sábado, 9 de abril de 2016

Todo começo de ano é a mesma coisa

Fabiano Brum

Todo começo de ano é a mesma coisa. Criamos mil planos para os próximos 12 meses, mas acabamos nos esquecendo da maioria deles antes que seja possível realizá-los.
O que será que aconteceu para que não atingíssemos nossos objetivos? O que podemos fazer para que 2016 seja diferente e consigamos ser pessoas mais realizadoras?
Seguem algumas dicas que poderão ser valiosas no momento em que estiver refletindo sobre o que deseja para este ano:
1 – Faça uma lista dos seus sonhos – Saber para onde se quer ir é a primeira necessidade para aquele que quer iniciar uma jornada. Faça uma lista dos sonhos que gostaria de realizar em 2016. Seja sincero consigo mesmo, tenha certeza que são objetivos que necessitarão de empenho, porém possíveis de serem realizados. Procure escrever apenas dois ou três sonhos para cada área de sua vida (pessoal, familiar, profissional, saúde, social, etc). Não adianta ter uma lista com centenas de itens, você provavelmente irá se frustrar. Que tal começar com 12 objetivos para 2016? Este número lhe parece sugestivo?
2 – Transforme sonhos em metas – Você se lembra da música que diz: “deixa a vida me levar, vida leva eu...”? Essa talvez seja a melhor maneira de chegar a lugar nenhum! Se a vida é uma viagem, como você vai chegar ao seu destino sem um roteiro? As metas servem para dizer onde você está indo, como você vai chegar e o que você vai fazer quando chegar lá.
Uma meta é um objetivo específico com data marcada para acontecer. Seja bastante específico em cada um dos 12 objetivos e estabeleça prazos. Exemplo: Se a sua meta é comprar um carro, especifique marca, modelo, ano, valor e uma data limite para a aquisição.
3 – Qual a sua estratégia?– Agora que você tem 12 objetivos para o ano de 2016, e sabe para onde quer ir, é a hora de montar uma estratégia de como chegar lá. Estabeleça quais ações você irá realizar para conseguir atingir seus objetivos. Basta entender que a estratégia é o passo a passo que você terá que desenvolver para atingir a meta e chegar ao seu objetivo.
4 – Acompanhe os resultados - Não se esqueça de fazer a avaliação constante durante todo o processo de planejamento e execução. Ao perceber que alguma meta não foi alcançada, redefina-a, corrija seu roteiro a fim de chegar ao seu objetivo.
5 – Fazer um pouco mais –Sucesso dá trabalho! Não se consegue resultados espetaculares sem empenho e coragem. A música Eu Vou Seguir, uma versão em português de Marina Elali e Dudu Falcão para uma música de Gloria Stefan diz em sua letra: “Eu vou ser mais do que eu sou, para cumprir as promessas que eu fiz. Porque eu sei que é assim, que os meus sonhos dependem de mim.”
Para conseguirmos realizar nossos sonhos e conquistar nossas metas, precisamos nos desenvolver como pessoa e como profissional. Não podemos ficar estagnados. Aperfeiçoamento contínuo, treinamento, capacitação e disciplina é o caminho para quem deseja conquistar o sucesso!
Afine-se!
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário