Educar é Semear

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sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PLANEJAMENTO ANUAL

PLANEJAMENTO  ANUAL

4º Ano do Ensino Fundamental


“ Quando a criança se interessa pelo  que faz é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.”
                                                        Jean Piaget

Eixo Temático

1- Português

Objetivos Específicos

·        Ler, interpretar e produzir textos diversificados;
·        Compreender e manusear o dicionário enriquecendo o vocabulário;
·        Relacionar os fatos com sua vivencia;
·        Ler e gravar corretamente as palavras e frases, usando a pontuação adequada;
·        Desenvolver a sensibilidade e a criatividade sobre o tema da unidade.
·        Produzir a história, aplicando os modos de organização textual, mudando personagens e o final e mantendo a coerência das ideias na novas combinações.
·        Ler como forma de sentir e conhecer o assunto do texto e refletir sobre ele.
·        Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes cotidiano.
·        Identificar com diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra.
·        Identificar em que pessoa está o texto;
·        Formular hipótese do assunto de um texto pelo título.

Conteúdo Programático

1.1   Textos
  • Poéticos, jornalísticos, instrucionais, fábulas, literários, contos, tirinhas.

1.2 Produção de  Texto
  • Slogans, bilhetes, cartas, cartazes, faixas, receitas, reportagens, entrevistas, .
  • Produção a partir de história muda;
  • Sequência  de histórias;
  • Projeto Pequeno Empreendedor

1.3Ortografia
  • S depois de ditongo
  • Mp/Mb
  • s/ss
  • Palavras terminadas em izar/isar
  • Palavras com  f/v, t/d, p/b, c/g
  • S depois de N/L/R/SS
  • R/RR
  • S dobrado e Ç
  • Palavras  terminadas em ez e eza
  • Palavras com ge/gi/ je/ji
  • Adjetivos terminados em oso ou osa
  • Palavras iniciadas com au/al
  •  Palavras terminadas em  eu/el
  • Palavras terminadas em au/al
  • Palavras terminadas em u/l
  • Palavras terminadas em am/ao
  • Palavras terminadas em ram/rão
  • Palavras terminadas em s/ z

1.4      Gramática
  • O alfabeto ;
  • Ordem alfabética
  • Sílabas
  • Encontros vocálicos;
  • Linguagem informal;
  • Pontuação e vírgula;
  • Encontros consonantais;
  • Dígrafos
  • Sílaba tônica
  • Classificação quanto a tonicidade;
  • Substantivo primitivo e substantivo derivado;
  • Acentuação de palavras proparoxítonas;
  • Artigo – concordância gênero e número ;
  • Adjetivo
  • Graus do adjetivo
  • Locução adjetiva
  • Concordância  nominal – artigo, substantivo, adjetivo.
  • Acentuação de palavras oxítonas;
  • Pronomes pessoais;
  • Linguagem;
  • Pronomes de tratamento;
  • Verbo: pessoa/ número
  • Verbo: conjugações e infinitivo.

2- Matemática
Objetivos específicos
  • Compreender e representar os numerais, através da escrita;
  • Dominar as quatro operações, envolvendo o sistema monetário;
  • Ler, interpretar e resolver situações — problemas, envolvendo as quatro operações;
  • Identificar figuras geométricas;
  • Explorar a relação de operações inversas;
  • Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários;
  • Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
  • Identificar figuras que são polígonos;
  • Reconhecer, representar e nomear retas e numerais.

Conteúdo Programático
2.1 Números Naturais;
  • Idéia de número
  • Ordenação de números naturais;
  • Comparação de números naturais;

2.2  Sistema de numeração
  • Sistema de Numeração decimal
  • Ordens e classes
  • Números pares e ímpares;
  • Números ordinais;
  • Números romanos;

2.3Operações com números naturais
  • Adição
  • Subtração
  • Expressões numéricas com adição/ subtração
  • Multiplicação
  • Múltiplos de um número natural
  • Expressões numéricas com adição/ subtração/ multiplicação
  • Divisão
  • Divisores de um número natural;
  • Expressões numéricas com as quatro operações;
  • Expressões numéricas : uso dos parênteses.
2.4 Noções de geometria
  • Sólidos geométricos;
  • Linhas abertas e fechadas;
  • Retas, semi-retas, segmento de retas
2.5  Projeto Pequeno Empreendedor  e Sistema monetário  brasileiro
  • Unidade monetária:real
  • Cédulas
  • Moedas
  • Fazendo comércio

2.6 Ângulos e Polígonos
  • Ideia de ângulo
  • Medidas de ângulo
  • Tipos de ângulos
  • Noção de polígono
  • Triângulos
  • Quadriláteros

2.7 Pensando e resolvendo: sentenças matemáticas

2.8   Números racionais: representação fracionária.
  • Idéia de fração
  • Tipos de fração
  • Números mistos
  • Comparação de frações
  • Frações equivalentes
  • Operações com frações
  • Fração de quantidades

2.9 Medidas de tempo
  • Unidade fundamental: o segundo
  • Outras medidas de tempo

2.10 Números racionais: representação decimal
  • Noção de décimo
  • Operações com décimos
  • Noção de centésimo
  • Operações com centésimos
  • Noção de milésimo
  • Operações com milésimos

2.11 Medidas de Comprimento
  • Unidade fundamental: metro
  • Múltiplos e submúltiplos do metro
  • Mudanças de unidade
  • Idéia de perímetro

2.12 Medidas de massa
  • Unidade fundamental: grama
  • Múltiplos e submúltiplos do grama
  • Tonelada: uma medida especial

2.13 Medidas de capacidade
  • Unidade fundamental: litro


3- Ciências

Objetivos específicos
  • Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, e gasoso.
  • Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água.
  • Valorizar a água como um recurso indispensável à vida e a prática de atitudes contrárias à poluição.
  • Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
  • Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente.
  • Adquirir noções das relações dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio.
  • Identificar e reconhecer alguns exemplos de predação, parasitismo, inquilinismo e protocooperação.
  • Reconhecer que os seres humanos são animais e, portanto precisam de alimentos
  • Entendera necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
  • Conhecer  órgão responsáveis pela circulação, excreção, respiração humana.
  • Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos.
  • Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactérias.
  • Identificar a importância do uso de embalagens e conservantes nos alimentos industrializados.

Conteúdo Programático

3.1 Investigando a matéria
  • Estados físicos da matéria
  • As propriedades da matéria
  • Materiais naturais e materiais artificiais..
  • Transformações nos materiais
3.2 - A água
  • Os estados físicos da água
  • O ciclo da água
  • A água e as misturas

3.3- O ar
  • O ar
  • A atmosfera

3.4 -A alimentação dos seres vivos
  • Como as plantas e os animais se  alimentam
  • A cadeia alimentar


3.5- As relações entre os seres vivos e o ambiente
  • As relações ecológicas
  • Os ecossistemas

3.6- A alimentação humana
  • Alimentos e nutrientes
  • A digestão dos alimentos

3.7- Algumas atividades do corpo humano
  • Alimentos + gás oxigênio = energia para viver
  • A respiração
  • A circulação
  • A excreção

 3.8 – Movimentando o corpo humano
  • Os ossos do corpo humano
  • Os músculos e os movimentos

3.9- A tecnologia  e os  alimentos
·         A conservação dos alimentos
·        Os alimentos industrializados


4- História

Objetivos Específicos

  • Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil durante a pré-história.
  • Conhecer características do trabalho do arqueólogo.
  • Desenvolver o conceito de manejo sustentável a partir da leitura e interpretação de texto.
  • Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e o modo de vida europeu.
  • Conhecer exemplos de documentos que registraram os primeiros contatos entre indígenas e europeus.
  • Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
  • Descobrir o contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas.
  • .Conhecer as fontes da história a partir da leitura e da interpretação do relato de viajantes portugueses.
  • Entender o contexto e os conflitos decorrentes do processo de ocupação do território brasileiro.
  • Problematizar o significado do “Tratado de Tordesilhas”.
  • Perceber as diferenças étnicas e culturais no interior do continente africano.
  • Discutir as condições gerais de transporte e de trabalho dos escravos no Brasil.
  • Problematizar as mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da chegada da família real ao Brasil.
  • Problematizar a transição do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil.
  •  Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante nas colônias e nas fazendas de café.
  • Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
  • Investigar e organizar uma exposição sobre a contribuição de diferentes povos para a formação da cultura brasileira.

