sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano
Duração: Até o final das etapas

JUSTIFICATIVA
Diante do diagnóstico que foi realizado nas turmas do alfabetizar Com Sucesso , observamos algumas dificuldades nos alunos do 1º ao 5º ano, fez se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver neles uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. Serão trabalhadas atividades visando à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizará métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz. O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse projeto. Tendo em vista os resultados do diagnóstico das turmas , foi definido um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento. Ao trabalhar visando a construção dessas competências, acreditar-se que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes portadores de textos bem como seus usos sociais. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, consequentemente, melhor resultados nos estudos, de modo geral.
OBJETIVO GERAL : Contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Adquirir competência na leitura e escrita; Trabalhar vários tipo de texto;
·         Escrever ortograficamente correto; Saber interpretar vários tipos de texto;
·         Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
·         Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos.

CONTEÚDOS ABORDADOS NO PROJETO:  Leitura, escrita e interpretação de textos

METODOLOGIA
·         Através do resultado do diagnóstico das turmas foi definido um plano de trabalho com metas a serem desenvolvidas no dia-a-dia na sala de aula.
·         A atividades serão desenvolvidas  no dia-a-dia da sala de aula com matérias concreto como: alfabeto móvel, fantoches, jogos de rimas, jogos de memória com escrita/desenho entre outros.
Empréstimos de livros, onde o aluno leva para casa e determina o dia de entrega.
·         Trabalhando atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita.

AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração.

RESULTADOS OBTIDOS
Espera-se que ao final do  ano todos os alunos que estão apresentando dificuldades na leitura possa desenvolver esta competência.






SUGESTÕES DAS LETRAS DAS CANTIGAS DE RODAS PARA SEREM TRABALHADAS

PROPOSTA DE TRABALHO:  ATIREI O PAU NO GATO
VERSÃO ORIGINAL

ATIREI O PÁU NO GATO TÔ TÔ /MAS O GATO TÔ TÔ /NÃO MORREU REU REU /DONA CHICA CÁ  ADMIROU-SE SE /DO BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU MIAU !!!!!!

2ª VERSÃO

NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...PORQUE ISSO, SO...SO /NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...JESUS CRISTO, TO...TO
NOS ENSINA, NA...NA A AMAR, A AMAR OS ANIMAIS /AMÉM!

3ª VERSÃO

NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...PORQUE ISSO, SO...SO /NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...O GATINHO – NHO...NHO
É NOSSO AMIGO – GO-GO /NÃO DEVEMOS NÃO DEVEMOS /MALTARATAR OS ANIMAIS MIAU!

                                  PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA MÚSICA: ATIREI O PAU NO GATO

1. Colocar a letra na 1ª versão no quadro;
2. Cantar  a música  com elas;
3. Questionar: sobre o que fala a cantiga? Se é correto o que está sendo tocado na música? Se eles conhecem outras maneiras de cantar essa mesma cantiga?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Colocar a letra na 2ª versão no quadro.
6. Colocar a letra na 3ª versão no quadro.;
7. Fazer também com as crianças a leitura coletiva da cantiga na 2ª e 3ª versões;
8. Discutir: De qual das três versões gostaram mais? O que mudou em relação a 1ª forma como a música foi cantada? O que essa nova versão nos ensina?
9. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica nas três formas;
10. Fazer desenhos ilustrando: a 1ª , 2ª e 3ª versão da cantiga atirei o pau no gato;
11. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas leem;
12. Destacar as palavra: GATO e realizar atividades:
(1º oralmente e várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula a depender do nível da turma.
Ex.: GATO
Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?

Qual a 1ª letra?_________________ Qual a última letra?__________ Quantas sílabas?___________

Qual a 1ª sílaba?__________ Qual a última sílaba?_________  Qual a 2ª sílaba?________

Quantas letras? _________ Quantas   sílabas?___________ De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?

 Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso).
 Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.
 Estudar as famílias silábicas da palavra GATO no 4 tipos de letras: GA/GO/GU/GÃO e TA/TE/ TI/ TO TU TÃO.
 Formar palavras usando o alfabeto móvel (com as silabas que aparecem na palavra: GATO
Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.
Cantar novamente a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;
 Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;
Pedir para que os alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles a leitura coletiva Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)
Fazer o ditado das palavras da cantiga; Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;
Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;
Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma. Recorte e colagem do animal (gato) cada aluno faz o seu.

PROPOSTA DE TRABALHO:

PIRULITO QUE BATE BATE /PIRULITO QUE BATE BATE/PIRULITO QUE JÁ BATEU/QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU PIRULITO QUE BATE BATE /  PIRULITO QUE JÁ BATEU /A MENINA QUE EU GOSTAVA NÃO GOSTAVA COMO EU

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Letra da cantiga: Pirulito que bate-bate

1. Colocar a letra no papel  em letras garrafais;
2. Cantar com elas;
3. Questionar: se gostaram? Sobre o que fala?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica;
6. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas leem;
7. Destacar as palavras: PIRULITO, BATE, EU, ELA, DELA, MENINA, COMO, SOU e realizar atividades: (1º oralmente e várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula a depender do nível da turma.

Ex.: PIRULITO

Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?
Qual a 1ª letra?_________________ Qual a última letra?__________ Quantas sílabas?___________
Qual a 1ª sílaba?________ Qual a última sílaba?_______ Qual a 2ª sílaba?______ Qual a 3ª sílaba?________
Quantas letras? _________De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?________ e _______

Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso). Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.
Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.
Cantar novamente a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;
Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;
Pedir para que os alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles a leitura coletiva
Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)
Fazer o ditado das palavras da cantiga; Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;
Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;
Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma.

RODA DE CONVERSA
·         Perguntar aos estudantes: Vocês se recordam o que é uma parlenda?
·         Quais parlendas conhecem? Registre no quadro o título das parlendas ditadas pelos alunos.
·         Proceda a leitura da lista de parlendas junto com os alunos.
Atividade de leitura
Apresente, em um cartaz, a parlenda do jacaré.
Jacaré foi ao mercado
Não sabia o que comprar /comprou uma cadeirinha para comadre se sentar /A comadre se sentou
A cadeira esborrachou /Jacaré chorou, chorou /O dinheiro que gastou
·         Realize a leitura para os alunos, com ritmo e entonação.
·         Realize a leitura compartilhada (professor e aluno).
·         Solicite que os alunos façam a leitura silenciosa do texto.
·         Peça aos alunos para anotarem no caderno as palavras que rimam (consciência fonológica).
·         Organize situações didáticas de escrita coletiva das parlendas conhecidas.


Sequência Didática I
Competências:

Ampliar a competência comunicativa do aluno; Utilizar diferentes linguagens e tipologias textuais; e Conviver, crítica e ludicamente, com situações de produção de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrita, oral, imagética, entre outras.

Habilidades:

·         Ler e reconhecer textos variados e de diferentes gêneros;
·         Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e aos mecanismos de articulação da língua;
·         Reescrever textos lidos e ouvidos, identificando os diferentes tipos de letra;
·         Expressar-se oralmente com clareza e objetividade; e Emitir opinião e fazer comentários pessoais.

Conteúdos:

·         Leitura em diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução;
·         Produção de diversos gêneros textuais;
·         Atividades reflexivas de produção textual – reescrita e autocorreção de texto;
·         Estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letras maiúsculas e minúsculas; e Pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras no texto.

Pontos de contato: Matemática, Educação Física e Arte
Tempo de duração: 6 aulas
Conversando  sobre: O que são parlendas?
As parlendas são versinhos com temática infantil recitadas em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são antigas e algumas delas foram criadas há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural  do nosso povo.
 AULA
RODA DE CONVERSA
Atividades de leitura
Faça um cartaz da parlenda “A galinha do vizinho” e afixe na sala. Realize a leitura da parlenda.
A galinha do vizinho
A galinha do vizinho Bota ovo amarelinho. Bota um, Bota dois, Bota três, Bota quatro, Bota cinco, Bota seis, Bota sete, Bota oito, Bota nove, Bota dez.
Questionamentos orais, feitos pelo professor, sobre a parlenda:
Qual o nome da parlenda? Qual a cor do ovo da galinha? Quais os números que aparecem no texto?
Leitura coletiva com o acompanhamento do aluno. Entregue aos alunos folhas xerocadas da parlenda “A galinha do vizinho” e peça para que façam uma leitura silenciosa. Peça aos estudantes para: pintar os espaços em branco entre as palavras; contar o número de palavras que formam cada frase (linha) da parlenda, registrando, na frente de cada linha, o numeral; e destacar palavras do texto e contar as sílabas, marcando ao lado o numeral correspondente.
                                        





  Atividade integrada a disciplina de Educação Física

1) Ensaie com os alunos uma coreografia a da parlenda com professor(a) de Educação Física.
2) Realize a brincadeira “A galinha do vizinho”:As crianças formam uma grande roda e se dão as mãos. Depois correm em círculo cantando: Nesse momento todos devem agachar-se. Quem ficar por último é ovo gorado, que vai para o meio da roda e tem de ficar agachado enquanto os outros continuam a cantiga. E assim a brincadeira prossegue.

2ª AULA
Atividade integrada a disciplina de Arte
·         Fazer a dobradura da galinha. Enrolar bolinhas de papel crepom. Contar as bolinhas e colar a quantidade ao numeral.
Atividade coletiva
·         Confeccionar o cartaz abaixo, colando tampinhas de garrafa para representar os numerais, relacionando números com quantidades. Peça aos estudantes para que façam esse mesmo registro no caderno, representando as quantidades com colagens.
Para refletir:

É importante utilizar parlendas em atividades variadas de leitura, expressão oral e escrita por ser um texto de fácil domínio oral, com palavras agrupadas com ritmo e sonoridade, possibilitando assim a integração da língua com brincadeiras, a aquisição de habilidades de leitura e a ampliação do volume de escrita.

3º AULA
Entregue aos alunos o texto fatiado da parlenda “A galinha do vizinho”. Solicite a eles que colem o texto entregue em uma folha e contem quantas palavras existem em cada frase, grafando o número correspondente ao lado de cada uma delas. Trabalhe com o alfabeto móvel, montando, na carteira, as palavras fatiadas que foram entregue aos alunos. Peça a elas para escreverem as palavras e responderem às perguntas:
·         Quantas letras tem a palavra?
·         Quantas vogais?
·         Quantas consoantes?

Produção de texto
·         Separe os alunos em dupla e solicite que criem uma história com a personagem do desenho. Troque os textos entre as duplas e solicite que façam a leitura e reescrevam buscando melhorá-lo, fazendo as correções que julgarem necessárias.
·         Selecione o texto de uma das duplas, registre no quadro e coordene uma revisão coletiva.
·         Exponha o texto no mural da sala.

Atividade de casa
Peça que os alunos perguntem à família sobre as parlendas que conhecem e anotem no caderno.

 AULA
RODA DE CONVERSA
·         Socializar a pesquisa sobre parlenda feita em casa. Liste as parlendas citadas pelos estudantes. Eleja, com a turma, uma das parlendas e a escreva no quadro para recitá-la com os alunos.
·         Realize um jogral com a parlenda selecionada.


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1) Elabore, junto com os alunos, situações-problema envolvendo adição e subtração e que tenham palavras do texto (galinha, ovos, etc).
5ª AULA
Atividade de leitura
Exponha o cartaz da música “A galinha magricela”.
A Galinha Magricela
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil.
Explore o texto:
·         Leia a letra da música para os alunos;
·         Cante a música “A galinha magricela”;
·         Solicite aos alunos que façam a leitura;
·         Ensaie com os alunos uma coreografia com a letra da música.
·         Entregue uma cópia da música para cada aluno:
·         Peça para que circulem no texto palavras desconhecidas;
·         Solicite que copiem no caderno as palavras desconhecidas, com o seu significado
(trabalhar com os alunos o uso do dicionário); Entregue aos alunos o texto em tiras (frases) e peça para que montem o texto, em duplas.
Atividade em duplas
Vamos escrever uma história para a ilustração acima?
Apos a conclusão dos trabalhos:
·         Solicite que cada dupla leia seu texto para o colega; Revise coletivamente os textos;
·         Reescreva o texto; Exponha os textos revisados.
·         Propiciar aos alunos o convívio diverso e intenso com situações de leitura e escrita, a fim de facilitar o processo de alfabetização.
·         Revise as atividades coletivamente, com a participação ativa dos alunos, porque o conhecimento e o domínio da linguagem oral e escrita se dão junto com a  representação e reflexão sobre a realidade (leitura e escrita de textos) e, dessa  forma, possibilita-se a conscientização de seus “erros” (hipóteses)

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