Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 1 de maio de 2011

15 DE OUTUBRO: DIA DO CONSUMO CONSCIENTE

15 DE OUTUBRO: DIA DO CONSUMO CONSCIENTE


       Será que tudo o que compramos, realmente precisamos? No dia 15 de Outubro, é comemorado o Dia do Consumo Consciente.
E a questão do consumo tem tudo a ver com a pirataria.Os produtos piratas, pelo seu baixo preço, oferecem aos consumidores a sensação de imediata satisfação da “necessidade”, muitas vezes instituída de forma proposital pelo sistema de consumo no qual vivemos.
  Ou seja, a propaganda em massa insere a “necessidade de adquirir coisas” nas pessoas, fazendo com que comprem cada vez mais e mais, muitas vezes, desnecessariamente.Por exemplo: Tenho um celular há 6 meses.
Ele está novo, tira fotos, toca músicas, tem rádio e até navega na internet. Mas ontem, vi na TV o último lançamento em celular, que dá para ver TV nele. Eu preciso comprar esse celular! O meu já está velho!


      O problema do consumo desenfreado é o desperdício e a grande quantidade do lixo gerado por essas compras; principalmente quando se trata de produtos piratas.
    Pois, geralmente, a baixa qualidade do produto pirata e a sensação de “necessidade” de compra acabam por gerar uma quantidade excessiva de lixo, incompatível com a capacidade do planeta de suportar o descarte, muitas vezes, de produtos e materiais que ainda poderiam ser aproveitados


O consumo sem controle  afeta o meio ambiente e degrada o planeta. Por isso, vamos fazer a nossa parte! Algumas  idéias  podem ajudar:
Se algo que você não vai usar mais ainda está em bom estado, venda ou doe este produto, ao invés de simplesmente jogá-lo fora;Na hora de comprar, opte por produtos que tenham garantia, maior qualidade e durabilidade;
Em caso de embalagens ou produtos descartáveis e que possam ser reciclados, recicle! Essas pequenas atitudes podem fazer grande diferença em nossa vida, para o planeta e para o meio ambiente, pois colaboram na diminuição da geração de lixo e poluição do planeta.

                                                       O lixo clandestino


      No Brasil, são produzidos diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo. Grande parte dessa enorme quantidade é gerada pelo consumismo em excesso que a sociedade pratica atualmente, pela falta de hábito de separação do lixo para reciclagem e pelo lixo clandestino produzido pelos produtos piratas. Cerca de 88% de todo esse lixo vai para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado.Um dos grandes vilões do meio ambiente nessa questão é a pirataria. A baixa qualidade dos produtos e a utilização de materiais de procedência desconhecida e ilegal acaba por gerar muito lixo clandestino que é despejado nos lixões ou que simplesmente poluem a cidade, causando enchentes, proliferação de animais como ratos e baratas, além da poluição do solo e da água. Um CD ou DVD pirata, descartado na natureza leva 400 anos para se decompor totalmente. O plástico utilizado nos tênis, brinquedos, óculos, relógios e em outros produtos falsificados leva em média 100 anos para sumir na natureza.
     Há ainda casos piores. No caso das pilhas piratas, elas possuem componentes químicos altamente tóxicos ao organismo humano e quando descartadas no meio ambiente, poluem a água dos lençóis freáticos e o solo, podendo causar inúmeras doenças. Além disso, o metal que reveste a pilha pirata, leva em média mais de 100 anos para se decompor. Mas como a pirataria contribui para o aumento do lixo? É simples. Usando o exemplo da pilha pirata, elas têm baixa durabilidade e com isso, será necessário que a pessoa compre mais pilhas piratas ou originais para substituí-las. E assim, a quantidade de lixo vai aumentando. Como outros exemplos podemos usar os brinquedos ou os óculos piratas. Os brinquedos falsificados quebram ou soltam peças facilmente, e os óculos, em qualquer movimento ou queda, quebrarão e serão lançados na natureza.
      As organizações criminosas que atuam na pirataria não estão preocupadas com o lixo clandestino que é gerado desses produtos falsificados. As consequências do aumento da quantidade de lixo e do descarte inadequado são gravíssimas. Além de termos a capacidade dos lixões ou aterros sanitários reduzida com a quantidade maior de detritos, o solo, a água e o ar são poluídos, podendo gerar doenças graves como o câncer e, todo esse lixo gera o gás metano, que é poluente à camada de ozônio.
   A Terra pede socorro! Devemos nos conscientizar de que a produção cada vez maior de lixo contribui apenas para a destruição do planeta e do agravamento das condições de vida das próximas gerações. Portanto, evite o consumismo. Compre apenas o necessário e não contribua com o lixo clandestino causado pela pirataria. Opte por produtos legais e que possam ser reciclados ou descartados adequadamente. Hoje, o CD ou a pilha pirata que você compra e joga fora depois irá refletir e prejudicar muito a geração de seus filhos, netos e bisnetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário