PROJETO DE
INTERVENÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Público alvo: Alunos do 1º ao
5º ano
Duração: Até o final das etapas
Duração: Até o final das etapas
JUSTIFICATIVA
Diante do diagnóstico que foi realizado
nas turmas do alfabetizar Com Sucesso , observamos algumas dificuldades nos
alunos do 1º ao 5º ano, fez se necessário a elaboração desse projeto que visa
desenvolver neles uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de
maneira significativa e lúdica. Serão trabalhadas atividades visando à
participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizará
métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.
O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com
o mundo, é o foco central desse projeto. Tendo em vista os resultados do
diagnóstico das turmas , foi definido um plano de trabalho com as metas gerais
a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também ações
e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser
garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento. Ao trabalhar
visando a construção dessas competências, acreditar-se que cada aluno será
capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes
portadores de textos bem como seus usos sociais. Esse projeto será mais um
passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo
na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial
nas produções de textos e, consequentemente, melhor resultados nos estudos, de
modo geral.
OBJETIVO
GERAL : Contribuir
no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades
lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento
da leitura e escrita;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Adquirir
competência na leitura e escrita; Trabalhar vários tipo de texto;
·
Escrever
ortograficamente correto; Saber interpretar vários tipos de texto;
·
Reconhecer
o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
·
Planejar
atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e
produções de textos.
CONTEÚDOS ABORDADOS NO
PROJETO: Leitura, escrita e interpretação
de textos
METODOLOGIA
·
Através
do resultado do diagnóstico das turmas foi definido um plano de trabalho com
metas a serem desenvolvidas no dia-a-dia na sala de aula.
·
A
atividades serão desenvolvidas no
dia-a-dia da sala de aula com matérias concreto como: alfabeto móvel,
fantoches, jogos de rimas, jogos de memória com escrita/desenho entre outros.
Empréstimos de livros, onde o aluno leva para casa e determina o dia de entrega.
Empréstimos de livros, onde o aluno leva para casa e determina o dia de entrega.
·
Trabalhando
atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos no processo
de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita.
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e
processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as
necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação,
interesse, desempenho, engajamento e colaboração.
RESULTADOS OBTIDOS
Espera-se que ao final do ano todos os alunos que estão apresentando
dificuldades na leitura possa desenvolver esta competência.
SUGESTÕES
DAS LETRAS DAS CANTIGAS DE RODAS PARA SEREM TRABALHADAS
PROPOSTA
DE TRABALHO: ATIREI O PAU NO GATO
VERSÃO ORIGINAL
ATIREI O PÁU NO GATO TÔ TÔ /MAS O GATO TÔ TÔ /NÃO MORREU REU REU /DONA CHICA CÁ ADMIROU-SE SE /DO BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU MIAU !!!!!!
2ª VERSÃO
NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...PORQUE ISSO, SO...SO /NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...JESUS CRISTO, TO...TO
NOS ENSINA, NA...NA A AMAR, A AMAR OS ANIMAIS /AMÉM!
3ª VERSÃO
NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...PORQUE ISSO, SO...SO /NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...O GATINHO – NHO...NHO
É NOSSO AMIGO – GO-GO /NÃO DEVEMOS NÃO DEVEMOS /MALTARATAR OS ANIMAIS MIAU!
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA MÚSICA: ATIREI O PAU NO GATO
1. Colocar a letra na 1ª versão no quadro;
2. Cantar a música com elas;
3. Questionar: sobre o que fala a cantiga? Se é correto o que está sendo tocado na música? Se eles conhecem outras maneiras de cantar essa mesma cantiga?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Colocar a letra na 2ª versão no quadro.
VERSÃO ORIGINAL
ATIREI O PÁU NO GATO TÔ TÔ /MAS O GATO TÔ TÔ /NÃO MORREU REU REU /DONA CHICA CÁ ADMIROU-SE SE /DO BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU MIAU !!!!!!
2ª VERSÃO
NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...PORQUE ISSO, SO...SO /NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...JESUS CRISTO, TO...TO
NOS ENSINA, NA...NA A AMAR, A AMAR OS ANIMAIS /AMÉM!
3ª VERSÃO
NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...PORQUE ISSO, SO...SO /NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...O GATINHO – NHO...NHO
É NOSSO AMIGO – GO-GO /NÃO DEVEMOS NÃO DEVEMOS /MALTARATAR OS ANIMAIS MIAU!
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA MÚSICA: ATIREI O PAU NO GATO
1. Colocar a letra na 1ª versão no quadro;
2. Cantar a música com elas;
3. Questionar: sobre o que fala a cantiga? Se é correto o que está sendo tocado na música? Se eles conhecem outras maneiras de cantar essa mesma cantiga?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Colocar a letra na 2ª versão no quadro.
6. Colocar a
letra na 3ª versão no quadro.;
7. Fazer também com as crianças a leitura coletiva da cantiga na 2ª e 3ª versões;
8. Discutir: De qual das três versões gostaram mais? O que mudou em relação a 1ª forma como a música foi cantada? O que essa nova versão nos ensina?
9. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica nas três formas;
10. Fazer desenhos ilustrando: a 1ª , 2ª e 3ª versão da cantiga atirei o pau no gato;
11. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas leem;
12. Destacar as palavra: GATO e realizar atividades:
7. Fazer também com as crianças a leitura coletiva da cantiga na 2ª e 3ª versões;
8. Discutir: De qual das três versões gostaram mais? O que mudou em relação a 1ª forma como a música foi cantada? O que essa nova versão nos ensina?
9. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica nas três formas;
10. Fazer desenhos ilustrando: a 1ª , 2ª e 3ª versão da cantiga atirei o pau no gato;
11. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas leem;
12. Destacar as palavra: GATO e realizar atividades:
(1º oralmente e
várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula
a depender do nível da turma.
Ex.: GATO
Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?
Qual a 1ª letra?_________________ Qual a última letra?__________ Quantas sílabas?___________
Ex.: GATO
Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?
Qual a 1ª letra?_________________ Qual a última letra?__________ Quantas sílabas?___________
Qual a 1ª
sílaba?__________ Qual a última sílaba?_________ Qual a 2ª sílaba?________
Quantas letras? _________ Quantas sílabas?___________ De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?
Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso).
Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.
Estudar as famílias silábicas da palavra GATO no 4 tipos de letras: GA/GO/GU/GÃO e TA/TE/ TI/ TO TU TÃO.
Formar palavras usando o alfabeto móvel (com as silabas que aparecem na palavra: GATO
Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.
Quantas letras? _________ Quantas sílabas?___________ De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?
Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso).
Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.
Estudar as famílias silábicas da palavra GATO no 4 tipos de letras: GA/GO/GU/GÃO e TA/TE/ TI/ TO TU TÃO.
Formar palavras usando o alfabeto móvel (com as silabas que aparecem na palavra: GATO
Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.
Cantar novamente
a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;
Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;
Pedir para que os alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles a leitura coletiva Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)
Fazer o ditado das palavras da cantiga; Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;
Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;
Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma. Recorte e colagem do animal (gato) cada aluno faz o seu.
PROPOSTA DE TRABALHO:
Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;
Pedir para que os alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles a leitura coletiva Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)
Fazer o ditado das palavras da cantiga; Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;
Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;
Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma. Recorte e colagem do animal (gato) cada aluno faz o seu.
PROPOSTA DE TRABALHO:
PIRULITO QUE BATE
BATE /PIRULITO QUE BATE BATE/PIRULITO QUE JÁ BATEU/QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU PIRULITO QUE BATE BATE / PIRULITO QUE JÁ BATEU /A MENINA QUE EU GOSTAVA NÃO GOSTAVA COMO EU
QUEM GOSTA DELA SOU EU PIRULITO QUE BATE BATE / PIRULITO QUE JÁ BATEU /A MENINA QUE EU GOSTAVA NÃO GOSTAVA COMO EU
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Letra da cantiga: Pirulito que bate-bate
1. Colocar a letra no papel em letras garrafais;
2. Cantar com elas;
3. Questionar: se gostaram? Sobre o que fala?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica;
6. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas leem;
7. Destacar as palavras: PIRULITO, BATE, EU, ELA, DELA, MENINA, COMO, SOU e realizar atividades: (1º oralmente e várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula a depender do nível da turma.
Ex.: PIRULITO
Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?
Qual a 1ª letra?_________________ Qual a última letra?__________ Quantas sílabas?___________
Qual a 1ª sílaba?________ Qual a última sílaba?_______ Qual a 2ª sílaba?______ Qual a 3ª sílaba?________
Quantas letras? _________De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?________ e _______
Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso). Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.
Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.
Cantar novamente a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;
Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;
Letra da cantiga: Pirulito que bate-bate
1. Colocar a letra no papel em letras garrafais;
2. Cantar com elas;
3. Questionar: se gostaram? Sobre o que fala?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica;
6. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas leem;
7. Destacar as palavras: PIRULITO, BATE, EU, ELA, DELA, MENINA, COMO, SOU e realizar atividades: (1º oralmente e várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula a depender do nível da turma.
Ex.: PIRULITO
Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?
Qual a 1ª letra?_________________ Qual a última letra?__________ Quantas sílabas?___________
Qual a 1ª sílaba?________ Qual a última sílaba?_______ Qual a 2ª sílaba?______ Qual a 3ª sílaba?________
Quantas letras? _________De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?________ e _______
Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso). Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.
Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.
Cantar novamente a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;
Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;
Pedir para que os
alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles
a leitura coletiva
Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)
Fazer o ditado das palavras da cantiga; Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;
Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;
Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma.
Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)
Fazer o ditado das palavras da cantiga; Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;
Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;
Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma.
RODA DE CONVERSA
·
Perguntar
aos estudantes: Vocês se recordam o que é uma parlenda?
·
Quais
parlendas conhecem? Registre no quadro o título das parlendas ditadas pelos
alunos.
·
Proceda
a leitura da lista de parlendas junto com os alunos.
Atividade de leitura
Apresente, em um cartaz, a
parlenda do jacaré.
Jacaré foi ao mercado
Não sabia o que comprar /comprou
uma cadeirinha para comadre se sentar /A comadre se sentou
A cadeira esborrachou /Jacaré
chorou, chorou /O dinheiro que gastou
·
Realize
a leitura para os alunos, com ritmo e entonação.
·
Realize
a leitura compartilhada (professor e aluno).
·
Solicite
que os alunos façam a leitura silenciosa do texto.
·
Peça
aos alunos para anotarem no caderno as palavras que rimam (consciência
fonológica).
·
Organize
situações didáticas de escrita coletiva das parlendas conhecidas.
Sequência Didática I
Competências:
Ampliar
a competência comunicativa do aluno; Utilizar diferentes linguagens e
tipologias textuais; e Conviver, crítica e ludicamente, com situações de
produção de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem
– escrita, oral, imagética, entre outras.
Habilidades:
·
Ler e reconhecer textos variados e de
diferentes gêneros;
·
Produzir textos de vários gêneros,
obedecendo às estruturas e aos mecanismos de articulação da língua;
·
Reescrever textos lidos e ouvidos,
identificando os diferentes tipos de letra;
·
Expressar-se oralmente com clareza e
objetividade; e Emitir opinião e fazer comentários pessoais.
Conteúdos:
·
Leitura em diversos gêneros textuais,
atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo de
interlocução;
·
Produção de diversos gêneros textuais;
·
Atividades reflexivas de produção
textual – reescrita e autocorreção de texto;
·
Estrutura e articulação do texto –
segmentação das palavras no texto, letras maiúsculas e minúsculas; e Pontuação,
paragrafação, margem e separação de palavras no texto.
Pontos
de contato: Matemática, Educação Física e Arte
Tempo
de duração: 6 aulas
Conversando
sobre: O que são parlendas?
As
parlendas são versinhos com temática infantil recitadas em brincadeiras de crianças.
Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas
são antigas e algumas delas foram criadas há décadas. Elas fazem parte do
folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
1ª
AULA
RODA
DE CONVERSA
Atividades
de leitura
Faça
um cartaz da parlenda “A galinha do vizinho” e afixe na sala. Realize a leitura
da parlenda.
A
galinha do vizinho
A
galinha do vizinho Bota ovo amarelinho. Bota um, Bota dois, Bota três, Bota
quatro, Bota cinco, Bota seis, Bota sete, Bota oito, Bota nove, Bota dez.
Questionamentos
orais, feitos pelo professor, sobre a parlenda:
Qual
o nome da parlenda? Qual a cor do ovo da galinha? Quais os números que aparecem
no texto?
Leitura
coletiva com o acompanhamento do aluno. Entregue aos alunos folhas xerocadas da
parlenda “A galinha do vizinho” e peça para que façam uma leitura silenciosa. Peça
aos estudantes para: pintar os espaços em branco entre as palavras; contar o
número de palavras que formam cada frase (linha) da parlenda, registrando, na
frente de cada linha, o numeral; e destacar palavras do texto e contar as
sílabas, marcando ao lado o numeral correspondente.
Atividade integrada a disciplina de Educação
Física
1)
Ensaie com os alunos uma coreografia a da parlenda com professor(a) de Educação
Física.
2)
Realize a brincadeira “A galinha do vizinho”:As crianças formam uma grande roda
e se dão as mãos. Depois correm em círculo cantando: Nesse momento todos devem
agachar-se. Quem ficar por último é ovo gorado, que vai para o meio da roda e
tem de ficar agachado enquanto os outros continuam a cantiga. E assim a
brincadeira prossegue.
2ª
AULA
Atividade
integrada a disciplina de Arte
·
Fazer a dobradura da galinha. Enrolar
bolinhas de papel crepom. Contar as bolinhas e colar a quantidade ao numeral.
Atividade
coletiva
·
Confeccionar o cartaz abaixo, colando tampinhas
de garrafa para representar os numerais, relacionando números com quantidades. Peça
aos estudantes para que façam esse mesmo registro no caderno, representando as
quantidades com colagens.
Para
refletir:
É
importante utilizar parlendas em atividades variadas de leitura, expressão oral
e escrita por ser um texto de fácil domínio oral, com palavras agrupadas com
ritmo e sonoridade, possibilitando assim a integração da língua com
brincadeiras, a aquisição de habilidades de leitura e a ampliação do volume de
escrita.
3º
AULA
Entregue
aos alunos o texto fatiado da parlenda “A galinha do vizinho”. Solicite a eles
que colem o texto entregue em uma folha e contem quantas palavras existem em
cada frase, grafando o número correspondente ao lado de cada uma delas.
Trabalhe com o alfabeto móvel, montando, na carteira, as palavras fatiadas que
foram entregue aos alunos. Peça a elas para escreverem as palavras e
responderem às perguntas:
·
Quantas letras tem a palavra?
·
Quantas vogais?
·
Quantas consoantes?
Produção
de texto
·
Separe os alunos em dupla e solicite
que criem uma história com a personagem do desenho. Troque os textos entre as
duplas e solicite que façam a leitura e reescrevam buscando melhorá-lo, fazendo
as correções que julgarem necessárias.
·
Selecione o texto de uma das duplas,
registre no quadro e coordene uma revisão coletiva.
·
Exponha o texto no mural da sala.
Atividade
de casa
Peça
que os alunos perguntem à família sobre as parlendas que conhecem e anotem no
caderno.
4ª
AULA
RODA
DE CONVERSA
·
Socializar a pesquisa sobre parlenda
feita em casa. Liste as parlendas citadas pelos estudantes. Eleja, com a turma,
uma das parlendas e a escreva no quadro para recitá-la com os alunos.
·
Realize um jogral com a parlenda
selecionada.
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA
1) Elabore, junto com os
alunos, situações-problema envolvendo adição e subtração e que tenham palavras
do texto (galinha, ovos, etc).
5ª AULA
Atividade de leitura
Exponha o cartaz da música “A
galinha magricela”.
A Galinha Magricela
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota
três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de
uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota
mil
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil.
Explore
o texto:
·
Leia
a letra da música para os alunos;
·
Cante
a música “A galinha magricela”;
·
Solicite
aos alunos que façam a leitura;
·
Ensaie
com os alunos uma coreografia com a letra da música.
·
Entregue
uma cópia da música para cada aluno:
·
Peça
para que circulem no texto palavras desconhecidas;
·
Solicite
que copiem no caderno as palavras desconhecidas, com o seu significado
(trabalhar com os alunos o uso
do dicionário); Entregue aos alunos o texto em tiras (frases) e peça para que
montem o texto, em duplas.
Atividade em duplas
Vamos escrever uma história
para a ilustração acima?
Apos a conclusão dos trabalhos:
·
Solicite
que cada dupla leia seu texto para o colega; Revise coletivamente os textos;
·
Reescreva
o texto; Exponha os textos revisados.
·
Propiciar
aos alunos o convívio diverso e intenso com situações de leitura e escrita, a
fim de facilitar o processo de alfabetização.
·
Revise
as atividades coletivamente, com a participação ativa dos alunos, porque o
conhecimento e o domínio da linguagem oral e escrita se dão junto com a representação e reflexão sobre a realidade
(leitura e escrita de textos) e, dessa forma,
possibilita-se a conscientização de seus “erros” (hipóteses)
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