sexta-feira, 10 de março de 2017

PROJETO ESPORTE E CIDADANIA

PROJETO ESPORTE E CIDADANIA




PÚBLICO ALVO: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental



ÁREA: Educação Física e Arte.



APRESENTAÇÃO:

  • As atividades praticas de educação Física devem garantir a participação de todos os alunos contemplando uma diversidade de habilidades. É importante também garantir um prática corporal inclusiva, incentivando a participação de todos nas atividades realizadas. A educação física não tem a pretensão de forma atletas, mas de propiciar uma diversidade de experiencias, as atividades esportivas realizadas são essenciais para uma vida saudável e também serve para identificar como os alunos se relacionam com o moivimento do dia a dia e como encaram o esporte na escola. Os movimentos representam a maneira de viver de um povo, e são também os resultados de uma cultura que faz parte da história.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a Educação Física deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais e éticos. Partindo desse pressuposto os alunos serão incitados a participarem de novas situações de desafios corporais dentro das modalidades esportivas e manifestações culturais.


OBJETIVOS

  • Estabelecer relações construtivas de respeito mútuo, repudiando qualquer atitude de violência.
  • Incentivar a participação dos alunos nas atividades corporais.
  • Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística e cultural.
  • Ampliar os conhecimentos sobre a cultura dos esportes.
  • Aprender sobre as diferentes funções em eventos esportivos (jogadores, árbitro, técnico,etc.).

CONTÚDOS

  • Jogos Pré-desportivos e populares – queimada, jogo de bola de gude, jogo de dama, jogo de dominó.
  • Brincadeiras – amarelinha, pular corda, pular elástico.
  • Esporte Coletivo – Futebol de salão, voley, futebol de campo. Atletismo.
  • Arte na Escola- Música, dança, artes visuais, gincana, aula – passeio.

ESTRATÉGIAS

  • Realizar jogos de : queimada, boliche, futebol de salão.
  • Realizar festival de música, de danças com os alunos no pátio da escola.
  • Organizar aula-passeio com os alunos e retornando a escola eles irão produzir textos e desenhos livre.
  • Promover campeonato de: amarelinha, pular corda, pular elásticos, futebol de salão, voley, futsal de campo, atletismo,etc.

RECURSOS

  • Bolas, elástico, corda, apito, redes de voley, bola de gude, desenho de amarelinha no pátio.

PRODUTO FINAL

  • Promover campeonatos, festival de músicas e gincanas.
  • Interação de alunos, comunidade escolar e local.
  • Participação efetiva dos alunos nas atividades culturais e esportivas realizadas pela escola.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

  • PARÂMETROS Curriculares Nacionais – língua Portuguesa/ Ministro da Educação Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: Secretaria, 2001.
  • REVISTA, Nova Escola por que trabalhar com projetos: nº 122, São Paulo: 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário