MATRIZ CURRICULAR DA AVALIAÇÃO ANA
HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
EIXO DE LEITURA
|
H1. Ler palavras com estrutura
silábica canônica
|
H2. Ler palavras com estrutura
silábica não canônica
|
H3. Reconhecer a finalidade do
texto
|
H4. Localizar informações
explícitas em textos
|
H5. Compreender os sentidos de
palavras em textos
|
H6. Realizar inferências a
partir da leitura de textos verbais
|
H7. Realizar inferências a
partir da leitura de textos que articulem a linguagem verbal e não verbal
|
H8. Identificar o assunto de um
texto
|
H9. Estabelecer relações entre
partes de um texto marcadas por elementos coesivos
|
EIXO
DE ESCRITA
|
H10. Grafar palavras com
correspondências regulares diretas
|
H11. Grafar palavras com
correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu
valor sonoro.
|
MATRIZ CURRICULAR DA AVALIAÇÃO ANA
HABILIDADES DE MATEMÁTICA
|
EIXO NUMÉRICO E ALGÉBRICO
|
H1. Associar a
contagem de coleções de objetos à
representação numérica dos suas respectivas quantidades
|
H2. Associar a
denominação do número à sua respectiva
representação simbólica
|
H3.
Comparar ou ordenar quantidade ,contagem para identificar igualdade ou
desigualdade numérica
|
H4. Comparar
ou ordenar números naturais
|
H5. Compor e
decompor números
|
H6. Resolver
problemas que demandam as ações de
juntar, separar ,acrescentar e
retirar quantidades.
|
H7. Resolver
problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades.
|
H8. Cálculo de
adições e subtrações
|
H9. Resolver
problemas que envolvam as ideias da multiplicação
|
H10. Resolver
problemas que envolvam as ideias da divisão
|
EIXO DE GEOMETRIA
|
H 11. Identificar
figuras planas
|
H12.
Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais
|
EIXO DE GRANDEZAS E MEDIDAS
|
H13.Comparar e
ordenar comprimentos
|
H14.
Identificar e relacionar cédulas e moedas
|
H
15.Identificar ,comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas
de medidas.
|
H16. Ler
resultados de medições
|
EIXO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
H17.
Identificar informações apresentadas em tabelas
|
H18. Identificar informações apresentadas em
gráficos
|
MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
·
D1
Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·
D2
Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
·
D3
Reconhecer palavras como unidades gráficas.
TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA
·
D4
Ler palavras.
·
D5
Ler sentenças.
·
D6
Localizar informação explícita em um texto.
·
D7
Inferir informação em um texto.
·
D8
Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·
D9
Identificar o tema central de um texto.
·
D11
Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não
verbais.
·
D12
Identificar o gênero do texto.
·
D13
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·
D16
Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
·
D18
Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos
coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·
D23
Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.
MATRIZES DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SAEPE
3º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
ESPAÇO E FORMA
|
D1.
Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras
representações gráficas
|
D4.Identificar
propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de
lados e tipos de ângulos .
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
D20. Num
problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro
|
D22.Ler horas
em relógio de ponteiro ou digital
|
D23. Num
problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo :dia,
semana, mês e ano.
|
NÚMEROS OPERAÇÕES
|
D30.Relacionar
números a diferentes representações escritas.
|
D31.
Comparar e/ou ordenar números naturais .
|
D32.
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais
como agrupamentos e trocas na base 10 e principio do valor posicional
|
D33.Identificar a localização de números reais na reta numérica
|
D34.Reconhecer
a composição e a decomposição de
números reais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial
|
D35.Calcular
o resultado da adição ou subtração de números naturais
|
D36.Calcular o
resultado da multiplicação ou divisão
de Números Naturais
|
D37.Resolver
problema envolvendo Adição ou
subtração de números naturais .
|
D38.Resolver
problema envolvendo multiplicação ou divisão de números naturais .
|
TRATAMENTO
DA INFORMAÇÃO
|
D 69 Ler informações e dados apresentados em tabela
|
D 70 ler
informações e dados apresentados em gráficos particularmente em gráficos de
coluna
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário