domingo, 19 de abril de 2015

COMO TRABALHAR OS DESCRITORES

COMO TRABALHAR OS DESCRITORES
Trabalhar descritores implica em contextualizar alguns segmentos textuais,gramaticais fazendo a compreensão semântica e inferências pertinentes.

VIDAS SECAS GRACILIANO RAMOS

Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com afamília morrendo de fome, comendo raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura, pareciam ratos e a lembrança dos sofrimentospassados esmorecera.
Pisou com firmeza no chão gretado, puxou a faca de ponta, esgaravatou as unhassujas. Tirou do aió um pedaço de fumo, picou-o, fez um cigarro com palha de milho,acendeu-o ao binga, pôs-se a fumar regalado._Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-seouvindo falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, abarba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animaisalheios, descobria-se, encolhia-se, na presença dos brancos e julgava-se cabra.Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido afrase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: _Você é um bicho, Fabiano.Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencerdificuldades.Chegara naquela situação medonha _ e ali estava, forte até gordo, fumando o seucigarro de palha.Era. Apossara-se da casa porque não tinha onde cair morto, passara uns diasmastigando raiz de imbu e semente de mucunã. Viera a trovoada. E, com ela, oazendeiro, que o expulsara. Fabiano fizera-se desentendido e oferecera os seuspréstimos, resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. O jeito que tinha eraficar. E o patrão aceitara-o, entregara-lhe as marcas de ferro.Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho,entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado. Olhou as quipás, osmandacarus e os xique-xiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueirase as baraúnas. Ele, Sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorra baleia estavam agarradosà terra.Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados.
Parecia um macaco.Entristeceu. Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era corrermundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca. Achava-se ali de passagem, era hóspede. Sim senhor, hóspede que demorava demais, tomava amizade à casa, ao curral, ao chiqueiro das cabras, ao juazeiro que os tinha abrigado uma noite.

Resolva as questões com base no texto.trecho para as questões 01 e02
Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome,comendo raízes.
1.(D-03) Do trecho entende-se:
a.Fabiano conformou-se com o pouco que arrumou.
b.Onordestino se adapta às situações de estiagem.
c.As pessoas sofridas alegram-se com qualquer benefício.
d.Fabiano estava morrendo de fome, porém estava feliz.
e.Fabiano ia conformado com a situação.
Resp :e ( Fabiano ficou satisfeito por ter encontrado um rancho. Ia satisfeito,  mas não feliz. Não existe felicidade diante do sofrimento e sim conformação.

2.(D-02) Fabiano no trecho representa:
a.Asituação do nordestino que se desloca de sua terra à procura de emprego.
b.A satisfação de quem viaja conhecendo o país.
c.O emigrante sofrido que não desanima com os reveses da vida.
d.A persistência do homem para sobreviver.
e.Uma pessoa sofrida que se sujeita a comer raízes para sobreviver.
Resp: c Assim como fabiano muitas pessoas não desanimam e não desistem diantedas dificuldades.

3.(D-07) Fabiano, personagem do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, vive um problema social inerente aos:
a.Nordestinos
b.Pobres
c.Desempregados
d.Sem-terra
e.Retirantes
Resp: e Em todos os itens são segmentos que sofrem por problema social. Os retirantes são os que mais se assemelham a situação de Fabiano.

4.(D-08) Viera a trovoada. E, com ela, o fazendeiro, que o expulsara. Fabiano fizera-se de desentendido eoferecera os seus préstimos, resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. Neste trecho depreende-seque:
a.Fabiano fora beneficiado com a chuva
b.Fabiano sentiu-se desempregado com a chegada da chuva.
c.A chuva, de um certo modo, fez Fabiano ficar preocupado.
d.O personagem fingiu não entender, e se prontificou a aceitar outras ocupações.
e.Achuva só traz benefícios para os retirantes.
Resp: d.

5(D-09) Em qual das opções abaixo a situação de Fabiano não se assemelha?
a.Assim como Fabiano muitas pessoas se adaptam viver na situação de miséria, como exemplo tem os partícipes do seguro safra que querem a seca e a perca do legume, para ganhar o seguro:
b.Fabiano é uma figura que também está na escola na pessoa daqueles alunos, com menos dedezesseis anos, que não se esforçam para sair do ensino fundamental para não perder o bolsaescola.
c.Fabiano se adapta à miséria como àqueles mendigos que mesmo recebendo aposento continuam namendicância.
d.Fabiano também está presente na pessoa do bandido, que quer permanecer no cárcere para que afamília não perca o auxílio-reclusão.
Resp: c
Os medingos aposentados tem certo o seu aposento permanecendo ou não na mendigagem. Os outros, não.

6.(D-08)´Um vagabundo empurrado pela seca.´ Sobre o significado desta expressão pode-se afirmar que o autor foi infeliz ao usá-la :
a. Fabiano é vagabundo porque não enfrenta a dureza.
b. Fabiano é vagabundo porque anda passeando de fazenda em fazenda.
c.As Vítimas da seca se tornam vagabundas.
d. Vagabundo é aquele que não se adapta a nenhum emprego.
e. Vagabundo é um termo muito forte para qualificar as vítimas da seca.           Resp: e

7.(D-14) Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes,estava plantado.O sentido da frase acima permanecerá inlaterado, mesmo se substituirmos o vocábulo destacado pela expressão
a. de modo que         d. para que 
b. sem que                e. logo que                 
c. tal qual                          

Resp:c                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário