Educar é Semear

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terça-feira, 9 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL5º ANO

PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL 5º ANO



PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL -
5º ANO DO CICLO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO


LÍNGUA PORTUGUESA:

Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Oralidade”:
·         Ouvir, falar, ler e redigir textos com originalidade, clareza, lógica, organização, tendo em vista as condições de produção, o interlocutor e a finalidade que se destina.

Eixo – “Leitura”:
Ler para:
·         Buscar informações
·         Compreender o texto e o contexto
·         Perceber as ideias básicas
·         Tirar conclusões baseadas em fatos
·         Coletar dados
·         Posicionar-se criticamente perante o texto
·         Ler poemas com e sem rimas
·         Usufruir momentos de lazer
·         Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia
·         Ler obras de literatura infantil
·         Ler textos em prosa e verso
·         Ler narrativas

Eixo – “Produção Escrita”:
·         Construir texto individual e coletivamente, buscando clareza, legibilidade e sequência de fatos
·         Criar títulos para textos
·         Produzir pequenos textos no discurso direto
·         Utilizar trechos de textos e reestruturá-los nos discursos direto e indireto, conforme o caso
·         Compor quadrinhas e versos
·         Criar paródias para músicas diversas

Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Conhecimentos Ortográficos e Linguísticos”:
·         Alfabeto
·         Uso de letras maiúsculas
·         Dicionário
·         Encontro Vocálico: Ditongo e Hiato
·         Encontro Consonantal
·         Dígrafo
·         Monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas (número de sílabas na palavra)
·         Sinais de pontuação
·         Sílaba Tônica
·         Classificação da sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona
·         Nova ortografia (Acentos: agudo e circunflexo, Regras de acentuação)
·         Sinônimos e antônimos
·         Adjetivos
·         Concordância verbal e nominal
·         Tipos de frases: afirmativas, negativas, interrogativas, imperativas e exclamativas
·         Substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado, coletivo
·         Número do substantivo (singular e plural)
·         Gênero do substantivo (masculino e feminino)
·         Grau do substantivo (aumentativo e diminutivo)
·         Artigos: definidos e indefinidos
·         Adjetivo pátrio
·         Pronomes: pessoais (do caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos
·         Numeral
·         Interjeição
·         Verbos (1ª, 2ª e 3ª conjugações)
·         Advérbios
·         Preposição
·         Crase
·         Sujeito e predicado em frases
·         Rever e fixar os conteúdos básicos anteriores
·         Ortografia (que deverá ser trabalhada de acordo com as dificuldades apresentadas pela turma no decorrer de todo o ano).


MATEMÁTICA:
Eixos:
Ø  Espaço e forma.
Ø  Grandezas e medidas.
Ø  Números e operações – álgebra e funções.
Ø  Tratamento da informação.

Sistema de numeração decimal:
·         Rever as seis primeiras ordens
·         Trabalhar com o Quadro Posicional (QP)
·         Novas ordens (7ª ordem em diante) e novas classes (milhões, bilhões e trilhões)
·         Valor absoluto e relativo
·         Arredondamentos
·         Leitura e representação simbólica e literal de números
·         Composição e decomposição de números
·         Contagem progressiva e regressiva (crescente e decrescente)
·         Números ordinais até o milésimo

Algarismos Romanos:
·         Trabalhar com os Algarismos Romanos e seus princípios

Conjunto dos Números Naturais:
·         Fixar as operações de adição com reserva e reagrupamento, e nomes dos termos
·         Trabalhar as propriedades da adição e da multiplicação
·         Rever os fatos da multiplicação e divisão até 9
·         Trabalhar dobro, triplo, quádruplo... etc
·         Trabalhar metade, terça parte, quarta parte... etc
·         Trabalhar o conjunto N dos Números Naturais e seus subconjuntos (pares e ímpares, múltiplos e divisores, números primos)
·         Decompor números em fatores primos
·         Trabalhar antecessor e sucessor
·         Fixar a multiplicação e a divisão por um algarismo no multiplicador e divisor
·         Introduzir multiplicação por dezenas exatas
·         Introduzir multiplicação por centenas exatas
·         Introduzir multiplicação por dois algarismos
·         Trabalhar os termos da multiplicação e da divisão
·         Introduzir expressões numéricas (graduando as dificuldades)
·         Trabalhar a divisibilidade por 2,3,5 e 10
·         Resolver cálculos orais
·         Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
·         Introduzir a multiplicação por três algarismos
·         Introduzir a multiplicação por 10, 100, 1000
·         Introduzir a divisão por dois algarismos (passo a passo)

Conjunto dos Números Racionais:
·         A ideia de fração
·         Termos da Fração
·         Fração de figuras
·         Fração de um conjunto de elementos
·         Fração de um número
·         Comparação de Frações
·         Números Mistos (Fração e inteiros)
·         Tipos de fração (própria, imprópria e aparente)
·         Frações Equivalentes
·         Simplificação de frações
·         Frações e medidas
·         Resolver problemas envolvendo Frações
·         Porcentagem
·         Introduzir Números Racionais sob a Forma Decimal
·         Trabalhar Fração Decimal
·         Trabalhar a adição e subtração de Números Decimais
·         Multiplicação com Números Decimais (graduando as dificuldades)
·         Multiplicação e divisão de Números Decimais pó 10, 100 e 1000
·         Divisão não exata de números inteiros: resultado na forma decimal

Geometria:
·         Dar a noção de segmento de reta, semirreta, retas (paralelas, concorrentes e perpendiculares)
·         Posição da reta: vertical, horizontal e inclinada
·         Trabalhar polígonos, triângulos, quadriláteros e a circunferência
·         Trabalhar com os sólidos geométricos
·         Ângulos
·         Perímetro

Sistema de medidas:
·         Medidas de tempo
·         Sistema monetário
·         Medidas de: comprimento, massa e capacidade
·         Redução de medidas
·         Resolução de problemas relacionados a medidas e sistema monetário

Conjunto e raciocínio combinatório/ lógico (tratamento da informação):
·         Trabalhar possibilidades de raciocínio por meio de problemas
·         Trabalhar estatísticas, gráficos, tabelas.



CIÊNCIAS:
Eixos:
Ø  Ambiente da vida.
Ø  Ser humano e saúde.
Ø  Terra e Universo
Ø  Tecnologia e sociedade

·         O planeta Terra
·         O uso dos recursos naturais
·         Geração de energia elétrica
·         Eletricidade e magnetismo
·         Sistema digestório
·         Sistema respiratório
·         Sistema circulatório
·         Sistema urinário
·         Sistema nervoso
·         Sistema reprodutor

GEOGRAFIA:
Eixos:
Ø  Linguagem cartográfica e escalas
Ø  A natureza e sua dinâmica
Ø  As regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste)
Ø  O Planeta Terra

·         Representando o espaço (As representações da Terra)
·         Brasil um país de muitas diversidades
·         Hemisfério Sul
·         Brasil:
o   Localização
o   Área e extensão
o   Formação da população
o   Relevo
o   Clima
o   Vegetação
o   Hidrografia
·         Organização política e administrativa – Regiões Brasileiras
·         Região Sul
·         Região Sudeste
·         Região Cento Oeste
·         Região Norte
·         Região Nordeste

HISTÓRIA:

Eixos:
Ø  Temporalidade histórica
Ø  Ocupação do território brasileiro
Ø  O Brasil Colonial
Ø  A Independência do Brasil
Ø  O Império e a Proclamação da República

·         Os primeiros habitantes do território brasileiro
·         Viver no Brasil Colônia
·         A sociedade do ouro
·         O processo de independência do Brasil
·         O início do Brasil independente
·         O governo de D. Pedro II
·         O começo da República
·         Da Era Vargas a João Goulart
·         A ditadura militar
·         Nosso tempo

PLANO DE ENSINO ANUAL – 5º ANO


LÍNGUA PORTUGUESA
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1.1. ORALIDADE
  • Dominar procedimentos para participar de uma conversa, discussões, debates com foco nas sequencias didáticas; roda de jornal, carta do leitor e outros;
  • Aprimorar a linguagem discursiva sabendo se localizar no tempo (semana passada, anteriormente);
  • Formular e responder perguntas justiçando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra argumentar com foco nas sequencias didáticas roda de jornal, carta do leitor;
  • Manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores;
  • Saber narrar fatos e experiências da vida cotidiana;
  • Recontar histórias conhecidas respeitando as características do texto fonte mantendo a sequencia cronológica dos acontecimentos;
  • Empregar corretamente os recursos da linguagem oral: fluência, entonação e ritmo;
  • Identificar a riqueza e a variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet respeitando os diferentes modos de falar;
  • Expor o resultado de pesquisa realizada com apoio de anotações escritas ou audiovisuais;

1.2. LEITURA
  • Ler e interpretar diferentes gêneros textuais ampliando repertório linguístico;
  • Relacionar o gênero a situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente bem como suas características;
  • Identificar as características discursivas, convenções e estruturas linguísticas do gênero :contos de assombração;
  • Inferir a partir de elementos presentes no próprio texto, no uso de palavras ou expressões de sentido figurado, fazendo uso do dicionário como recurso de informação;
  • Recuperar informações explícitas e implícitas nos textos estudados;
  • Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião relativa ao fato narrado;
  • Descrever personagens e suas características psicológicas e físicas;
  • Comentar o que leu emitindo opinião, concordando ou discordando do texto lido;
  • Atribuir ritmo, fluência e entonação à leitura;
  • Reconhecer conflito gerador de uma narrativa;
  • Conhecer e utilizar diferentes procedimentos de leitura para estudar: grifar, circular palavra chaves, resumir entre outros;
  • Ler e compreender enunciados: identificar, localizar e comparar informações;

1.3. ESCRITA
1.3.1. GRAMÁTICA
  • Dominar o uso da letra cursiva e conhecer outros estilos de letra;
  • Utilizar letra maiúscula e minúscula corretamente em suas produções;
  • Distinguir consoante e vogal, letra, fonema e monossílabas;
  • Identificar encontro vocálico, consonantal e dígrafo;
  • Compreender e usar sinônimos e antônimos,
  • Reconhecer e utilizar os artigos definidos e indefinidos;
  • Reconhecer e utilizar os substantivos; próprios, comuns, simples, compostos, primitivos, derivados, concretos, abstratos e coletivos.
  • Reconhecer e utilizar os gêneros, números e graus dos substantivos;
  • Reconhecer e identificar os adjetivos;
  • Reconhecer e identificar verbo
  • Utilizar corretamente os sinais de pontuação, compreendendo seus significados em um texto;
  • Conhecer e nomear no texto sinais gráficos como: ponto final, vírgula, interrogação, exclamação, travessão; aspas, ponto e vírgula, hífen, reticências, parênteses e outros recursos utilizados por escritores competentes que conferem qualidade a um texto;
  • Refletir, discutir e construir as regras para as várias possibilidades da separação de palavras em silabas dentro da necessidade da produção textual;
  •  Ampliar o uso do dicionário como fonte de pesquisa da grafia e significado das palavras;

