segunda-feira, 9 de maio de 2011

PLANO DE AULA FÁBULAS



PLANO DE AULA FÁBULAS




Introdução

Esopo era um escravo que viveu na Grécia há uns três mil anos. Tornou-se famoso pelas suas pequenas histórias de animais, cada uma delas com um sentido e um ensinamento, e que mostram como proceder com inteligência. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, é mostrar como nós podemos e devemos agir.
Não se sabe muito a respeito da vida de Esopo, até mesmo porque outros fabulistas receberam o seu nome e as histórias de suas vidas se misturaram.
Esopo nunca escreveu suas histórias. Contava-as para o povo que, por sua vez, se encarregou de repeti-las. Só duzentos anos depois de sua morte é que as fábulas foram escritas.
Em outros países além da Grécia, em outras épocas, sempre se inventavam fábulas, que permaneceram anônimas.
Assim, podemos dizer que, em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos Esopos.
Agora é a sua vez! Através de atividades orientadas, você irá inventar uma pequena história que termine com a mesma moral da fábula “A Lebre e a Tartaruga”. Além disso, cada um de nós montará um quebra-cabeça divertido para brincar bastante depois.

Tarefa
1) O trabalho será em dupla.

Ver o vídeo da fábula “A cigarra e a formiga”.

3) Ler o conceito de fábula.

4) Ler, em voz alta, a fábula “A águia e a coruja” e discutir com os colegas sobre a moral da fábula lida.

5) Ler, com atenção, a fábula “A Lebre e a Tartaruga” e responder o questionário de compreensão do texto.

6) Ler a fábula “O Burro com a pele de Leão” e brincar com as atividades propostas.

7) Usar a imaginação e criar uma fábula a partir da “moral” sorteada pela professora. (Folha entregue pela professora)

8) Reescrever esta fábula usando o programa “Microsoft Word”.

9) Desenhar, , uma cena da fábula criada pela dupla.

10) Criar um jogo (quebra-cabeça) da cena desenhada

11) Reunir o texto de todos os colegas e montar um livro com as fábulas criadas neste projeto. . Incluir os jogos de quebra-cabeças.


Avaliação
O trabalho será avaliado atendendo os seguintes critérios:

§ Demonstra compreensão dos usos e funções da escrita?

§ Identifica diferentes textos que circulam nos diversos espaços da sociedade?

§ Apresenta habilidade na utilização dos recursos da escrita oferecidos pela informática?

§ Confirma hipóteses após a leitura?

§ Estabelece relação entre textos e outros textos ou ilustração e texto?

§ Demonstra compreensão dos diferentes tipos de texto?

§ Utiliza o computador com responsabilidade e reconhece a importância da tecnologia no dia-a-dia?

§ Domina os recursos da informática no desenvolvimento das atividades propostas?


Conclusão
Objetivos a serem alcançados ao término deste trabalho:

§ Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de textos em um gênero específico: a fábula.

§ Reconhecer os traços, características e funções que identificam o gênero de texto “Fábula”.

§ Trabalhar atividades relacionadas aos objetivos desse projeto.

§ Redigir textos utilizando os recursos de escrita .

§ Trabalhar a linguagem, não só a verbal, e os suportes comunicativos associados ao seu uso.

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