AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aluno(a): _______________________________________________Nº: _________
Data: _____/_____/________ Série: ____________ Professora: ______________________
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: ___________
Valor da prova (6.0)
1. Relacione cada texto ou trechos de texto a um objetivo de leitura. O objetivo é identificar para que você leria estes textos: (2.0)
1. Piada: O papagaio especial
| ||
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
| ||
__Queria um papagaio que fosse especial.
| ||
__ Chegou na hora certa! Temos um bilíngue.
| ||
Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês.
|
( ) Ler para receber
instruções.
| |
Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
| ||
- E se eu levantar as duas patinhas?
| ||
O Papagaio respondeu:
| ||
- Aí eu caio!
| ||
2. Regras de jogo: Jogo de raciocínio
| ||
Neste jogo, um conjunto de dez moedas estão posicionadas
|
( ) Ler para se apresentar
ao público.
| |
em forma de triângulo. Movendo as moedas com o mouse, você
| ||
deve encontrar uma maneira de inverter a figura do triângulo.
| ||
Mas atenção: Você deve completar a tarefa com apenas três
| ||
movimentos!
| ||
3. Verbete de dicionário: pesquisar
|
( ) Ler para estudar.
| |
__pes.qui.sar (pesquisa+ar) vtd 1 Buscar com diligência; indagar,
| ||
inquirir, investigar: Pesquisar a etimologia de uma palavra.
| ||
vtd 2 Informar-se acerca de. Vtd 3 Fazer pesquisas.
| ||
4. Verbete de enciclopédia: povos ameríndios
| ||
Índio, indígena ou nativo americano são nomes dados aos habitan-
|
( ) Ler para divertir-se.
| |
tes humanos da América antes da chegada dos europeus, e os
| ||
seus descendentes atuais. A hipótese mais aceita descendentes
| ||
atuais. A hipótese mais aceita para sua origem é que os primeiros
| ||
habitantes da América tenham vindo da Ásia atravessando a pé
| ||
o Estreito de Bering, no final da idade do gelo, há 12 mil anos. [...]
|
( ) Ler para saber o
significado de uma palavra.
| |
5. Discurso
| ||
Caros congressistas, boa noite! Sejam bem vindos ao nosso
| ||
complexo artístico...
|
2. Continuando a identificar os gêneros textuais: (1.0)
a) Que texto é usado para deixar um recado a alguém?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
b) Que texto é usado para comunicar um fato a um parente que mora longe?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
c) Que texto é usado divertir além das piadas?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
d) Que texto é usado para ensinar alguém a fazer alguma coisa?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
Leia o texto:
O nascimento das tartarugas marinhas acompanhadas pelo Projeto Tamar.
Quando chega o momento da reprodução, as tartarugas marinhas fêmeas voltam à mesma praia em que nasceram para colocar seus ovos. Com a ajuda das nadadeiras, fazer buracos na areia onde vão desovar.
Uma fêmea pode colocar cerca de 130 ovos em cada desova e pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada de reprodução, com intervalos de alguns dias entre uma desova e outra. Os ovos, branquinhos e redondos s, parecidos com uma bolinha de pingue-pongue, são enterrados na areia.
As novas tartaruguinhas demoram de 45 a 60 dias para nascer. E o nascimento é um acontecimento!
Elas rasgam a casca do ovo e saem dos buracos. Uma ajuda a outra a alcançar a superfície da praia! Chegando à superfície, todas correm em direção ao mar.
Muitas morrem pelo caminho. Outras conseguem chegar ao mar, onde vão crescer e garantir que a espécie continue.
Este grandioso projeto é patrocinado pela Petrobrás.
Texto extraído do Projeto Pitanguá (Ciências 2 – Caderno do explorador).
3. Analisando o texto – relacione as colunas: (1.0)
( 1 ) Qual é o órgão patrocinador desta campanha?
( 2 ) Quem está protegendo?
( 3 ) Quem está sendo protegida?
( 4 ) O que visa este projeto?
( ) Projeto TAMAR
( ) Petrobrás
( ) As tartarugas
( ) Preservar o meio ambiente.
4. Numere os fatos de acordo com a ordem em que ocorrem. (0.5)
( ) Elas fazem buracos.
( ) As tartarugas voltam à praia em que nasceram.
( ) As tartarugas marinhas colocam os ovos.
( ) Uma ajuda a outra a alcançar a superfície da praia.
( ) Os filhotes rasgam a casca do ovo e saem dos buracos.
( ) Alguns filhotes conseguem chegar ao mar onde vão crescer.
5. Retire dos textos de sua avaliação palavras compostas de: (0.5)
Prefixos
|
Sufixos
|
6. Lembrando-se dos sinônimos e antônimos, coloque (S) nas palavras que acompanham seus sinônimos e (A) nas palavras acompanhadas de seus antônimos: (0.5)
a) certo / correto ( )
b) direita / esquerda ( )
c) simpático / antipático ( )
d) buraco / cavidade ( )
7. Classifique os advérbios sublinhados. Oriente-se pelos advérbios do quadro (0.5)
advérbio de dúvida - advérbio de negação - advérbio de lugar - advérbio de modo - advérbio de afirmação - advérbio de tempo
a) Não irei ao passeio. ___________________________
b) Gosto de quem fala bem. ______________________
c) Sim, posso ir com você. _______________________
d) Amanhã levarei os livras. ______________________
e) Vi um ninho lá na árvore. ______________________
f) Talvez ela viaje. ___________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário