sábado, 4 de abril de 2015

LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO.

Escola :________________________________________________________
Data : ____/_______/____________ Ano :  __________________
Aluno (a) ___________________________________________________
Professor (a)______________________________________________

Avalição de Língua Portuguesa

QUESTÃO 1  : LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO.
O DISFARCE DOS BICHOS

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação. O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993. SUPLEMENTODescrição: http://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png infantil do jornal Folha de São Paulo. Adaptado pelas autoras. In:HELENA, Maria; Bernadette. Novo Tempo: Português. São Paulo: Scipione, 1999. v. 1, p. 31.
O bicho-pau se parece com:

(A) florzinha seca.           (B) folhinha verde.   (C) galhinho seco.  (D) raminho de planta.

Questão 2  :Relacionar partes do texto.

                             QUALQUER VIDA É MUITA DENTRO DA FLORESTA

Se a gente olha de cima, parece tudo parado. Mas por dentro é diferente. A floresta está sempre em movimento. Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar. Vem o vento. Vem a chuva. Caem as folhas. E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos. E os frutos são alimento. Os pássaros deixam cair as sementes. Das sementes nascem novas árvores. As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra. E com o sol vem o dia. Esquenta a mata. Ilumina as folhas. Tudo tem cor e movimento.
No trecho "Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar" (v. 4-5), a palavra sublinhada refere-se à:   

(A) floresta.         
(B) chuva.              
(C) terra.   
 (D) cor.


Questão 3  : INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO.
BULA DE REMÉDIO 

VITAMIN
COMPRIMIDOS
embalagens com 50 comprimidos

COMPOSIÇÃO
Sulfato ferroso .................... 400 mg
Vitamina B1 ........................ 280 mg
Vitamina A1 ........................ 280 mg
Ácido fólico ......................... 0,2 mg
Cálcio F .............................. 150 mg

INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses. É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.

INDICAÇÕES   No tratamento das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES Não deve ser tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO INFARMA S.A. 
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo: FTD, 1999. v. 2, p. 184.


No texto, a palavra “COMPOSIÇÃO” indica:

(A) as situações contra-indicadas do remédio.(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.

(C) os elementos que formam o remédio.(D) os produtos que causam anemias.

Questão 4  : Inferir uma informação implícita em um texto.

O MENINO QUE MENTIA
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho. Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.
BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

No final da história, pode-se entender que:

(A) as ovelhas fugiram do pastor.                 (B) os vizinhos assustaram o rebanho.
(C) o lobo comeu todo o rebanho.             (D) o jovem pastor pediu socorro.

Questão 5 : Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
 
No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou:

(A) acanhado.                (B) aterrorizado.         (C) decepcionado.  (D) estressado.

QUESTÃO 6  : IDENTIFICAR O TEMA DE UM TEXTO.
CHAPEUZINHO AMARELO
Era a Chapeuzinho amarelo Amarelada de medo. Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria. Em festa não aparecia. Não subia escada nem descia. Não estava resfriada, mas tossia. Ouvia conto de fada e estremecia. Não brincava mais de nada, nem amarelinha. Tinha medo de trovão. Minhoca, pra ela, era cobra. E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra. Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar. Não falava nada pra não engasgar. Não ficava em pé com medo de cair. Então vivia parada,Deitada, mas sem dormir, Com medo de pesadelo.
HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura comentada. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

O texto trata de uma menina que:

(A) brincava de amarelinha.  (B) gostava de festas.  (C) subia e descia escadas.  (D) tinha medo de tudo.
Questão 7   : Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
O RATO DO MATO E O RATO DA CIDADE
Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
—Tenho muita pena da pobreza em que você vive — disse.
— Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.
Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram NUMADescrição: http://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png casa rica e bonita. Foram logo à despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
Os dois ratos correram espavoridos para se esconder.
— Eu vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou.
— Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.
Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.
Alfabetização: livro do aluno 2ª ed. rev. e atual. / Ana Rosa Abreu... [et al.]  Brasília: FUNDESCOLA/SEF - MEC, 2001. 4v. : p. 60 v. 3

O problema do rato do mato terminou quando ele:

(A) descobriu a despensa da casa.             (B) se empanturrou de comida.

(C) se escondeu dos ratos.                          (D) decidiu voltar para o mato.

Questão 9 :Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

A RAPOSA E AS UVAS

Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer. Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...
Ruth Rocha. Fábula de Esopo. São Paulo: FT

O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que:

(A) as uvas ainda estavam verdes.                 (B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.         (D) as uvas eram poucas.

D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

EVA FURNARI
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas – e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" --Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) --setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html
 A finalidade do texto é:      

(A) apresentar dados sobre vendas de livros.           (B) divulgar os livros de uma autora.
(C) informar sobre a vida de uma autora.              (D) instruir sobre o manuseio de livros.

 Questão 10  : Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

TELEVISÃO
Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho. Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão. O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas. Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem. Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever. 1 ed. São Paulo, Ática, 2001, p. 26-27.
O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:

(A) “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas”.
(B) “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
(C) “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
(D) “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”

 Questão 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
A RAPOSA E AS UVAS III

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

A frase que expressa uma opinião é:

(A) "a raposa passeava por um pomar."    (B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas."

(C) "a raposa afastou-se da videira"          (D) "aposto que estas uvas estão verdes"

Questão :12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
PEPITA E A PIABA
Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha. Mas Pepita não gostava de ser assim.
Ela queria ser grande... bem grandona...Tomou pílulas de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha.
– O que é isso? Uma rede? Uma rede no rio! Os pescadores! Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...Mas... muitos peixes ficaram presos na rede. E Pepita? Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!
CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.



No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita” (l. 1), a expressão sublinhada dá ideia de:

(A) causa.                 (B) explicação.            (C) lugar.                     (D) tempo.

Questão 13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

CONTINHO
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler − Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. p. 76.


Há traço de humor no trecho em:

(A) “Era uma vez um menino triste, magro”.  (B) “ele estava sentado na poeira do caminho”.
(C) “quando passou um vigário”.                    (D) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
                                          
Questão 14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

FEIAS, SUJAS E IMBATÍVEIS (fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.

No trecho “Vai encarar?” (ℓ. 2), o ponto de interrogação tem o efeito de:

(A) apresentar.          (B) avisar.             (C) desafiar.     (D) questionar.

Questão 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


Texto I: OS CERRADOS

Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II: OS PANTANAIS

O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens.

Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

 Os dois textos descrevem:

(A) belezas naturais do Brasil Central.       
 (B) animais que habitam os pantanais.
(C) problemas que afetam os cerrados.          
 (D) rios e cachoeiras de duas regiões.





Descritores
Gabarito
Localizar informações explícitas em um texto.
01
C)
Relacionar partes do texto.
02
A)
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
03
C)
 Inferir uma informação implícita em um texto.
04
C)
Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
05
B)
Identificar o tema de um texto.
06
D)
 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
07
D)
Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
08
B)
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
09
C)
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
10
B)
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
11
(D) 
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc
12
(C)
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
13
(D) 
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
14
(C)
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos
15
(A)




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