Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de maio de 2011

Matriz de referência

REFERÊ5º  anoNCIA55 - SAEPE
                          LÍNGUA PORTUGUESA
TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA

D6 Localizar informação explícita em um texto.
D7 Inferir informação em um texto.
D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9 Identificar o tema central de um texto.
D10 Distinguir fato de uma opinião.
D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DOTEXTO
D12 Identificar o gênero do texto.
D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

TÓPICO III - COESÃO E COERÊNCIA

D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais ou advérbios.
D18  Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade
(substituições e repetições).
D21 Reconhecer o conflito gerador do enredo e os elementos de uma narrativa.

TÓPICO IV – RELAÇÕES ENTRE RECURSOSEXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D22 Identificar efeitos de humor no texto.
D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
D26 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.
                                ano   (quarta série)

            MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORMATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA - 2ª SÉRIE / 3º MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA  ano   Língua  Portuguesa


TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
D3 Reconhecer palavras como unidades gráficas.

TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA

D4 Ler palavras.
D5 Ler sentenças.
D6 Localizar informação explícita em um texto.
D7 Inferir informação em um texto.
D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9 Identificar o tema central de um texto.
D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
D12 Identificar o gênero do texto.
D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
D18 Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.





- 8ª LLL












TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA

D6 Localizar informação explícita em um texto.
D7 Inferir informação em um texto.
D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9 Identificar o tema central de um texto.
D10 Distinguir fato de opinião relativa a fato.
D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D12 Identificar o gênero do texto.
D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

TÓPICO III - RELAÇÕES ENTRE TEXTOS

D14 Reconhecer semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.

TÓPICO IV - COESÃO E COERÊNCIA

D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjuções ou advérbios.
D18  Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua
continuidade.
D19 Identificar a tese de um texto.
D21 Reconhecer o conflito gerador e os elementos de uma narrativa.
D27 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

TÓPICO V - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D22 Identificar efeitos de humor e/ou ironia no texto.
D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
D24 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
D25 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.

TÓPICO VI - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D26 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.


   
                     MATRIZ DE REFERÊNCIA  LÍNGUA  PORTUGUESA      ANO
TÓPICOS    E SEUS DESCRITORES




                      
                            ANO    ENSINO  MÉDIO   LÍNGUA  PORTUGUESA

TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA

D6 Localizar informação explícita em um texto.
D7 Inferir informação em um texto.
D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9 Identificar o tema central de um texto.
D10 Distinguir fato de opinião relativa a fato.
D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D12 Identificar o gênero do texto.
D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

TÓPICO III - RELAÇÕES ENTRE TEXTOS

D14 Reconhecer semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.

TÓPICO IV - COESÃO E COERÊNCIA

D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjuções ou advérbios.
D18 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.
D19 Identificar a tese de um texto.
D21 Reconhecer o conflito gerador e os elementos de uma narrativa.
D27 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

TÓPICO V - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D22 Identificar efeitos de humor e/ou ironia no texto.
D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
D24 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
D25 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.

TÓPICO VI - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D26 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.
D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


                              


                           MATEMÁTICA  (    ANO  )

I. Geometria

D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos redondos, relacionando-os com suas planificações.
D3 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 Reconhecer figuras com simetria de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria.

II. Grandezas e Medidas

D7 Comparar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D8 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas, como km/m/cm/mm, kg/g/mg, L/mL.
D9 Resolver problema envolvendo medidas de tempo.
D10 Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
D11 Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
D12 Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas ou não.

III. Números e Operações/Álgebra e Funções

D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D17 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D18 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
D19 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão.
D20 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D21 Identificar a localização de números racionais, representados na forma decimal na reta numérica.
D22 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D23 Resolver problema com números racionais expressos na forma de fração ou decimal, envolvendo diferentes significados.
D24 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória

D25 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D26 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
                       Matemática  ( 9º   ano   )

Geometria                       

D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.
D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8 Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo.
D10 Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo.
D11 Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

II. Grandezas e Medidas

D12 Resolver problema envolvendo o perímetro de figuras planas.
D13 Resolver problema envolvendo de área de figuras planas.
D14 Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.



III. Números e Operações/Álgebra e Funções

D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D18 Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D19 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D20 Resolver problema com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 Resolver problemas utilizando frações equivalentes.
D24 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens”, como décimos, centésimos e milésimos.
D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D26 Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D27 Resolver problema que envolva porcentagem.
D28 Resolver problema que envolva variação proporcional (direta ou inversa), entre grandezas.
D29 Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
D30 Resolver problema que envolva equação do 1º grau.
D31 Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema.
D32 Resolver problema que envolva equação do 2º grau.
D33 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).
D34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.

IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória

D35 Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem.
D36 Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento.
D37 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D38 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.






                                    Matemática
                Ensino  Médio   (     ano )

I. Geometria

D1 Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
D2 Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais.
D3 Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas.
D4 Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressos em um problema.
D5 Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).
D6 Identificar a localização de pontos no plano cartesiano.
D7 Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta.
D8 Identificar a equação de uma reta, apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação.
D9 Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas.
D10 Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.

II. Grandezas e Medidas

D11 Resolver problema envolvendo perímetro de figuras planas.
D12 Resolver problema envolvendo área de figuras planas.
D13 Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).

III. Números e Operações/Álgebra e Funções

D14 Identificar a localização de números reais na reta numérica.
D15 Resolver problema que envolva variação proporcional (direta ou inversa), entre grandezas.
D16 Resolver problema que envolva porcentagem.
D17 Resolver problema envolvendo equação do 2º grau.
D18 Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela.
D19 Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau.
D20 Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
D21 Resolver problema envolvendo P.A./P.G., dada a fórmula do termo geral.
D22 Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes.
D23 Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau, dado o seu gráfico ou vice-versa.
D24 Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo de uma função polinomial do 2º grau.
D25 Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau.
D26 Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial.
D27 Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função
exponencial.
D28 Resolver problema que envolva função exponencial.
D29 Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente), reconhecendo suas propriedades.
D30 Determinar a solução de um sistema linear.


IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória

D31 Resolver problema de contagem, utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou
combinação simples.
D32 Resolver problema que envolva probabilidade de um evento.
D33 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D34 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário