I –
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0 – Compreender frases ou partes que
compõem um texto. Verifica se o aluno compreende texto não como um simples
agrupamento de frases justapostas, mas como um conjunto harmonioso em que há
laços, interligações, relações entre suas partes.
TEXTO: O GALO QUE LOGROU A RAPOSA
O galo que logrou a raposa
Um
velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa
árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “…Deixa estar, seu malandro,
que já te curo!…” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, – esperteza e meia.
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, – esperteza e meia.
B 1. Na frase: “ E rapou-se”.
Entende-se que o personagem:
a) Foi embora devagar.
b) Saiu correndo.
c) Raspou a mesa.
d) Sentou-se.
D1 – Identificar um tema ou o sentido
global de um texto. Requer do estudante uma série de tarefas cognitivas para
chegar ao tema, em torno do qual foi desenvolvido o texto, busca aferir se o
estudante é capaz de identificar o núcleo temático que confere unidade
semântica ao texto.
B 2. O tema do texto é:
a) O galo que recebeu a raposa.
b) O galo que logrou a raposa.
c) O galo que casou com a raposa.
d) O galo que bicou a raposa.
D2 – Localizar informações explicita
em um texto. Afere a capacidade de o estudante localizar uma informação que se
encontra explicitamente na sua superfície.
C 3. Para fugir da raposa, o galo foi
empoleirar-se:
a) Em um galho quebrado.
b) Em um tronco.
c) Em uma árvore.
d) Em uma parreira.
D3 – Inferir informações implícitas
em um texto. Visa aferir se o estudante é capaz de buscar nas entrelinhas os
sentidos do texto, a partir da articulação das proposições explícitas e do
conhecimento de mundo do leitor.
C 4. Por que a raposa resolveu
desistir da confraternização com o galo?
a) A raposa ficou com medo do galo.
b) A raposa lembrou que tinha outro
compromisso.
c) A raposa tem medo de cachorros
d) A raposa ficou com raiva do galo.
D5 – Inferir o sentido de uma palavra
ou expressão. Verifica se o estudante sabe, com base no contexto, inferir o
sentido de uma palavra ou expressão. Não se trata, contudo, de verificar se o
estudante conhece um vocabulário dicionarizado, mas sim se ele é capaz de
reconhecer o sentido com que a palavra foi empregada num dado contexto.
D 5. Um velho galo matreiro. A
palavra grifada significa:
a) Malvado.
b) Atrevido.
c) Asqueroso.
d) Astuto.
D10 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato. É uma prerrogativa para se observar o nível de interação
que os estudantes estabelecem com o texto. Atividades que avaliam essa
habilidade precisam apresentar como suporte, textos que permitam a
identificação de posicionamentos relativos aos fatos tratados no texto.
D 6. A opinião do autor desse texto a
respeito da raposa é que ela é:
a) Um animal dorminhoco.
b) Um animal preguiçoso.
c) Um animal lento.
d) Um animal esperto.
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6 – Identificar o gênero de um
texto.
Verifica se o aluno é capaz de
identificar um gênero não só pelo assunto, mas principalmente pelo seu formato
(convite, bilhete, cartaz, receita, etc…).
Sugestão de textos para o tópico II
Textos ilustrados, propagandas,
fotos, tirinhas, charges, gráficos, textos narrativos, informativos,
jornalísticos, receitas culinárias, fábulas, cartas, convites, bulas de
remédios, contas de água, luz e telefone entre outros.
A 7. Qual é o gênero textual
apresentado?
a) Fábula.
b) Receita.
c) Carta.
d) Convite.
D7 – Identificar a função de textos
de diferentes gêneros.
Visa exatamente verificar se o
estudante é capaz de reconhecer a finalidade dos textos (informar, convencer,
advertir, expor um ponto de vista, narrar um acontecimento, entre outras) que
circulam numa sociedade letrada.
C 8. Qual a finalidade desse texto?
a) Dar uma ideia.
b) Dar os parabéns.
c) Dar uma lição de moral.
d) Dar uma informação.
D8 – Interpretar texto que conjuga
linguagem verbal e não-verbal.
Diversos textos valem-se de outros
recursos que não apenas a linguagem verbal, os quais contribuem para a
construção de seu sentido global. Articular a linguagem verbal e a não-verbal é
algo importante, sobretudo em uma sociedade em que cada vez mais os textos
mesclam essas linguagens.
Ao trabalhar essa habilidade com os
alunos é importante que elemento não-verbal não seja meramente ilustrativo, mas
exerça uma função no processo de produção de sentido para a mensagem veiculada.
B 9. De acordo com a imagem, o galo
demonstra:
a) Acreditar na proposta da raposa.
b) Não acreditar na proposta da
raposa.
c) Que ele já estava lá quando a
raposa apareceu.
d) Que ele vai descer para abraçá-la.
III – COERÊNCIA E COESÃO NO
PROCESSAMENTO DO TEXTO
D11 – Reconhecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Em todo texto de maior extensão,
aparecem conectivos – conjunções, locuções adverbiais, advérbios, preposições,
entre outros – que estabelecem relações semânticas de diferentes naturezas.
Entre as mais comuns, podemos citar as relações de causalidade, de comparação,
de concessão, de tempo, de condição, de adição, de oposição, entre outras. Ser
capaz de reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses
elementos de coesão é fundamental na construção da rede de significação do
texto.
Sugestão de textos para o tópico III
Textos narrativos, informativos ou
jornalísticos, entre outros.
B 10. De que modo a raposa
desabafou-se diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore?
a) Animadamente.
b) Tristemente.
c) Alegremente.
d) Apressadamente.
D12 – Estabelecer a relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Entende-se como causa/conseqüência
todas as relações entre os elementos que se organizam de tal forma que um é
resultado do outro. Pretende-se, assim, avaliar se o estudante percebe o motivo
que deu origem aos fatos apresentados no texto (causa e efeito, problema e
solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e
comportamento, pré-condição, entre outras).
B 11. Qual foi o motivo pelo qual o
galo recebeu a raposa, empoleirado?
a) Para ficar mais imponente.
b) Para se sentir seguro.
c) Para cantar mais alto.
d) Para bicar os frutos da árvore.
D15 – Estabelecer a relações entre as
partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem
para sua continuidade.
Avalia-se a habilidade de o estudante
perceber que o texto se constitui de partes interligadas, identificando os
elementos que promovem o encadeamento do texto, o que pode ser feito através do
uso de pronomes, de relações de sinonímia ou de palavras afins.
A 12. No trecho “…para que eles
também tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:
a) Cães.
b) Raposa.
c) Galo.
d) Lobo.
D19 – Identificar o conflito gerador
do enredo e os elementos que compõem a narrativa. Avalia-se se o estudante é
capaz de identificar o motivo que desencadeou os fatos narrados e também os
outros elementos que estruturam uma narrativa, como personagens, tempo, espaço,
narrador.
D 13. O que deu origem aos fatos
narrados nesse texto?
a) A esperteza da raposa.
b) A esperteza do galo.
c) A esperteza na floresta.
d) A esperteza do galo e da raposa.
IV – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23 – Identificar efeitos de ironia
ou humor em textos. O uso das palavras ou a quebra na regularidade de seu
emprego são recursos que podem ser mobilizados para produzir certos efeitos de
sentido, tais como a ironia, o humor ou outro efeito de impacto.
Sugestão de textos para o tópico IV
Trechos de textos literários,
propagandas, “tirinhas” ou charges que apresentem humor ou ironia, entre
outros.
C 14. No texto, o traço de humor está
no fato de:
a) A subida do galo na árvore.
b) A chegada dos cães.
c) A raposa desculpar-se fingindo
tristeza.
d) A novidade contada pela raposa.
D21 – Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do uso de pontuação e de outras notações. Os sinais de pontuação e
outras notações (negrito, maiúsculas, itálico, etc.) são recursos expressivos.
Esses recursos podem acumular funções discursivas, como aquelas ligadas à
ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos, ou ainda à indicação
de indignação, surpresa, entre outros efeitos.
A 15. No trecho “…Deixe estar, seu
malandro, que já te curo!…”, as aspas tem efeito de:
a) Marcar a fala de alguém.
b) Marcar que alguém está
desapontado.
c) Marcar que alguém quer falar.
d) Marcar um diálogo.
V – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13 – Identificar marcas linguísticas
que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto.
Avalia a habilidade de o estudante
reconhecer as variações (gramaticais ou lexicais) que, mais especificamente,
revelam as características dos interlocutores.
Sugestão
de textos para o tópico V
Carta,
convite, bilhetes, ofícios, requerimentos, trechos de jornal, entre outros.
D 16. O texto é narrado por quem?
a) Pelo galo.
b) Pela raposa.
c) Pela raposa e o galo.
d) Pelo narrador.
Roteiro para elaboração de atividades
de intervenção
* elaborar uma situação de ensino
para cada descritor;
* utilizar, no máximo, três textos,
isso significa que podemos utilizar o mesmo texto para trabalhar diversos
descritores; e
* analisar, após a elaboração, se
cada situação cumpre o seu objetivo para o desenvolvimento da habilidade a que
se refere.
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