Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 25 de julho de 2013

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA



Aluno(a): _______________________________________________Nº: _________
Data: _____/_____/________      Série: ____________      Professora: ______________________

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA                                       NOTA: ___________ 
                                                                                                                                                Valor da prova (6.0)




1. Relacione cada texto ou trechos de texto a um objetivo de leitura. O objetivo é identificar para que você leria estes textos:  (2.0)
1. Piada: O papagaio especial


O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:


__Queria um papagaio que fosse especial.


__ Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. 


Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês.

(    ) Ler para receber 
instruções.
Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.


- E se eu levantar as duas patinhas? 


O Papagaio respondeu: 


- Aí eu caio!


2. Regras de jogo: Jogo de raciocínio


Neste jogo, um conjunto de dez moedas estão posicionadas

(    ) Ler para se apresentar
ao público.
em forma de triângulo. Movendo as moedas com o mouse, você


 deve encontrar uma maneira de inverter a figura do triângulo.


Mas atenção: Você deve completar a tarefa com apenas três


 movimentos!


3. Verbete de dicionário: pesquisar

(    ) Ler para estudar.
__pes.qui.sar (pesquisa+ar) vtd Buscar com diligência; indagar,


 inquirir, investigar: Pesquisar a etimologia de uma palavra.


 vtd Informar-se acerca de. Vtd 3 Fazer pesquisas.


4. Verbete de enciclopédia: povos ameríndios


Índio, indígena ou nativo americano são nomes dados aos habitan-

(    ) Ler para divertir-se.
tes humanos da América  antes da chegada dos europeus, e os


 seus descendentes atuais. A hipótese mais aceita descendentes


atuais. A hipótese mais aceita para sua origem é que os primeiros


 habitantes da América tenham vindo da Ásia atravessando  a pé


o Estreito de Bering, no final da idade do gelo, há 12 mil anos. [...]

(    ) Ler para saber o 
significado de uma palavra.
5. Discurso


Caros congressistas, boa noite! Sejam bem vindos ao nosso


 complexo artístico...



2. Continuando a identificar os gêneros textuais: (1.0)


a) Que texto é usado para deixar um recado a alguém?
(    ) Uma história em quadrinhos.
(    ) Uma carta.
(    ) Um bilhete.
(    ) Uma receita.

b) Que texto é usado para comunicar um fato a um parente que mora longe?
(    ) Uma história em quadrinhos.
(    ) Uma carta.
(    ) Um bilhete.
(    ) Uma receita.

c) Que texto é usado divertir além das piadas?
(    ) Uma história em quadrinhos.
(    ) Uma carta.
(    ) Um bilhete.
(    ) Uma receita.

d) Que texto é usado para ensinar alguém a fazer alguma coisa?
(    ) Uma história em quadrinhos.
(    ) Uma carta.
(    ) Um bilhete.
(    ) Uma receita.


Leia o texto:

O nascimento das tartarugas marinhas acompanhadas pelo Projeto Tamar.     
            Quando chega o momento da reprodução, as tartarugas marinhas fêmeas voltam à mesma praia em que nasceram para colocar seus ovos. Com a ajuda das nadadeiras, fazer buracos na areia onde vão desovar.
            Uma fêmea pode colocar cerca de 130 ovos em cada desova e pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada de reprodução, com intervalos de alguns dias entre uma desova e outra. Os ovos, branquinhos e redondos  s, parecidos com uma bolinha de pingue-pongue, são enterrados na areia.
As novas tartaruguinhas demoram de 45 a 60 dias para nascer. E o nascimento é um acontecimento!
Elas rasgam a casca do ovo e saem dos buracos. Uma ajuda a outra a alcançar a superfície da praia! Chegando à superfície, todas correm em direção ao mar.
Muitas morrem pelo caminho. Outras conseguem chegar ao mar, onde vão crescer e garantir que a espécie continue.
            Este grandioso projeto é patrocinado pela Petrobrás.
Texto extraído do Projeto Pitanguá (Ciências 2 – Caderno do explorador).
3.  Analisando o texto – relacione as colunas: (1.0)


( 1 ) Qual é o órgão patrocinador desta campanha?
( 2 ) Quem está protegendo?                     
( 3 ) Quem está sendo protegida?              
( 4 ) O que visa este projeto?
(   ) Projeto TAMAR
(   ) Petrobrás
(   ) As tartarugas
(   ) Preservar o meio ambiente.



4. Numere os fatos de acordo com a ordem em que ocorrem. (0.5)
(   ) Elas fazem buracos.
(   ) As tartarugas voltam à praia em que nasceram.
(   ) As tartarugas marinhas colocam os ovos.
(   ) Uma ajuda a outra a alcançar a superfície da praia.
(   ) Os filhotes rasgam a casca do ovo e saem dos buracos.
(   ) Alguns filhotes conseguem chegar ao mar onde vão crescer.

5. Retire dos textos de sua avaliação palavras compostas de: (0.5)

Prefixos
Sufixos







6. Lembrando-se dos sinônimos e antônimos, coloque (S) nas palavras que acompanham seus sinônimos e (A) nas palavras acompanhadas de seus antônimos: (0.5)


a) certo / correto (   )
b) direita / esquerda (   )
c) simpático / antipático (   )
d) buraco / cavidade (   )



7. Classifique os advérbios sublinhados. Oriente-se pelos advérbios do quadro (0.5)
advérbio de dúvida - advérbio de negação - advérbio de lugar - advérbio de modo - advérbio de afirmação - advérbio de tempo


a)  Não irei ao passeio. ___________________________
b)   Gosto de quem fala bem. ______________________
c)   Sim, posso ir com você. _______________________
d)   Amanhã levarei os livras. ______________________
e)   Vi um ninho  na árvore. ______________________
f) Talvez ela viaje.  ___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário