Educar é Semear

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quinta-feira, 14 de abril de 2016

Atividade escrita - 6° ano - Substantivo (2)

Atividade escrita - 6° ano - Substantivo (2)

Atividade
1. Leia com atenção o texto que se segue e sublinhe todos os
substantivos próprios:
Lúcia e Rogério foram ao Gbarbosa para fazer algumas compras. Logo depois que saíram do caixa, foram até o McDonald’s e compraram uma Coca-Cola bem geladinha, porque estava muito calor.
No caminho para casa, Rogério estava distraído com seu Fandangos e acabou sujando seu Nike em uma poça de lama que tinha na calçada.
Lúcia aproveitou que iam passar na frente de uma banca e comprou uma Mônica para ler mais tarde.
Quando chegaram em casa, Rogério estava todo suado e resolveu tomar um banho e se refrescar. Enquanto isso, Lúcia ficou assistindo um pouco de TV, pois já estava passando Procurando Nemo e ela não podia perder.
2. Agora, reescreva todo o texto substituindo os substantivos próprios que você grifou, por substantivos comuns referentes a eles:
Uma mulher e um homem foram...
3. Retire as palavras que contém dígrafo.
4. Retire uma palavra polissílaba, uma dissílaba e uma trissílaba.
5. Identifique no texto palavras que contém ditongo.

Atividade adaptada para 0 6º ano do Ensino Fundamental


Atividade de Revisão - formação das palavras

Atividade Escrita – 9º ano – Língua Portuguesa – Professora Mara Virginia

1. Relacione as colunas com o significado dos radicais formadores das palavras da a 1ª coluna.
(a) Ortografia ( ) água / horror
(b) Sonoterapia ( ) coração / escrita
(c) cronômetro ( ) amigo / sabedoria
(d) filósofo ( ) tempo / o que mede
(e) hidrofobia ( ) terra / descrição
(f) televis ( ) vida / escrita
(g) biografia ( ) longe / visão
(h) geografia ( ) correto / escrever
(i) cardiograma ( ) alma / estudo
(j) psicologia ( ) sono / cura
2. Procure na lista de radicais gregos e latinos os radicais referentes aos significados abaixo e forme a palavra correspondente. observe o exemplo: Que cultiva vinho = vinícola
a) que come carne: b) que come plantas:
c) estudo dos mortos: d) governo do povo:
3. Observe as palavras sublinhadas nas frases abaixo e informe se a sua formação é prefixal, sufixal, prefixal/sufixal.
a)À noite, em volta da fogueira, os pares cantavam e dançavam.
b)Ela permaneceu imóvel na sala.
c)Ao ouvir a voz da mãe, a garotada correu inquieta.
d)A gata, contemplando a ninhada, parecia feliz com seus filhotes.
e)A criançada passeava pelo parque com grande contentamento.
f) O mecânico azeitou as engrenagens do carro.
4. Indique o processo de formação das palavras abaixo:
1. camisola 13.boquiaberto
2. piu-piu 14.desleal
3. interpor 15.malmequer
4. fidalgo 16.endurecer
5. moto 17.banana-maçã
6. arco-íris 18.arredondar
7. planalto 19.abreugrafia
8. lobisomem 20.combate
9. ultravioleta 21.o sorrir
10. papel-moeda 22.estrago
11. manda-chuva 23.sociologia
12. amoral 24. cine
5. A palavra "aguardente" formou-se por:
a) neologismo d) gíria
b) aglutinação e) derivação regressiva
c) justaposição
6. A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de:
a) embalançar d) encobrir
b) abstrair e) perfurar c) encaixotar
7. Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas
e) desatarraxou – estremeceu
8.Quem possui inveja é:
a) invejozo d) invejoso
b) invejeiro e) invejador
c) invejado
RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?


MEIRELES, Cecília: poesia. Por Darcy Damasceno.
Rio de Janeiro, Agir, 1974. p 19-20.


1. O tema do texto é

(A) a consciência súbita sobre o envelhecimento.
(B) a decepção por encontrar-se já fragilizada.
(C) a falta de alternativa face ao envelhecimento.
(D) a recordação de uma época de juventude.
(E) a revolta diante do espelho.

2. No verso: Eu não tinha estas mãos sem forças... Podemos inferir:
(A) as forças das mãos acabaram por causa da idade.
(B) as mãos não tinham forças na juventude.
(C) as mãos tinham forças na juventude.
(D) as forças das mãos não se acabaram.

3. Responda a pergunta do poema, use a criatividade.
___________________________________________________

4. Identifique os adjetivos usados no poema.


Atividade - pronomes


1. Leia a tirinha, retire os pronome e classifique-os.
____________________________________________________________

2 Circule o pronome relativo e indique o seu antecedente:
a) Não conheço ninguém que o possa ajudar.
b) Era um homem que tinha muita coragem.
c) Mal podia esconder a doença que o consumia.
d) Este é o poema do qual lhe falei.
e) Visitei a cidade onde nasceu Manuel Bandeira.
3. Una os períodos com um pronome relativo;
a) Este é o moço. Eu lhe falei do moço.
b) Este é o moço. Eu me encontrei com o moço.
c) Este é o moço. Eu procurei pelo moço.
d) Este é o moço. Devo entregar a encomenda para o moço.

Trabalhando com tirinhas - gramática aplicada


1 Leia a tirinha e responda:
a)Quantos períodos tem no segundo quadrinho?

b) Podemos dizer que os períodos são simples ou compostos? Justifique sua resposta.

c)Pode-se classificar a fala de Cebolinha no 3 quadrinho como período composto? Justifique sua resposta.

d) Qual o tipo textual predominante na tirinha?

e) Faça a correção ortográfica da fala do Cebolinha, depois classifique as orações em coordenadas ou subordinadas.


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