sexta-feira, 10 de março de 2017

PROJETO ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA: Água nossa de cada dia!
TURMA: Maternal II

PROBLEMATIZAÇÃO/TEMA CENTRAL: 
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.

JUSTIFICATIVA: 
A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Daí a importância de trabalhar desde cedo a Educação Ambiental no ensino formal, sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e despertar a sensibilização do alunado, contextualizando com a sua realidade na formação do cidadão crítico e participativo.


OBJETIVOS:
Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente
Conhecer os fenômenos  da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

ESTRATÉGIAS:

Importância da água:  Usando uma cartolina e canetinha, fazer uma lista de coisas que não podemos fazer sem água! Pedir as crianças que narrem e o professor será o escriba.

Onde encontramos água?
Água no nosso corpo - Para explicar aos pequenos que em nosso corpo também tem água, coloque uma cartolina no chão, desenhe o contorno de uma das crianças, agora junto com a turminha ponte apenas 70 % do corpo, exemplificando a quantidade de água presente no nosso organismo:


 A água nas frutas e verduras - A água também está presentes em alimentos saudáveis como frutas e verduras, você pode fazer uma lista com as frutas ou construir um gráfico com a fruta preferida da turma. 
Vamos colorir e dar nome a algumas frutas:
Agora, faça com a turma uma culinária com frutas, sempre explique a necessidade de experimentar, se nunca experimentarmos não vamos saber se é bom ou não!!

Suco de fruta natural 
 Fruta no espeto:
 Sorvete de frutas - neste caso, é sorvete de brincadeirinha! Corte pequenas fatias de melancia e coloque o palito de picolé, pronto! Este é o sorvete de melancia!  - Se você optar por sorvete gelado mesmo, poderá conversar com as crianças sobre os estados físicos da água

Precisamos da água todo dia, o tempo todo! Peça que as crianças levem bonecas, brinquedos à escola para tomar banho!

Água na natureza: Jardim - Na natureza encontramos muita água, mas é preciso cuidar! As flores também precisam da água para continuarem vivas. Num primeiro momento você pode fazer flores no papel, use recorte e colagens:

 (teacherpreschool.org)
 Você também pode plantar flores junto com a turma em: pneus (aproveite e explique a necessidade de reciclar)


Fazer um vaso antidengue! (Explique que o mosquito adora a água parada para se reproduzir)
Passo a passo do vaso antidengue 
Ou plante flores junto com a galera, em pequenos vasos, vai ficar lindo! Mas não esqueça de explicar a turma que a flor não vai nascer se não regada todos os dias e que ela também precisa da luz do sol para nascer e dar flores lindas!

Música Sementinha: - vídeo para professora: clique aqui
 Uma sementinha plantada no chão
         Dormia um sono sossegado e bom
         Veio a chuva...
         O sol brilhou
         E a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou!
         Esticou os braços, estava muito apertada
         Levantou os galhos e ficou agitada
         Cresceu, cresceu,  subiu no varal
         E cheinha de flores alegrou o quintal!

                   Música- Eu vou crescer, eu vou crescer
                   Crescer, crescer, crescer para Jesus
                   E quando eu estiver deste tamanho assim
                   Eu quero trabalhar pra meu Jesus sem fim!
                            Trá lá lá lá, trá lá lá

Poesia Sementinha:
  A água do Mar - Na roda de conversa discutir com a turma sobre como é a água do mar, porque ela tem um gosto diferente da água da sua casa. Fazer junto com as crianças uma lista de animais que vivem no mar e precisam da água salgada para sobreviver.
Cante com a turma músicas que falem de água como: PEIXE VIVO!
Vamos fazer um peixe? Use recorte, pintura com os dedos e alinhavo
Se preferir, monte um painel com as crianças com peixes variados: 
Fazer um mini aquário com a turma, você vai precisar de: garrafa pet, fitas, botões variados e coloridos, etc. Use na roda de conversa, cante usando como instrumento, mexendo devagar, rápido, em, cima, embaixo, etc
Alguns animais vivem no gelo como os pinguins, conversar sobre que tipo de animal é o pinguim, o que ele come, como ele vive, fazer um pinguim usando garrafa pet, papel, algodão e penas:
No mar, a tartaruga sofre com a poluição, algumas especies estão em extinção, converse sobre o tema depois você pode fazer com a turma as tartarugas sem nenhum lixo no mar!





Vamos fazer um boneco ecológico? Pegue uma meia calça, corte, coloque alpiste no fundo e depois pó de serragem dentro da meia formando uma bola. Amarre bem, faça a caretinha como desejar (olhos, nariz e boca). Pronto! Agora é só molhar bem, todos os dias que o alpiste vai  nascer e formar o cabelo!
Como acontece a chuva? Faça junto com as crianças em forma de cartaz ou livro:


(feito pela Sandra)

O que precisamos no dia que chove? Trazer para escola objetos que precisamos no dia de chuva e fazer um passeio pela escola

Lição de casa: Imagens de ambientes poluídos
 O que temos feito para ajudar o meio ambiente? Peça imagens à turma, converse sobre o tema e monte um painel!

 Agora, para finalizar o projeto, uma atividade bem legal! Peça que as crianças tragam para escola: 1 balde, 1 peça de roupa. Vamos lavar roupa? É claro que a discussão de economizar água, cuidar da água, usar com consciência não termina... Após lavar as roupas e estende-las num varal(montado pela professora) convide as crianças a lavar a calçada com a água que lavaram as roupas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário