quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PROJETO ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E SAÚDE

PROJETO ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E SAÚDE

JUSTIFICATIVA:  A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado.  O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

OBJETIVO GERAL:  Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
  • Identificar e criar o hábitode uma boa alimentação;
  • Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
  • Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa paea as refeições;
  • Identificar e manter os horários para fazer as horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
  • Identificar  e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
  • Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
  • Refletir sobre as ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
  • Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
  • Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e dos seu grupo, identificando e utilizando gráficos.
ATIVIDADES: 
  • Perquisas; textos informativos;
  • Músicas, cantigas, histórias;
  • Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diversos, desenho livre e dirigido;
  • Corpo e higiene;
  • Confeccinar álbum dos alimentos;
  • Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde;
  • Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
  • Na rodinha trabalhar sobre o respeito à mesa e como comer corretamente.
  • Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
  • Contação de histórias com fantoches;
  • Bingo das frutas;
  • Bingo dos rótulos;
  • Atividades de classificação com rótulos de alimentos, m,aterial de higiene e limpeza;
  • Atividades de escrita de pequenos textos feito pelos alunos,( orientação dea escrita na linha, margem, pontuação e outros);
  • Atividades para trabalhar com os órgãos das sentidos;
  • Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
  • Passeio ao mercado e sacolão local;
  • Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.
RECURSOS:
  • Livros de literatura infantil;
  • Revistas;
  • Textos diversos;
  • Aparelho de TV, DVD e filmes;
  • CDs;
  • Tintas, pincel, massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
  • Material escrito para recorte; ( encarte de supermercado, farmácia, lojas, revistas, joranl e outros);
  • Fantoches;
  • Jogos;
  • Alimentos para degustação.

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