MATRIZES DE
REFERÊNCIA SAEPE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE
ESCRITA
·
D1
Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·
D2
Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
·
D3
Reconhecer palavras como unidades gráficas.
·
TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA
·
D4
Ler palavras.
·
D5
Ler sentenças.
·
D6
Localizar informação explícita em um texto.
·
D7
Inferir informação em um texto.
·
D8
Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·
D9
Identificar o tema central de um texto.
·
D11
Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não
verbais.
·
D12
Identificar o gênero do texto.
·
D13
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·
D16
Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
·
D18Reconhecer
relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que
contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·
D23
Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA
– 4ª SÉRIE /5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS
E SEUS DESCRITORES
·
I. Geometria
·
D1 Identificar a localização/movimentação
de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
·
D2Identificar propriedades comuns e
diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos
·
redondos, relacionando-os com suas
planificações.
·
D3Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados,
·
pelos tipos de ângulos.
·
D4Identificar quadriláteros,
observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
·
perpendiculares).
·
D5Reconhecer a conservação ou modificação
de medidas dos lados, do perímetro, da área em
·
ampliação e/ou redução de figuras
poligonais, usando malhas quadriculadas.
·
D6 Reconhecer figuras com simetria
de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria
·
II. Grandezas e Medidas
·
D7 Comparar a medida de grandezas,
utilizando unidades de medida convencionais ou não.
·
D8Resolver problemas significativos,
utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/
·
mm, kg/g/mg, L/mL.
·
D9 Resolver problema envolvendo
medidas de tempo.
·
D10Num problema, estabelecer trocas
entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
·
função de seus valores.
·
D11Resolver problema envolvendo o
cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
·
quadriculadas ou não.
·
D12Resolver problema envolvendo o
cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em
·
malhas quadriculadas ou não.
·
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
·
D13Reconhecer e utilizar
características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos
·
e trocas na base 10 e princípio do
valor posicional.
·
D14 Identificar a localização de
números naturais na reta numérica.
·
D15 Reconhecer a decomposição de
números naturais nas suas diversas ordens.
·
D16 Calcular o resultado de uma
adição ou subtração de números naturais.
·
D17 Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais.
·
D18Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou
·
subtração.
·
D19Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
·
divisão.
·
D20 Identificar diferentes
representações de um mesmo número racional.
·
D21 Identificar a localização de
números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·
D22 Resolver problema utilizando a
escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
·
D23Resolver problema com números
racionais expressos na forma de fração ou decimal envolvendo
·
diferentes significados.
·
D24 Resolver problema envolvendo
noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·
IV. Estatística, Probabilidade e
Combinatória
·
D25 Ler informações e dados
apresentados em tabelas.
·
D26 Ler informações e dados
apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas).
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SÉRIE / 5º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA
·
D6 Localizar informação explícita em
um texto.
·
D7 Inferir informação em um texto.
·
D8 Inferir o sentido de palavra ou
expressão a partir do contexto.
·
D9 Identificar o tema central de um
texto.
·
D10 Distinguir fato de uma opinião.
·
D11 Interpretar textos não-verbais e
textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
·
TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE,
DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
·
D12 Identificar o gênero do texto.
·
D13 Identificar a finalidade de
diferentes gêneros textuais.
·
TÓPICO III - COESÃO E COERÊNCIA
·
D16 Estabelecer relação de causa e
consequência entre partes de um texto.
·
D17 Estabelecer relações
lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais
ou advérbios.
·
D18Reconhecer relações entre partes
de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua
continuidade(substituições e repetições).
·
D21 Reconhecer o conflito gerador do
enredo e os elementos de uma narrativa.
TÓPICO
IV - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
·
D22 Identificar efeitos de humor no
texto.
·
D23 Identificar efeitos de sentido
decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·
D26 Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA – 8ªSÉRIE/ 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
I.
Geometria
D1Identificar
a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
D2Identificar propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.
D3 Identificar propriedades de
triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 Identificar relação entre
quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou
redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 Reconhecer ângulos como mudança
de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
D7Reconhecer que as imagens de uma
figura construída por uma transformação homotética são semelhantes,
identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8Resolver problema utilizando
propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais,
cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 Resolver problema utilizando
relações métricas no triângulo retângulo.
D10 Resolver problema utilizando
razões trigonométricas no triângulo retângulo.
D11 Reconhecer
círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
II.
Grandezas e Medidas
D12 Resolver problema envolvendo o
cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 Resolver problema envolvendo o
cálculo da área de figuras planas.
D14 Resolver problema envolvendo
noções de volume
.D15 Resolver problema utilizando
relações entre diferentes unidades de medida.
III.
Números e Operações/Álgebra e Funções
D16 Identificar a localização de
números inteiros na reta numérica.
D17 Identificar a localização de
números racionais na reta numérica.
D18 Efetuar cálculos com números
inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
D19Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação).
D20 Resolver problema com números
inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
D21 Reconhecer as diferentes
representações de um número racional.
D22 Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 Resolver problemas utilizando
frações equivalentes.
D24Reconhecer as representações
decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração
decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e
milésimos.
D25 Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
D26 Resolver problema com números
racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
D27 Resolver problema que envolva
porcentagem.
D28 Resolver problema
que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
D29 Identificar uma
equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
D30 Resolver problema
que envolva equação do 1º grau.
D31 Identificar a
equação do 2º grau que expressa um problema.
D32 Resolver problema
que envolva equação do 2º grau
D33 Identificar a expressão
algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou
figuras (padrões).
D34 Identificar um
sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.
IV. Estatística,
Probabilidade e Combinatória
D35 Resolver problema
elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem.
D36 Resolver problema
envolvendo probabilidade de um evento.
D37 Resolver problema
envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D38 Associar informações
apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e
vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário