1. O
que significa estar alfabetizado?
Estar
alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em
diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes
propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita,
sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que
tratem de temáticas familiares ao aprendiz.
2. O
que é o ciclo de alfabetização?
O
Ciclo da Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tempo
sequencial de três anos (seiscentos dias letivos), sem interrupções, dedicados
à inserção da criança na cultura escolar, à aprendizagem da leitura e da
escrita, à ampliação das capacidades de produção e compreensão de textos orais
em situações familiares e não familiares e à ampliação do universo de
referências culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento.
Ao
final do ciclo de alfabetização, a criança tem o direito de saber ler e
escrever, com domínio do sistema alfabético de escrita, textos para atender a
diferentes propósitos. Considerando a complexidade de tais aprendizagens,
concebe-se que o tempo de 600 (seiscentos) dias letivos é um período necessário
para que seja assegurado a cada criança o direito às aprendizagens básicas da
apropriação da leitura e da escrita; necessário, também, à consolidação de
saberes essenciais dessa apropriação, ao desenvolvimento das diversas
expressões e ao aprendizado de outros saberes fundamentais das áreas e
componentes curriculares, obrigatórios, estabelecidos nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos.
3. Alfabetizar
é só ensinar a ler e escrever? E a Matemática? E os demais conteúdos?
Não.
O ciclo de alfabetização deve garantir a inserção da criança na cultura
escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliação de seu
universo de referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento.
A
aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações em que as
crianças se apropriem de conhecimentos que compõem a base nacional comum para o
Ensino Fundamental de Nove Anos (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza,
Ciências Humanas e Ensino Religioso).
4. Existe
uma idade apropriada para a alfabetização das crianças?
Sim,
a criança deverá estar alfabetizada ao final do ciclo de alfabetização do
ensino fundamental que, nos termos da Lei 11.274/2006 (que ampliou ensino
fundamental obrigatório para 9 anos, com inicio aos 6 anos de idade), se dá a
partir dos oito anos de idade.
As
crianças têm direito de se apropriarem do sistema alfabético de escrita e, de
forma autônoma, de participarem de situações de leitura e escrita. Aquelas que
não sabem ler e escrever textos com autonomia tem dificuldades para dar
continuidade ao processo de escolarização e de participar de várias situações
extraescolares.
5. O
que orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental sobre o
ciclo de alfabetização?
A
Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, estabelece, no Artigo 30,
que os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar a alfabetização
e o letramento, mas também o desenvolvimento das diversas formas de expressão,
incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais
Artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência,
da História e da Geografia.
Estabelece
ainda que haja a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do
processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino
Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o
segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
6. Apesar
disso, as escolas e redes podem organizar a alfabetização em um sistema
seriado?
Sim.
Mas no § 1º do Artigo 30 da Resolução nº 7, de 14/12/2010, ficou estabelecido
que mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia,
fizerem opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos
iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial
não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as
oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas,
imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos.
7. As
crianças brasileiras são alfabetizadas até concluírem o 3º ano do Ensino
Fundamental? O que mostram os dados oficiais?
Entre
2000 e 2010, a taxa de analfabetismo no Brasil, até os 8 anos de idade, caiu
28,2%, com variações entre os estados da federação, alcançando uma taxa de
alfabetização média de 84,8% (IBGE 2010).
Apesar
deste avanço, constata-se no mesmo Censo (IBGE 2010) que há variações regionais
importantes, chegando a taxa de analfabetismo a 27,3% na região Norte e 25,4%
no Nordeste. Cabe ressaltar, entretanto, que os dados utilizados pelo IBGE para
apurar estas taxas são provenientes de uma pergunta simples, feita ao
informante do domicílio recenseado: "a criança sabe ler e escrever?".
Esta pergunta não reflete o que entendemos por alfabetização, indica que o
problema é mais amplo e manifesta-se em diferentes intensidades em todo o país.
8. Há
um método específico de alfabetização ou são vários métodos e estratégias?
Existem
vários métodos e estratégias de alfabetização. Todavia, é importante destacar
que as novas demandas colocadas pelas práticas sociais de leitura e de escrita
têm criado novas formas de pensar e conceber o fenômeno da alfabetização.
Portanto, os métodos e estratégias que levam as crianças a somente apropriar-se
do sistema de escrita, encarando-a como um código a ser memorizado, são
insuficientes para suprir tais demandas.
Em
uma concepção de alfabetização focada na inserção das crianças nas práticas
sociais, podem ser desenvolvidas metodologias que, de modo concomitante,
favoreçam a apropriação do sistema alfabético de escrita, por meio de
atividades lúdicas e reflexivas, e a participação em situações de leitura e
produção de textos, ampliando as referências culturais das crianças.
9. Quem
são os professores alfabetizadores no Brasil?
São
os professores e professoras que atuam nas turmas de 1 º, 2º e 3º do ensino
fundamental de 9 anos e também professores de classes multisseriadas.
São
os professores e professoras que atuam nas turmas de 1 º, 2º e 3º do ensino
fundamental de 9 anos e também professores de classes multisseriadas.
10. O
que é decisivo para o êxito da alfabetização na idade certa?
Há
vários fatores envolvidos no processo de alfabetização, mas três, em especial,
merecem ser destacados. Em primeiro lugar, é fundamental contar com Professores
alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de
orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar.
Um
segundo fator importante é a disponibilidade de materiais didáticos e
pedagógicos apropriados e que estimulem a aprendizagem, tais como livros
didáticos, paradidáticos, obras de literatura, jogos e mídias variadas. Todavia,
não basta dispor desses materiais, é fundamental que os professores saibam
manuseá-los e extrair dos conteúdos o máximo de possibilidades para dinamizar
as aulas e alcançar os objetivos da alfabetização em cada ano.
Por
fim, mas não por último, destaca-se que o êxito do processo de alfabetização
reside também na capacidade de acompanhar continuamente o progresso da
aprendizagem das crianças, por meio de avaliações contínuas, que podem ser
baseadas em observações e registros sistemáticos de cada criança, bem como por
avaliações estruturadas, a exemplo da Provinha Brasil.
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