1.3.2. ORTOGRAFIA
  • Conhecer a classificação das palavras em relação à acentuação gráfica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Conhecer as regras e regularidades ortográficas citadas abaixo as utilizando de maneira adequada em suas produções:
- Uso do C, Ç, S, SS, SC, SÇ, e XC;
- Terminações ICE ISSE;
- Terminações ESA (S) e EZA(S);
- Letras LH i LI;
- Sons da letra X;
- Finais S e Z;
- Uso das palavras CESTA e SEXTA;
- Emprego das palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ;
- Emprego das palavras TEM, TÊM, VEM e VÊM;
- Uso das palavras: ATRÁS e TRAZ;
- Emprego das palavras MAU e MAL;
- Abreviatura, sigla e símbolo;
- Terminações ISAR e IZAR;
- Diferenciar comprimento e cumprimento/ soar e suar; despensa ou dispensa / descrição ou discrição; esta está / cessão, seção, sessão; aonde, onde / menos e não “menas”;



 1.4. PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Reescrever e/ ou produzir textos de autoria, com e sem o apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador, as características do gênero: Contos de assombração;
  • Produzir diferentes gêneros textuais: elaboração de regras, biografia, autobiografia, diário, poema, fábula, narrativa, dissertativo, informativo, bilhete, carta, lendas urbanas, texto de opinião, cartaz, contos maravilhosos, parlendas, trava-línguas, lendas brasileiras, resumo, ficha técnica, texto jornalístico/ propaganda, texto jornalístico/notícia.
  • Produzir textos de autoria a partir de um tema proposto, fazendo uso de ideias e hipóteses pessoais, definindo o enredo e gênero a ser escrito;
  • Fazer rascunhos e reler o que está escrevendo tanto para controlar a progressão temática quanto melhorar outros aspectos;
  • Observar os procedimentos básicos que dão coesão aos textos escritos (emprego de conectivos, pronomes, pontuação, etc.);
  • Revisar textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou em parceira com os colegas do ponto de vista da coerência e coesão ortográfica, considerando o leitor;
  • Utilizar as regularidades/convenções gramáticas e ortográficas estudadas em suas produções.

1.5. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
  • Compreender as diferentes funções sociais da Língua falada e escrita de acordo com cada situação comunicativa entendendo as diferenças entre a linguagem oral e escrita;
  • Formular e comprovar hipóteses sobre o funcionamento das estruturas básicas da língua, que permitam uma melhor compreensão ou expressão em situações de uso;
  •  Identificar as regularidades e convenções da Língua Portuguesa (gramática e ortografia) em textos apresentados;
  • Preocupar-se em perguntar a forma correta de escrever as palavras, tornando sua escrita alfabética ou a mais próxima da convencional;
  • Reconhecer os elementos linguísticos necessários a um texto de acordo com os gêneros estudados;
  • Reconhecer as características discursivas dos gêneros textuais estudadose ideia principal;
  • Compreender as etapas que envolvem a produção de texto: planejamento (pensar, imaginar, inventar e fazer anotações);
·       Observar, comparar, levantar hipóteses em relação a erros relacionados à ortografia e gramática no seu próprio texto ou no dos colegas;

II. CONTEÚDOS
2.1. ORALIDADE
  • Compreensão e utilização de termos adequados que indicam tempo (semana passada, anteriormente, posteriormente, em seguida, durante) em atividade argumentativa e de intercambio oral colocando sua opinião;
  • Procedimentos para participar de uma conversa como esperar a vez para falar, levantar a mão, pedir licença, sabendo se expor em assuntos narrados;
  • Narração de fatos e experiências da vida cotidiana;
  • Compreensão e reprodução de instruções verbais;
  • Planejamento da fala adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano favorecendo a fluência verbal;
  • Variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet;
  • Interaja em discussões, emitindo opiniões sobre o conteúdo estudado e no reconto de histórias;.


2.2. LEITURA
  • Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
  • Relação entre o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
  • Conexão entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
  • Características discursivas, convenções e estruturas linguísticas de cada gênero;
  • Estratégias de leitura: inferência a partir de elementos presentes no próprio texto, no uso de palavras ou expressões de sentido figurado;
  • Recuperação de informações explícitas e implícitas nos textos estudados;
  • Correlação causa e efeito, problema e solução, fato e opinião relativa ao fato narrado;
  • Descrição de personagens e suas características psicológicas e físicas;
  • Interpretar a posição do autor em relação a conceitos ou acontecimentos;
  • Identificar o ponto de vista do narrador, reconhecendo suas funções na narrativa;
  • Sequência narrativa;
  • Ampliação de repertório linguístico;
  • Comentários sobre o que leu emitindo opinião, concordando ou discordando do texto lido;
  • Uso do dicionário como um recurso para buscar informações, utilizando-o adequadamente;
  • Formulação de hipóteses a partir de leituras realizadas;
  • Fluência, ritmo e entonação na leitura;
  • Relação entre titulo e corpo do texto;
  • Reconhecimento do conflito gerador de uma narrativa;
  • Levantamento de ideias principais do texto;


2.3. ESCRITA
2.3.1. GRAMATICA
  • Uso da letra cursiva e conhecer outros estilos de letra;
  • Letra maiúscula e minúscula;
  • Consoante e vogal, letra e fonema;
  • Encontro vocálico, consonantal e dígrafo;
  • Sinônimos e Antônimos;
  • Monossílabos;
  • Artigo definido e indefinido
  • Substantivo: comum, próprio, simples, composto, primitivo, derivado, abstrato, concreto e coletivo.
  • Gênero, Número e Grau dos substantivos;
  • Artigo definido e indefinido;
  • Adjetivo: gênero e número
  • Pronomes; Pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativo e interrogativo;
  • Verbo – Tempo, modo, pessoa e número.
  • Sinais gráficos como: ponto final, vírgula, travessão, interrogação, exclamação, aspas, hífen, reticências, parênteses e outros;
  • Separação de palavras em silabas dentro da necessidade da produção textual;
  •  Uso do dicionário como fonte de pesquisa da grafia e significado das palavras utilizando corretamente o sentido das palavras;
  • Abreviaturas;

2.3.2. ORTOGRAFIA
  • Classificação das palavras em relação à acentuação gráfica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Regras e regularidades ortográficas citadas abaixo e sua utilização nas produções escritas:
- Uso do C, Ç, S, SS, SC, SÇ, e XC;
- Terminações ICE ISSE;
- Terminações ESA (S) e EZA(S);
- Letras LH i LI;
- Sons da letra X;
- Finais S e Z;
- Uso das palavras CESTA e SEXTA;
- Emprego das palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ;
- Emprego das palavras TEM, TÊM, VEM e VÊM;
- Uso das palavras ATRÁS e TRAZ;
- Emprego das palavras MAU e MAL;
- Abreviatura, sigla e símbolo;
- Terminações ISAR e IZAR;
- Diferenciar:  comprimento e cumprimento/ soar e suar; despensa ou dispensa / descrição ou discrição; esta está / cessão, seção, sessão; aonde, onde / menos e não “menas”;

2.4. PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Reescrita e/ ou produção de textos de autoria, com o apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador, as características do gênero;
  • Produção de textos de autoria a partir de um tema proposto, fazendo uso de ideias e hipóteses pessoais, definindo o enredo e gênero a ser escrito envolvendo contos de assombração;
·       Produção de resumos, relatórios a partir da necessidade de estudo, compreendendo a pratica e os procedimentos para se resumir ideias ou informações contidas em um texto;
·       Produção de textos diferenciando textos históricos e textos ficcionais
  • Produzir diferentes gêneros textuais: elaboração de regras, biografia, autobiografia, diário, poema, fábula, narrativa, dissertativo, informativo, bilhete, carta, lendas urbanas, texto de opinião, cartaz, contos maravilhosos, parlendas, trava-línguas, lendas brasileiras, resumo, ficha técnica, texto jornalístico/ propaganda, texto jornalístico/notícia/ roda de jornal;
  • Regularidades/convenções gramáticas e ortográficas estudadas em suas produções.
  • Revisão de textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou em parceira com os colegas do ponto de vista ortográfico;

2.5. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
  • Diferentes funções sociais da Língua falada e escrita de acordo com cada situação comunicativa, que permitam uma melhor compreensão ou expressão em situações de uso, considerando a variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet;
  •  Identificação as regularidades e convenções da Língua Portuguesa (gramática e ortografia) em textos apresentados;
  • Elementos linguísticos necessários a um texto de acordo com os gêneros estudados, características discursivas dos gêneros textuais estudados;
  • Discussão e análise das etapas que envolvem a produção de texto: planejamento (pensar, imaginar, inventar e fazer anotações), escrita do rascunho do que foi planejada, revisão do texto individual, dupla ou coletiva (leitura do texto rascunhado identificando os trechos que devem ser reescritos ou de palavras que devem ser corrigidas ou substituídas) e reescrita do texto definitivo;
·       Observação, comparação, levantamento de hipóteses em relação a erros relacionados à ortografia e gramática no seu próprio texto ou no dos colegas;
  • Comparação de textos de diferentes autores analisando questões que podem aproximar os dois textos tanto do campo das ideias como nas questões relacionadas à Linguagem escrita como características discursivas, gramaticais e ortográficas.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         Leitura diária do professor utilizando diferentes estratégias de leitura conforme cronograma de leitura modelo da Escola;
·         Leitura diária do aluno de diferentes gêneros textuais;
·         Debates;
·         Análise de textos variados;
·         Comparação de textos de autores diferentes, tratando do mesmo tema;
·         Uso permanente da biblioteca;
·         Uso do Dicionário;
·         Registros no caderno;
·         Propostas diferenciadas de produção de texto: individual, coletivo e em grupo;
·         Revisão textual individual e coletiva;
·         Elaboração de banco de palavras com os erros mais frequentes;
·         Elaboração de banco de termos que enriquecem um texto, ou seja, colaboram para melhoria das produções textuais;
·         Recursos audiovisuais;
·         Elaboração de relatórios, esquemas, resumos;
·         Exposição oral de pesquisa sobre temas estudados em sala;
  • Debates com diferentes temas, a partir de leituras;
  • Utilização de várias estratégias de correção: na lousa, correção da professora, correção do colega e outros.

Projeto: Contos de assombração
Sequência didática: Roda de jornal
Sequência didática: Cartas de leitor

IV. AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas mensal e bimestralmente e auto avaliação.

MATEMÁTICA                        
I. OBJETIVOS        
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1.1. NÚMEROS
  • Ler e escrever números pela compreensão das características do sistema de numeração decimal: base 10, valor posicional (unidade, dezena, centena milhar), formação aditiva e multiplicativa do número; bem como numero de classes, ordens e algarismos ;
  • Escrever e identificar os números romanos de acordo com sua representação em relação aos números do nosso sistema , compreendendo o valor posicional;
  • Observar as regras do sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números bem como a resolução de desafios dos mesmos na forma decimal; ordinal e fracionário;
  • Identificar e produzir frações pela observação de representações gráficas;
  • Construir o significado de número natural a partir de contagens, medidas, códigos, etc. explorados em diversos contextos e situações problema e dele se apropriar.

1.2. OPERAÇÕES
  • Utilizar a linguagem matemática adequada de acordo com os conteúdos apresentados;
  • Analisar, interpretar, formular e resolver situações do campo aditivo, compreendendo as relações entre as operações de adição e subtração de acordo com a natureza do problema apresentado: composição, transformação e comparação;
  • Retomar os termos de uma adição (parcelas, soma ou total) e os termos da subtração (minuendo, subtraendo e resto ou diferença); os termos da divisão: dividendo, divisor, quociente e resto da divisão; Reconhecer termos da multiplicação: multiplicando, multiplicador e produto ou resultado;
  • Utilizar a composição e decomposição de escritas numéricas para realização de cálculos em situações problemas que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão;
·         Resolver situações-problemas em que é necessário fazer estimativas ou arredondamento de números naturais (cálculos aproximados);
  • Analisar, interpretar e resolver situações-problemas do campo aditivo e multiplicativo, compreendendo as relações entre as operações de adição e subtração, multiplicação e divisão de acordo com a natureza do problema;
  • Resolver situações-problemas por meio da multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
  • Resolver desafios envolvendo expressões numéricas;
  • Resolver situações-problemas utilizando a divisão por 1 ou 2 números ,reconhecendo divisões exatas e divisões não exatas;
  • Resolver situações-problemas utilizando diferentes estratégias para se chegar ao resultado de analise combinatório e de possibilidade;
  • Empregar métodos de verificação, antecipação e controle dos resultados;
  • Resolver situações-problema por meio da adição e subtração com números racionais na forma decimal;
  • Efetuar cálculos de porcentagem (10%, 20%, 25% e 50%);
  • Explorar a idéia de probabilidade de problemas simples;
  • Usar estratégias pessoais, técnica operatório, cálculo mental ou uso da calculadora.
1.3. GRANDEZAS E MEDIDAS
  • Utilizar e estabelecer diferentes estratégias para resolver situações problemas e desafios envolvendo medidas de tempo (dia, mês, ano, hora, semana...), medida de comprimento (metro, centímetro), medidas de massa (quilograma, quilo0 e medidas de capacidade (litro, mililitro) em de conversões simples;
  • Calcular o perímetro de figuras;
  • Compreender e calcular a área como medida da superfície de uma figura plana e de retângulos e quadrados desenhados em malhas quadriculadas;
  • Resolver situações-problema que envolva a identificação do valor de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro; e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em razão de seus valores.

1.4. ESPAÇO E FORMA
  • Identificar e representar a posição de uma pessoa ou objeto em movimento num desenho apresentado em malha quadriculada;
  • Reconhecer figuras simétricas, bem como o eixo de simetria.
  • Classificar e reconhecer semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos: esferas, cilindros e cones, e entre cubos, paralelepípedos, prismas de base triangular e pirâmides; e figuras planas;
  • Reconhecer planificações (moldes) de figuras tridimensionais como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro; bem como compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto;
  • Identificar e nomear os elementos de um poliedro: faces, vértice e aresta;
  • Reconhecer diferenças e semelhanças entre polígonos: lados e ângulos;
  • Reconhecer diferenças e semelhanças entre o quadrilátero sabendo ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.
·         Identifica distinguir as diferenças: Reta, segmento de reta e semirreta,
·         Resolver situações-problemas que envolvam o estabelecimento de relação entre Retas: paralelas, concorrentes.
1.5. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
  • Interpretar e resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples e de dupla entrada; por meio de gráficos de barras; por meio de gráficos de linhas; meio de gráficos de setor;
  • Construir tabelas e gráficos para apresentar dados coletados ou obtidos em textos jornalísticos.
II. CONTEÚDOS
2.1. NÚMEROS
  • A representação dos números naturais;
  • Ordens e classes;
  • Arredondamentos;
  • Contagem e comparação de quantidades;
  • Leitura, interpretação e escrita de números;
  • Valor posicional: unidade, dezena centena, milhar e classe dos milhões;
  • Regularidade do sistema de numeração decimal: base 10, formação aditiva e multiplicativa do número;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Antecessor e sucessor;
  • Classificação e ordenação dos números;
  • Números romanos: representação e uso;
  • Números ordinais: representação e uso;
  • Utilização dos números fracionários e decimais no contexto diário;
  • Números decimais e uso;
  • Comparação dos números racionais de uso freqüente no cotidiano representados na forma decimal ou fracionária;
  • Regras do sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.
  • Comparação de fração e seu uso no contexto diário.
2.2. OPERAÇÕES
  • Campo aditivo: relação de adição e subtração de acordo com o problema apresentado (composição, transformação e comparação);
  • Composição e decomposição de números para resolução de problemas;
  • Resolução de situações-problema envolvendo as características do sistema de numeração decimal;
  • Operações com números decimais;
  • Relação e comparação: inteiros, décimos e centésimos.
  • Revisão dos termos de uma adição (parcelas, soma ou total) e os termos da subtração (minuendo, subtraendo e resto ou diferença);
  • Uso do algoritmo com ou sem reserva, da adição e subtração com 4 algarismos ou mais;
  • Estimativas e arredondamentos;
  • Campo multiplicativo: relação entre multiplicação e divisão de acordo com a natureza do problema: comparação, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade;
  • Multiplicação e divisão de 10, 100 e 1000;
  • Multiplicação com dois algarismos;
  • Propriedade distributiva da multiplicação:
  • Resolução de situações-problema da divisão por 1 ou 2 números ,
  • Divisões exatas e divisões não exatas;
  • Termos da multiplicação: multiplicando, multiplicador e produto ou resultado;
  • Termos da divisão: dividendo, divisor, quociente e resto da divisão;
  • Adição e subtração de números racionais na forma decimal;
  • Calculo de porcentagem (10%, 20%, 25% e 50%).
  • Probabilidade;
  • Expressões numéricas;
  • Raciocínio combinatório e de possibilidades;
  • Linguagem matemática adequada de acordo com os conteúdos apresentados;
  • Estratégias variadas para a resolução de problemas: cálculo mental.

2.3. GRANDEZAS E MEDIDAS
Unidades de medidas:
  • Calendário – medida de tempo em realização de conversões simples entre dias e semanas, horas e dias, semanas e meses;
  • Unidades de medidas
  • Massa: Kg / g /MG;
  • Comprimento: Km / m / c;
  • Capacidade: l / ml;
  • Volume
  • Temperatura: Grau º;
  • Resolução de problemas envolvendo as unidades de medidas trabalhadas;
  • Perímetro;
  • Área;
  • Sistema Monetário Brasileiro: cédulas e moedas.
2.4. ESPAÇO E FORMA
·         Localização e movimentação de uma pessoa ou objeto;
·         Semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos;
·         Classificação dos sólidos;
·         Semelhanças e diferenças entre as figuras planas;
·         Classificação das figuras planas;
·          Face, aresta e vértice;
·         Composição e decomposição de polígonos em figuras triangulares;
·         Planificação de poliedros e corpos redondos;
·         Semelhanças e diferenças entre polígonos (lados e ângulos)
·         Classificação dos poliedros;
·         Reconhecer eixo de simetria
·         Reta, segmento de reta e semirreta,
·         Retas: paralelas, concorrentes.
·         Retas perpendiculares.
·         Circunferência.
2.5. TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
  • Tabelas simples e de dupla entrada;
  • Gráficos de colunas, gráficos de barras, gráficos de linhas e de setor;
  • Resolução de problemas a partir de tabelas simples, de dupla entrada e gráficos diversos;
  • Interpretação e descrição de informação;
  • Construção de tabelas e gráficos;
  • Estatística e porcentagem.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Uso do livro didático;
  • Desafios envolvendo números, grandezas e medidas, espaço e forma;
  • Utilização de material concreto;
Sequência de atividades: Ler e escrever

IV. AVALIAÇÃO
               A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas mensal e bimestralmente e auto avaliação.

CIÊNCIAS
I. OBJETIVOS
 Espera-se que o aluno seja capaz de:

  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
  • Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
  • Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
  • Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem;
  • Compreender a organização estrutural do corpo humano; de órgãos;
  • Reconhecer os alimentos como fontes de energia e de substâncias necessárias para o funcionamento, a regeneração e o crescimento do corpo;
  • Identificar e localizar os órgãos que fazem parte dos diferentes sistemas do organismo;
  • Reconhecer algumas doenças que podem afetar o sistema nervoso do ser humano;
  • Perceber que as glândulas e os hormônios ajudam a coordenar o funcionamento do corpo;
  • Conhecer os componentes do sistema reprodutor destacando suas principais funções;
  • Reconhecer algumas das etapas do desenvolvimento do embrião e, posteriormente, do feto;
  • Perceber que, em um ambiente, além dos seres vivos que podem ser observados facilmente a olho nu, existem os seres vivos microscópicos;
  • Reconhecer características de alguns protozoários, bactérias e fungos;
  • Compreender o que é luz e identificar fontes naturais e artificiais de luz;
  • Reconhecer que existem fontes naturais e artificiais de eletricidade;
  • Reconhecer o magnetismo em algumas situações do cotidiano;
  • Proteger a biodiversidade e reconhecer os biomas brasileiros, bem como disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais;
  • Manter os ecossistemas naturais e regular e uso admissível dessas áreas;
  • Proteger os meios de vida e a cultura das populações extrativistas tradicionais, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais;
  • Preservar populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratória;
  • Identificar e reconhecer o Planeta Terra como parte do Sistema Solar, definindo estrelas, planetas e satélites;
  • Compreender os movimentos do Planeta Terra, relacionando a sucessão dos dias, das noites, dos anos e estações do ano;

II. CONTEÚDOS
2.1. CONHECENDO O BRASIL
  • Biomas Brasileiros;
  • Ambiente e Atividade agrícola.

2.2. SER HUMANO E SAÚDE
  • Cuidando Bem de Si;
  • Transformações no Corpo e Reprodução;
  • Sistema Nervoso.

2.3. UNIVERSO
  • Além da Terra;
  • Terra, Sol e Lua;
  • O Ser Humano e o Espaço Sideral.

2.4. FORMAS DE ENERGIA
  • Energia luminosa;
  • Calor;
  •  Eletricidade e Magnetismo.

Projeto “Meu corpo, minha casa” “Bullying” – CEDIC
Projeto “Educação é prevenção”.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Leituras compartilhadas;
  • Estudos em grupo;
  • Experiências;
  • Recursos audiovisuais;
  • Leitura e interpretação de cartazes informativos;
  • Sala de informática: pesquisa e atividades lúdicas;
  • Leituras compartilhadas;
  • Estudos em grupo;
  • Construção de cartazes informativos.

IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas bimestralmente e auto avaliação.


HISTÓRIA
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Perceber e acompanhar a mudança da família real portuguesa para o Brasil; bem como as mudanças no dia a dia; e Identificar o processo de independência do Brasil;
  • Reconhecer o início do período monárquico; e localizar acontecimentos no tempo, demonstrando noções de duração e sucessão;
  • Compreender que o Brasil tem novamente um novo imperador; e entender o fim da monarquia e sua crise;
  • Compreender sobre o Brasil republicano, bem como a sua primeira República.
  • Compreender sobre o Governo Vargas e identificar a redemocratização e populismo; relacionando o fim do governo Vargas e saiba identificar suas leis;
  • Reconheça os diferentes momentos da história da sociedade brasileira em relação às reivindicações, protestos e manifestações.
  • Ordenar acontecimentos que marcaram o processo de independência do Brasil;
  • Reconhecer as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro com a chegada da família real;
  • Relacionar o crescimento da população imigrante com as mudanças gerais que ocorriam na sociedade;
  • Identificar as principais características do regime monárquico e do regime republicano;
  • Elaborar comparações entre o mecanismo eleitoral do Brasil da Primeira República e o atual;
  • Ler e interpretar textos da literatura popular, reconhecendo e valorizando as diferenças regionais;
  • Comparar os governos democráticos com os governos ditatoriais;
  • Compreender os objetivos e a importância da Campanha das Diretas Já;
  • Analisar e compreender as desigualdades e a exclusão social e reconhecer o que é ser cidadão hoje.

II. CONTEÚDO
2.1. A Independência do Brasil
  • A mudança da família real portuguesa para o Brasil;
  • A corte portuguesa n Brasil;
  • O processo de independência;
2.2. O Brasil Imperial
  • O início do período monárquico;
  • 1840: o Brasil tem novamente um imperador;
  • O fim da monarquia;
2.3. O Brasil Republicano I
  • A Primeira República;
  • O governo Vargas;
  • Redemocratização e populismo;
2.4 O Brasil Republicano II
-O Brasil Democrático;
-Governos Militares
-A Democracia de Novo
Projeto “Semeando a Paz”
Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente
Projeto: “A África no Brasil”.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Leituras de textos, livros e textos publicitários;
  • Pesquisa e trabalhos em grupo;
  • Debates e discussões em sala de aula sobre os temas propostos;
  • Dinâmicas;
  • Análise de tabelas e gráficos;
  • Recursos audiovisuais;
  • Sala de informática: pesquisa e atividades lúdicas.

IV. AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas bimestralmente e auto avaliação.

GEOGRAFIA
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Reconhecer os avanços científicos nos estudos das características da Terra e sua localização no universo;
  • Conhecer os principais astros que compõem o sistema solar, reconhecendo a Terra como parte desse sistema;
  • Identificar e localizar os continentes e os oceano, utilizando – se do globo terrestre e o planisfério como formas de representação da Terra;
  • Conhecer a divisão da Terra em hemisfério, identificando as principais linhas imaginárias, sabendo se localizar o território brasileiro em relação aos hemisférios;
  • Conhecer diferentes teorias que explicam a origem do universo e valorizar diferentes ideias e culturas;
  • Realizar leitura de tabelas, mapas e outras imagens para extrair e relacionar informações;
  • Identificar os limites territoriais entre o Brasil e os demais países da América do Sul, diferenciando os conceitos de limite e fronteira;
  • Localizar o Brasil no continente americano e no mundo; e  países que fazem limite com o território brasileiro;
  • Perceber interdependências entre a vegetação e o clima, assim como a influência desses dois elementos na paisagem; desta forma , dentificar e conhecer os diferentes tipos climáticos que ocorrem no Brasil;
  • Refletir sobre as consequências do desmatamento para o ambiente;
  • Identificar e diferenciar as principais formas de relevo brasileiro;
  • Analisar a importância dos rios para a sociedade brasileira e reconhecer os problemas em sua utilização; sendo assim reconhecer a extensão de rede hidrográfica no território brasileiro e a distribuição dos rios;
  • Identificar as principais formas de regionalização do território brasileiro;
  • Identificar algumas das principais características de cada uma das cinco macrorregiões: como vivem os habitantes; as atividades econômicas desenvolvidas, a influência dos elementos naturais no cotidiano das pessoas e outras informações;
  • Reconhecer o Brasil como um dos dez países mais populosos do mundo; desta forma entender como e por que a população brasileira está distribuída de maneira irregular pelo território;
  • Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural do Brasil;
  • Identificar alguns dos direitos e deveres do cidadão brasileiro;
  • Entender os princípios da sustentabilidade;
  • Compreender que ações cotidianas interferem direta ou indiretamente na sustentabilidade da vida na Terra;
  • Desenvolver ações que colaboram com a sustentabilidade do Planeta;
  • Entender como ocorreu a ocupação do Território Brasileiro pelos Portugueses e sua relação com os nativos.
  1. CONTEÚDOS
2.1. A TERRA VISTA DE LONGE
  • A Terra não está só;
  • Terra se desloca;
  • A Lua é o Satélite da Terra;
  • Linhas Imaginárias;
  • Paralelos e Meridianos;
2.2. O BRASIL NO MUNDO
  • Superfícies: Oceânicas e Continentais;
  • Continente Americano;
  • América do Sul;
  • O Brasil na América do Sul;
  • Território Brasileiro;
2.3. FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
  • As Terras Portuguesas da América;
  • A chegada dos Portugueses a América;
  • Os Limites da ocupação Portuguesa;
  • A Expansão do território Brasileiro;
  • O Território Brasileiro no século XX;
2.4. O POVO BRASILEIRO
  • Os Brasileiros;
  • Os primeiros Habitantes;
  • A Origem Africana;
  • Portugueses e Imigrantes;
  • As festas Populares e o folclore;
2.5. REGIÕES DO BRASIL
  • Região Norte;
  • Região Nordeste;
  • Região Centro- Oeste;
  • Região Sudeste;
  • Região Sul;
2.6. HIDROGRAFIA DO BRASIL
  • Rios e Relevo;
  • Diferentes tipos de Rios;
  • Bacias hidrográficas;
  • Principais Bacias hidrográficas do Brasil;
  • A Ação Humana sobre os Rios;
2.7. CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL
  • O que é Clima;
  • Zonas Climática da Terra;
  • Tipos de Clima do Brasil;
  • Tipos de Vegetação do Brasil;
  • Mudanças Climáticas;
2.8. POPULAÇÃO DO BRASIL
  • Um País com muitos Habitantes;
  • Densidade Demográfica;
  • Migrações Internas;
  • Migrações Externas;
  • Crescimento Populacional e Expectativa de Vida.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Leituras de textos, livros e cartas;
  • Pesquisas;
  • Debates e discussões em sala de aula sobre os temas propostos;
  • Dinâmicas;
  • Análise de mapas e plantas;
  • Análise de gráficos e tabelas;
  • Sala de informática: jogos e desafios;
·         Recursos audiovisuais

IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas bimestralmente e auto avaliação.
ARTE
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Desenvolver a criatividade e o senso crítico;
  • Reconhecer as diferentes formas de expressão, incluindo as diversas técnicas utilizadas para isso;
  • Reconhecer cores primárias e secundárias;
  • Conhecer e valorizar a nossa cultura; Romero Brito, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Salvador Dali, entre outros artistas renomados, bem como a sua biografia e obras;
  • Compreender o ponto como um elemento da arte;
  • Identificar o pontilhismo como uma técnica de pintura marcada por um período histórico
  • Reconhecer as diferentes formas de expressão,
  •  Incluindo as diversas técnicas
  • Perceber as diferentes maneiras de registrar a própria imagem.
  • Reconhecer a arte como um registro histórico;
  • Perceber a canção como arte, analisando e interpretando a canção.
  • Perceber os diferentes sons que os rodeiam;
  • Identificar a voz como um instrumento de comunicação;
  • Corpo: expressão artística;
  • Autorretrato;
  • Colagem;
  • Pontilhismo.
II. CONTEÚDOS
·         Corpo: expressão artística;
·         Autorretrato;
·         Colagem (sucata, papel, caldos palitos...).
·         Cultura, e técnica dobradura;
·         Teatro;
·         Cores: quentes e frias;
·         Manifestações artísticas;
·         A arte como um registro histórico;
·         Formas de expressões artísticas;
·         Canções: análise, interpretações e contextualização;
·         Obras e vida de Tarsila do Amaral; Salvador Dali, Romero Britto; Candido Portinari; entre outros;
·         Os diversos sons que nos rodeiam;
·         A voz – instrumento de comunicação;
·         Mosaico;
·         Linhas;
·         Pontilhismo.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Recursos audiovisuais;
  • Leituras;
  • Dinâmicas;
  • Brincadeiras e jogos;
  • Música;
  • Pesquisa;
  • Trabalho em grupo;
  • Confecção de cartazes e murais;
  • Estudo individual;
  • Discussão dos trabalhos realizados;
  • Pinturas com: guache; lápis de cor;
  • Estudo das biografias dos artistas escolhidos e suas obras;
  • Observação e análise das obras dos artistas escolhidos quanto à forma, cores, impressões e sentimentos na observação, materiais usados, etc.
IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos.

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