais que estão abrigando a Cow Parade.

Objetivo: Conhecer alguns bairros de Porto Alegre através de pesquisa e trabalho coletivo.

Metodologia:
* dividir a turma em grupos e sortear as vacas (essas estarão divididas por bairros em que se encontram). Cada grupo deverá descobrir onde estam localizadas aquelas vacas e, se possível, ir pessoalmente observá-las;
* fotografar e/ou desenhar as vacas do seu grupo;
* fazer uma pesquisa sobre o bairro em que se encontram essas obras de arte urbana;
* nome do bairro, pontos turísticos, curiosidades, entrevista com moradores, como é o bairro, o que tem nele (escolas, comércio, casas, prédios) etc;
* elaborar cartazes, maquetes ou outros meios para apresentar o trabalho em sala de aula para a turma.

Avaliação: Será processual já que esse trabalho não pode ser feito em um dia. Além disso os alunos serão avaliados pelo seu comprometimento, cooperação, criatividade e envolvimento em todas as etapas da atividade.

Fonte da notícia utilizada:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3069545.xml

Por dentro da CowParade

O que é a CowParade?
É o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo. As esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições de beneficentes.

Por que vacas?
Há algo de mágico sobre a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem. Servindo como uma tela de arte, não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca. As três formas (de pé, pastando, repousando) fornecem aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas. Seu modelo também permite que ela seja caracterizada. Ela pode se transformar em, outros animais, pessoas ou objetos.

Quem são os artistas?
As vacas são pintadas por artistas locais. Pintores, escultores, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas são bem-vindas para apresentarem um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos.

Para onde as vacas vão após o evento?
As vacas são leiloadas e a renda é revertida para entidades beneficentes. Os leilões da CowParade são realizados como leilões de arte tradicional com o lance ao vivo."
A entidade beneciafa em Porto Alegre será o FUNCRIANÇA.

Para saber mais acesse o site oficial desse grande evento de arte urbana:
http://www.cowparade.com.br/poa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário