SAEB e PROVA BRASIL 2015
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica - SAEB, desde a sua implantação em 1990, estruturou-se com o objetivo
principal de oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento
de políticas públicas. Pela Portaria Ministerial n.° 931, de 21 de março de
2005, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb foi
reinstituído de forma que passou a ser composto por dois processos de avaliação.
1)
A Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB.
2)
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC.
Para aproveitar os nomes já
conhecidos, a Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB está sendo chamada
de SAEB, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC de Prova Brasil.
O SAEB permite produzir
resultados de desempenho dos alunos brasileiros, conforme os estratos
amostrais; permite também a promoção de estudos que investiguem a equidade e a
eficiência dos Sistemas e Redes de Ensino que relacionem o desempenho dos
alunos aos fatores a eles associados.
O SAEB será aplicado a uma
amostra de alunos de 4.ª série (ou 5.º ano) e 8.ª série (ou 9.º ano) doEF e
da 3.ª série do EM, das redes públicas urbanas e rurais e particulares do país.
Avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.
FOCO E OBJETIVOS
SÃO OBJETIVOS GERAIS DA PROVA BRASIL:
Avaliar a qualidade
do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o
resultado global;
Melhorar os padrões
de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus
resultados à sociedade em geral;
Fornecer informações
para o poder público, definir ações voltadas para superação dos problemas identificados
e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino
e redução das desigualdades
Refletir sobre o perfil da
avaliação externa e de larga escala e da avaliação interna;
Entender as avaliações externas e de larga escala da
Rede Municipal e suas relações com Prova Brasil, SAEPE e ANEB
;
Relacionar a avaliação externa e de larga escala ao
projeto pedagógico da unidade escolar.
O QUE É AVALIAR?
O processo de avaliação está
relacionado à produção de informações sobre determinada realidade e é algo que
está bastante presente no cotidiano escolar.
Coletar
: Dados e
informações sobre determinada realidade.
Diagnosticar: Produzir algum julgamento sobre
a realidade.
Decidir Em função de um objetivo que se
deseja alcançar.
Agir
: Traçar
estratégias de uma ação sobre o objeto avaliado
TIPOS DE AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA:
•
Objetivo: Identificar características dos alunos com
finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado.
•
Características: Aspecto preventivo; capacidade de determinar
causas de dificuldades de aprendizagem permanentes.
•
Resultados:
Possibilitam planejamento de intervenções iniciais e novos procedimentos
•
Definição: Ocorre no início de um
processo para obter informações sobre os conhecimentos dos estudantes.
FORMATIVA
•
Definição:Tem
foco no processo de ensino/ aprendizagem e caráter essencialmente pedagógico.
•
Objetivo:
Melhorar o processo de ensino/ aprendizagem a partir das informações coletadas
pelo processo avaliativo.
•
Características:
Geração rápida de informações sobre etapas vencidas; feedback contínuo; diálogo entre professor e aluno.
•
Resultados:
Permitem planejamento, ajuste e redirecionamento de práticas pedagógicas
SOMATIVA:
•
Definição: Modalidade avaliativa pontual que ocorre ao final
de um processo.
•
Objetivo: Fazer um balanço somatório de uma ou várias
sequências do trabalho de formação.
•
Características: Além de informar, situar e classificar o avaliado,
tendo a perspectiva de conclusão em evidência.
•
Resultados : Permitem
registrar o que parece ter sido assimilado pelos alunos ao longo do processo.
INTERNA :
•
Definição: Realizada pelo professor em sala de aula;
corresponde à verificação da aprendizagem dos alunos.
•
Objetivo: Verificar o processo de ensino e aprendizagem,
fornecendo informações sobre o trabalho do professor.
•
Características: Refletir resultados do trabalho do professor,
bem como o desempenho dos alunos. Utiliza a teoria clássica dos testes (TCT).
•
Resultados: Permitem reformular práticas pedagógicas ou
retomar alguma dificuldade apresentada pelos alunos.
EXTERNA:
•
Definição: Um dos principais instrumentos para a elaboração de
políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das
unidades escolares.
•
Objetivo: Assegurar a qualidade da Educação; diagnosticar a
realidade do ensino.
•
Características: Podem ser censitárias ou amostrais. Avalia as
redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Utiliza a teoria da
resposta ao item (TRI)
•
Resultados: Fornecem subsídios para a tomada de decisões;
permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino.
·
Desempenha um papel sobre os rumos do
sistema de ensino;
·
Garante a fidedignidade das informações oferecidas;
·
Garante a reflexão sobre os resultados;
·
Estimula o envolvimento crescente dos
atores participantes do processo, seja pelo aprimoramento de métodos,
instrumentos e logística de realização da avaliação
·
Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho
Valdinere
Alves dos Santos
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