Conteúdos Programático

4.1  O Brasil antes dos  brasileiros
  • Objetos com muita história
  • Os antepassados dos indígenas
  • O povo do sambaqui
  • O povo da flecha
  • O povo marajoara

4.1 .1   Onde vivem os indígenas hoje
  • Os Ashaninka são guardiões da floresta

4.2 O encontro de brancos e indígenas
  • Os primeiros contatos
  • O indígena visto pelo europeu
  • Os relatos de Hans Staden
  • A carta de Caminha

4.2.1 Os povos indígenas na época da chegada dos portugueses.
  • A língua tupi se transformou na língua geral
  • A aldeia tupi
  • Alguns costumes dos Tupi
  • As heranças indígenas


4.3 Do outro lado do mar
  • Como eram as viagens
  • Instrumentos que facilitaram a navegação
  • A dura vida nas embarcações

4.3.1 Terra à vista
  • Primeiros moradores portugueses
  • As capitanias hereditárias
  • A história de João Ramalho
  • As trilhas indígenas: o Peabiru

4.4 O tratado de Tordesilhas
  • Piratas e corsários no litoral brasileiro
  • Fortes e fortificações protegem a costa

4.4.1 Franceses e holandeses no Brasil

  • A expulsão dos franceses do Rio de Janeiro
  • Os holandeses invadem o Brasil

4.5 Do outro lado do Atlântico
  • Os portugueses conquistam a África

4.5.1 Do lado de cá do Atlântico
  • A chegada ao destino
  • 1uta e resistência escrava
  • O quilombo dos Palmares

4.6 A corte chega ao Rio de Janeiro
  • Primeiras mudanças
  • A vida na cidade se agita
  • Moradia para a Corte
  • O abastecimento da cidade

4.6.1 O Rio de Janeiro passa por mudanças
  • Costumes europeus
  • Acontecimentos movimentaram o Rio de Janeiro
  • Finalmente, um rei no Brasil
  • Artistas e cientistas chegaram ao Brasil

4.7 O fim do trabalho escravo no Brasil
  • Quem eram os imigrantes europeus

4.7.1 A vida dos imigrantes no Brasil
  • São Paulo, os imigrantes e o café
  • O cotidiano nas colônias e nas fazendas de café
  • Os núcleos coloniais
  • O trabalho nas fazendas de café

4.8 Os imigrantes japoneses
  • A chegada dos primeiros japoneses
  • Os japoneses nas fazendas de café
  • As dificuldades de adaptação
  • A cultura japonesa no Brasil

4.8.1 Outras comunidades imigrantes no Brasil
  • Os sírio-libaneses
  • Os judeus
  • Novas correntes migratórias

5- Geografia

Objetivos Específicos

  • Identificar seu papel na sociedade como sujeito histórico e cidadão.
  • Distinguir os direitos e os deveres do cidadão expressos na Constituição.
  • Compreender a importância do cumprimento das leis para garantia de justiça social.
  • Identificar causas e consequências do crescimento populacional nas áreas urbanas.
  • Explicar aspectos da qualidade de vida no Brasil.
  • Reconhecer a educação e o lazer como direitos básicos de todo cidadão.
  • Observar no lugar onde vive e em seus arredores as modificações na paisagem.
  • Identificar diferenças e semelhanças na forma como diferentes grupos sociais se apropriam dos recursos naturais.
  • Interpretar, analisar e relacionar informações presentes em mapas.
  • Reconhecer o papel das tecnologias na apropriação dos recursos naturais, determinando a construção de diferentes paisagens.
  • Identificar mudanças na paisagem decorrentes da atividade industrial.
  • Refletir sobre a importância do trabalho industrial.
  • Refletir sobre as questões ambientais nas áreas onde ocorreu a instalação de indústrias.

Conteúdos Programáticos

5.1 Brasileiro cidadão
  • Quem somos?.
  • Onde vivemos?
  • Metrópoles: as grandes cidades
  • Como vivem os brasileiros?
  • Vivendo mais
  • Vivendo com qualidade

5.2    O trabalho humano
  • Trabalho: direito de todo cidadão
  • Trabalho e transformação
  • O trabalho com a terra
  • Os cuidados com a terra
  • A questão social no campo

5.3    Indústria: transformando e construindo espaços
  • Transformando produtos
  • As indústrias e as transformações no espaço
  • A indústria e o meio ambiente

Objetivos Gerais


  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

 fonte :Professoras:  Eliete Pereira Soares e Soares
                      Crêuza  Mendes Gontijo

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