Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

DINÂMICA - CONCORDO OU DISCORDO

DINÂMICA - CONCORDO OU DISCORDO


Atitudes
Comunicação, Empatia, Firmeza, Flexibilidade, Ética
Objetivos
1. Exercitar a capacidade de persuasão, formas de comunicação, bem como proporcionar aprendizagem.
Materiais
- Cartelas previamente elaboradas, contendo frases, expressões ou palavras que possam gerar polêmica ou elucidação.

Sugestões de temas para utilizar na dinâmica:
- Componentes nucleares.
- Aborto.
- "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".
- "Quem tem competência se estabelece".
- A conquista é uma questão de sorte.
- Habilitação no trânsito aos 16 anos.
- Bater nos filhos.
- Globalização.
- Desmatamento na Amazônia.
- Salário (altíssimo) de jogador de futebol.
- Mulher no comando de empresas.
- Homem cozinhando, fazendo supermercado, participando de reuniões de pais na escola, etc.
- Distribuição das finanças no lar: cada um deve ser dono do seu salário.
- TV por assinatura.
- Sexo na Internet.
- Infidelidade: os direitos são iguais?
Procedimento
1. Espalhar as cartelas no chão ou sobre uma mesa.

2. Solicitar que cada participante escolha um par (formar duplas).

3. Informar que os pares irão discutir sobre um tema (frase, expressão ou palavra), onde um dos dois coloca todos os "prós", e o outro todos os "contras", ou seja, um concorda com o que está escrito, o outro discorda.

4. Orientar que cada dupla já faça, antes de pegar sua cartela, através de "par ou ímpar", a escolha de QUEM vai concordar e QUEM vai discordar.

5. Pedir que um dos membros da dupla vá até as cartelas e pegue uma.

6. Comunicar que cada dupla terá cinco minutos para sua discussão - persuasão, aceitação ou, quem sabe, consenso.

7. Após os cinco minutos, avisar: "Inverter os papéis... quem concordou, agora vai discordar e vice-versa".
Dicas
1. O coordenador abre a discussão sobre a atividade com as seguintes perguntas:
- Quais os sentimentos ou dificuldades de concordar ou discordar?
- Como foi colocar-se no lugar do outro?
- Nossas opiniões foram baseadas em preconceitos?
- Temos ou não temos preconceitos?

2. Avaliar com os participantes como foi elaborar argumentos e expor ao colega, como cada um reagiu com opiniões contrárias as suas, como ocorreu a comunicação, quais foram as duplas que conseguiram chegar num consenso e como isso aconteceu.

3. Finalizar a atividade questionando os participante sobre como eles lidam com as divergências de opiniões no ambiente de trabalho.
Observações
1. Esta atividade pode gerar competitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário