Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de maio de 2011

Drogas

                                                            Drogas

São substâncias naturais ou sintéticas que, ao penetrarem no organismo humano sob qualquer forma - ingeridas, injetadas, inaladas ou absorvidas pela pele - entram diretamente na corrente sangüínea, atingem o cérebro e alteram o seu equilíbrio, fazendo com que a pessoa sinta tudo "diferente". Historicamente, muitas dessas substâncias são utilizadas sem grandes conseqüências pelo ser humano, e até mesmo com finalidades terapêuticas. Em alguns casos, porém, corre-se o risco de criar dependência dessas substâncias.

DROGA PSICOTRÓPICAPsique=mente, tropismo=atração, portanto drogas são substâncias que têm atração pela mente, a sede do agir, analisar, pensar, etc., ou seja, a pessoa que usa drogas muda, altera seu comportamento. Provocou alterações, é droga.
DEPENDÊNCIA É caracterizada pela necessidade incontrolável de prosseguir consumindo, compulsivamente uma substância, apesar dos problemas significativos que podem surgir, sejam físicos, emocionais, sociais, financeiros ...
SÍNDROME DA ABSTINÊNCIA Desconforto causado pela supressão do uso da droga. Aparecimento de sinais e sintomas, horas após o término da ação da última dose, como, por exemplo, vômitos, dores, depressão, irritabilidade, desorientação, o que faz com que o usuário retorne ao uso da droga. Há necessidade de acompanhamento médico, psicológico, familiar, da escola, religião, etc.
TOLERÂNCIA É a adaptação do organismo à adição da droga, obrigando o usuário a aumentar a dose, ou trocá-la por outra mais pesada para obter o mesmo efeito, "barato".
" A DROGA LEVA ATÉ AS NUVENS MAS NÃO OFERECE PÁRA-QUEDAS "
MOTIVOS PARA O USO DE DROGAS
Os motivos que podem levar alguém a provar ou a usar ocasionalmente as drogas são:
a) curiosidade;
b) influência de amigos;
c) prazer imediato que produzem;
d) a facilidade de acesso e obtenção;
e) desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades.
02. OBSERVAÇÕES:
a) A CURIOSIDADE, a busca de prazer, a atração pelo "barato" e o modismo são as principais razões para a primeira experiência;
b) a sensação da "viagem" torna-se uma experiência agradável e positiva na visão do iniciante que ignora a impossibilidade de retornar à realidade;
c) na adolescência, cuidados maiores dos pais ou responsáveis são necessários por tratar-se de fase crítica na vida dos jovens, quando aumentam os questionamentos, a insegurança e a revolta.
03. COMENTÁRIOS BREVES:
a) a droga, buscada como "saída", apenas esconde, momentaneamente, sentimentos e problemas reais ou desagradáveis;
b) elas, contudo, não fazem desaparecer para sempre tais problemas porque não lhe eliminam a verdadeira causa;
c) as drogas dão a falsa impressão de que se está lidando melhor com as próprias emoções;
d) na verdade, só anestesiam, disfarçam, encobrem as emoções, e seu consumo traz conseqüências nocivas à saúde física e mental, marginalizando, socialmente, o usuário, tornando-o inútil ao trabalho;
e) em suma, o melhor antídoto para a droga, motivos de seu uso é o AMOR que nasce na família, isto é, no lar, no convívio afetuoso entre pais e filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário