Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 28 de julho de 2013

O Poder das Palavras

O Poder das Palavras
Brilhante afirmação de Bess Sondel ! É a mais pura verdade.


Palavras levantam ou derrubam. Acalmam ou  revoltam. Acariciam ou ferem. Harmonizam ou destroem. Ora são pontes, ora são muralhas...Às vezes, unem; outras vezes, separam.

Palavras têm força. Peso. Poder.
Podem promover a paz ou podem provocar uma guerra.

Certamente já se ouviu falar de guerras que foram deflagradas, em consequência de algo que foi dito num momento impensado.

- Quem nunca experimentou situações de ódio, rancor, indiferença,
Paixão ou amor, despertadas por palavras proferidas no auge da exaltação?

Palavras têm ressonâncias eternas. Têm consequências inesperadas e ás vezes irreparáveis. Podem levar ao céu e podem impelir ao abismo. E, uma vez proferidas, como retirá-las? Como desfazer os estragos por elas provocados?

Há sempre a possibilidade de um pedido de perdão Ou a tentativa de alguma explicação para minimizar o impacto causado. Mas, como colar uma porcelana sem deixar As marcas da emenda? Seria o mesmo que tratar das feridas e ignorar as cicatrizes.

Palavras exigem reflexão, cautela, serenidade...Jamais a impulsividade.
A reflexão e o cuidado previnem estragos que podem ser evitados. A impulsividade gera atritos e desentendimentos. Palavras podem ser bênçãos ou sentenças...

Que as nossas palavras jamais sejam sentenças. Que elas possam sempre ser bênçãos sussurradas por Deus em nossos ouvidos, Para que tenham o poder da harmonia, Da cura, do conforto, da fé, da esperança, do amor e da paz.


Autor: Bess Sondel

Nenhum comentário:

Postar um comentário