PLANO DE CURSO – ENSINO RELIGIOSO – ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS GERAIS:
•
conhecer os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida, na convivência com as pessoas e nos grupos sociais, compreendendo-os;
•
perceber que os símbolos religiosos expressam a idéia do Transcendente de maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os;
•
valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente;
•
entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar;
•
conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência com o outro;
•
compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o outro;
•
perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos;
•
perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e
nomes;
•
adotar no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito;
•
conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e
escolar);
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável;
•
refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
•
formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas adequadas embasadas nas informações obtidas;
•
perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
•
desenvolver seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica
cidadania;
•
eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de
atuação nas diferentes situações da vida;
•
conduzir-se coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de princípios de que estas regras representam valores morais;
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
•
refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser
humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
ter a capacidade de dialogar, pressuposto essencial à convivência democrática;
•
cuidar de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos.
ENSINO RELIGIOSO
1º ANO SOCIEDADE
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Alteridade
•
Orientações para o relacionamento com o
outro, permeado por valores, como respeito,
cooperação, entre outros.
O Eu
•
Eu no mundo
•
Eu e a natureza
•
Eu sou eu com o outro
•
Eu e o outro somos nós
Diversidade
•
Respeito étnico, respeito cultural, respeito
religioso, respeito às diferenças individuais de
cada pessoa.
•
Estudo dos fenômenos naturais.
Respeito ecopedagógico
•
Expressão de sentimentos, desejos,
necessidades, preferências e opiniões.
•
Narração de fatos relacionados com os
acontecimentos do cotidiano escolar e familiar.
•
Escuta e apreciação de obras musicais.
•
Utilização de algumas regras simples de
convívio social.
•
Participação nas sensibilizações/dinâmicas de
grupo.
•
Entrevistas/conversas com familiares.
•
Pesquisa em revistas e jornais impressos.
•
Expressão oral de histórias, parábolas, mitos,
conhecidos.
•
Análise da programação televisiva, levantando
os pontos positivos e negativos.
•
Expressão por meio do desenho.
•
Estabelecimento de diálogos entre o grupo
classe, professora, entre outros.
•
Respeito às características das pessoas, suas
limitações, suas qualidades e sentimentos.
•
Valorização do diálogo como forma de lidar
com os conflitos, por meio das ações de
cooperação, tolerância, solidariedade e ajuda
na relação com o outro.
•
Reconhecimento de suas próprias limitações
e qualidades.
•
Adoção de atitudes de cortesia e cooperação
no dia-a-dia na sala de aula e para além dela.
•
Valorização de amizades.
•
Reflexão sobre a responsabilidade/papel de
cada um na sociedade.
Situações Didáticas
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar as diferentes culturas e grupos que a constituem. Como a
convivência entre grupos diferentes é marcada pelo preconceito, um dos grandes desafios da escola é conhecer e valorizar a trajetória
particular dos grupos que compõem a sociedade brasileira.
No primeiro momento os alunos, em círculo, apresentam voluntariamente suas preferências, desejos, ídolos. Orienta-se para que
não haja discriminação de qualquer natureza. A professora faz o encerramento com elucidações e comentários pertinentes.
Desenho e pintura dos membros da família, em espaço amplo, papel pardo, por exemplo, classificando-os por gênero e discutindo
em grupos, as diferenças e semelhanças entre os sexos.
2º ANO
SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
construir seu referencial de entendimento de sua identidade nas diferenças e na alteridade;
•
exteriorizar seus sentimentos, preferências;
•
compreender o conceito de símbolo;
•
entender a importância dos símbolos na vida das pessoas;
•
valorizar as normas coletivas;
•
exercitar o silêncio interior como forma de ir aprendendo a ouvir, respeitar, valorizar e partilhar com o outro os pontos de vista;
•
escutar o outro, profundamente, com atenção, respeitando seus pontos de vista;
•
entender e valorizar o direito de expressão de cada pessoa;
•
adquirir conhecimento que favoreçam a convivência e o respeito ao Transcendente no outro;
•
desenvolver atitudes de respeito crescentes às crenças do outro, na convivência da sala de aula e nos diferentes grupos.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS
PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
1. Alteridade
•
Exposição de idéias relacionando-as as exposições
•
Valorização da família.
1a. O Eu; dos outros;
•
Adoção de atitudes positivas frente a um
1b. Eu sou eu com o outro;
•
Entrevista com os pais sobre a origem de seu nome desagravo ou frustração.
1c. Eu e outro somos nós; e ritual de iniciação;
•
Respeito às diferenças.
1d. Eu no mundo;
•
Coleta de símbolos diversos;
•
Manifestação de opiniões, sentimentos, idéias.
1e. A diversidade.
•
Socialização dos significados dos símbolos do seu
•
Cooperação com os colegas e o professor.
contexto familiar, nomeando-os;
2. Símbolos
•
Reconhecimento de que um mesmo símbolo tem
2a. Lembranças na vida das pessoas
valor e significado, diferentes, para pessoas e
2b. Os símbolos na vida das pessoas.
grupos;
•
Reflexão sobre símbolos que têm significados para
3. A idéia do Transcendente
alguns e para outros, não têm nenhum significado;
3a. A idéia do Transcendente se constrói de maneiras
•
Organização de painéis com os diversos símbolos
diversas.
coletados, classificando-os;
•
Roda de conversa;
•
Modelagem dos símbolos mais significativos para o
grupo, utilizando massinha;
•
Relaxamento com músicas.
Situações Didáticas
Para trabalhar estes conteúdos é necessário estabelecer as conexões com os temas já desenvolvidos e que oportunizam a
compreensão de que os símbolos estão presentes no dia-a-dia da sala de aula e do entorno (alfabeto, números, emblemas).
Solicita-se aos alunos que tragam de casa pelo menos um símbolo significativo para sua família. O símbolo é apresentado para o
grupo pelo aluno que o trouxe que explica o motivo da escolha, o significado e o nome do símbolo. Após a apresentação o símbolo deve
passar de mão em mão, para que todos o observem atentamente. Ao final promover uma reflexão com os alunos ajudando-os a perceber
que um mesmo símbolo pode ter significados diferentes para as pessoas. Pode-se concluir organizando exposição com os diferentes
símbolos.
A montagem de um painel dividido em duas partes: “O que me deixa feliz” e “O que me deixa triste”, pode ser uma excelente
oportunidade para trabalhar com a idéia do Transcendente. As crianças vão falando o que as deixam felizes e a professora registra em um
recorte de papel, de preferência de tamanho grande, fixando no painel, para que todos possam ler. Procede-se da mesma maneira em
relação ao que os deixam tristes. Para finalizar a professora media uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças do que os deixam
felizes/tristes e as reações que estes sentimentos provocam em cada um.
Trabalhar bastante com o nome da criança, construindo acrósticos, lendo e interpretando poesias, músicas que abordem a
importância dos nomes das pessoas e finalizar com a confecção do R.G. individual.
.
3º ANO SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
comparar os diferentes símbolos do cotidiano analisando seus significados;
•
respeitar as diferentes manifestações religiosas tanto na sala de aula, como nos diferentes grupos de convivência;
•
expressar sua idéia de Transcendente, ampliando seu entendimento de que essa idéia se constrói de maneira diversa nas variadas experiências culturais e religiosas;
•
respeitar a crença do outro se sensibilizando para o mistério com os significados que os símbolos trazem para cada tradição religiosa;
•
valorizar a trajetória particular de cada grupo social, convivendo de modo fraterno com o diferente.
ENSINO RELIGIOSO
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
1 Alteridade
1a Eu e o Outro – Eu;
1b. Os valores aproximam;
1c. Normas coletivas de convivência.
2 Símbolos
2a. A força do símbolo em re-unir;
2b. Os símbolos no cotidiano;
2c. Os símbolos religiosos intensificam a relação com
•
Levantamento das Tradições Religiosas existentes
na sala de aula e entorno;
•
Manifestação de curiosidade e interesse pela
religião do outro; •
seleção e organização valorativa de fotos, símbolos
em geral, que julguem importantes, descrevendo
seus significados;
•
Narração de fatos importantes da vida do aluno e
família;
•
Valorização da família;
•
Reconhecimento da singularidade de cada um;
•
Valorização da troca de idéias e de opiniões;
•
Valorização da justiça, da solidariedade e do
diálogo;
•
Adoção de atitudes de respeito e de compreensão
pelas diferenças entre as pessoas;
•
Respeito aos sentimentos do outro;
•
Uso cotidiano de expressões de cortesia.
o Transcendente.
3 A idéia do Transcendente
3a. A idéia do Transcendente constrói-se de maneiras
diversas.
•
Comparação entre as idéias diferentes do
Transcendente de cada Tradição Religiosa para as
pessoas e grupos;
•
Observação de que existem maneiras diversas de
nomear o Transcendente em cada Tradição
Religiosa;
•
Pesquisa por meio de entrevistas percebendo que
as construções religiosas são tão mais ricas quanto
mais coletivos e coletivizados forem os processos
de relação;
•
Semelhanças entre as Tradições Religiosas mais
significativas para o grupo.
Situações Didáticas
O professor deve aproveitar a curiosidade e interesse dos alunos nesta faixa etária e trabalhar com pesquisas, ainda rudimentares,
entrevistando pessoas para perceberem que não há exclusividade no “jeito” de crer, e que crença é construída diante da riqueza e
diversidade das várias Tradições Religiosas.
Promover levantamento dos costumes das Tradições de origem indígena e africana, registrando-as em um painel. Em seguida
promover uma reflexão orientada de modo que as crianças percebam as diferenças e semelhanças entre as tradições pesquisadas,
concluindo ao final a importante influência dos costumes destas tradições no nosso cotidiano atual.
Parâmetros curriculares nacionais.Apresentação dos temas transversais e Ética. Volume 8. Brasília: MEC/SEF, 2001.
QUEIROZ, Tânia Dias. Pedagogia de projetos interdisciplinares – 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Rideel, 2001.
FASE INTERMEDIÁRIA
OBJETIVOS GERAIS:
•
compreender o sentido da História e da origem da palavra sagrada na história das tradições religiosas;
•
relacionar a história das tradições religiosas com as práticas religiosas significantes para os diferentes grupos sociais.
•
compreender as representações do Transcendente, na Tradição Religiosa, como valor supremo de uma cultura e expressão de sua
relação com o Transcendente;
•
entender a fundamentação das diferentes crenças em seu contexto sociocultural.
4º ANO º ANO
SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonomia;
•
estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente;
•
entender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência das pessoas e grupos;
•
perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
•
reconhecer o significado dos textos e narrativas sagradas para cada Tradição Religiosa, conhecendo o contexto cultural em que se formou (origem e formação) e
na atualidade;
•
compreender que as Tradições Religiosas de matriz indígena e a de matriz africana, no Brasil, foram desfiguradas pela ação missionária do Cristianismo (de
matriz ocidental) e atualmente encontram-se em sua originalidade em algumas regiões mais inacessíveis;
•
perceber a diversidade cultural/religiosa do Brasil, influenciadas principalmente por etnias com raízes: indígenas, européias, africanas e orientais;
•
respeitar a crença do outro se sensibilizando para o mistério com os significados que os símbolos trazem para cada tradição religiosa;
•
reconhecer que o judaísmo, o hinduísmo e o budismo, de matriz oriental, estão presentes em muitas cidades do Brasil.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
1 História das narrativas
sagradas orais e escritas
1a. Os acontecimentos religiosos
são fatos marcantes e podem
originar mitos.
2 Rituais
2a. Celebrações tornam-se práticas
religiosas;
2b.Grandes acontecimentos são
celebrados;
3 Símbolos
3a. Os símbolos religiosos são
significativos e necessários para as
Tradições Religiosas se
expressarem.
•
Expressão da sua crença com liberdade, entendendo a liberdade que o outro
também tem de expressar-se quanto à própria crença;
•
Relação de significados entre os diferentes símbolos religiosos;
•
Montagem de painéis com os diferentes nomes com os quais o Transcendente é
chamado nas Tradições Religiosas mais significativas para o grupo, classificando-os
conforme a matriz de origem: ocidental, oriental, africana, indígena;
•
Pesquisa dos modos de celebrações e solenidades dos grandes acontecimentos que
são chamados de rituais pelas Tradições Religiosas e apresentados nos textos
sagrados;
•
Exposição e apresentação de trabalhos em grupo, de modo que cada grupo
apresente sobre uma Tradição Religiosa diferente da que professa.
•
Discussão em grupos sobre os mitos que se criam ao redor de pessoas (artistas,
personagens públicas) como forma de o mundo moderno explicar suas projeções,
seus desejos, suas não explicações sobre a realidade complexa e pouco
compreendida;
•
Levantamento junto aos familiares das histórias (crendices) que se contam em
famílias e que passam de pai para filho como se fossem verdades.
Valorização da família;
Troca de opiniões e experiências
com os colegas;
Avaliação do próprio
comportamento ante a maneira de
encarar as diferenças;
Posicionamento pessoal de
repúdio em relação aos vários
tipos de preconceitos;
Reconhecimento e valorização da
pluralidade de manifestações
culturais/religiosas;
Reconhecimento de que todo ser
vivo depende de outro ser vivo.
4. Formação do povo brasileiro
4a. Diversidade étnica da cultura
negra e indígena, principalmente,
presentes no nosso cotidiano.
Situações Didáticas
O Ensino Religioso deve enfatizar a observação, reflexão e informação no respeito à diversidade cultural/religiosa do Brasil.
Solicita-se aos alunos que tragam de casa fotos (ou figuras de revistas, no caso de não terem fotos) que julgam importantes. A
partir das fotos contam uma história de sua família descrevendo os acontecimentos mais importantes representados pelas fotos. Em
seguida cada aluno classifica as fotos trazidas, por ordem de valor para ele, utilizando um álbum previamente confeccionado. Para finalizar
a professora promove a reflexão dos alunos sobre como as fotos ajudam a fazer a memória mostrando acontecimentos importantes de
nossa vida; antes da fotografia os acontecimentos importantes eram guardados por meio de histórias contadas de uma geração para outra
e revividas nas celebrações.
Conversa dirigida sobre a “imposição” do cristianismo aos índios, após chegada dos portugueses e com a vinda dos africanos,
estes também foram levados a aceitar o cristianismo como religião.
Apresentação de filmes que abordam valores universais.
5º ANO
SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer como cada grupo religioso vive (vestuário, alimentação, habitação, costumes), organiza e expressa suas crenças por meio de ritos
próprios;
•
conhecer a origem das narrativas sagradas e a formação dos textos sagrados;
•
aprofundar as razões históricas da sua própria tradição religiosa;
•
analisar as explicações do significado da existência humana apontadas pelas Tradições Religiosas;
•
conhecer as diferentes concepções da origem da palavra “religião”;
•
relacionar cultura e tradição religiosa;
•
compreender o significado das atitudes morais diferenciadas como conseqüência do fenômeno religioso para a vida das pessoas;
•
entender que o fenômeno religioso está presente em todas as culturas, é universal e indestrutível porque radicado no ser humano;
•
entender que algumas tradições religiosas têm sua palavra sagrada transmitida somente por oralidade;
•
desarmar-se de preconceitos (pré-conceitos) percebendo a unidade na diversidade das tradições religiosas, como exemplo, a defesa da vida, a
busca do sentido, a necessidade da transcendência;
•
identificar os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados;
•
valorizar o direito à expressão religiosa do outro entendendo suas práticas religiosas diferenciadas;
•
aprender a conviver, respeitar e reverenciar o Transcendente do outro pela descrição das representações culturalmente diferentes;
•
manter diálogo respeitoso, reconhecendo o momento de ouvir o outro e o momento de falar com o outro.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDNAIS Ie escritas
1a. Palavra sagrada para os povos;
1b. Respeito à vida, bem maior do
homem;
1c. Os acontecimentos religiosos são a
origem de mitos e segredos sagrados na
história dos povos.
2 Rituais
2a. A busca do Transcendente em
práticas religiosa e nos mistérios;
2b. As práticas religiosas e os desígnios
do Transcendente.
3 Divindades
3a. As representações do Transcendente,
valor supremo do povo;
3b. As práticas religiosas e a relação com
o Transcendente.
4 Símbolos
4a. Os símbolos são significativos e
necessários para as Tradições Religiosas
se expressarem e para nosso cotidiano.
1 História das narrativas sagradas orais
•
etimologicamente significa fábula, narrativa na qual a palavra é usada
para transmitir e comunicar coletivamente a tradição oral, preservando
a sua memória e garantindo a continuidade da cultura;
•
Elaboração de um calendário rudimentar das celebrações (datas
comemorativas) das diferentes Tradições Religiosas;
•
Visualização no mapa dos locais de predominância das diferentes
Tradições Religiosas;
•
Entendimento da dimensão da religiosidade humana e sua relação
com o Transcendente por meio do conhecimento das várias
cerimônias religiosas; •
Montagem de painéis com os diferentes nomes com os quais o
Transcendente é chamado nas Tradições Religiosas, classificando-os
conforme matriz de origem;
•
Pesquisa, seleção e discussão de mitos criados ao redor de crendices,
da culinária, da linguagem;
•
Socialização de histórias da família, com o grupo;
•
Pesquisa de letras de músicas que abordam questões sociais
(religiosidade, valores humanos);
•
Reflexão sobre os interesses (econômicos, sociais, políticos,
religiosos) envolvidos na criação e disseminação dos mitos;
•
Pesquisa de mitos sobre a criação do mundo a partir das Tradições
Religiosas mais significativas.
Reconhecimento de que a origem da palavra mito (do grego – mythos)
•
•
Troca de opiniões e experiências com os
colegas.
•
Avaliação do próprio comportamento ante a
maneira de encarar as diferenças.
•
Posicionamento pessoal de repúdio em
relação aos vários tipos de preconceitos.
•
Reconhecimento e valorização da
pluralidade de manifestações
culturais/religiosas.
•
Reconhecimento de que todo ser vivo
depende de outro ser vivo.
Valorização da família.
Situações Didáticas
Fazer com os alunos levantamento das histórias, crendices populares, que se contam em família e que passam de pai para filho
como verdades, como: gato preto dá azar; sobras de porco rejeitadas pelos senhores de escravos e utilizados por esses, se transformou
na tão apreciada feijoada; o tratamento de Senhor é entendido como mais respeitoso que você, porque vem da relação de subalterno com
o seu superior ou porque no cristianismo disseminado no Brasil o tratamento para com Deus é Senhor, por ser o poderoso. Socializar com
o grupo as histórias recolhidas classificando-as por semelhanças. Criar um desenho (símbolo) para cada classificação representada. Ao
final promover entre os alunos uma reflexão sobre o que há de verdadeiro e o que há de falso nas histórias apresentadas; quais os
possíveis interesses envolvidos para a disseminação dessas idéias.
Apresentação de filmes que abordam questões sociais, valores universais, histórias dos povos indígenas, para análise em grupo.
6º ANO SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da idéia do transcendente no decorrer dos tempos.
•
analisar as diferentes mudanças culturais que determinaram as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os
determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
A idéia do Transcendente
•
Os significados do Transcendente na
vida;
•
A construção da idéia do Transcendente
no tempo e no espaço.
Função política das ideologias religiosas
•
A construção da verdade dos discursos
religiosos.
•
O sistema de valores determinando
atitudes e comportamentos em vida de
objetivos religiosos.
•
As práticas religiosas e os mistérios.
Revelação
•
As verdades sagradas como referenciais
da vontade do Transcendente.
•
A autoridade fundamentada do discurso
religioso.
•
Leitura mítico-simbólica das tradições
religiosas no contexto sociopolíticocultural.
•
Contato com os textos sagrados
permitindo a sensibilização para o mistério
pelo entendimento do sobrenatural que
sustenta a dimensão religiosa.
•
Construção de painéis com os vários
conceitos de Transcendente.
•
Coleta de dados sobre os diferentes
significados do Transcendente na vida das
pessoas, observando como expressam
diferentes cosmovisões.
•
Coleta de idéias sobre Deus por meio de
ditos, provérbios e expressões populares,
músicas, entre outros.
•
Avaliação da idéia do Transcendente nos
textos orais e escritos expressa nas
diferentes crenças dos alunos.
•
Valorização da evolução da estrutura
religiosa nas organizações humanas, no
decorrer dos tempos.
•
Respeito à formação histórica da idéia
do Transcendente e que nas diferentes
mudanças culturais perceba como as
ideologias religiosas chegam a
determinadas verdades.
•
Valorização das narrativas e textos
sagrados como verdade na experiência
mística de um povo, ultrapassando seu
contexto sociopolítico–religioso.
•
Adoção de postura ética sobre o
fenômeno religioso, a partir da relação
cultura – tradição religiosa.
7º ANO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer a evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como as ideologias religiosas que perpassam a redação dos
textos sagrados e dos textos orais, e aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Evolução da estrutura religiosa nas
•
Leitura mítico-simbólica das tradições
•
Valorização da evolução da estrutura
organizações humanas religiosas no contexto sociopolíticoreligiosa
nas organizações humanas, no
•
A evolução da estrutura religiosa das cultural. decorrer dos tempos.
tradições religiosas no decorrer dos
•
Contato com os textos sagrados
•
Respeito à formação histórica da idéia
tempos. permitindo a sensibilização para o mistério do Transcendente e que, nas diferentes
•
A sistematização da idéia do pelo entendimento do sobrenatural que mudanças culturais, perceba como as
Transcendente pelas tradições religiosas. sustenta a dimensão religiosa. ideologias religiosas chegam a
•
A estruturação do mundo pessoal a partir
•
Construir painéis com os nomes dos determinadas verdades.
da experiência do Transcendente e da Textos Sagrados da Tradição Religiosa a
•
Valorização das narrativas e textos
Tradição Religiosa. que pertencem. sagrados como verdade na experiência
Contexto cultural dos textos sagrados
orais e escritos
•
A construção cultural da palavra sagrada
no tempo e no espaço pelas Tradições
Religiosas.
•
Demonstração no mapa-múndi do local
geográfico de origem das tradições
religiosas.
•
Pesquisa em grupo sobre a origem das
tradições elencadas.
•
Observação das influências culturais que
mística de um povo, ultrapassando seu
contexto sociopolítico–religioso.
•
Adoção de postura ética sobre o
fenômeno religioso, a partir da relação
cultura – tradição religiosa.
História e tradição religiosa permeiam os Textos Sagrados das
•
A evolução da estrutura religiosa nas Tradições Religiosas pesquisadas.
organizações humanas no decorrer dos
tempos.
Sociologia e tradição religiosa
•
A função política das ideologias religiosas.
8º ANO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
•
conhecer a evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como as ideologias religiosas que perpassam a redação dos
textos sagrados e dos textos orais e aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Espiritualidade
•
A experiência religiosa, elemento vital
para o fiel.
•
A vivência com o mistério do
Transcendente pelos ensinamentos, ritos
e tradições.
•
Autoconhecimento na vivência do
relacionamento com o Transcendente.
Valores
•
As exigências e qualidades éticas do
procedimento humano na perspectiva da
Tradição Religiosa.
•
Orientações de vida nas normas, crenças
e doutrinas das Tradições Religiosas.
Determinações da Tradição Religiosa
sobre a Pessoa
•
Determinações da Tradição Religiosa na
construção mental da pessoa.
•
Pesquisa sobre as verdades presentes na
vida do povo.
•
Elaboração de quadro ilustrativo e/ou
painel categorizando as expressões de
verdades em verdades da ciência, da
religião e da expressão popular e,
ilustrando como expressões de verdades
religiosas demonstram determinada
atitude diante dos limites humanos:
doença, morte, insegurança, medo,
pequenez (ignorância e violência) e
injustiça (calúnia, mentira, exploração,
miséria, falsidade, opressão).
•
Coleta de idéias religiosas presentes em
poemas, expressões populares ou ditos
veiculados por meios de comunicação
social.
•
Adoção de postura quanto aos limites
éticos estabelecidos pelas tradições
religiosas através de normas, crenças e
doutrina, visando à formação de uma
consciência moral.
•
Respeito às tradições religiosas no
conhecimento das dimensões do
relacionamento humano, identificando-os
como exercícios de autoconhecimento,
do conhecimento do Transcendente e do
Mundo.
•
Valorização do diálogo ao entender o
sentido da vida para além da morte, a
partir das respostas elaboradas pelas
tradições religiosas.
•
Valorização da religião como elemento
norteador do sentido da vida e as
determinações religiosas na construção
mental do inconsciente pessoal e
coletivo.
9º ANO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer as possíveis respostas dadas à vida além-morte pelas tradições religiosas como orientadoras das crenças, normas e atitudes
éticas dos fiéis, o que deve conduzi-lo ao estabelecimento de compromissos sociais solidários.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Limites
•
O limite e a busca do translimite;
•
A experiência religiosa na busca de
superação da finitude humana
Verdades de fé
•
A verdade nas Tradições Religiosas sob a
ótica da fé;
•
A verdade que orienta as pessoas através
de mitos, crenças e doutrinas das
Tradições Religiosas.
Vida além da morte
•
As respostas elaboradas para vida além
da morte pelas Tradições Religiosas
(ancestralidade – reencarnação –
ressurreição – nada)
•
O sentido da vida perpassada pelo
sentido da vida além-morte.
•
Leitura mítico-simbólica das tradições
religiosas no contexto sociopolíticocultural.
•
Contato com os textos sagrados
permitindo a sensibilização para o mistério
pelo entendimento do sobrenatural que
sustenta a dimensão religiosa.
•
Elaborar uma pesquisa sobre o fato
“morte”.
•
Coletar dados sobre os símbolos
religiosos presentes nos vários tipos de
sepulturas.
•
Coletar expressões utilizadas nos velórios,
enterros ou situações de morte,
analisando a visão de vida além-morte que
elas transmitem.
•
Observar o sentido de vida além-morte
expressos nas letras de músicas
populares.
•
Observar o comportamento das pessoas
diante do fato morte veiculado pelos meios
de comunicação social.
•
Adoção de postura quanto aos limites
éticos estabelecidos pelas tradições
religiosas através de normas, crenças e
doutrina, visando à formação de uma
consciência moral.
•
Respeito às tradições religiosas no
conhecimento das dimensões do
relacionamento humano, identificando-os
como exercícios de autoconhecimento,
do conhecimento do Transcendente e do
Mundo.
•
Valorização do diálogo ao entender o
sentido da vida para além da morte, a
partir das respostas elaboradas pelas
tradições religiosas.
•
Valorização da religião como elemento
norteador do sentido da vida e as
determinações religiosas na construção
mental do inconsciente pessoal e
coletivo.
OBJETIVOS GERAIS:
•
conhecer os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida, na convivência com as pessoas e nos grupos sociais, compreendendo-os;
•
perceber que os símbolos religiosos expressam a idéia do Transcendente de maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os;
•
valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente;
•
entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar;
•
conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência com o outro;
•
compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o outro;
•
perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos;
•
perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e
nomes;
•
adotar no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito;
•
conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e
escolar);
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável;
•
refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
•
formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas adequadas embasadas nas informações obtidas;
•
perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
•
desenvolver seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica
cidadania;
•
eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de
atuação nas diferentes situações da vida;
•
conduzir-se coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de princípios de que estas regras representam valores morais;
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
•
refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser
humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
ter a capacidade de dialogar, pressuposto essencial à convivência democrática;
•
cuidar de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos.
ENSINO RELIGIOSO
1º ANO SOCIEDADE
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Alteridade
•
Orientações para o relacionamento com o
outro, permeado por valores, como respeito,
cooperação, entre outros.
O Eu
•
Eu no mundo
•
Eu e a natureza
•
Eu sou eu com o outro
•
Eu e o outro somos nós
Diversidade
•
Respeito étnico, respeito cultural, respeito
religioso, respeito às diferenças individuais de
cada pessoa.
•
Estudo dos fenômenos naturais.
Respeito ecopedagógico
•
Expressão de sentimentos, desejos,
necessidades, preferências e opiniões.
•
Narração de fatos relacionados com os
acontecimentos do cotidiano escolar e familiar.
•
Escuta e apreciação de obras musicais.
•
Utilização de algumas regras simples de
convívio social.
•
Participação nas sensibilizações/dinâmicas de
grupo.
•
Entrevistas/conversas com familiares.
•
Pesquisa em revistas e jornais impressos.
•
Expressão oral de histórias, parábolas, mitos,
conhecidos.
•
Análise da programação televisiva, levantando
os pontos positivos e negativos.
•
Expressão por meio do desenho.
•
Estabelecimento de diálogos entre o grupo
classe, professora, entre outros.
•
Respeito às características das pessoas, suas
limitações, suas qualidades e sentimentos.
•
Valorização do diálogo como forma de lidar
com os conflitos, por meio das ações de
cooperação, tolerância, solidariedade e ajuda
na relação com o outro.
•
Reconhecimento de suas próprias limitações
e qualidades.
•
Adoção de atitudes de cortesia e cooperação
no dia-a-dia na sala de aula e para além dela.
•
Valorização de amizades.
•
Reflexão sobre a responsabilidade/papel de
cada um na sociedade.
Situações Didáticas
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar as diferentes culturas e grupos que a constituem. Como a
convivência entre grupos diferentes é marcada pelo preconceito, um dos grandes desafios da escola é conhecer e valorizar a trajetória
particular dos grupos que compõem a sociedade brasileira.
No primeiro momento os alunos, em círculo, apresentam voluntariamente suas preferências, desejos, ídolos. Orienta-se para que
não haja discriminação de qualquer natureza. A professora faz o encerramento com elucidações e comentários pertinentes.
Desenho e pintura dos membros da família, em espaço amplo, papel pardo, por exemplo, classificando-os por gênero e discutindo
em grupos, as diferenças e semelhanças entre os sexos.
2º ANO
SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
construir seu referencial de entendimento de sua identidade nas diferenças e na alteridade;
•
exteriorizar seus sentimentos, preferências;
•
compreender o conceito de símbolo;
•
entender a importância dos símbolos na vida das pessoas;
•
valorizar as normas coletivas;
•
exercitar o silêncio interior como forma de ir aprendendo a ouvir, respeitar, valorizar e partilhar com o outro os pontos de vista;
•
escutar o outro, profundamente, com atenção, respeitando seus pontos de vista;
•
entender e valorizar o direito de expressão de cada pessoa;
•
adquirir conhecimento que favoreçam a convivência e o respeito ao Transcendente no outro;
•
desenvolver atitudes de respeito crescentes às crenças do outro, na convivência da sala de aula e nos diferentes grupos.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS
PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
1. Alteridade
•
Exposição de idéias relacionando-as as exposições
•
Valorização da família.
1a. O Eu; dos outros;
•
Adoção de atitudes positivas frente a um
1b. Eu sou eu com o outro;
•
Entrevista com os pais sobre a origem de seu nome desagravo ou frustração.
1c. Eu e outro somos nós; e ritual de iniciação;
•
Respeito às diferenças.
1d. Eu no mundo;
•
Coleta de símbolos diversos;
•
Manifestação de opiniões, sentimentos, idéias.
1e. A diversidade.
•
Socialização dos significados dos símbolos do seu
•
Cooperação com os colegas e o professor.
contexto familiar, nomeando-os;
2. Símbolos
•
Reconhecimento de que um mesmo símbolo tem
2a. Lembranças na vida das pessoas
valor e significado, diferentes, para pessoas e
2b. Os símbolos na vida das pessoas.
grupos;
•
Reflexão sobre símbolos que têm significados para
3. A idéia do Transcendente
alguns e para outros, não têm nenhum significado;
3a. A idéia do Transcendente se constrói de maneiras
•
Organização de painéis com os diversos símbolos
diversas.
coletados, classificando-os;
•
Roda de conversa;
•
Modelagem dos símbolos mais significativos para o
grupo, utilizando massinha;
•
Relaxamento com músicas.
Situações Didáticas
Para trabalhar estes conteúdos é necessário estabelecer as conexões com os temas já desenvolvidos e que oportunizam a
compreensão de que os símbolos estão presentes no dia-a-dia da sala de aula e do entorno (alfabeto, números, emblemas).
Solicita-se aos alunos que tragam de casa pelo menos um símbolo significativo para sua família. O símbolo é apresentado para o
grupo pelo aluno que o trouxe que explica o motivo da escolha, o significado e o nome do símbolo. Após a apresentação o símbolo deve
passar de mão em mão, para que todos o observem atentamente. Ao final promover uma reflexão com os alunos ajudando-os a perceber
que um mesmo símbolo pode ter significados diferentes para as pessoas. Pode-se concluir organizando exposição com os diferentes
símbolos.
A montagem de um painel dividido em duas partes: “O que me deixa feliz” e “O que me deixa triste”, pode ser uma excelente
oportunidade para trabalhar com a idéia do Transcendente. As crianças vão falando o que as deixam felizes e a professora registra em um
recorte de papel, de preferência de tamanho grande, fixando no painel, para que todos possam ler. Procede-se da mesma maneira em
relação ao que os deixam tristes. Para finalizar a professora media uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças do que os deixam
felizes/tristes e as reações que estes sentimentos provocam em cada um.
Trabalhar bastante com o nome da criança, construindo acrósticos, lendo e interpretando poesias, músicas que abordem a
importância dos nomes das pessoas e finalizar com a confecção do R.G. individual.
.
3º ANO SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
comparar os diferentes símbolos do cotidiano analisando seus significados;
•
respeitar as diferentes manifestações religiosas tanto na sala de aula, como nos diferentes grupos de convivência;
•
expressar sua idéia de Transcendente, ampliando seu entendimento de que essa idéia se constrói de maneira diversa nas variadas experiências culturais e religiosas;
•
respeitar a crença do outro se sensibilizando para o mistério com os significados que os símbolos trazem para cada tradição religiosa;
•
valorizar a trajetória particular de cada grupo social, convivendo de modo fraterno com o diferente.
ENSINO RELIGIOSO
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
1 Alteridade
1a Eu e o Outro – Eu;
1b. Os valores aproximam;
1c. Normas coletivas de convivência.
2 Símbolos
2a. A força do símbolo em re-unir;
2b. Os símbolos no cotidiano;
2c. Os símbolos religiosos intensificam a relação com
•
Levantamento das Tradições Religiosas existentes
na sala de aula e entorno;
•
Manifestação de curiosidade e interesse pela
religião do outro; •
seleção e organização valorativa de fotos, símbolos
em geral, que julguem importantes, descrevendo
seus significados;
•
Narração de fatos importantes da vida do aluno e
família;
•
Valorização da família;
•
Reconhecimento da singularidade de cada um;
•
Valorização da troca de idéias e de opiniões;
•
Valorização da justiça, da solidariedade e do
diálogo;
•
Adoção de atitudes de respeito e de compreensão
pelas diferenças entre as pessoas;
•
Respeito aos sentimentos do outro;
•
Uso cotidiano de expressões de cortesia.
o Transcendente.
3 A idéia do Transcendente
3a. A idéia do Transcendente constrói-se de maneiras
diversas.
•
Comparação entre as idéias diferentes do
Transcendente de cada Tradição Religiosa para as
pessoas e grupos;
•
Observação de que existem maneiras diversas de
nomear o Transcendente em cada Tradição
Religiosa;
•
Pesquisa por meio de entrevistas percebendo que
as construções religiosas são tão mais ricas quanto
mais coletivos e coletivizados forem os processos
de relação;
•
Semelhanças entre as Tradições Religiosas mais
significativas para o grupo.
Situações Didáticas
O professor deve aproveitar a curiosidade e interesse dos alunos nesta faixa etária e trabalhar com pesquisas, ainda rudimentares,
entrevistando pessoas para perceberem que não há exclusividade no “jeito” de crer, e que crença é construída diante da riqueza e
diversidade das várias Tradições Religiosas.
Promover levantamento dos costumes das Tradições de origem indígena e africana, registrando-as em um painel. Em seguida
promover uma reflexão orientada de modo que as crianças percebam as diferenças e semelhanças entre as tradições pesquisadas,
concluindo ao final a importante influência dos costumes destas tradições no nosso cotidiano atual.
Parâmetros curriculares nacionais.Apresentação dos temas transversais e Ética. Volume 8. Brasília: MEC/SEF, 2001.
QUEIROZ, Tânia Dias. Pedagogia de projetos interdisciplinares – 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Rideel, 2001.
FASE INTERMEDIÁRIA
OBJETIVOS GERAIS:
•
compreender o sentido da História e da origem da palavra sagrada na história das tradições religiosas;
•
relacionar a história das tradições religiosas com as práticas religiosas significantes para os diferentes grupos sociais.
•
compreender as representações do Transcendente, na Tradição Religiosa, como valor supremo de uma cultura e expressão de sua
relação com o Transcendente;
•
entender a fundamentação das diferentes crenças em seu contexto sociocultural.
4º ANO º ANO
SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonomia;
•
estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente;
•
entender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência das pessoas e grupos;
•
perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
•
reconhecer o significado dos textos e narrativas sagradas para cada Tradição Religiosa, conhecendo o contexto cultural em que se formou (origem e formação) e
na atualidade;
•
compreender que as Tradições Religiosas de matriz indígena e a de matriz africana, no Brasil, foram desfiguradas pela ação missionária do Cristianismo (de
matriz ocidental) e atualmente encontram-se em sua originalidade em algumas regiões mais inacessíveis;
•
perceber a diversidade cultural/religiosa do Brasil, influenciadas principalmente por etnias com raízes: indígenas, européias, africanas e orientais;
•
respeitar a crença do outro se sensibilizando para o mistério com os significados que os símbolos trazem para cada tradição religiosa;
•
reconhecer que o judaísmo, o hinduísmo e o budismo, de matriz oriental, estão presentes em muitas cidades do Brasil.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
1 História das narrativas
sagradas orais e escritas
1a. Os acontecimentos religiosos
são fatos marcantes e podem
originar mitos.
2 Rituais
2a. Celebrações tornam-se práticas
religiosas;
2b.Grandes acontecimentos são
celebrados;
3 Símbolos
3a. Os símbolos religiosos são
significativos e necessários para as
Tradições Religiosas se
expressarem.
•
Expressão da sua crença com liberdade, entendendo a liberdade que o outro
também tem de expressar-se quanto à própria crença;
•
Relação de significados entre os diferentes símbolos religiosos;
•
Montagem de painéis com os diferentes nomes com os quais o Transcendente é
chamado nas Tradições Religiosas mais significativas para o grupo, classificando-os
conforme a matriz de origem: ocidental, oriental, africana, indígena;
•
Pesquisa dos modos de celebrações e solenidades dos grandes acontecimentos que
são chamados de rituais pelas Tradições Religiosas e apresentados nos textos
sagrados;
•
Exposição e apresentação de trabalhos em grupo, de modo que cada grupo
apresente sobre uma Tradição Religiosa diferente da que professa.
•
Discussão em grupos sobre os mitos que se criam ao redor de pessoas (artistas,
personagens públicas) como forma de o mundo moderno explicar suas projeções,
seus desejos, suas não explicações sobre a realidade complexa e pouco
compreendida;
•
Levantamento junto aos familiares das histórias (crendices) que se contam em
famílias e que passam de pai para filho como se fossem verdades.
Valorização da família;
Troca de opiniões e experiências
com os colegas;
Avaliação do próprio
comportamento ante a maneira de
encarar as diferenças;
Posicionamento pessoal de
repúdio em relação aos vários
tipos de preconceitos;
Reconhecimento e valorização da
pluralidade de manifestações
culturais/religiosas;
Reconhecimento de que todo ser
vivo depende de outro ser vivo.
4. Formação do povo brasileiro
4a. Diversidade étnica da cultura
negra e indígena, principalmente,
presentes no nosso cotidiano.
Situações Didáticas
O Ensino Religioso deve enfatizar a observação, reflexão e informação no respeito à diversidade cultural/religiosa do Brasil.
Solicita-se aos alunos que tragam de casa fotos (ou figuras de revistas, no caso de não terem fotos) que julgam importantes. A
partir das fotos contam uma história de sua família descrevendo os acontecimentos mais importantes representados pelas fotos. Em
seguida cada aluno classifica as fotos trazidas, por ordem de valor para ele, utilizando um álbum previamente confeccionado. Para finalizar
a professora promove a reflexão dos alunos sobre como as fotos ajudam a fazer a memória mostrando acontecimentos importantes de
nossa vida; antes da fotografia os acontecimentos importantes eram guardados por meio de histórias contadas de uma geração para outra
e revividas nas celebrações.
Conversa dirigida sobre a “imposição” do cristianismo aos índios, após chegada dos portugueses e com a vinda dos africanos,
estes também foram levados a aceitar o cristianismo como religião.
Apresentação de filmes que abordam valores universais.
5º ANO
SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer como cada grupo religioso vive (vestuário, alimentação, habitação, costumes), organiza e expressa suas crenças por meio de ritos
próprios;
•
conhecer a origem das narrativas sagradas e a formação dos textos sagrados;
•
aprofundar as razões históricas da sua própria tradição religiosa;
•
analisar as explicações do significado da existência humana apontadas pelas Tradições Religiosas;
•
conhecer as diferentes concepções da origem da palavra “religião”;
•
relacionar cultura e tradição religiosa;
•
compreender o significado das atitudes morais diferenciadas como conseqüência do fenômeno religioso para a vida das pessoas;
•
entender que o fenômeno religioso está presente em todas as culturas, é universal e indestrutível porque radicado no ser humano;
•
entender que algumas tradições religiosas têm sua palavra sagrada transmitida somente por oralidade;
•
desarmar-se de preconceitos (pré-conceitos) percebendo a unidade na diversidade das tradições religiosas, como exemplo, a defesa da vida, a
busca do sentido, a necessidade da transcendência;
•
identificar os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados;
•
valorizar o direito à expressão religiosa do outro entendendo suas práticas religiosas diferenciadas;
•
aprender a conviver, respeitar e reverenciar o Transcendente do outro pela descrição das representações culturalmente diferentes;
•
manter diálogo respeitoso, reconhecendo o momento de ouvir o outro e o momento de falar com o outro.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDNAIS Ie escritas
1a. Palavra sagrada para os povos;
1b. Respeito à vida, bem maior do
homem;
1c. Os acontecimentos religiosos são a
origem de mitos e segredos sagrados na
história dos povos.
2 Rituais
2a. A busca do Transcendente em
práticas religiosa e nos mistérios;
2b. As práticas religiosas e os desígnios
do Transcendente.
3 Divindades
3a. As representações do Transcendente,
valor supremo do povo;
3b. As práticas religiosas e a relação com
o Transcendente.
4 Símbolos
4a. Os símbolos são significativos e
necessários para as Tradições Religiosas
se expressarem e para nosso cotidiano.
1 História das narrativas sagradas orais
•
etimologicamente significa fábula, narrativa na qual a palavra é usada
para transmitir e comunicar coletivamente a tradição oral, preservando
a sua memória e garantindo a continuidade da cultura;
•
Elaboração de um calendário rudimentar das celebrações (datas
comemorativas) das diferentes Tradições Religiosas;
•
Visualização no mapa dos locais de predominância das diferentes
Tradições Religiosas;
•
Entendimento da dimensão da religiosidade humana e sua relação
com o Transcendente por meio do conhecimento das várias
cerimônias religiosas; •
Montagem de painéis com os diferentes nomes com os quais o
Transcendente é chamado nas Tradições Religiosas, classificando-os
conforme matriz de origem;
•
Pesquisa, seleção e discussão de mitos criados ao redor de crendices,
da culinária, da linguagem;
•
Socialização de histórias da família, com o grupo;
•
Pesquisa de letras de músicas que abordam questões sociais
(religiosidade, valores humanos);
•
Reflexão sobre os interesses (econômicos, sociais, políticos,
religiosos) envolvidos na criação e disseminação dos mitos;
•
Pesquisa de mitos sobre a criação do mundo a partir das Tradições
Religiosas mais significativas.
Reconhecimento de que a origem da palavra mito (do grego – mythos)
•
•
Troca de opiniões e experiências com os
colegas.
•
Avaliação do próprio comportamento ante a
maneira de encarar as diferenças.
•
Posicionamento pessoal de repúdio em
relação aos vários tipos de preconceitos.
•
Reconhecimento e valorização da
pluralidade de manifestações
culturais/religiosas.
•
Reconhecimento de que todo ser vivo
depende de outro ser vivo.
Valorização da família.
Situações Didáticas
Fazer com os alunos levantamento das histórias, crendices populares, que se contam em família e que passam de pai para filho
como verdades, como: gato preto dá azar; sobras de porco rejeitadas pelos senhores de escravos e utilizados por esses, se transformou
na tão apreciada feijoada; o tratamento de Senhor é entendido como mais respeitoso que você, porque vem da relação de subalterno com
o seu superior ou porque no cristianismo disseminado no Brasil o tratamento para com Deus é Senhor, por ser o poderoso. Socializar com
o grupo as histórias recolhidas classificando-as por semelhanças. Criar um desenho (símbolo) para cada classificação representada. Ao
final promover entre os alunos uma reflexão sobre o que há de verdadeiro e o que há de falso nas histórias apresentadas; quais os
possíveis interesses envolvidos para a disseminação dessas idéias.
Apresentação de filmes que abordam questões sociais, valores universais, histórias dos povos indígenas, para análise em grupo.
6º ANO SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da idéia do transcendente no decorrer dos tempos.
•
analisar as diferentes mudanças culturais que determinaram as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os
determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
A idéia do Transcendente
•
Os significados do Transcendente na
vida;
•
A construção da idéia do Transcendente
no tempo e no espaço.
Função política das ideologias religiosas
•
A construção da verdade dos discursos
religiosos.
•
O sistema de valores determinando
atitudes e comportamentos em vida de
objetivos religiosos.
•
As práticas religiosas e os mistérios.
Revelação
•
As verdades sagradas como referenciais
da vontade do Transcendente.
•
A autoridade fundamentada do discurso
religioso.
•
Leitura mítico-simbólica das tradições
religiosas no contexto sociopolíticocultural.
•
Contato com os textos sagrados
permitindo a sensibilização para o mistério
pelo entendimento do sobrenatural que
sustenta a dimensão religiosa.
•
Construção de painéis com os vários
conceitos de Transcendente.
•
Coleta de dados sobre os diferentes
significados do Transcendente na vida das
pessoas, observando como expressam
diferentes cosmovisões.
•
Coleta de idéias sobre Deus por meio de
ditos, provérbios e expressões populares,
músicas, entre outros.
•
Avaliação da idéia do Transcendente nos
textos orais e escritos expressa nas
diferentes crenças dos alunos.
•
Valorização da evolução da estrutura
religiosa nas organizações humanas, no
decorrer dos tempos.
•
Respeito à formação histórica da idéia
do Transcendente e que nas diferentes
mudanças culturais perceba como as
ideologias religiosas chegam a
determinadas verdades.
•
Valorização das narrativas e textos
sagrados como verdade na experiência
mística de um povo, ultrapassando seu
contexto sociopolítico–religioso.
•
Adoção de postura ética sobre o
fenômeno religioso, a partir da relação
cultura – tradição religiosa.
7º ANO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer a evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como as ideologias religiosas que perpassam a redação dos
textos sagrados e dos textos orais, e aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Evolução da estrutura religiosa nas
•
Leitura mítico-simbólica das tradições
•
Valorização da evolução da estrutura
organizações humanas religiosas no contexto sociopolíticoreligiosa
nas organizações humanas, no
•
A evolução da estrutura religiosa das cultural. decorrer dos tempos.
tradições religiosas no decorrer dos
•
Contato com os textos sagrados
•
Respeito à formação histórica da idéia
tempos. permitindo a sensibilização para o mistério do Transcendente e que, nas diferentes
•
A sistematização da idéia do pelo entendimento do sobrenatural que mudanças culturais, perceba como as
Transcendente pelas tradições religiosas. sustenta a dimensão religiosa. ideologias religiosas chegam a
•
A estruturação do mundo pessoal a partir
•
Construir painéis com os nomes dos determinadas verdades.
da experiência do Transcendente e da Textos Sagrados da Tradição Religiosa a
•
Valorização das narrativas e textos
Tradição Religiosa. que pertencem. sagrados como verdade na experiência
Contexto cultural dos textos sagrados
orais e escritos
•
A construção cultural da palavra sagrada
no tempo e no espaço pelas Tradições
Religiosas.
•
Demonstração no mapa-múndi do local
geográfico de origem das tradições
religiosas.
•
Pesquisa em grupo sobre a origem das
tradições elencadas.
•
Observação das influências culturais que
mística de um povo, ultrapassando seu
contexto sociopolítico–religioso.
•
Adoção de postura ética sobre o
fenômeno religioso, a partir da relação
cultura – tradição religiosa.
História e tradição religiosa permeiam os Textos Sagrados das
•
A evolução da estrutura religiosa nas Tradições Religiosas pesquisadas.
organizações humanas no decorrer dos
tempos.
Sociologia e tradição religiosa
•
A função política das ideologias religiosas.
8º ANO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
•
conhecer a evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como as ideologias religiosas que perpassam a redação dos
textos sagrados e dos textos orais e aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Espiritualidade
•
A experiência religiosa, elemento vital
para o fiel.
•
A vivência com o mistério do
Transcendente pelos ensinamentos, ritos
e tradições.
•
Autoconhecimento na vivência do
relacionamento com o Transcendente.
Valores
•
As exigências e qualidades éticas do
procedimento humano na perspectiva da
Tradição Religiosa.
•
Orientações de vida nas normas, crenças
e doutrinas das Tradições Religiosas.
Determinações da Tradição Religiosa
sobre a Pessoa
•
Determinações da Tradição Religiosa na
construção mental da pessoa.
•
Pesquisa sobre as verdades presentes na
vida do povo.
•
Elaboração de quadro ilustrativo e/ou
painel categorizando as expressões de
verdades em verdades da ciência, da
religião e da expressão popular e,
ilustrando como expressões de verdades
religiosas demonstram determinada
atitude diante dos limites humanos:
doença, morte, insegurança, medo,
pequenez (ignorância e violência) e
injustiça (calúnia, mentira, exploração,
miséria, falsidade, opressão).
•
Coleta de idéias religiosas presentes em
poemas, expressões populares ou ditos
veiculados por meios de comunicação
social.
•
Adoção de postura quanto aos limites
éticos estabelecidos pelas tradições
religiosas através de normas, crenças e
doutrina, visando à formação de uma
consciência moral.
•
Respeito às tradições religiosas no
conhecimento das dimensões do
relacionamento humano, identificando-os
como exercícios de autoconhecimento,
do conhecimento do Transcendente e do
Mundo.
•
Valorização do diálogo ao entender o
sentido da vida para além da morte, a
partir das respostas elaboradas pelas
tradições religiosas.
•
Valorização da religião como elemento
norteador do sentido da vida e as
determinações religiosas na construção
mental do inconsciente pessoal e
coletivo.
9º ANO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
conhecer as possíveis respostas dadas à vida além-morte pelas tradições religiosas como orientadoras das crenças, normas e atitudes
éticas dos fiéis, o que deve conduzi-lo ao estabelecimento de compromissos sociais solidários.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS
Limites
•
O limite e a busca do translimite;
•
A experiência religiosa na busca de
superação da finitude humana
Verdades de fé
•
A verdade nas Tradições Religiosas sob a
ótica da fé;
•
A verdade que orienta as pessoas através
de mitos, crenças e doutrinas das
Tradições Religiosas.
Vida além da morte
•
As respostas elaboradas para vida além
da morte pelas Tradições Religiosas
(ancestralidade – reencarnação –
ressurreição – nada)
•
O sentido da vida perpassada pelo
sentido da vida além-morte.
•
Leitura mítico-simbólica das tradições
religiosas no contexto sociopolíticocultural.
•
Contato com os textos sagrados
permitindo a sensibilização para o mistério
pelo entendimento do sobrenatural que
sustenta a dimensão religiosa.
•
Elaborar uma pesquisa sobre o fato
“morte”.
•
Coletar dados sobre os símbolos
religiosos presentes nos vários tipos de
sepulturas.
•
Coletar expressões utilizadas nos velórios,
enterros ou situações de morte,
analisando a visão de vida além-morte que
elas transmitem.
•
Observar o sentido de vida além-morte
expressos nas letras de músicas
populares.
•
Observar o comportamento das pessoas
diante do fato morte veiculado pelos meios
de comunicação social.
•
Adoção de postura quanto aos limites
éticos estabelecidos pelas tradições
religiosas através de normas, crenças e
doutrina, visando à formação de uma
consciência moral.
•
Respeito às tradições religiosas no
conhecimento das dimensões do
relacionamento humano, identificando-os
como exercícios de autoconhecimento,
do conhecimento do Transcendente e do
Mundo.
•
Valorização do diálogo ao entender o
sentido da vida para além da morte, a
partir das respostas elaboradas pelas
tradições religiosas.
•
Valorização da religião como elemento
norteador do sentido da vida e as
determinações religiosas na construção
mental do inconsciente pessoal e
coletivo.
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