domingo, 28 de janeiro de 2018

DINÂMICA DA ÁRVORE


Raízes: representam as heranças e as tradições. Uma raiz é uma estrutura nutritiva essencial para que cada um tenha se tornado o que é no presente;
Solo: é o aqui e agora, podendo aludir a todas as características do nosso viver atual: trabalho, família, casa, cidade, projetos dos quais participamos, etc;
Caule: são as habilidades, competências, valores, qualidades e saberes que carregamos conosco. É o eixo de sustentação que nos permite construir o futuro que desejamos;
Galhos: representam as esperanças, expectativas, desejos e sonhos em relação à vida;
Flores: significam o olhar para o que já se tem de bom, para as conquistas em curso e as pequenas vitórias. Pode se referir também ao que sentimos que está vivo dentro de nós;
Frutas: são os presentes que recebemos ao longo da vida, ou seja, atos de cuidado e amor que podem ter cunho material ou não. Também podem representar o valor que nós entregamos ao mundo com as nossas ações;
Folhas: podem se referir às pessoas, parceiros, amigos, grupos e instituições que marcaram nossa vida. Também vale mencionar personagens, amigos imaginários, animais de estimação, etc;
Sementes: simbolizam o nosso legado, o que queremos plantar para que floresça no futuro.
Peça às pessoas para encontrar uma dupla e apresentar a árvore a ela (5 a 10 min cada apresentação). Entregue post-its a cada dupla para que os participantes possam anotar pensamentos, ideias, lembranças e associações enquanto falam e escutam. Ao final, cada um procura uma nova dupla e repete o processo. Depois, mais uma vez — a cada rodada, a ideia é que as pessoas melhor se vejam a partir do contato com o outro.
Após as apresentações, monte um círculo de cadeiras e convide as pessoas para uma roda de conversa. Você pode propor perguntas como “Como me senti ao desenhar minha árvore?”, “Como me senti contando às outras pessoas?”, “Como me senti escutando?”, “O que chamou mais minha atenção em todo o processo?”, “O que me surpreendeu?”, “Como o outro me ajudou?” etc.Existem diversas outras possibilidades de aplicação, como montar a árvore atual e a árvore desejada, criar coletivamente a árvore do grupo ou da organização a partir do “bosque” de árvores individuais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário