Educar é Semear

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sábado, 17 de novembro de 2012

DINAMICAS


DINAMICAS


CARTA A SI PRÓPRIO


Objetivos Levantamento de expectativas individuais, compromisso consigo próprio, percepção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto-motivação, absorção teórica

Participantes
Indiferente

Recursos
Envelope, sulfite, caneta

Tempo
30 min

Instruções
* Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu(sua) melhor amigo(a).
* Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias.
* Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa).
* O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).


PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Objetivos
Levantamento de expectativas com relação a si e ao evento, auto-reflexão, auto-percepção, sensibilização

Participantes
15

Recursos
Fita adesiva colorida (3 cores), sulfite, canetas, lápis de cor, objetos de uso pessoal (individual)

Tempo
60 min

Instruções
* No chão da sala, o Facilitador deve, com as fitas coloridas, colar 3 linhas paralelas (2m comprimento) mantendo um espaço de aproximadamente 2 passos largos entre elas.
* Os espaços representam, respectivamente, passado, presente e futuro, em relação à vida pessoal, profissional ou outra questão abrangente pertinente.
* Individualmente e em absoluto silêncio, cada treinando coloca-se em pé dentro do espaço PASSADO e verifica como se sente.
* Através de desenhos ou com um objeto pessoal, representar esse sentimento e deixá-lo no espaço.
* O mesmo processo é feito para PRESENTE e FUTURO com o tempo aproximado de 5 minutos para cada espaço.
* Em grupo aberto cada um traduz em palavras seus sentimentos e o porquê dos desenhos e/ou escolha dos objetos.



TÉCNICA DOS CONES

Objetivos
Levantamento de expectativas, posição em relação ao grupo / empresa

Participantes
Indiferente

Recursos
Papel cartão branco (ou quadrado de madeira), cones (industriais) de linha de diversos tamanhos e cores (pode-se usar cubos, triângulos desde que de tamanhos e cores desiguais), etiquetas adesivas

Tempo
20 min

Instruções
* Cada participante escolhe um cone que o represente e cola uma etiqueta com seu nome.
* O Facilitador coloca um objeto (de preferência não muito pequeno) com o adesivo CURSO colado, no centro do papel cartão que, por sua vez, é colocado no meio da sala.
* Ao comando do Facilitador, todos os participantes, simultaneamente, "colocam-se" (cones) em relação ao "CURSO".
* Solicitar que façam breves comentários sobre as posições assumidas.
* O papel-cartão deve, cuidadosamente, ser colocado em um local neutro da sala, pois o exercício será retomado.
* Ao término do evento, o papel-cartão é colocado novamente no centro da sala e, ao comando do Facilitador os participantes, simultaneamente, podem "rever" sua posição em relação ao "CURSO".
* Retomar individualmente os posicionamentos e alterações (como se sentiu no começo dos trabalhos e ao final deles).
* VARIAÇÃO: alterar a figura central para EMPRESA, GRUPO, TRABALHO, etc.




CRACHÁ CRIATIVO
Objetivos Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si/do outro, identificação, sensibilização, vitalizador, relacionamento interpessoal
Participantes Até 15
Recursos Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, sulfite, fita adesiva.
Tempo 30 min
Instruções
* Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento.
* Deixar espaço em branco para colocação do nome porém não escrevê-lo.
* Após o término, o Facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente. Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam.
* Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porque acredita ser aquela pessoa.
* Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término.
VARIAÇÃO: o Facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de duração do exercício aumentará).





PERGUNTAS E RESPOSTAS
Objetivos Integração, interação, descontração, vitalizador, aquecimento.
Participantes Até 20
Recursos Cartões ou filipetas (respostas), impresso de apoio ao Facilitador (perguntas)
Tempo 15 min
Instruções
* Os participantes sentam em círculo.
* A cada um é entregue, aleatoriamente, um pequeno cartão (ou filipeta) com respostas iguais ou semelhantes aos exemplos abaixo.
* O Facilitador formula perguntas, uma a uma, sendo que a resposta está contida no cartão do participante.
* Não há lógica entre perguntas e respostas o que dá o tom de descontração à dinâmica.
Lista de perguntas (SUGESTÕES) Lista de respostas (SUGESTÕES)
01. Você é feliz? Na escuridão
02. Você já fugiu de casa? No galinheiro
03. De quem você tem mais medo? No carro
04. Você tem namorado(a)? Na igreja
05. Você tem amigos? Na escola
06. Você se sente amado? À noite
07. Você tem defeitos? Às vezes
08. Você chora? Durante a semana
09. Você é chato com os outros? No final de semana



JOGO DA BOLA
Objetivos Apresentação, descontração, integração, aquecimento, levantamento de expectativas, vitalizador.
Participantes Até 15
Recursos Bola
Tempo 20 min
Instruções
* Todos os participantes ficam em pé, inclusive o Facilitador, formando um círculo.
* Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um "HOBBY".
* Iniciando pelo Facilitador, todos se apresentam.
* Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou ou esquecer algum item da apresentação, recebe um "castigo" imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.).
VARIAÇÃO: ao invés do apelido ou "hobby", pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem
de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.


APRESENTAÇÃO AOS PARES
Objetivos Integração, interação, apresentação, descontração, relacionamento interpessoal, aquecimento, observação/concentração, comunicação.
Participantes 14
Recursos Nenhum
Tempo 60 minutos, sendo 10 de apresentação na dupla
Instruções
* Aos pares (A e B) os participantes se acomodam pela sala.
* Buscar conhecer o companheiro (nome, idade, estado civil, filhos, escolaridade, objetivos no evento, empresa que atua, "hobby").
* Após o tempo de apresentação no par o companheiro "A" apresenta o companheiro "B" ao grupo, e vice-versa.
* Importante clima descontraído e aberto a perguntas sem, contudo, sair do objetivo de apresentação. O exercício se encerra com apresentação de todos.
VARIAÇÃO: a apresentação pode ser feita pelo "apresentador" em 1a. pessoa: "Eu sou André, meu "hobby" preferido é...".


PENDURANDO NO VARAL
Objetivos Integração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão, auto-avaliação, conhecimento de si
Participantes
Recursos Sulfite, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel
Tempo 40 min
Instruções
* Individualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 características próprias. Não deve haver identificação.
* "Pendurar" cada sulfite num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes.
* Os participantes observam cada sulfite, procurando verificar com qual se identifica mais.
* Após escolha dos papéis, solicitar que sentem segundo a escolha de uma pessoa da dupla. Neste momento ocorre a apresentação.
* Posteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação.
Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha / identificação com aquelas características.


O QUE É VOCÊ?
Objetivos Apresentação, identificação, levantamento de expectativas, análise / analogias, reflexão, avaliação, comunicação
Participantes 10
Recursos Objetos pessoais, objetos de escritório, sucata
Tempo 30 min
Instruções
* Colocar vários objetos dos participantes no chão da sala de modo que todos possam ver (brincos, relógio, pulseira, anel, caneta, etc.).
* O grupo, sentado em círculo, observa os objetos e, ao comando do Facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada.
* Um a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa.
* O que sou eu? Quais minhas características?
* Quais minhas características?
* Quais são meus sonhos? Quais são minhas expectativas?
* O que eu pretendo no evento?



MINHA VIDA PELAS FIGURAS
Objetivos Integração, apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si, reflexão, comunicação, conhecimento de si.
Participantes 10
Recursos Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido.
Tempo 50 min
Instruções
* Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos.
* Espalhar figuras pelo chão (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica.
* Importante, nesta técnica, ter disponível muito maior número de figuras do que de participantes, para que fiquem à vontade na escolha.
* Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela.
VARIAÇÃO: pode-se eliminar a fase de reflexão individual.



REDAÇÃO EM CORRENTE
Objetivos Percepção, sintonia, expectativas, interação, criatividade, descontração, sensibilização, comprometimento, avaliação, motivação, conhecimentos teóricos, análise e síntese.
Participantes Até 20
Recursos Sulfite
Tempo 30 min
Instruções
* Escrever, em uma folha, uma palavra qualquer para iniciar a corrente da redação (por exemplo: EU, NÓS, SE, TALVEZ, SEI QUE, ESPERO, etc.).
* Cada participante contribui com a redação, colocando uma palavra ou pequena frase que dê continuidade. Sucessivamente, todos os participantes escrevem.
* O exercício se encerra após avaliação do que foi escrito.
VARIAÇÕES:
* Fazer o exercício verbalmente.
* Direcionar a redação para fixação ou avaliação da retenção de conhecimentos teóricos.


OBS: COMO COMBINADO NOSSO TEMA SERÁ:
Os guias de aprendizagem são ricos em....


MEU PRÓPRIO MANTRA
Objetivos Auto-motivação, percepção do poder pessoal, atenção sobre si e o outro, sensibilidade, criatividade
Participantes 20
Recursos
Tempo 60min
Instruções
* Em pé, formando um círculo, um participante coloca-se no centro mantendo os olhos fechados.
* Procurar manter sua percepção atenta aos sentimentos que o exercício provoca.
* Cada integrante do círculo pronuncia o nome do “central” de diversas formas, utilizando diferentes acentuações, tonalidades e ritmos.
* Quando o ouvinte sentir que é suficiente deve fazer um sinal com a mão.
* Substituir os “centrais” até o último participante.
* Abrir o grupo questionando:
* sentimentos e sensações em ambos os papéis
* constatações, percepções, descobertas
* analogias com o cotidiano


MURAL DIVERTIDO
Objetivos Aprofundar conhecimentos, avaliar assimilação do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção e integração.
Participantes 20
Recursos Cartolina, canetas coloridas, canetas piloto, jornais, revistas, figuras diversas, tesouras, cola, papel crepom, cola colorida.
Tempo 40 min ( 1º momento ), 60 min ( 2º momento )
Instruções 1º Momento
* Dividir os participantes em grupos compostos por 4 ou 5 pessoas após o estudo prévio de um determinado tema por meio de texto ou explanação.
* A tarefa de cada grupo é elaborar um mural utilizando materiais diversos, através do qual os componentes expressam o entendimento obtido sobre o tema em questão.
2º Momento
* Após a construção dos murais, os trabalhos devem ser expostos e comentados por todos.
* Buscando o enriquecimento e a troca de experiências, discutir:
o dificuldades para execução da tarefa;
o compreensão dos outros trabalhos;
o impressões obtidas.
* O facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.
VARIAÇÃO: O número de participantes é flexível. Esta dinâmica pode ser aplicada após uma exposição verbal, assuntos discutidos em uma reunião, ou leitura de um ou mais textos, neste caso, cada grupo se encarrega de abordar um assunto.


LOCOMOTIVA HUMANA
Obejetivo Atenção, percepção, memória, integração.
Participantes 20
Recursos Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som.30 min
Tempo 30 min
Instruções
* As pessoas caminham pela sala durante aproximadamente 5 minutos relembrando o nome dos demais participantes e observando uma qualidade presente em cada um deles.
* O facilitador coloca uma fita com diversos trechos de músicas.
* Um dos participantes inicia a dinâmica identificado como locomotiva e sai pela sala dizendo o nome e a qualidade de uma das pessoas do grupo, no ritmo da música.
* Aquele que foi chamado prende-se à cintura da locomotiva e chama outro participante, destacando sua qualidade ( sem sair do ritmo da música que estiver tocando no momento ).
* Este processo deve ser repetido até que o trem esteja formado por todos os integrantes do grupo.
VARIAÇÃO: Após todos os participantes terem formado o trem, pode-se fazer o processo inverso, a fim de ampliar a dinâmica: antes de cada um se sentar deve pronunciar o nome e a qualidade daquele que está a sua frente até que se chegue à locomotiva.



QUEM FOI O AUTOR
Objetivos Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, criatividade, integração.
Participantes 20
Recursos Filipetas em branco, canetas, caixinha, música, cartolina branca, durex ou fita crepe.
Tempo 40 min.
Instruções
1º Momento
* Cada participante recebe duas filipetas e deve elaborar um novo parágrafo que possa ser acrescentado ao texto, de acordo com suas próprias idéias.
* Depois, deve copiá-lo na segunda filipeta.
* Cada participante entrega uma das filipetas ao Facilitador, que deposita-as em uma caixinha ou similar.
* Cada membro do grupo sorteia um parágrafo e sai em busca daquele que o escreveu.
* Quando encontrada, a cópia é entregue àquele que a sorteou e ambas as filipetas devem ser coladas em uma cartolina branca previamente preparada e anexada na parede pelo Facilitador.
2º Momento
* Quando todos os parágrafos estiverem reunidos na cartolina branca, Facilitador e participantes fazem um levantamento dos autores e discutem:
o Impressões obtidas.
o Dificuldades na elaboração dos parágrafos e na busca dos pares.
o Comentário sobre aquilo que escreveram.
o O que o texto despertou em cada um.
o Aprendizagem e contribuições.
* O Facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.
VARIAÇÃO: Esta dinâmica pode ser aplicada após a leitura de um ou mais textos. É um exercício que facilita sobremaneira a retenção de conteúdos teóricos e conceituais.




PERGUNTE DIFERENTE
Objetivos Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção, integração, atenção, percepção, comunicação, flexibilidade. Avaliar o evento.
Participantes 20
Recursos Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha.
Tempo 30min
Instruções
1º momento
* O grupo deve se organizar em círculo.
* O Facilitador coloca o CD com músicas diversas ( lentas e agitadas )
* Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da música que estiver tocando naquele momento.
* Os próximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da música que estiver tocando quando receber a bolinha, reelabora a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variações.
* O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta.
* Assim sucessivamente até o término.
2º momento
Após todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experiência, observando contribuição à aprendizagem, manifestando percepções pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da música, etc.
VARIAÇÕES: Esta dinâmica pode ser aplicada após uma aula / palestra / seminário, objetivando verificar a retenção dos conceitos e/ou avaliação do dia através das perguntas.

ANJO DA GUARDA
Objetivos Integração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, descontração
Participantes Indefinido
Recursos Filipetas com nomes dos participantes, canetas, caixa ou similar.
Tempo Indefinido
Instruções
* O Facilitador escreve os nomes dos participantes em uma filipeta e os deposita numa caixa.
* Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto).
* Orientar o grupo que ninguém poderá retirar seu próprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio.
* Cada participante será o anjo daquele que sorteou e, portanto, também terá seu anjo.
* Os nomes não devem ser revelados até o término do jogo.
* O papel de cada anjo é de aproximar-se, dar atenção e integrar-se com a pessoa sorteada, de forma sutil, sem que esta perceba imediatamente quem é seu anjo.
* A caixa deve ser colocada em local apropriado para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por bilhetes. O sigilo deve ser mantido.
* Ao final, cada um tenta adivinhar quem é o seu anjo.
VARIAÇÃO: Esta dinâmica pode ser aplicada em viagens, cursos e reuniões nos quais os participantes permanecem juntos por período de tempo relativamente longo.


SAUDAÇÕES
Objetivos Integração, sociabilização, comunicação, descontração
Participantes 20
Recursos Filipetas com nomes participantes ilustres, caixinha ou similar.
Tempo 25 min
Instruções
* Dois participantes saem da sala.
* No meio do circulo do grupo colocam-se duas cadeiras para personagens ”ilustres”, mas invisíveis. (Por exemplo: um orangotango, a miss universo, o presidente do país, jornalistas, cantores, artistas, etc.).
* Aqueles que saíram da sala sorteiam duas filipetas com nomes de personagens.
* Os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários e o restante do grupo tentará adivinhar quem são.
* O grupo terá dois minutos para fazer a descoberta.
* Após o tempo esgotado, um novo grupo de duas pessoas dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.

BRINCADEIRAS DENTRO DA SALA DE AULA


BRINCADEIRAS DENTRO DA SALA DE AULA
Supervisora: Julia Rocha Camargo


Nome: Telefone Sem Fio 3 e 4 anos.
Objetivos: A palavra que chegar ao final deve ser a mesma do começo. Procedimentos: A professora deve dizer uma palavra para a primeira criança da primeira fileira e a palavra deve ser a mesma ao final Desenvolver: A criança que ouviu a palavra da professora deve passar para a de trás até que chegue na última criança da última fileira. Esta deverá falar a palavra que entendeu para todos ouvirem. Material: Nenhum.
Nome: Passa Anel Idade: 5 anos
Objetivos: Descobrir com quem está o anel. Procedimentos: Os coleguinhas sentam-se na beira das calçadas. Um deles, em pé, vai passar o anel. Ficam todos com as mãos postas no colo. O que dirige a brincadeira também conserva as mãos fechadas, em idêntica posição, escondendo o anel. Começa então a passá-lo. Desenvolver: Vai fingindo que deixa o anel cair entre as mãos dos coleguinhas, um por um, enquanto isto vai cantando : "Ele vai ele vem, Já passou por aqui, Com seu cavalinho Comendo capim." Ou "O anel vai na mão ele cairá ou não! O anel vai na mão ele cairá ou não!" e afinal, solta-o nas mãos do colega escolhido, sem que os outro desconfiem. Feito isto, ele se afasta, dá um sopro nas próprias mãos, abrindo-as e mostrando que o anel desapareceu. E assim perguntando.- Quem tem o anel ? Se o colega interrogado responder, por sorte, adivinhando a companheira que tem o anel, esta é que vai passá-lo na vez seguinte. Se não acertar, recebe sentenças como esta : Que há de fazer ao dono da prenda? Há de ir dar um beijo na parede... etc. Material: Nenhum

Objetivos: Realizar as tarefas que o mestre mandar. Procedimentos: A professora será o mestre, ou ela escolherá um aluno que será o mestre. O mestre falará uma tarefa e os outros terão que realizar. Desenvolver: Todos cantarão: " Boca de forno forno Tirai um bolo Bolo Fazei
tudo que o mestre mandar O mestre mandou.........." Exemplo: ......"Bater palmas" Todos deverão bater palmas. Material: Nenhum
Nome:" Comida brasileira"
Objetivo: consiste no desenvolvimento da percepção auditiva e da atenção da criança. Procedimento : A professora e as crianças devem sentar em círculo no chão. A professora começa, então, a cantar e a bater palmas no ritmo da seguinte música: "Vai começar, a brincadeira, da Comida Brasileira..." em seguida, ela vai dizendo nomes variados de comidas e as crianças deverão acompanhar batendo palmas e prestando muita atenção, pois, entre os vários tipos de comidas, a professora dirá na seqüência alguma palavra que rime com o nome da comida mas que não se possa comer. "Arroz, feijão, macarrão, batata, BARATA..." A criança que bater palma nessa hora sai da brincadeira ou paga algum "castigo."
Nome: "Qual é o objeto?"
Objetivo: desenvolver a percepção tátil da criança. Procedimento: A professora deverá formar dois grupos que deverão ser representados por duas crianças. Os olhos das duas crianças serão vendados, e a professora irá colocar um objeto em suas mãos para que elas adivinhem, através do toque, qual é o objeto. Quem acertar primeiro marca ponto para o grupo que deverá mudar de representante cada vez que alguém acertar. Os outros alunos não poderão dar dicas dos nomes dos objetos.

BRINCADEIRAS FORA DA SALA DE AULA




Nome: Batatinha Frita 1 2 3 Idade: 3 e 4 anos
Objetivos: Alcançar o colega antes que ele se vire. Procedimentos: Escolhe-se um coleguinha para ficar afrente do jogo, Os outros devem ficar a uma distância de uns 15 metros. Desenvolver: O jogo começa quando o coleguinha escolhido dar o sinal de início, depois disto ele vira de
costa e grita: "Batatinha frita 1, 2, 3". Após isto todos os outro devem correr em sua direção para pegá-lo, até o momento que ele se virar, ai todo devem parar. Quem conseguir alcançá-lo neste meio tempo, tomará o seu lugar e a brincadeira recomeça, Caso ninguém o alcance, repete-se a brincadeira do ponto que todos param até se alcançar o amiguinho.
Nome: Duro ou Mole Idade: 5 anos 
Objetivos: Não ser pego. Procedimentos: É um jogo de pega- pega, só que quando alguém é pego, deve ficar imóvel, esperando alguém salvá-lo, ou seja, tocar nele para que fique livre novamente. Desenvolver: Na hora em que pegar alguém, o pegador diz: duro, e quando for salvo, o salvador diz: mole. A brincadeira acaba quando um coleguinha for pego mais de duas vezes. Material: Nenhum
Nome: Balança Caixão Idade: 6 anos
Objetivos: O servo deverá procurar todos os outros. Os outros não podem ser encontrados. Procedimentos: Um coleguinha é sorteado como rei. Outro como servo. O servo deverá procurar todos os outros, que estarão escondidos. Desenvolver: O rei senta-se no trono. O servo apoia o rosto no seu colo; os outros formam uma fileira atrás do servo apoiando-se uns nas costas dos outros. Ai todos devem cantar: "Balança caixão Balança você Dá um tapa na bunda e vai se esconder." Assim o último da fila deve dar um tapa na bunda do coleguinha que está a frente e vai se esconder. Assim por diante até chegar a vez do servo, que terá de procurar todos. Material: Nenhum
Nome:" Dentro e fora" Objetivo: desenvolvimento da atenção, da percepção auditiva e da rapidez de reação. Procedimento: Traça-se um círculo bem grande no chão, dispondo as crianças em sua volta. Quando a professora ordenar "Dentro ou Fora", as crianças devem cumprir a ordem, pulando para dentro ou fora do círculo, conforme aquilo que a professora tenha dito

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