quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Semana da Alimentação saudável

 PROJETO:

Semana da Alimentação saudável


I. JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, pó meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
 Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura de lanches rápidos e pouco nutritivos, elaboramos este projeto.

II. OBJETIVOS:

Geral:
 Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

Específicos
 Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação.
 Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
 Saber adequar à alimentação as suas necessidades.
 Adquirir hábitos para uma boa alimentação.
 Aproveitar os alimentos na época da safra.
 Classificar a origem dos alimentos.
 Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
 Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
 Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
o momento reservado à alimentação.


III. CONTEÚDO POR ÁREAS DO CONHECIMENTO
Linguagem oral e escrita- Interpretações pessoais;

·         Leitura, Reescrita de receitas simples;
·         Narração de fatos;
·         Escrita espontânea;
·         Reconhecimento de letras;
·         Leitura oral de gêneros textuais instrucionais;
·         Reconto;
·         Formação de palavras por troca de letras;
·         Escrita de livro coletivo sobre alimentos saudáveis;
·         Rótulos dos alimentos

Fundamental II

·         Produção textual individual e coletiva
·         Criação de Histórias  em formato Gibi
·         Criação de cartazes,
·         Escrita de peça teatral,
·         Dramatizações,
·         Escrita de livro coletivo sobre alimentos saudáveis

Linguagem matemática

·         Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
·         Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)-
·         Agrupamentos
·         Relação biunívoca
·         Noções de operação (divisão)
·         Situações problemas (adição e subtração)
·         Noções de números pares e ímpares
·         Seriação
·         Semelhança/diferença;
·         Pertinência/correspondência

Fundamental II

·         Cálculo do índice de massa corporal
·         Medição do peso e altura dos alunos e registro numa planilha
·         Gráficos e tabelas.
·         Elaboração e escrita de situações-problemas envolvendo alimentos nutritivos
·         Sistema monetário brasileiro
·         Construção de gráficos sobre alimentos consumidos pela comunidade



Artes

·         Linguagem visual- Poesia- Música- Modelagem- Pintura- Desenho
·         Desfile caracterização de alimentos saudáveis;
·         Criação de paródias

Ciências

·         Nosso corpo (higiene corporal)
·         Meio ambiente (produção de alimentos)
·         Vegetais
·         Nutrição e desnutrição
·         Obesidade
·         Saúde do Escolar
·         Funções e fonte de vitaminas
·         Uso de agrotóxicos nos alimentos
·         Higiene dos alimentos

História/Geografia

·         Modos de alimentação dos grupos sociais;
·         Regras e princípios sociais;
·         Tempo
·         Alimentos de ontem e de hoje

Língua estrangeira

·         Pesquisa na Internet sobre produtos fabricados em outros países
·         Elaboração de cartaz com nomes de alimentos saudáveis em língua estrangeira
·         Escrita dos nomes de produtos

Educação Física

·         Exercícios aeróbios para melhoria do corpo e da mente
·         Dança dos alimentos saudáveis (Coreografia)


IV. RECURSOS/ESTRATÉGIAS

 Cozinha experimental
 Sentar em círculo para conversar
 Música
 Teatro/Vendinha
 Recorte, colagem e modelagem
 Pesquisa em revistas, livros de receita infantil, internet e vídeos...
 Desenho livre
 Gincana Cultural e  Recreativa

V. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 Conversa e registros sobre a alimentação preferida das crianças;
 Registro dos alimentos mais consumidos na família;
 Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos alunos;
 Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
 Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
 Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
 Palestra com uma nutricionista;
 Simulação de uma feira;
 Preparação e degustação de receitas saudáveis.
 Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
 Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
Análise das obras de pintores, que utilizaram frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
 Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
  Visitação a uma feira;
Preparação e degustação de receitas saudáveis;
 Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
  Promover concursos de lanches saudáveis;


VI. PRODUTO FINAL

No ensino Fundamental haverá apresentação de cartazes, danças, músicas infantis, atividades escritas, desenhos enfatizando alimentos, plantação de uma mini-horta com garrafa Peti  e apresentação de alimentos saudáveis e atividades culturais e de trabalhos  desenvolvidos em toda a escola. No Ensino Fundamental II  e EJA, finalizaremos o projeto com a realização de uma Gincana contendo tarefas voltadas para a boa alimentação. As equipes serão divididas em quatro, cada uma com o nome de um alimento saudável, e deverão realizar todas as tarefas previamente divulgadas em cada turma pelos respectivos professores. Esta gincana será realizada no pátio da escola e contará com a participação de alunos e professores.


VII  AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
VIII - PROGRAMAÇÃO

1. Abertura
 Palestra com nutricionista
 Local: Auditório da escola

2. Momento Social _ Apresentações

No ensino Fundamental I, haverá apresentação de cartazes, danças, músicas infantis, atividades escritas, desenhos enfatizando alimentos, plantação de uma mini-horta com garrafa Peti  e apresentação de alimentos saudáveis e atividades culturais e de trabalhos  desenvolvidos em toda a escola
 Educação infantil  - desfile das frutas
1ºs anos – desfile das verduras
 2ºs anos – Música sobre alimentos
 3ºs anos – Coreografia:
4ºs anos - Pirâmide dos Alimentos
5ºs anos  Sucos naturais
 6º ao 9º ano – Gincana Cultural e recreativa. No Ensino Fundamental II  e EJA, o projeto será finalizado com a realização de uma Gincana com tarefas voltadas para a boa alimentação, tais como: Peça teatral sobre má alimentação X alimentação saudável,  Organização de mesa de fruta por cada uma das quatro equipes participantes, Cartaz mais criativo, Recital de poesias sobre alimentação saudável, apresentação de receitas prontas e dizer como foi preparada, encenação de peça envolvendo hábitos saudáveis de alimentação, apresentação de música ou paródia sobre alimentos saudáveis, caixa de toque para identificar qual era o alimento, apenas utilizando o tato, apresentar uma pessoa da comunidade que fale sobre um alimento de sua preferência e que seja saudável, melhor torcida caracterizada e melhor grito de guerra que identifique cada torcida Esta gincana será realizada no pátio da escola e contará com a participação de alunos e professores.
Haverá a apresentação de um Jogral pelos professores e alunos, sobre dez passos para uma alimentação saudável:

Dez Passos para uma Alimentação Saudável

PASSO 1 AUMENTE E VARIE O CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS - COMA 5 VEZES POR DIA

PASSO 2 COMA FEIJÃO PELO MENOS 1 VEZ AO DIA - NO MÍNIMO 4 VEZES POR SEMANA

PASSO 3 REDUZA O CONSUMO DE ALIMENTOS GORDUROSOS COMO
CARNES COM GORDURA APARENTE, SALSICHA, MORTADELA E OUTROS EMBUTIDOS, FRITURAS E SALGADINHOS – MÁXIMO DE 2 VEZES POR SEMANA

PASSO 4 REDUZA O CONSUMO DE SAL - TIRE O SALEIRO DA MESA

PASSO 5 FAÇA PELO MENOS 3 REFEIÇÕES E 1 LANCHE POR DIA. NÃO PULE AS REFEIÇÕES. PARA O LANCHE PREFIRA FRUTAS.

PASSO 6 REDUZA O CONSUMO DE DOCES, BOLOS, BISCOITOS E OUTROS ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR PARA NO MÁXIMO 3 VEZES POR SEMANA.

PASSO 7 REDUZA O CONSUMO DE ÁLCOOL E REFRIGERANTES. EVITE O CONSUMO DIÁRIO. A MELHOR BEBIDA É A ÁGUA !

PASSO 8 APRECIE A SUA REFEIÇÃO - COMA DEVAGAR. FAÇA DAS REFEIÇÕES UM PONTO DE ENCONTRO DA FAMÍLIA. NÃO SE ALIMENTE ASSISTINDO TV.

PASSO 9 MANTENHA O SEU PESO DENTRO DE LIMITES SAUDÁVEIS – VEJA NOSERVIÇO DE SAÚDE SE O SEU PESO ESTÁ ADEQUADO PARA A SUA ALTURA.

PASSO 10 SEJA ATIVO. ACUMULE 30 MINUTOS DE ATIVIDADE FÍSICA TODOS OS DIAS. CAMINHE PELO SEU BAIRRO. SUBA ESCADAS. NÃO PASSE MUITAS HORAS ASSISTINDO TV.


Referências
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005. 
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Cecília Villaça. O dia-a-dia do professor. Volume 5 e 7. Belo Horizonte – MG: Fapi LTDA.


Turmas
                                                     Dias     da     semana
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
culminância

PRÉ II
Recorte e colagem em cartazes, com gravuras sobre alimentos mais consumidos.
Leitura e interpretação de textos variados sobre alimentação saudável
Recorte e colagem sobre frutas;
Desenho sobre as frutas que mais gostam.
Músicas alusivas a alimentação
Exposição de cartazes e barraca de frutas.

1º ANO
Pesquisa sobre alimentos mais consumidos.
Apresentação em classe.
Conhecendo a cantina e seu cardápio semanal
Poesia: o valor das vitaminas nas frutas
Exposição de cartazes e jogos para descobrir qual é a fruta através do tato, olfato e paladar.

2º ANO A
2º ANO B
Pesquisa sobre rótulos de produtos.
Desenho e colagem: os nutrientes contidos nos alimentos
Exposição de cartazes e Mostra de cardápio saudável, segundo nutricionistas.

3º ANO A
3º ANO B
Pesquisa de preços sobre hortaliças e frutas
Produção de textos e paródias
Exposição de cartazes e rótulos de produtos de baixo valor nutricional.

4º ANO A
4º ANO B
4º ANO C
Pesquisa de preços da cesta básica
Álbum seriado;
Aula expositiva;
Pirâmide alimentar
Exposição de cartazes e de produtos da cesta básica.

5º ANO A
5º ANO B
Pesquisa sobre o que é alimentação saudável
Entrevista:
Cardápio “O comer nosso de cada dia”
Elaborar um cardápio.
Exposição de cartazes e demonstração da pirâmide alimentar.
6º ANO A



6º ANO B



6º ANO C
Leitura e interpretação de rótulos dos principais alimentos consumidos pelos alunos.
Elaboração e escrita de situações-problemas envolvendo alimentos nutritivos

Higiene dos alimentos;
Gráficos e tabelas.



Pesquisa na Internet sobre produtos fabricados em outros países


Elaboração de cartaz com nomes de alimentos saudáveis em língua estrangeira.
Nutrição e desnutrição



Escrita dos nomes de produtos  em Língua estrangeira.


Uso de agrotóxicos nos alimentos
Modos de alimentação dos grupos sociais;



Funções e fonte de vitaminas



Alimentos de ontem e de hoje.
Gincana com tarefas voltadas para a boa alimentação, tais como: Peça teatral sobre má alimentação X alimentação saudável,
Organização de mesa de fruta por cada uma das quatro equipes participantes,
Cartaz mais criativo,
Recital de poesias sobre alimentação saudável, apresentação de receitas prontas e dizer como foi preparada,
Encenação de peça envolvendo hábitos saudáveis de alimentação;
Apresentação de música ou paródia sobre alimentos saudáveis,
Caixa sensorial para identificar qual o alimento, apenas utilizando o tato;
Melhor torcida caracterizada e
Melhor grito de guerra que identifique cada torcida.
7º ANO A




7º ANO B



7º ANO C
Elaboração de cartazes
sobre alimentos saudáveis.



Leitura e escrita de textos diversos sobre alimentação saudável


Leitura de textos variados trazidos pelos alunos, sobre alimentos.
Escrita de peça teatral sobre hábitos de má alimentação e de uma alimentação saudável.

Elaboração e escrita de situações-problemas envolvendo alimentos nutritivos

Criação de uma paródia envolvendo alimentos saudáveis
Elaboração e escrita de situações-problemas envolvendo alimentos nutritivos

Criação de uma poesia sobre hábitos saudáveis em relação a alimentação.


Conversa sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira.
Leitura e escrita de textos diversos sobre alimentação saudável.



Conversa sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira.


Elaboração e escrita de situações-problemas envolvendo alimentos nutritivos.
8º ANO A
8º ANO B
8º ANO C
Cálculo do índice de massa corporal dos alunos

Medição do peso e altura dos alunos e registro numa planilha
Debate sobre a Saúde do Escolar – Tema:  Obesidade
Funções e fonte de vitaminas
9º ANO A
9º ANO B
Cálculo do índice de massa corporal dos alunos;
Medição do peso e altura dos alunos e registro numa planilha
Construção de gráficos sobre alimentos consumidos pela comunidade.
Elaboração de cartaz com nomes de alimentos saudáveis em língua estrangeira.



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