quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Planos de aula Alimentação e higiene bucal

15 Planos de aula Alimentação e higiene bucal (11 a 15)


PLANO DE AULA Nº 11




I. Objetivo Geral
Conhecer alimentos saudáveis de não saudáveis.

II. Objetivos Específicos
ü  Identificar diferentes tipos de alimentos;
ü  Diferenciar alimentos saudáveis de não saudáveis;
ü  Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
ü  Estimular a atenção e o raciocínio;
ü  Desenvolver a criatividade e a imaginação.

III. Desenvolvimento

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor


2. CHAMADINHA LÚDICA:
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar.
Por isso dona ...............
Entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora.

3. PREDIÇÃO SOBRE A ALIMENTAÇÃO:
O que vocês trouxeram de lanche? Por que trouxeram isso? O lanche que você trouxe é saudável ou não? O (a) professor (a) também trouxe um lanche, quem adivinha o que é? Será que vocês vão gostar?

4. MÚSICA "MEU LANCHINHO":


 

5. RODA DOS ALIMENTOS:
Cada aluno receberá um Cd velho e deverá procurar em revistas alimentos saudáveis para colar na parte brilhosa do cd e no outro lado deverá colar alimentos não saudáveis. Após o término montar um móbile com os Cds dos alunos e pendurar na sala de aula.




6. PIQUENIQUE:
Cada aluno pegará o lanche que trouxe. Também será levado o lanche que o (a) professor (a) trouxe e realizado um piquenique no campo de futebol sete, fazendo uma confraternização e refletindo com as crianças sobre a importância de agradecer a Deus por eles terem comida, pois muitos não tem.


Lanche que o (a) professor (a) levará.

7. ATIVIDADES DA APOSTILA:




8. OBSERVAR A EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO E REGISTRAR NO LIVRINHO.

9. ESCOVAR OS DENTES.
10. LEITURA DE LEITE: “O ovo” de Ivan e Marcello.

11. FECHAMENTO DA AULA:
Irei ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

12. BRINCADEIRA NO PÁTIO:
DIABO RENGO - ADAPTAÇÃO
Escolhe-se um Diabo Rengo e um Deus. As demais crianças recebem o nome de uma fruta e ficam separadas ao lado.
O Diabo Rengo bate na porta de Deus e fala:
TOC TOC! 
- Quem é?
- Diabo Rengo.
- Que quer?
- Fruta!
- Que fruta?
O Diabo Rengo fala o nome de uma fruta, se alguma criança tiver esse nome deverá fugir do Diabo e chegar até Deus, se conseguir, fica com ele, senão fica com o Diabo. Se o Diabo pedir uma fruta que não tem deverá pedir outra, até todas as frutas serem chamadas.

IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Lanche;
Xerox;
Cd;
Revistas;
Tesoura;
Cola;
Apostila.

VI. Avaliação



PLANO DE AULA Nº 12


I. Objetivo Geral
Estabelecer relação entre a alimentação e a saúde bucal.

II. Objetivos Específicos
ü  Diferenciar alimentos saudáveis de não saudáveis;
ü  Trabalhar uma receita saudável;
ü  Confeccionar fantoches;
ü  Fazer teatro de fantoches;
ü  Trabalhar a psicomotricidade fina.

III. Desenvolvimento 

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor


2. CHAMADINHA LÚDICA:
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa do ................
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava o ...............
Do fundo do mar

3. PREDIÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE BUCAL:
Você sabe porque os alimentos tem relação com os dentes? O que acontece quando comemos guloseimas? Você gosta de guloseimas? Devemos comer sempre? O que devemos fazer depois de comê-las? Porque os alimentos podem estragar os dentes? O que tem que fazer então para não estragar os dentes?

4. ATIVIDADES COM O BOCÃO:
Levar para a sala vários alimentos recortados de revistas ou jornais e deixar dentro de uma caixa. Um aluno de cada vez deverá pegar um alimento, se ele for saudável deverá colocar na boca do Bocão, se for um alimento não saudável deverá colocar no lixo. Depois de colocar todos os alimentos, o último aluno deverá escovar os dentes do Bocão.

5. RECEITA:
Ir para a cozinha e trabalhar a receita abaixo:

SUCO DE LARANJA, BETERRABA E CENOURA
·         4 laranjas
·         2 colheres (sopa) de cenoura ralada
·         2 colheres (sopa) de beterraba ralada
Esprema as laranjas e misture o suco com a cenoura e a beterraba raladas. Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida, em copo grande, decorado com um canudo.
Dica: corte as frutas e/ou prepare o suco próximo ao momento de servir. Dessa forma, você aproveitará muito mais os nutrientes destes alimentos. Algumas vitaminas são muito sensíveis e se perdem com facilidade durante o manuseio da fruta. Por isso, quanto antes o suco for consumido, melhor.

Depois de fazer o suco servir um copo para cada criança sempre dialogando e questionando eles sobre quantas receitas foram utilizadas para que todos ganhassem um copo de suco cada um, quantas laranjas foram, quantas cenouras, quantas beterrabas, etc.


6. TRABALHANDO COM FANTOCHES:
Confeccionar fantoches com as frutas, verduras e legumes do poema, colando atrás de palito de picolé. Dramatizar a história no teatro de fantoche.




7. OBSERVAR A EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO E REGISTRAR NO LIVRINHO.

8. ESCOVAR OS DENTES.

9.  FECHAMENTO DA AULA:
Irei ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

10. LEITURA DE LEITE: “O ovo” de Milton Célio de Oliveira Filho”.

11. TEMA DE CASA:
Trazer uma fruta cada um para a aula.

12. BRINCADEIRA NO PÁTIO:
Fazer uma rodinha no pátio e brincar com adivinhas:

IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Bocão;
Ingredientes do suco (laranjas, beterraba e cenoura);
Liquidificador;
Jarra;
Copos;
Tesoura;
]lápis de cor;
Cola;
Palitos de churrasco;
Painel do teatro de fantoches;
Xerox.

VI. Avaliação



PLANO DE AULA Nº 13




I. Objetivo Geral
Trabalhar as operações da adição e subtração, sistema monetário e lógica.

II. Objetivos Específicos
ü  Imitar o funcionamento de um mercadinho;
ü  Trabalhar as operações de adição e subtração oral de forma concreta;
ü  Trabalhar o sistema monetário Real;
ü  Preparar uma salada de fruta;
ü  Trabalhar a sequencia lógica através de desenhos;
ü  Trabalhar a observação, atenção e raciocínio lógico e matemático;
ü  Realizar trabalho em grupo;
ü  Trabalhar a cooperação.

III. Desenvolvimento 

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança:
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor

2. CHAMADINHA LÚDICA:
Música:
Todos: A Larissa comeu pão na casa do João. (2x)
Larissa: Quem? Eu não! Foi a Evelin.
Larissa dá um abraço na Evelin.
Último Aluno responde: Quem? Eu não! Foi os passarinhos que comeram tudo e ficaram barrigudos!

3. PREDIÇÃO SOBRE COMPRAS:
Você já foi a um supermercado? Para pegar alguma coisa lá, o que temos que fazer? Como sabemos quanto custa cada coisa que tem no supermercado? Onde estão os preços? Como que a gente ganha dinheiro? Posso chegar e pegar uma coisa no supermercado sem pagar? Como se chama quando a gente pega algo que não é nosso? É certo pegar o que é dos outros? Vocês já foram fazer compra? Quem brincar de fazer compra? Trouxeram as frutas que pedimos ontem?

4. MERCADINHO:
Pegar as frutas que os alunos trouxeram e mais algumas que o (a) professor (a) levou, colocar as etiquetas de preço inteiros nelas e organizar como se fosse uma fruteira. Dar a cada aluno dinheiro nas quantias inteiras como R$ 10,00, R$ 5,00 e R$ 8,00. Depois cada um deverá ir fazer a compra que puder, segundo o dinheiro que tem.
Fazer questionamentos sobre o valor da fruta, a quantia de dinheiro que eles tem, o troco que receberão de volta, se o dinheiro vai chegar ou faltar, etc.

5. SALADA DE FRUTAS:
Pegar as frutas do mercadinho, ir para a cozinha e fazer uma salada de fruta.

6. TRABALHO EM GRUPO:
Fazer grupos de 3 alunos. Cada aluno receberá uma ficha. Deverão ordená-las na ordem correta e dizer o que acontece na sequencia das figuras. A professora deverá escrever no quadro e os alunos no caderno.





7. ESCOVAR OS DENTES.

8. OBSERVAR A EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO E REGISTRAR NO LIVRINHO.

9. JOGOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
a) NOME DA ALIMENTOS II
b) JOGO DE MEMÓRIA DOS ALIMENTOS
c) JOGO DAS COMIDAS
10. FECHAMENTO DA AULA:
Irei ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

11. LEITURA DE LEITE: “Pêssego, pera, ameixa no pomar” de Janet e Allan Ahlberg.

IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Frutas diversas;
Etiquetas com preços;
Dinheirinho;
Travessa;
Faca;
Copos descartáveis;
Xerox;
Computador;
Internet.

VI. Avaliação




PLANO DE AULA Nº 14



I. Objetivo Geral
Trabalhar os alimentos e fazer releitura de obra de arte.

II. Objetivos Específicos
ü  Trabalhar um travalíngua;
ü  Dialogar sobre alimentos doces e salgados;
ü  Trabalhar as vogais;
ü  Identificar as sílabas do e ce e estabelecer relação com outras palavras;
ü  Diferenciar verduras, frutas e legumes.
ü  Conhecer uma obra de arte;
ü  Fazer uma releitura de obra de arte;
ü  Trabalhar a atenção e a observação.

III. Desenvolvimento 

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança:
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor

2. CHAMADINHA LÚDICA:
O ba, be, bi, bo, bu vamos todos aprender
Soletrar o be a bá da cartilha do ABC (repete 2x).

O M é uma letra que se escreve no ABC
Ó Mariane tu não sabe o quanto eu gosto de você (repete 2x).
Mariane= 7 letras = 3+4=7 ou 8-1=7

3. PREDIÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO DOCE E SALGADO:
Você conhece alimentos que são doces? Sabe me dizer o nome de algum alimento que é doce? Conhece alguma alimento que é salgado? Sabe me dizer nomes de alimentos salgados? Do que vocês mais gostam de doces ou salgados? Podemos comer só alimentos doces? Podemos comer só alimentos salgados? Por que?

4. TRAVALÍNGUA:





5.  RELEITURA DE OBRA DE ARTE "AS FRUTAS, ERVAS E LEGUMES DA ITÁLIA" DE GIOVANNA GARZONI:
Inicialmente será dialogado sobre o que é uma obra de arte e sobre a artista Giovanna Garzoni, depois mostra-se a obra de arte em seguida devem reproduzir no material entregue a eles.
"Giovanna Garzoni, uma das mais importantes artistas do sexo feminino na história italiana. Giovanna Garzoni nasceu em Ascoli Piceno, Itália em 1600 e morreu em Roma em 1670. Numa altura em que a natureza-morta era considerada uma arte menor, ela conseguiu impor-se com os seus temas de frutas, verduras e flores, granjeando fama e o respeito dos pintores mais consagrados da sua época".

"As frutas, ervas e legumes da Itália"


6. ESCOVAR OS DENTES.

7. OBSERVAR A EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO E REGISTRAR NO LIOVRINHO.

8. BRINCADEIRA DIRIGIDA:
As crianças receberão os legos e os brinquedos de montar e deverão montar uma pessoa. Primeiro individualmente, depois coletivamente.

9. FECHAMENTO DA AULA:
Irei ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

10. LEITURA DE LEITE: “Bruxa, bruxa venha à minha festa” de Arden Druce e ilustração de Pat Ludlow.

11. TEMA DE CASA:


IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Tesouras;
Cola;
Revistas;
Obra de arte;
Pincéis;
Tinta guache;
Disco de pizza de isopor;
Jornal.

VI. Avaliação



PLANO DE AULA Nº 15




I. Objetivo Geral
Reconhecer o feijão como um alimento saudável e concluir a experiência do feijão.

II. Objetivos Específicos
ü  Reconhecer a letra f;
ü  Estabelecer relação quanto a experiência do feijão;
ü  Identificar as etapas de desenvolvimento do feijão;
ü  Dramatizar o desenvolvimento do feijão;
ü  Reconhecer figuras geométricas;
ü  Reconhecer cores;
ü  Exercitar o raciocínio lógico e matemático;
ü  Trabalhar a interpretação de fatos.

III. Desenvolvimento 

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança:
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor

2. CHAMADINHA LÚDICA:
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar.
Por isso dona ...............
Entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora.

3. PREDIÇÃO SOBRE O FEIJÃO
Você conhece feijão? Você gosta de feijão? Como se planta o feijão? Aonde se planta o feijão? Do que ele precisa para se desenvolver? Aonde fica a semente do feijão quando está no pé? Que comidas podemos fazer com feijão?

4. EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Observar a experiência do feijão e concluir o registro no livrinho. Relembrar tudo o que aconteceu desde que as sementes foram plantadas.

5. DRAMATIZAÇÃO:


5. ATIVIDADES MATEMÁTICAS:



6. MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO:
Será entregue aos alunos picolés saudáveis como despedida da turma.


7. ESCOVAR OS DENTES.

8. LEITURA DE LEITE: “Cabritos, cabritões” de Olalia González e Federico Fernández.

9. BRINCADEIRA DIRIGIDA:
As crianças receberão blocos lógicos e deverão separa obedecendo os comandos:
-peças vermelhas;
-peças azuis;
-peças amarelas;
-triângulos;
-quadrados;
-retângulos;
-círculos;
-grandes;
-pequenos;

9. FECHAMENTO DA AULA:
Cada aluno deverá relatar o que aprendeu nessas duas semanas e o professor escrever no quadro em forma de itens. Depois cada aluno faz um desenho representando o que falou.

IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Grãos de feijão;
Cola;
Revistas;
Cola;
Tesouras;
Lápis de cor;
Picolés;
Xerox;
Blocos lógicos.
DVD e xerox.

VI. Avaliação



15 Planos de aula Alimentação e higiene bucal (6 a 10)

PLANO DE AULA Nº 6



Segunda -feira

I. Objetivo Geral
Trabalhar a saúde bucal relacionando os alimentos que fazem bem e os que prejudicam os dentes e exercitar a maneira correta de escovar os dentes.

II. Objetivos Específicos
ü  Construir uma boca;
ü  Escovar os dentes da boca construída;
ü  Observar sua própria boca analisando-a;
ü  Montar painel estabelecendo relação com alimentos fazem bem ou mal aos dentes;
ü  Trabalhar a observação e atenção;
ü  Trabalhar a motricidade ampla;

III. Desenvolvimento

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor

2. CHAMADINHA LÚDICA:
O ba, be, bi, bo, bu vamos todos aprender
Soletrar o be a bá da cartilha do ABC (repete 2x).
O M é uma letra que se escreve no ABC
Ó Mariane tu não sabe o quanto eu gosto de você (repete 2x).
Mariane= 7 letras = 3+4=7 ou 8-1=7

3. PREDIÇÃO SOBRE OS DENTES:
Como é um dente saudável? O que tem no dente quando ele não está branquinho? Porque nosso dente fica cariado? O que devemos fazer para ele não cariar? Tem alguém que já perdeu um dente? Porque os dentes caem? Quantos dentes temos na boca? O que é dente de leite? O que é dente permanente?

4. CONFECÇÃO DA BOCA DE BALA:
Construir a boca gigante, pintar, colar a língua e os dentes nos devidos lugares.


5. LEVAR ÀS CRIANÇAS ATÉ O ESPELHO, PEDIR QUE ABRAM A BOCA E, PERCEBAM DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. REGISTRAR.

6.  MONTAR UM CARTAZ COM O QUE FAZ BEM E O QUE FAZ MAL PARA OS DENTES. PROCURAR FIGURAS EM REVISTAS PARA COLAR NO CARTAZ. EXPOR NA SALA.



7. ATIVIDADES MATEMÁTICAS (Na apostila):
Jogo dos 7 erros
  



8. ESCOVAR OS DENTES.

9. LEITURA DE LEITE: “Rimas saborosas” de César Obeid.

10. BRINCADEIRA DIRIGIDA NO PÁTIO:
O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:
·         Arremessar e agarrar bolas;
·         Brincar de Chefinho mandou (direcionar para os hábitos de higiene);
·         Brincar de Morto-Vivo;
·         Brincar de Estátua;
·         Brincar de cabra-cega;

11. FECHAMENTO DA AULA:
Ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

 IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Papel de desenho;
Lápis de cor;
Balas de coco;
Cola;
Escova de dente;
Espelho;
Revistas;
Tesouras;
Apostila.

VI. Avaliação
            

PLANO DE AULA Nº 07



I. Objetivo Geral
Revisar a escovação dentária e construir uma boca gigante.

II. Objetivos Específicos
ü  Confeccionar o bocão com as crianças;
ü  Fazer a escovação no bocão;
ü  Cantar;
ü  Dramatizar uma música;
ü  Desenvolver a criatividade e observação;
ü  Exercitar a capacidade de estabelecer relação;
ü  Trabalhar as cores;

III. Desenvolvimento

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor


2. CHAMADINHA LÚDICA:
Todos: A Larissa comeu pão na casa do João. (2x)
Larissa: Quem? Eu não! Foi a Evelin.
Larissa dá um abraço na Evelin
Último Aluno responde: Quem? Eu não! Foram os passarinhos que comeram tudo e ficaram barrigudos!

3. PREDIÇÃO SOBRE A ESCOVAÇÃO DENTÁRIA:
Como você escova os dentes? O que usa? O que deve ser escovado primeiro? Por segundo? E a língua, precisa ser escovada? Por quê? O que dá mau hálito? Quantas vezes por dia é preciso escovar os dentes? Quando?

4. CONFECÇÃO DO BOCÃO COM AS CRIANÇAS:




Depois de pronto às crianças podem fazer a escovação no bocão, explicando aos demais como ele aprendeu que precisa ser feita a escovação.

5. MÚSICA “MINHA ESCOVINHA”:


6. MÚSICA: "MEUS DENTINHOS".
Cantar e fazer os gestos.


7. COM MASSA DE MODELAR FAZER UMA BOCA COM DENTES E LÍNGUA.

8. FECHAMENTO DA AULA:
Irei ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

9. LEITURA DE LEITE: “Delícias e gostosuras” de Ana Maria Machado.

10. BRINCADEIRA NO PÁTIO:
JOGO DAS CORES:
Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor. Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e pegar algo da cor indicada.
CAÇADOR DE TARTARUGAS:
Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.


IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Caixa grande papelão;
EVA branco;
Tiras de pano;
Tnt colorido
Bolas de isopor;
Cola;
Vassoura;
Massa de modelar;

VI. Avaliação



PLANO DE AULA Nº 8


Engenho Velho, 17 de outubro de 2013.
Quinta-feira

I. Objetivo Geral
Incentivar os bons hábitos alimentares  e reconhecer os bons alimentos.

II. Objetivos Específicos
ü  Incentivar os bons hábitos alimentares;
ü  Identificar a preferência alimentar dos alunos;
ü  Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
ü  Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde dando ênfase as frutas e legumes;
ü  Diferenciar os alimentos doces dos salgados;
ü  Identificar cores, textura e os diferentes sabores das frutas.

III. Desenvolvimento 

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor

2. CHAMADINHA LÚDICA:
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar.
Por isso dona ...............
Entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora.

3. PREDIÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO:
O que você come em casa? O que você come na escola? O que você acha que é um alimento saudável? Você gosta de frutas? Você gosta de verduras? Você acha que podemos comer sempre o mesmo alimento? Por quê? O que você mais gosta de comer? O que você menos gosta de comer? Sabia que a alimentação influencia na saúde bucal?

4. BRINCADEIRA DA CABRA CEGA DAS FRUTAS:
Colocar várias frutas dentro de um saco fechado. Com os olhos vendados os alunos pegam uma fruta de um saco fechado e através do tato, cheiro, formato deverão adivinhar que fruta é.

5. DEGUSTAÇÃO DAS FRUTAS:
Antes de comer as frutas deve-se questionar:
Qual a fruta maior? Qual a menor? Qual é o formato de cada uma? Que cor tem? Qual será o sabor? De qual vocês gostam? O que deve se fazer antes de comer?
Cada deverá ir ao banheiro lavar as mãos enquanto o professor lava as frutas, descasca o que for necessário e pica as frutas para as crianças comerem.
Durante a comilança deve ser questionado os sabores, qual a mais doce? Qual a mais amarga? De qual você mais gostou?

6. ATIVIDADES NA APOSTILA:






7. ESCOVAR OS DENTES.

8.  LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
JOGO DE PINTURA DE ALIMENTOS
SOMBRAS DOS ALIMENTOS

9. FECHAMENTO DA AULA:
Irei ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

10. LEITURA DE LEITE: “Pinga pingo pingado” de Alice Luttembarck.

11. TEMA DE CASA:
Traga para a próxima aula embalagens e rótulos de alimentos que você come ou que tem em casa.

IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Saco fechado;
Frutas diversas;
Travessa;
Faca;
Apostila;
Computador;
Internet.

VI. Avaliação


PLANO DE AULA Nº 9



I. Objetivo Geral
Integrar as crianças da Educação Infantil com as demais da escola, participando dos brinquedos em comemoração ao dia da criança.

II. Objetivos Específicos
ü  Trabalhar o respeito aos colegas e demais crianças;
ü  Exercitar a paciência esperando a vez de brincar;
ü  Trabalhar o coleguismo;
ü  Trabalhar a motricidade ampla;

III. Desenvolvimento 
Participação, juntamente com toda a escola, da homenagem ao dia das crianças com os brinquedos infláveis do SESC.

IV. Metodologia
Aula lúdica e participativa.

V. Recursos
Brinquedos do SESC.

VI. Avaliação


PLANO DE AULA Nº 10



I. Objetivo Geral
Oportunizar as crianças experimentarem diferentes alimentos e conhecer como deve ser uma alimentação saudável.

II. Objetivos Específicos
ü  Conscientizar os hábitos alimentares das crianças;
ü  Oportunizá-las degustar frutas que não são servidas normalmente;
ü  Diferenciar alimentos saudáveis de não saudáveis;
ü  Fazer o plantio de grãos de feijão.

III. Desenvolvimento

1. ORAÇÃO:
o   Oração da Criança
"Querido Deus, gosto muito de você. Gosto do papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos meus amigos. Deus, obrigada pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas boas e bonitas que você fez. Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você. Obrigada, Deus, porque você é muito bom. Amém”.
o   Santo Anjo do Senhor


2. CHAMADINHA LÚDICA:
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa do ................
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava o ...............
Do fundo do mar

3. PREDIÇÃO SOBRE OS ALIMENTOS:
Você conhece melancia? Como ela é? Que gosto tem? Você gosta de comer? Do que a melancia nasce? Quem planta melancia em casa? Quando é época de melancia? A melancia é fruta ou legume? Ela é um alimento saudável ou não?

4. COMER A MELANCIA EM FORMA DE PORCO-ESPINHO:


5. PALESTRA COMA NUTRICIONISTA DO MUNICÍPIO LETÍCIA FONTANA.

6. MURAL DOS RÓTULOS E EMBALAGENS:
Solicitar que cada um pegue a embalagem ou rótulo que trouxe e, em ordem, tragam a frente, classificando em alimento saudável ou não, montando um painel que ficará exposto na sala. Fazer o registro no caderno.
ALIMENTOS SAUDÁVEIS
ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS




7. MÚSICA "MEU LANCHINHO".

8.  QUEBRA-CABEÇA DE NÚMEROS:
Cada aluno receberá um quebra-cabeça recortado que deverá montar e colar no seu caderno.








9. EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO:

10. ESCOVAR OS DENTES.

11. FECHAMENTO DA AULA:
Ouvir o depoimento dos alunos sobre a aula para que a mesma seja avaliada.

12. LEITURA DE LEITE: “O grande rabanete” de Tatiana Bellinky.

13. TEMA DE CASA:
Trazer um lanche para escola.

14. BRINCADEIRA DIRIGIDA:
Jogar jogo de memória dos alimentos na brinquedoteca da escola.

IV. Metodologia
Aula expositiva-dialogada, atividades individuais e coletivas.

V. Recursos
Melancia;
Palito dental;
Rótulos;
Cola;
Painel;
Potes de iogurte;
Algodão;
Grãos de feijão;
Xerox;
Jogo de memória.

VI. Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário