domingo, 28 de julho de 2013

MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE


                                MATRIZES  DE  REFERÊNCIA SAEPE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
·        D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·        D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
·        D3 Reconhecer palavras como unidades gráficas.
·        TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA
·        D4 Ler palavras.
·        D5 Ler sentenças.
·        D6 Localizar informação explícita em um texto.
·        D7 Inferir informação em um texto.
·        D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·        D9 Identificar o tema central de um texto.
·        D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
·        D12 Identificar o gênero do texto.
·        D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·        D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
·        D18Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·        D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.


                                                      MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA – 4ª SÉRIE /5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
·         I. Geometria

·         D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
·         D2Identificar propriedades comuns e diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos
·         redondos, relacionando-os com suas planificações.
·         D3Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados,
·         pelos tipos de ângulos.
·         D4Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
·         perpendiculares).
·         D5Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
·         ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
·         D6 Reconhecer figuras com simetria de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria
·         II. Grandezas e Medidas
·         D7 Comparar a medida de grandezas, utilizando unidades de medida convencionais ou não.
·         D8Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/
·         mm, kg/g/mg, L/mL.
·         D9 Resolver problema envolvendo medidas de tempo.
·         D10Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
·         função de seus valores.
·         D11Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
·         quadriculadas ou não.
·         D12Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em
·         malhas quadriculadas ou não.
·         III. Números e Operações/Álgebra e Funções
·         D13Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos
·         e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
·         D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
·         D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
·         D16 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
·         D17 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
·         D18Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou
·         subtração.
·         D19Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
·         divisão.
·         D20 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
·         D21 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·         D22 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
·         D23Resolver problema com números racionais expressos na forma de fração ou decimal envolvendo
·         diferentes significados.
·         D24 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·         IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória
·         D25 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
·         D26 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas).


                                                          


                                                            MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SÉRIE / 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA

·         D6 Localizar informação explícita em um texto.
·         D7 Inferir informação em um texto.
·         D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·         D9 Identificar o tema central de um texto.
·         D10 Distinguir fato de uma opinião.
·         D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
·          
TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
·         D12 Identificar o gênero do texto.
·         D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

·         TÓPICO III - COESÃO E COERÊNCIA
·         D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
·         D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais ou advérbios.
·         D18Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade(substituições e repetições).
·         D21 Reconhecer o conflito gerador do enredo e os elementos de uma narrativa.

TÓPICO IV - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

·         D22 Identificar efeitos de humor no texto.
·         D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·         D26 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

        

                                                         MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA – 8ªSÉRIE/ 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
I. Geometria
D1Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.
D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
D7Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo.
D10 Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo.
D11 Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
II. Grandezas e Medidas
D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 Resolver problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas.
D14 Resolver problema envolvendo noções de volume
.D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D18 Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D19Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 Resolver problemas utilizando frações equivalentes.
D24Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D26 Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D27 Resolver problema que envolva porcentagem.
D28 Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
D29 Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
D30 Resolver problema que envolva equação do 1º grau.
D31 Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema.
D32 Resolver problema que envolva equação do 2º grau
D33 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
D34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.
IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória

D35 Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem.
D36 Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento.
D37 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D38 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário