Atividades de Língua
Portuguesa
I –
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
Compreender frases ou partes que compõem um
texto. Verifica se o aluno compreende texto não como um simples agrupamento de
frases justapostas, mas como um conjunto harmonioso em que há laços, interligações,
relações entre suas partes.
TEXTO: O GALO QUE LOGROU A
RAPOSA
O galo
que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a
aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada,
murmurou consigo: “…Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo. E rapou-se.Com esperteza, – esperteza e meia.
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo. E rapou-se.Com esperteza, – esperteza e meia.
1. Na frase: “ E rapou-se”. Entende-se que o
personagem:
a) Foi embora devagar. b) Saiu correndo. c) Raspou a mesa. d) Sentou-se.
Identificar um tema ou o sentido global de um texto. Requer do estudante
uma série de tarefas cognitivas para chegar ao tema, em torno do qual foi
desenvolvido o texto, busca aferir se o estudante é capaz de identificar o
núcleo temático que confere unidade semântica ao texto.
2. O tema do texto é:
a) O galo que recebeu a raposa. b) O galo que
logrou a raposa.
c) O galo que casou com a raposa. d) O galo que bicou a raposa.
Localizar informações explicita em um texto. Afere a capacidade de o
estudante localizar uma informação que se encontra explicitamente na sua
superfície.
3. Para fugir da raposa, o galo foi
empoleirar-se:
a) Em um galho quebrado. b) Em um tronco .c) Em uma árvore. d) Em uma parreira.
Inferir informações implícitas em um texto. Visa aferir se o estudante é
capaz de buscar nas entrelinhas os sentidos do texto, a partir da articulação
das proposições explícitas e do conhecimento de mundo do leitor.
4. Por que a raposa resolveu desistir
da confraternização com o galo?
a) A
raposa ficou com medo do galo.
b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso.
c) A
raposa tem medo de cachorros
d) A raposa ficou com raiva do galo.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Verifica se o estudante
sabe, com base no contexto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Não
se trata, contudo, de verificar se o estudante conhece um vocabulário dicionarizado,
mas sim se ele é capaz de reconhecer o sentido com que a palavra foi empregada
num dado contexto.
5.Um velho galo matreiro. A palavra
grifada significa:
a) Malvado. b) Atrevido. c) Asqueroso. d) Astuto.
Distinguir
um fato da opinião relativa a esse fato. É uma prerrogativa para se observar o
nível de interação que os estudantes estabelecem com o texto. Atividades que
avaliam essa habilidade precisam apresentar como suporte, textos que permitam a
identificação de posicionamentos relativos aos fatos tratados no texto.
6. A opinião do autor desse texto a respeito da raposa é que ela é:
a) Um
animal dorminhoco. b) Um
animal preguiçoso.
c) Um
animal lento. d)
Um animal esperto.
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO
DO TEXTO
Identificar o gênero de um texto. Verifica
se o aluno é capaz de identificar um gênero não só pelo assunto, mas
principalmente pelo seu formato (convite, bilhete, cartaz, receita, etc…).
Sugestão de textos para o tópico II
Textos ilustrados, propagandas, fotos, tirinhas, charges, gráficos,
textos narrativos, informativos, jornalísticos, receitas culinárias, fábulas,
cartas, convites, bulas de remédios, contas de água, luz e telefone entre
outros.
7. Qual é o gênero textual apresentado?
a) Fábula. b) Receita. c) Carta. d) Convite.
Identificar a função de textos de
diferentes gêneros.Visa exatamente verificar se o estudante é capaz de
reconhecer a finalidade dos textos (informar, convencer, advertir, expor um
ponto de vista, narrar um acontecimento, entre outras) que circulam numa
sociedade letrada.
8. Qual a finalidade desse texto?
a) Dar uma ideia. b) Dar os parabéns. c) Dar uma lição de moral. d) Dar uma informação.
Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
Diversos textos valem-se de outros recursos que não apenas a linguagem
verbal, os quais contribuem para a construção de seu sentido global. Articular
a linguagem verbal e a não-verbal é algo importante, sobretudo em uma sociedade
em que cada vez mais os textos mesclam essas linguagens. Ao trabalhar essa
habilidade com os alunos é importante que elemento não-verbal não seja
meramente ilustrativo, mas exerça uma função no processo de produção de sentido
para a mensagem veiculada.
9. De acordo com a imagem, o galo demonstra:
a)
Acreditar na proposta da raposa. b) Não acreditar na proposta da raposa.
c) Que
ele já estava lá quando a raposa apareceu. d) Que ele vai descer para
abraçá-la.
III – COERÊNCIA E COESÃO NO
PROCESSAMENTO DO TEXTO
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.Em todo texto de maior extensão, aparecem conectivos
– conjunções, locuções adverbiais, advérbios, preposições, entre outros – que
estabelecem relações semânticas de diferentes naturezas. Entre as mais comuns,
podemos citar as relações de causalidade, de comparação, de concessão, de
tempo, de condição, de adição, de oposição, entre outras. Ser capaz de
reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos de
coesão é fundamental na construção da rede de significação do texto.
Sugestão de textos para o tópico III
Textos narrativos, informativos ou jornalísticos, entre outros.
10. De que modo a raposa desabafou-se
diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore?
a) Animadamente. b) Tristemente. c) Alegremente .d) Apressadamente.
Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do
texto.Entende-se como causa/conseqüência todas as relações entre os elementos
que se organizam de tal forma que um é resultado do outro. Pretende-se, assim,
avaliar se o estudante percebe o motivo que deu origem aos fatos apresentados
no texto (causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e
comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre
outras).
11. Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu
a raposa, empoleirado?
a)
Para ficar mais imponente. b)
Para se sentir seguro.
c)
Para cantar mais alto. d) Para bicar os frutos da árvore.
Estabelecer a relações entre as partes de um texto, identificando
repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.Avalia-se a
habilidade de o estudante perceber que o texto se constitui de partes
interligadas, identificando os elementos que promovem o encadeamento do texto,
o que pode ser feito através do uso de pronomes, de relações de sinonímia ou de
palavras afins.
12. No trecho “…para que eles também
tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:a) Cães. b) Raposa. c) Galo. d) Lobo.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a
narrativa. Avalia-se se o estudante é capaz de identificar o motivo que
desencadeou os fatos narrados e também os outros elementos que estruturam uma
narrativa, como personagens, tempo, espaço, narrador.
13. O que deu origem aos fatos
narrados nesse texto?
a) A
esperteza da raposa.
b) A esperteza do galo.
c) A
esperteza na floresta.
d) A esperteza do galo e da raposa.
IV – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos. O uso das palavras ou
a quebra na regularidade de seu emprego são recursos que podem ser mobilizados
para produzir certos efeitos de sentido, tais como a ironia, o humor ou outro
efeito de impacto.
Sugestão de textos para o tópico IV
Trechos de textos literários,
propagandas, “tirinhas” ou charges que apresentem humor ou ironia, entre
outros.14. No texto, o traço de humor está no fato de:
a) A subida do galo na árvore.
b) A chegada dos cães.
c) A raposa desculpar-se fingindo
tristeza.
d) A novidade contada pela raposa.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de
outras notações. Os sinais de pontuação e outras notações (negrito, maiúsculas,
itálico, etc.) são recursos expressivos. Esses recursos podem acumular funções
discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de
certos segmentos, ou ainda à indicação de indignação, surpresa, entre outros
efeitos.
A 15. No trecho “…Deixe estar, seu
malandro, que já te curo!…”, as aspas tem efeito de:
a) Marcar a fala de alguém.
b) Marcar que alguém está desapontado.
c) Marcar que alguém quer falar.
d) Marcar um diálogo.
V – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor
de um texto.Avalia a habilidade de o estudante reconhecer as variações
(gramaticais ou lexicais) que, mais especificamente, revelam as características
dos interlocutores.
Sugestão
de textos para o tópico V
Carta,
convite, bilhetes, ofícios, requerimentos, trechos de jornal, entre outros.
16. O
texto é narrado por quem?
a) Pelo galo. b) Pela raposa. c) Pela raposa e o galo. d) Pelo narrador.
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