Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Texto : Em dezembro

Em dezembro

Em dezembro mangas maduras eram vistas da janela – mas antes disso já tínhamos comido muita manga com sal, tirado escondido da cozinha. [...]
- Quem comeu manga verde? Vamos, confessa, já.
Nenhum confessava: os dois de castigo.
Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu.
- Dou um pedaço.
- Quero a manga inteira.
- A manga inteira não. Um pedaço. [...]
- A manga inteira ou nada.
- Então nada.
Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando:
- Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo.
Fiquei fechado de castigo até a hora da janta.
Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai apanhar é de vara, ouviu?
Quem apanhou de vara foi a Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara:
- Você enredou, agora vai apanhar.[...]
Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim, ela disse que gostava. Pedi para ela dizer: “Eu te amo”. Ela disse. [...]eu falei que era mentira, que ela gostava é de Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim, e eu desci uma varada nas pernas dela. Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro[...]
- Pede perdão, senão eu bato de novo!
Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de novo, e dessa vez ela nem bem se mexeu, como se não tivesse sentindo dor. Foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se.[...]
Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.
No dia seguinte recebi uma caixinha embrulhada - dentro os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”.
Luiz Vilela. Contos da infância e da adolescência. São Paulo: Ática, 2001.
  1. Quem comeu manga verde? (0,5)
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Por que a Vovó não queria quer eles comessem manga verde com sal? (0,5)
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    3. Quem é o narrador? Em que momento ele descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relação a ele? (0,5)
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    4. Em sua opinião, por que ele não acreditou quando ela disse, no quintal, que gostava dele? (0,5) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    5. Por que o narrador bateu em Neusa? (0,5)
    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário