quinta-feira, 26 de outubro de 2017

QUALIDADE DE VIDA

QUALIDADE DE VIDA

     
Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra,habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis..

CONSUMO

O consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.

TRABALHO


Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo. O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

PREÇO JUSTO     

Todos nós temos estranhos e contraditórios desejos acerca de como os preços devem funcionar.  Ficamos ultrajados quando os preços dos alimentos e da gasolina sobem.  Nunca queremos que eles aumentem e nunca achamos que eles devem aumentar.  Em termos reais, queremos que eles caiam continuamente — e, no caso dos alimentos, eles de fato caíram durante a última década e meia.



CONSUMO SOLIDÁRIO         

Consumo solidário” é um conceito ainda em construção. Ele se relaciona a outros, como “consumo consciente”, “consumo responsável” ou “consumo sustentável” (que algumas vezes, inclusive, são usados indiscriminadamente).O consumidor solidário combina a sua avaliação em termos de satisfação econômica pessoal (qualidade e preço do produto) a uma avaliação mais ampla, baseada em perguntas simples: – Eu preciso mesmo disto? Como isto foi produzido? Que tipo de insumos foi utilizado? Que efeito a minha escolha terá sobre a minha saúde e das outras pessoas, sobre o meio ambiente e sobre a vida de minha comunidade e de outras comunidades?
Ele entende o ato de consumo não como uma relação entre dinheiro e mercadoria, mas sim como uma relação de troca entre pessoas.

TRANSGÊNICOS

Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos tem demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvos de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento. Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente. Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária.

FAST FOOD
Fast-food significa comida rápida em inglês, é um tipo de comida, geralmente lanches, para as pessoas que muitas vezes não dispõem de muito tempo para fazer suas refeições acabam optando por alimentos que ficam prontos rapidamente, e na maioria das vezes são muito calóricos.
Fast food, ou comida pronta, é o nome dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Alguns exemplos de comidas de fast food são sanduíches,pizzas, batatas fritas, pastéis entre outros.
Fast Food geralmente estão ligadas à grandes redes, normalmente com acompanhamentos como refrigerantes, batata frita e outros. O fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento contrário é chamado de slow food("comida lenta"), que teve sua origem na Itália, no ano de 1986.
Uma forma de fast food também são os alimentos servidos nas ruas (cachorro quente, por exemplo), por vendedores ambulantes, é uma prática muito antiga e está presente em praticamente todas as regiões do mundo moderno.

PIRATARIA
Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e CDs. A pirataria, considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI, atualmente movimenta mais recursos que o narcotráfico. O crime é financiado, em sua maioria, por grandes grupos organizados e máfias internacionais. Além de poder frustrar o consumidor nos quesitos qualidade, durabilidade e eficiência, a pirataria de certos produtos, como remédios, óculos de sol e bebidas, por exemplo, pode representar sérios danos à saúde do consumidor.

BIOCOMBUSTÍVEIS E ENERGIAS LIMPAS
Os biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. Eles são fontes de energias renováveis fabricados a partir de produtos vegetais, como milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, lixo orgânico, entre outros. Os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. A vantagem do uso desse produto é a redução significativa da emissão de gases poluentes, além de ser uma fonte de energia renovável. Biodiesel,  etanol,  metanol e carvão vegetal são exemplos de biocombustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário