sexta-feira, 26 de junho de 2015

EDUCAÇÃO FÍSICA



EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA

·       Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
·       Identificar as cores conforme o comando do professor;
·       Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
·       Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
·       Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
·       Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
·       Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
·       Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
·       Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
·       Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
·       Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
·       Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
·       Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
·       Identificar as peças do dominó para completar o jogo
·       Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
·       Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
·       Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
·       Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
·       Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
·       Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
·       Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
·       Identificar as peças do dominó para completar o jogo
·       Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
·       Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
·       Confeccionar as petecas seguindo a sequência de montagem conforme a explicação do professor;
·       Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
·       Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
·       Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
·       Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
·       Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
·       Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
·       Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
·       Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
·       Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
·       Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
·       Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
·       Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
·       Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
·       Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
·       Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
·       Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
·       Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
·       Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
·       Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
·       Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
·       Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
·       Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
·       Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
·       Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a sequência dos exercícios

Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário