terça-feira, 31 de outubro de 2017

PAZ X CONFLITOS :Textos

PAZ X CONFLITOS

“A ARTE DE VIVER É SIMPLESMENTE A ARTE DE CONVIVER... SIMPLESMENTE, DISSE EU?  MAS COMO É DIFÍCIL”  (Mário Quintana)
Você concorda com Mário Quintana quando diz que conviver é difícil?  Por quê?
Sim, pois exige mais do que cordialidade, exige capacidade de compartilhar. E nisso, o ser humano tem muita dificuldade.

“SONHO COM O DIA EM QUE TODOS LEVANTAR-SE-ÃO E COMPREENDERÃO QUE FORAM FEITOS PARA VIVEREM COMO IRMÃOS.”  (Nelson Mandela)
Você acha possível a realização do sonho de Nelson Mandela? Por quê?

“APRENDEMOS A VOAR COMO PÁSSAROS E A NADAR COMO PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS.” (Martin Luther King)
O que você pensa sobre a frase dita por Martin Luther King?
Que a convivência entre seres humanos diferentes exige capacidades que vão além dos conhecimentos científicos e que o ser humano ainda não as desenvolveu plenamente: tolerância, generosidade, amor ao próximo, humildade e fraternidade.


“A PAZ NÃO PODE SER MANTIDA À FORÇA. SOMENTE PODE SER ATINGIDA PELO ENTENDIMENTO.” (Albert Einstein)
“OLHO POR OLHO E O MUNDO ACABARÁ CEGO.”  (Gandhi)
Que relação você estabelece entre as frases ditas por Gandhi e Albert Einstein?
Há necessidade de que todos empenhem esforços na construção de um mundo de paz por meio de negociações diplomáticas, que abram mão do autoritarismo e de práticas que oprimem os mais fracos. O espírito de vingança e a ambição jamais levarão o mundo a conquistar a paz. Na realidade, a conquista de um mundo melhor depende de uma mudança de caminhos e intenções na busca pela paz.

“O QUE NOS FALTA É A CAPACIDADE DE TRADUZIR EM PROPOSTA AQUILO QUE ILUMINA A NOSSA INELIGÊNCIA E MOBILIZA NOSSOS CORAÇÕES: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MUNDO.”  (Herbert de Souza – Betinho)
O que você pensa sobre a frase de Herbert de Souza, o Betinho, quando diz que não conseguimos elaborar propostas para um mundo novo?


Qual é a responsabilidade da tevê pelos conteúdos que veicula?
                                                DISCRIMINAÇÃO NA TEVÊ
Por que negros, obesos, calvos, idosos e homossexuais ainda são ofendidos em alguns comerciais?

            “É aquela ali, atrás da gordinha”, diz o personagem de um recente comercial de televisão, quando perguntado sobre quem é uma funcionária do escritório. O anúncio de produto para emagrecer coloca a mulher obesa como referência para se localizar pessoas em um ambiente de trabalho. Em outra propaganda, um casal de loiros mostra a péssima qualidade da revelação das fotos que tirou dos dois filhos. Um saiu negro no papel, e o outro japonês. No filme publicitário de uma famosa marca de chinelos, rapazes correm de um suposto homossexual como se estivessem fugindo de satanás. Um homem de meia-idade é jogado para escanteio e chamado sutilmente de velho por uma garota no comercial de refrigerante. Na propaganda de uma caminhonete, menino baixo que é gozado pelos amiguinhos passa a se sentir superior ao entrar no imponente veículo.
                O que esses anúncios têm em comum?  Todos são agressivos ou ofensivos para determinadas pessoas. Alguns deles podem até incitar o preconceito. Mas por que filmes publicitários negativos continuam a aparecer na telinha?  Existe um órgão que vigia as propagandas, o Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), mas as agências possuem códigos de ética?
                O professor de Marketing Marcos Kahtalian acredita que a ética publicitária é uma extensão da ética do anunciante. “Um publicitário não fará algo que  não seja aprovado pelo cliente.  Se um anunciante tem um uma postura correta, a propaganda não será preconceituosa.”  Para ele, existe um mito de que o principal segredo deu uma boa campanha é chamar a atenção:  “Isso é apenas uma das partes, o start do processo. O mais importante é o grau de sedução do comercial e a influência dele na compra.”
                A lógica do “falem mal, mas falem de mim”  não funciona na publicidade. Afinal, nenhum anunciante quer ver seu produto ligado a uma imagem negativa. Ainda mais nos dias de hoje, quando é cada vez mais cobrada dos veículos, clientes e agências uma posição social. Mas por  que  algumas empresas continuam colocando no ar propagandas agressivas, [...]  que podem depor contra seus produtos?  “As agências têm a posição de entender e ser especialistas em comunicação. O publicitário também tem responsabilidades, pois pode convencer o anunciante a apostar em uma campanha errada. Muita gente não sabe que audiência não significa qualificação”, afirma o professor. [...]
                Mas se as campanhas agressivas refletem a competitividade por uma fatia maior no mercado, a reação das pessoas contra elas prova que nunca se discutiu tanto temas como ética e responsabilidade social noBrasil.  “A audiência amadureceu”,  concluiu  Marcos  Kahtalian. (GODOY, Omar. Discriminação na tevê. Gazeta do Povo, Curitiba, 2000, Caderno G)
Glossário: Obesa: acima do peso recomendado.      Imponente – majestoso, que impõe admiração.

è A linha-fina da reportagem faz uma pergunta ao leitor:  Por que negros, obesos, calvos, idosos e homossexuais ainda são ofendidos em alguns comerciais? Como vocês responderiam a essa questão?




Comentário de Washington Olivetto, publicado na revista Galileu:
            Gordos, negros, idosos, homossexuais e mulheres retratados de forma estereotipada já não fazem sucesso entre os consumidores.  “Felizmente, os clichês estão sendo abandonados pela propaganda moderna”,  afirma o publicitário Washington Olivetto, da W/Brasil.  “A analogia óbvia é cada vez menos eficiente. Ela é rejeitada pelo consumidor, que sente sua inteligência desrespeitada e se vinga subconscientemente desprezando a mensagem e o produto anunciado.”
ESTEREÓTIPOè “de forma fixa, invariável, que sempre é igual” è mostrar as pessoas segundo apenas um ponto de vista, uma mesma opinião.  CLICHÊS è são frases frequentemente repetidas pelas pessoas e que podem trazer um forte conteúdo preconceituoso e ofensivo, como, por exemplo: “Homem não chora”, “Lugar de mulher é na cozinha”, etc.

è QUAL É SUA OPINIÃO SOBRE AS FORMAS ESTEREOTIPADAS PELAS QUAIS DETERMINADOS GRUPOS SÃO RETRATADOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?

è VOCÊ ACREDITA QUE AS PESSOAS POSSAM SER JULGADAS OU SER VÍTIMAS DE PRECONCEITO APENAS PELA FORÇA DOS ESTERÓTIPOS? COMENTE.

MISÉRIA



MISÉRIA
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Índio, mulato, preto, branco
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto

Filhos, amigos, amantes, parentes
Riquezas são diferentes
Ninguém sabe falar esperanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Todos sabem usar os dentes

Riquezas são diferenças

Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Riquezas são diferentes
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Cores, raças, castas, crenças

Riquezas são diferenças



A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Cores, raças, castas, crenças

Riquezas são diferenças

Índio, mulato, preto, branco
Filhos, amigos, amantes, parentes
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Cores, raças, castas, crenças
Em qualquer canto miséria
Riquezas são miséria
Em qualquer canto miséria





(TITÃS. Autores: Paulo Miklos, Sérgio Brito, Arnaldo Antunes)
Esperanto: língua criada com a intenção de integrar os povos do mundo.
Casta: camada social hereditária em que os membros são da mesma etnia, religião, raça, profissão e se casam entre si.




ESCREVA SOBRE O QUE VOCÊS ENTENDERAM SOBRE A MENSAGEM DO VERSO “RIQUEZAS  SÃO DIFERENÇAS”



UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS

1] Por que os seres humanos entram em conflito com frequência?

2] De que modo o preconceito prejudica o convívio entre as pessoas?

3] O que  é possível fazer para que a humanidade se torne mais sensível e respeite as diferenças?

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