Estudo Pedagógico
01
) A transferência de conhecimentos se dá quando:
a)
se multiplicam os exercícios de aplicação em contextos variados.
b)
se trabalha a repetição para permitir a memorização.
c) se identificam isomorfismos, memória e construção de soluções.
d)
o aluno, diante de três situações análogas, não responde pelo isomorfismo.
e)
o aluno obtiver um grande domínio da teoria e ficar seguro do seu saber.
02)
Avaliação é o ato crítico que:
a)
deve buscar novos caminhos se acionado nos momentos de crise.
b) contribui nas diferentes etapas do processo de aprendizagem,
planejada/intencional.
c)
precisa ser neutro, imparcial, para medir o conhecimento do aluno.
d)
verifica a fidelidade da execução do planejamento elaborado pelos professores.
e)
garante a participação de todos no processo se praticado contínua e
coletivamente.
3)
Os ciclos:
a)
vieram para ficar, uma vez que países desenvolvidos os aprovaram;
b)
têm teses que os justifiquem e os relatos a seu respeito são promissores;
c) são mais uma tentativa de atender as diferenças individuais;
d)
vieram para que o aluno goste de estar na escola;
e)
todas as alternativas estão corretas.
4)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC constituem para as escolas de
Educação Básica uma referência:
a) recomendada;
b)
permitida;
c)
proibida;
d)
obrigatória;
e)
exagerada.
5)
“Trabalho e Consumo” constitui um tema transversal específico para:
a)
1º ciclo;
b)
3º ciclo;
c) 3º e 4º ciclos;
d)
2º ciclo;
e)
1º e 2º ciclos.
6)
O ponto de partida para um projeto de participação das famílias na escola e
desta na vida da comunidade, é:
a)
a busca de parceria;
b)
o ensino às famílias sobre linguagem burocrática da escola;
c)
a visita dos professores às casas dos alunos;
d) o reconhecimento mútuo;
e) todas as
alternativas estão corretas.
A avaliação pode ser um ato amoroso, na medida em que inclui entre
os bem-sucedidos, tendo em vista, que esteprocesso é construído ao longo da
ação de ensino aprendizagem. Neste sentido, são funções da avaliação:
I - Função de cumprir exigências burocráticas, tendo em vista que
os sistemas de ensino exigem documentos que comprovem o desempenho dos alunos.
II -
Função de dialogar, diagnosticar e interagir, promovendo a ética, a
aprendizagem e a intervenção no contexto social.
III
- Função de classificar, selecionando e qualificando os alunos melhores. Está (ão) correto(s) o(s) item (ns):
a)
Apenas II. b) I, II e III.c) II e III.d) I e III.
7º)É um instrumento teórico-metodológico que tende ajudar a
enfrentar as provocações do cotidiano da escola, só que
de uma forma mais consciente que envolve reflexão, participação e
sistematização dos objetivos e metas que a escola pretende alcançar. É uma
metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os agentes
da instituição. O enunciado se refere a (o):
a)
Planejamento. b) Plano de
Aula. c) Projeto Político Pedagógico.d) Livro Didático.
8º
)Segundo a lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, considera-se criança e
adolescente, para os efeitos desta Lei, a pessoa:
a)
Criança até doze anos de idade incompletos, eadolescente aquela entre doze e
dezoito anos de idade.
b)
Criança até onze anos de idade incompletos, eadolescente aquela entre onze e
dezoito anos de idade.
c)
Criança até onze anos de idade incompletos, eadolescente aquela entre doze e
dezessete anos de idade.
d)
Criança até doze anos de idade completos, eadolescente aquela entre treze e
dezoito anos de idade.
9º )Os estabelecimentos de Educação Infantil na observância das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil
devem garantir:
I - A
convivência somente entre crianças e crianças quanto à ampliação de saberes e
conhecimentos de diferentes naturezas;
II - Condições
e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e
sociais;
III - A
igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes
sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência
da infância.
Está (ão)
correto(s) o(s) item (ns):
a)
I e II. b) I e III. c) II e III.d) Apenas III.
De
acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional - Lei n° 9394/96, no que compete ao Direito à
Educação e do
Dever de Educar, pode-se afirmar que:
I - O acesso
ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão,
grupo de cidadãos, associação comunitária, organizaçãosindical, entidade de
classe ou outra legalmente constituída,
e, ainda, o Ministério Público, acionar o
Poder Público para exigi-lo.
II - Toda
criança tem direito à vaga na escola pública deeducação infantil ou de ensino
fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 03 (três) anos de idade.
III - O dever
do Estado com educação escolar públicaserá efetivado mediante a garantia de
ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade
própria.
Está
(ão) correto(s) o(s) item (ns):
a)
I e II. b) I e III. c) II e III. d)
Apenas II.
No
que diz respeito à Organização da Educação Nacional, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da
EducaçãoNacional - Lei n° 9394/96, a União incumbir-se-á de:
I - Elaborar o
Plano Nacional de Educação, emcolaboração com os Estados, o Distrito Federal e
os
Municípios.
II - Prestar
assistência técnica e financeira aos Estados,ao Distrito Federal e aos
Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade
obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.
III -
Assegurar processo nacional de avaliação dorendimento escolar no ensino
fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de
prioridades e a melhoria da qualidade do
ensino.
Está (ão)
correto(s) o(s) item (ns):
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
I, II e III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário