Educar é Semear

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terça-feira, 14 de março de 2017

Conteúdos Trabalhados Na I E II Fase



Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57

 
 Educação de Jovens e Adultos


Conteúdos Trabalhados Na  I E II Fase



Coordenação : Valdinere Alves dos Santos
Secretária de Educação : Maria Rosivânia Nascimento

      Cortês , Fevereiro 2017

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57

      Educação de Jovens e Adultos I e II FASE

LÍNGUA PORTUGUESA

O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.

OBJETIVOS GERAIS
·         Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
·         Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
·         Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
·         Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
·         Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
·         Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
·         Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
·         Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura. 
HABILIDADES CURRICULARES
·        Comunicar-se verbalmente
·        Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou símbolos
·        Compreender o que solicitado pelo meio
·        Desenvolver o pensamento criativo

ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

·        Realizar leitura do mundo:observar as palavras, textos,rótulos, anúncios, logomarcas, sinais, símbolos que sejam facilitadores da compreensão das tarefas a serem realizada
·        Análise do comportamento e da  produtividade da turma
·        Vivência da comunicação de sentimentos, idéias, pensamentos
·        Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público

 LEITURA E ESCRITA 
·         Alfabeto maiúsculo e minúsculo;Emprego adequado de letras;
·         Montagem de palavras, sentenças e textos;
·         Identificação de idéias básica do texto;
·         Sílabas, fonemas e grafemos;
·         Produção de textos;Interpretação de texto;
·         Comparação e diferenciação de escritas diversas;
·         Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
·         Identificar poesia, propaganda e textos;
·         Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
·          
·         LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;Mímica e atividades lúdica;Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético; Verbalização de opiniões e comentários.
 GRAMÁTICA
  • Ortografia;Partição Silábica;Ordem alfabética;Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas  ou palavras etc;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes,etc.
 METODOLOGIA
  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos.
  • Ortografia;
  • Achar palavras dentro de outra;Ilustrar poemas e dramatiza – los;
  • Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
  • O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante.
  • Identificação de versos e estrofes;Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.

CIÊNCIAS DA NATUREZA
No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e valorizar os recursos naturais de que dispõem.
OBJETIVOS GERAIS         
  • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
  • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
  • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
  • Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
  • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
  • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
  • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
  • Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
  • Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
  • Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
  • Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
  • Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
HABILIDADES CURRICULARES

Manter contato com a natureza  ;
Aprender a lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa ;
Conhecer o  próprio corpo.

ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

·        Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos canteiros
·        Plantar muda e sementes de plantas medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar
·        Lidar com pequenos animais
·        Trabalhar educação sexual ( doenças, gravidez, métodos contraceptivos)
METODOLOGIA
  • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
  • Trabalhos com experimentos e pesquisa.

MATEMÁTICA   :   A matemática é trabalhada de forma prática.

OBJETIVOS GERAIS

Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social  e profissional.
Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
·        Ler e registrar quantias.
·        Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
·        Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
·        Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
·        Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
·        Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
·        Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui-los.
·        Promover cálculo mental e estimativo.
·        Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
·        Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
·        Estabelecer relações entre as operações.
·        Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
·        Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

HABILIDADES CURRICULARES
·        Conceitos de números –Quantidades - Contagem,Noções de volume,Peso, Conceitos espaciais, temporais e Monetários
ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS
·        Atividades na cozinha,Atividades de artes plásticas,Por meio de vivências com materiais concretos manipulados pelos alunos
·        Pela compra e venda de produtos das aulas de culinária ; Atividades trabalhadas de forma vivenciada e funcional, a fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa
·        Algarismos.

METODOLOGIA :
·        Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente; Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·        Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
·        Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
·        Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo; Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·        Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·        Utilizar o livro didático com suas atividades. Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e por extenso.
·        Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

HISTÓRIA : Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada educando, história da escola, e história da cidade.
HABILIDADES CURRICULARES
·        Conhecer suas famílias e sua história de vida.Conhecer os direitos das pessoas com deficiência
·        Aprender sobre as fases da vida, as características e necessidades de cada uma com ênfase as mudanças que ocorrem na adolescência.
·        Conhecer sobre sua deficiência ;Ter consciência de que têm potencialidades e talentos. Se perceber como membro de uma família que também tem uma história
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
ATIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
·        Fazer pesquisas em revistas , internet e outros sobre desenvolvimento humano
·        Visitar  locais públicos e pontos turísticos
·        Construir murais com livros e maquetes com os conhecimentos adquiridos em cada visita

GEOGRAFIA : A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional do espaço utilizado pelos aluno.

OBJETIVOS GERAIS
Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
Conhecer a formação do povo brasileiro;Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico
Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhorá-los;
Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões ;Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

HABILIDADES CURRICULARES

Reconhecer os meios de transportes e saber utilizá-los
Comunicar-se de forma efetiva, para além das atividades escolares.
Conhecer o espaço escolar (suas características e especificidades)
Saber em que bairro se situa a escola
Conhecer os bairros onde moram os alunos e onde fica o centro da cidade
Ter noção de uma cidade, que é progressivamente construída.
Se conhecer-se como membro de uma família que também tem uma história  Perceber, analisar e comparar os diferentes bairro e tipos de moradias, acidentes geográficos
Conhecer os recursos naturais existentes em cada local visitado
Descobrir espaços turísticos

ATIVIDADES/ ESTRATÉGIAS

Atividades de lazer
Visita a eventos culturais , nas atividades comunitárias, os alunos são levados a perceber pontos de referencia que facilitem a sua locomoção pela cidade.As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso adequado de locais públicos como igrejas, bancos, lojas, prefeitura, hospitais, postos de saúde, supermercados etc...

METODOLOGIA

·        Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
·        Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
·        Usar o livro didático ; Uso da biblioteca para pesquisa;

 AVALIAÇÃO


DEFINIÇÃO; Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de construção de conhecimento do aluno, para ajudá-lo a superar obstáculos. A avaliação do aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de qualidade dos resultados da aprendizagem e percebida como um ato dinâmico. A avaliação deve ser:

Contínua/ Permanente: simultânea ao processo de ensino e aprendizagem.
Baseada em inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos alunos.
Cumulativa: parte do processo de acomodação e assimilação.




Bibliografia  : Parâmetros Curriculares
Blogger: Seriesiniciaisumapaixao.blogspot.com.br/

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