sexta-feira, 26 de junho de 2015

SAEB e PROVA BRASIL 2015






SAEB e PROVA BRASIL 2015

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, desde a sua implantação em 1990, estruturou-se com o objetivo principal de oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas. Pela Portaria Ministerial n.° 931, de 21 de março de 2005, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb foi reinstituído de forma que passou a ser composto por dois processos de avaliação.
1)      A Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB.
2)      A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC.
Para aproveitar os nomes já conhecidos, a Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB está sendo chamada de SAEB, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC de Prova Brasil.
O SAEB permite produzir resultados de desempenho dos alunos brasileiros, conforme os estratos amostrais; permite também a promoção de estudos que investiguem a equidade e a eficiência dos Sistemas e Redes de Ensino que relacionem o desempenho dos alunos aos fatores a eles associados.
O SAEB será aplicado a uma amostra de alunos de 4.ª série (ou 5.º ano) e 8.ª série (ou 9.º ano) doEF e da 3.ª série do EM, das redes públicas urbanas e rurais e particulares do país. Avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.
FOCO E OBJETIVOS
SÃO OBJETIVOS GERAIS DA PROVA BRASIL:

Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
Melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus resultados à sociedade em geral;
Fornecer informações para o poder público, definir ações voltadas para superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino e redução das desigualdades
Refletir sobre o perfil da avaliação externa e de larga escala e da avaliação interna;
Entender as avaliações externas e de larga escala da Rede Municipal e suas relações com Prova Brasil, SAEPE  e  ANEB ;
Relacionar a avaliação externa e de larga escala ao projeto pedagógico da unidade escolar.
O QUE É AVALIAR?

     O processo de avaliação está relacionado à produção de informações sobre determinada realidade e é algo que está bastante presente no cotidiano escolar.
Coletar : Dados e informações sobre determinada realidade.
Diagnosticar: Produzir algum julgamento sobre a realidade.
Decidir Em função de um objetivo que se deseja alcançar.
Agir : Traçar estratégias de uma ação sobre o objeto avaliado
                                   

TIPOS DE AVALIAÇÃO

DIAGNÓSTICA:
      
         Objetivo: Identificar características dos alunos com finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado.
         Características: Aspecto preventivo; capacidade de determinar causas de dificuldades de aprendizagem permanentes.
         Resultados:  Possibilitam planejamento de intervenções iniciais e novos procedimentos
         Definição: Ocorre no início de um processo para obter informações sobre os conhecimentos dos estudantes.

FORMATIVA
         Definição:Tem foco no processo de ensino/ aprendizagem e caráter essencialmente pedagógico.
         Objetivo: Melhorar o processo de ensino/ aprendizagem a partir das informações coletadas pelo processo avaliativo.
         Características: Geração rápida de informações sobre etapas vencidas; feedback contínuo;  diálogo entre professor e aluno.
         Resultados: Permitem planejamento, ajuste e redirecionamento de práticas pedagógicas
SOMATIVA:
         Definição: Modalidade avaliativa pontual que ocorre ao final de um processo.
         Objetivo: Fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação.
         Características: Além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência.
         Resultados :  Permitem registrar o que parece ter sido assimilado pelos alunos ao longo do processo.

INTERNA :
         Definição: Realizada pelo professor em sala de aula; corresponde à verificação da aprendizagem dos alunos.
         Objetivo: Verificar o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo informações sobre o trabalho do professor.
         Características: Refletir resultados do trabalho do professor, bem como o desempenho dos alunos. Utiliza a teoria clássica dos testes (TCT).
         Resultados: Permitem reformular práticas pedagógicas ou retomar alguma dificuldade apresentada pelos alunos.

EXTERNA:
         Definição: Um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares.
         Objetivo: Assegurar a qualidade da Educação; diagnosticar a realidade do ensino.
         Características: Podem ser censitárias ou amostrais. Avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Utiliza a teoria da resposta ao item (TRI)
         Resultados: Fornecem subsídios para a tomada de decisões; permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino.

Importância da Avaliação

·         Desempenha um papel sobre os rumos do sistema de ensino;
·         Garante a fidedignidade das informações oferecidas;
·         Garante a reflexão sobre os resultados;
·         Estimula o envolvimento crescente dos atores participantes do processo, seja pelo aprimoramento de métodos, instrumentos e logística de realização da avaliação
·         Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho



Site de Pesquisa
·         www.mec.gov.br.
·         www.educarede.org.br.
·         http://provabrasil.inep.gov.br.

Valdinere Alves dos  Santos

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